Como Superar a Morte de Um Ente Querido Segundo o Cristianismo

Como Superar a Morte de Um Ente Querido Segundo a Igreja Católica?

Banner dos Santos Terços Católicos

Como superar a morte de um ente querido? Certamente superar a morte de um ente querido não é algo fácil ou simples.

Pela história da Igreja, o sepultamento cristão tem sido uma parte integral da vida católica. Os dogmas e doutrinas católicos relativos à morte e ressurreição foram refletidos na liturgia, devoções e costumes que cercam a morte e sepultamento dos fiéis.

A crença católica na morte como entrada para eternidade, esperança na ressurreição, reconhecimento do valor da oração pelo falecido, reverência para o corpo que resta, um sentido de mistério e sacralidade que cercam a morte, tudo deve ser refletido no ministério e ritos que são parte da resposta pastoral da Igreja para morte, o cuidado do corpo do falecido e consolo dos vivos.

A crença cristã na sacralidade da vida humana, aqui e no mundo vindouro, deve ser refletida na resposta cristã para morte. As orações privadas e litúrgicas, a meditação e reflexão, e as cerimônias e ritos relacionados com funeral e entrega expressam a participação dos católicos no grande Mistério Pascal e sua promessa de união eterna com Deus Todo-Poderoso.

Os eventos que envolvem a morte também chamam por uma resposta da comunidade cristã.

Como Superar a Morte de Um Ente Querido?

O luto é a reação que as pessoas têm em resposta a uma morte ou perda. Isso pode incluir o final ou ruptura de um relacionamento, ou a perda de algo que tenha importância na vida.

Luto pode afetar o corpo, mente, emoções, espírito, mas o luto é também o nome que se dá ao processo de lidar com a perda. Superar o luto não quer dizer esquecer-se quem ou que foi perdido. Luto saudável é sobre encontrar maneiras de lembrar-se de um ente querido, e ajustar a vida sem esta pessoa.

Experiência do Luto

As pessoas muitas vezes vivenciam as reações de luto em “ondas” que surgem e vão. O luto, por vezes, é mais intenso logo após a perda ou falecimento de um ente querido. Mas, algumas pessoas não sentem o luto imediatamente, elas podem sentir dormência, choque ou descrença.

E pode levar tempo para a realidade ser absorvida. As pessoas podem perceber ou mostrar luto de várias formas como:

  • Reações físicas – Estas podem ser como mudanças no apetite ou sono, uma dor de estômago, aperto no peito, choro, músculos tensos, problema em relaxar, falta de energia, inquietação ou problema em se concentrar.
  • Pensamentos frequentes – Estes podem ser memórias felizes, preocupações ou arrependimentos, ou pensamentos de como a vida seria sem a pessoa.
  • Emoções fortes – Por exemplo, tristeza, raiva, culpa, desespero, alívio, amor ou esperança.
  • Reações espirituais – Isso pode significar encontrar força na fé, questionar crenças religiosas, ou descobrir significado espiritual e conexões.
    Quando as pessoas têm estas reações e emoções, diz-se que estão sofrendo, de luto.

Sentir-se Melhor

Como superar a morte de um ente querido? Para quem vivenciou uma perda, é natural continuar tendo sentimentos e questões por um tempo, mesmo após os rituais, como funeral.

É também natural começar a sentir-se um pouco melhor, muito depende de como a perda afeta a própria vida.

Está tudo bem sentir o luto por dias, semanas ou mais. Como intensamente sente o luto pode estar relacionado com coisas como se a perda foi súbita ou esperada, ou a proximidade com a pessoa que morreu. Cada pessoa e situação são diferentes.

Sentir-se melhor geralmente acontece gradualmente. Por vezes, pode sentir como que nunca vai se recuperar. O processo de luto leva tempo, e pode ser mais intenso em alguns momentos do que outros.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Conforme faz as coisas que gosta e aproveita e passa tempo com pessoas que se sente bem, pode ajudar a melhorar.

O luto tem seu próprio ritmo, e cada situação é diferente. Se estiver de luto, pode ajudar expressar os sentimentos e obter ajuda, cuidar de si, e encontrar significado na experiência.

Orações para fazer já:

Expressar os Sentimentos e Encontrar Apoio

Uma dica é reservar um momento para perceber como esteve se sentindo e reagindo. Tentar colocar em palavras, escrever sobre o que está sentindo e as maneiras que está reagindo ao luto.

Perceber como é pensar sobre e escrever acerca da experiência. Pensar em alguém que pode compartilhar os sentimentos, alguém que vai ouvir e entender.

Encontrar tempo para conversar com esta pessoa sobre o que está passando e como a perda está afetando. Perceber como se sente após compartilhar e conversar. Todos podem aprender muito com os amigos.

Mesmo quando não sente vontade de conversar, pode ajudar apenas estar com outros, particularmente outros que vivenciariam a perda junto.

Quando a família e amigos se unem, ajuda as pessoas a sentirem-se menos isoladas nos primeiros dias e semanas de luto.

Estar com outros ajuda, e a própria presença e palavras podem apoiar os outros também.

Encontrar Significado

As pessoas podem aprender a partir das experiências de perda e dificuldade. Pensar sobre o que descobriu acerca de si, sobre os outros, ou sobre a vida como resultado de passar pela perda.

Para ajudar a começar, pode tentar escrever as respostas para algumas questões, por exemplo:

  • O que a pessoa significava para si?
  • O que aprendeu com ela?
  • O que de bom surgiu a partir desta experiência difícil?

Cuidar de Si para superar a morte de um ente querido

A perda de alguém importante pode ser estressante. Cuidar de si de maneiras simples, mas importantes, é fundamental.

  • Sono – Sono é cura para corpo e mente, mas o luto pode perturbar os padrões de sono. Focar em construir hábitos saudáveis de sono, como ir para cama em mesmo horário a cada noite, ou estabelecer rotinas de sono como fazer ioga ou exercícios de respiração.
  • Exercício – Exercício pode ajudar o humor. E pode ser difícil ficar motivado quando está em luto, assim mudar a rotina usual se precisar. Mesmo uma caminhada tranquila pode ajudar a zerar as perspectivas sobre as coisas.
  • Comer bem – Pode sentir vontade de pular refeições ou pode não sentir fome. O corpo ainda precisa de alimentos nutritivos, porém. Evitar comer exageradamente, comendo alimentos não saudáveis, ou usar álcool para o luto.

O luto é uma emoção normal. E pode ajudar saber que vai sempre lembrar-se da pessoa que perdeu, mas pode sentir-se melhor com o tempo.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp