Purgatório na Bíblia Católica

Purgatório significado ❤️ na bíblia, para que serve, como sair

Banner dos Santos Terços Católicos

O ensinamento da Igreja sobre o purgatório pode gerar alguma confusão entre os católicos e não católicos. Muitos enxergam o purgatório significado como um tipo de inferno temporário, ou discutem que não há apoio na Escritura para sua existência.

No entanto, esta mentalidade não é correta, e há muita prova na Sagrada Escritura para a existência do purgatório.

O que é purgatório? O Catecismo da Igreja Católica define o purgatório como:

“Todos que morrem na graça e amizade de Deus, mas ainda imperfeitamente purificados, são de fato assegurados da salvação eterna deles; mas após a morte eles passam pela purificação, assim para atingir a necessária santidade para entrar na alegria do céu. A Igreja dá o nome purgatório para esta purificação final do eleito, que é totalmente diferente da punição do condenado.” – Catecismo 1030-1031.

2 Graus de Pecado

Há 2 graus de pecado que afetam a alma. O pecado que mata a vida de graça na alma é rotulado como pecado mortal. O pecado que apenas fere ou desfigura a alma é chamado de pecado venial.

A Igreja professa que aqueles que morrem sem a menor mancha do pecado ou reparação devido ao pecado, vão diretamente para o céu.

Aqueles que morrem com pecado mortal não arrependido na sua alma, vão diretamente para o inferno.

No entanto, há aqueles que embora em um estado de graça, têm pecado venial, ou penitência ainda para ser paga pelo pecado perdoado em sua alma.

É para aqueles no estado de pecado venial, ou “meio termo”, que se destina o purgatório.

Protestantes muitas vezes olham para a doutrina do purgatório como algo cruel e impiedoso, que um Deus que ama não poderia impor.

No entanto, a existência do purgatório atesta a misericórdia abundante de Deus.

Deus deseja que as pessoas estejam com Ele no céu de tal maneira que Ele permitiria um tempo de purificação e limpeza para o não perfeito, assim as pessoas têm a oportunidade de estar com Ele.

Purgatório Significado na Bíblia Católica – Referências na Escritura

Há muitas referências na Escritura que apontam para existência do purgatório significado na bíblia. Vê-se na Escritura que Deus é santidade perfeita. Isaías 6:3 diz, “E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.”.

Mateus 5:48, Jesus diz, “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.”. Sem santidade perfeita, as pessoas não podem estar na presença de Deus. Apocalipse 21:27 diz, “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.”.

Se os católicos como fiéis de Deus não estão em um estado de perfeita santidade, devem passar pela purificação. Em Lucas 12:58-59, Jesus ensina, “Quando algum de vocês estiver indo com seu adversário para o magistrado, faça tudo para se reconciliar com ele no caminho; para que ele não o arraste ao juiz, o juiz o entregue ao oficial de justiça, e o oficial de justiça o jogue na prisão. Eu digo que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo.”.

O que é Purgatório Significado na Bíblia Católica
Purgatório Significado na Bíblia Católica

Como Rezar pelas Almas no Purgatório Significado

A tradição de rezar pelas almas no purgatório significado é uma tradição que a Igreja adotou, e é uma que é revelada na Escritura. 2 Macabeus 12:42-43 diz, “E voltaram-se para a oração, pedindo que o pecado fosse completamente perdoado. E o nobre Judas, exortou o povo a guardar-se sem pecado, vendo com os seus próprios olhos o que havia acontecido, por causa do pecado daqueles que tinham tombado. E fez uma coleta entre os seu homens que ascendeu a duas mil dracmas de prata, que enviou a Jerusalém para pagar a oferta de um sacrifício para tirar pecados, belo e nobre ato, pois ele pensava na ressurreição dos mortos.”.

É possível ver nesta passagem que rezar para os falecidos é benéfico porque as orações os ajudam a serem libertos de seus pecados. Aqueles no céu não têm necessidade de orações, e aqueles no inferno não têm esperança.

Assim, deve haver um meio termo para aqueles ainda buscando expiação por seus pecados terrenos.

Todos devem rezar pelos mortos, porque as orações aceleram o tempo deles no purgatório. Quando uma alma está no purgatório o significado, ele ou ela não pode rezar por si.

Ao invés, a alma depende das orações de seus irmãos queridos e irmãs em Cristo ainda na Terra, para rapidamente completar o processo de purificação e satisfazer seu anseio por Deus.

Indulgências são também benéficas em eliminar o tempo de alguém no purgatório. Uma indulgência é uma remissão perante a Deus da pena temporal do pecado, cuja culpa já foi perdoada.

A pessoa ganha indulgências em condições particulares, por prescrição da Igreja. Há 2 tipos de indulgências, a plenária e parcial.

Banner Terço de São Bento Original

Uma indulgência plenária (completa) significa que a punição temporal é purificada totalmente.

Uma indulgência parcial significa que parte da punição temporal é purificada. Por exemplo, a indulgência plenária e parcial é disponível por rezar o rosário, desde que se complete o seguinte:

  • Estar em estado de graça (livre de pecado mortal).
  • Estar livre do apego ao pecado venial.
  • Ir para confissão vários dias antes ou após rezar o Rosário.
  • Receber Santa Comunhão no dia em que rezar o Rosário.
  • Fazer uma oração pelo Papa.
  • Rezar o Rosário em uma igreja ou grupo familiar, ou comunidade religiosa.
  • Rezar 5 dezenas durante uma sessão.
  • Rezar em voz alta, anunciando os Mistérios do Rosário e então meditando sobre eles.

Para ganhar uma indulgência parcial, as pessoas podem rezar o Rosário total ou parcialmente. Entender o purgatório significado como “inferno temporário” é um grave erro.

Almas no inferno não têm esperança de salvação. Elas sofrem sem um final em vista, ou em outras palavras, sofrem sem esperança.

O purgatório, por outro lado, é cheio de esperança. Aqueles no purgatório são assegurados da recompensa do céu.

Eles sofrem muito, mas sofrem com paz e alegria, porque sabem que sua purificação está apenas levando-os para mais próximo de Deus, assim eles logo vão estar unidos com Ele no céu.

O quanto se sofre no Purgatório

“Cada mínima pena do Purgatório é mais grave do que a máxima pena do mundo. Tanto difere a pena do fogo do Purgatório do nosso quanto o nosso fogo difere daquele pintado” S. Tomás.

S. Agostinho (Comentários ao Salmo 37, n. 3) fala da dor que o fogo purgatorial causa no homem, mais aguda que qualquer outra coisa que o homem possa padecer nesta vida, “gravior erit ignis quam quidquid potest homo pati in hac vita” P.L., col. 397.

Como se sofre no Purgatório
O quanto se sofre no Purgatório

Quem vai direto para o Paraíso (céu) após a morte

“Depois da morte, são raras as almas que vão diretamente ao Paraiso; a multidão das outras que morrem na graça de Deus devem ser purificadas pelas penas acérrimas do Purgatório” S. Roberto Bellarmino

As almas do Purgatório nos ajudam de alguma forma

“A minha vocação religiosa e sacerdotal é uma graça imensa que atribuo à minha cotidiana oração pelas Almas do Purgatorio que, ainda menino, eu aprendi com minha mãe” Beato Angelo D’Acri.

“Quando quero obter alguma graça de Deus recorro às almas do Purgatório e sinto que sou atendida por causa de sua intercessão” S. Catarina de Bolonha.”


“Caminhando pela rua, no tempo livre, rezo sempre pelas Almas do Purgatório. Estas santas Almas com sua intercessão me salvaram de tantos perigos da alma e do corpo”
S. Leonardo de Porto Maurício.


“Nunca pedi graças às Almas purgantes sem ser atendida, pelo contrário, aquelas que não pude obter dos espíritos celestes as obtive pela intercessão das Almas do Purgatório”
S. Catarina de Genova.

“Todos os dias ouço a Santa Missa pelas almas do Purgatório: a este piedoso costume eu devo tantas graças que continuamente recebo para mim e para meus amigos” S. Contardo Ferrin.

Você pode Curtir isso:

Um alerta a quem está vivo sobre Purgatório significado

Com muita facilidade vocês pecam e tornam a pecar. Se provassem por um só instante quão graves, quão longas penas deverão sofrer no Purgatório cometendo mesmo um só pecado venial, o evitariam mais do que a morte.

Rogai por nós que expiamos as nossas culpas passadas, evitem o pecado, todo pecado, causa única destes inauditos sofrimentos. Pregai a todos o quanto são graves estas penas onde deverão ser expiados os pecados que em vida os homens tão facilmente cometem.

Nosso Senhor Jesus Cristo apareceu a S. Gertrudes em seu leito de morte e lhe disse: “Coragem e confiança. Logo estarás no Céu. Eis a multidão de Almas que tu libertaste do Purgatório: vem-te ao encontro, com cantos exultantes para te acompanhar ao prêmio eterno no Paraíso” Vida de S. Gertrudes.

Dicas de como evitar o Purgatório

Por cada pecado mortal perdoado, uma alma precisaria passar, em média, sete anos no Purgatório. Essa revelação foi feita a Santa Francisca Romana.

A partir das revelações feitas aos santos, percebemos que o Purgatório não é nenhuma colônia de férias, mas um local de intensa purificação quase tão terrível quanto o inferno. “Lá uma hora de tormentos será mais terrível do que uma centena de anos de rigorosa penitência passada aqui” (Imit., I, 24).

Como sair do Purgatório segundo a Bíblia
Como evitar o Purgatório segundo a Bíblia Católica

A diferença do purgatório para o inferno

A principal diferença com relação ao inferno é que aqueles que vão para o purgatório já estão salvos, isso significa que o sofrimento terá um fim quando as penas devidas forem pagas integralmente (isso pode demorar 1 ano como muitos séculos), enquanto os que são condenados ao inferno sofrerão para sempre.

Por essas e outras revelações percebemos que não é um bom negócio apostar no purgatório, até porque existe o risco de mirar no purgatório mas acertar no inferno. Veja abaixo algumas importantes dicas para se evitar o purgatório:

  1. Elimine as causas do pecado e lute contra qualquer tentação.
  2. Penitência (Oferecer a Deus pequenos sacrifícios).
  3. Aceitar o sofrimento – a vontade de Deus. (Exemplo: Não reclamar calor, frio).
  4. Sacramentos (Confissão, Eucaristia) – Através do Percebemos a malícia do pecado.
  5. Oração (Morte Santa e que eu fique livre do purgatório).
  6. Aceite a morte (Aceitar a morte da maneira que Deus quiser).
    Senhor meu Deus, aceito desde já, de boa vontade, e recebo com alegria e resignação o gênero de morte que vos prover com vossas dores e sofrimentos.
  7. Unção dos enfermos
  8. Salvar uma alma (Ajudar uma alma a sair do pecado)
  9. Indulgências (Parciais e plenárias)
  10. Difundir a boa imprensa.(Divulgar a vida dos santos – catolicismo)

Siga a gente no Instagram @JovensCatólicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp