Eu posso ter imagens de santos católicos da minha devoção em casa, precisa benzer, precisa ter um altar, posso rezar para eles na minha casa
Eu posso ter imagens de santos católicos da minha devoção em casa, precisa benzer, precisa ter um altar, posso rezar para eles na minha casa

Imagens de santo católicos, eu posso ter em casa, precisa benzer

Os católicos honram os santos no céu, com as imagens de santos, porque eles praticaram a grande virtude quando estiveram na Terra, e porque ao honrar aqueles que são os amigos escolhidos de Deus, honra-se Deus.

O primeiro mandamento não proíbe os fiéis de honrar os santos no céu, desde que não deem a eles a honra que pertence a Deus apenas. “Pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada”, Lucas 1:48.

E como se pode honrar os santos? É possível, primeiro, por imitar suas vidas santas; segundo, por rezar para eles, e terceiro, por mostrar respeito a suas relíquias e imagens. “Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que apresentamos a vocês.”, Filipenses 3:17.

Ao rezar para os santos, é pedido a eles para oferecer as orações deles para Deus pelos fiéis.

O que Diz a Igreja Católica e o Papa?

“Em Cristo, Deus já levantou o véu da face Dele” (O Espírito da Liturgia – Ratzinger). Muitos não católicos sempre entenderam mal a maneira que os católicos veneram as imagens sagradas; eles colocam isso em contexto de adoração de ídolos.

Quando Jesus Cristo, Salvador, assumiu a carne humana como própria imagem Dele, Deus revelou a verdadeira imagem Dele para humanidade.

Ele se tornou Deus Verdadeiro e Homem Verdadeiro. Como Papa Bento XVI escreveu, Deus não mais esconde a Si completamente, mas agora mostra a Si na forma de Filho.

A mesma forma que as Imagens Sagradas estão fazendo para os fiéis, ela desperta os sentidos das pessoas e leva as mesmas para a oração e contemplação.

E não são apenas uma mera arte, mas uma revelação da Verdade. E conta aos católicos a história de como Deus trabalha pela história do homem.

Estas representações de cenas da Bíblia, como o livro “O Espírito da Liturgia” diz, não é apenas um tipo de lições pictóricas da história, mas uma narrativa, trazendo algo à mente, que torna isso presente.

O que diz o Catecismo da Igreja Católica

É afirmado no Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2131 que o Verbo Encarnado, o Filho de Deus, introduziu uma nova “economia” de imagens. O mesmo que as pessoas estão fazendo nas imagens dos Santos.

No parágrafo 2132, a veneração cristã das imagens não é contrária ao primeiro mandamento que proscreve ídolos.

De fato, “a honra prestada a uma imagem passa para seu protótipo”, e “quem venera uma imagem, venera a pessoa nela retratada”. É uma veneração respeitosa e não adoração devida a Deus apenas.

Assim, uma imagem sagrada é uma forma da liturgia que diz para os fiéis à verdade revelada, a encarnação do Verbo de Deus.

A conclusão é que o católico não adora imagem, porém, tem pela imagem veneração. É dito por São João Damasceno, “antigamente, Deus, que não tem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus. (…) Com o rosto descoberto, contemplamos a glória do Senhor” (Catecismo da Igreja Católica).

Em tal perspectiva, é ensinado pelo Catecismo da Igreja, “na trilha da doutrina divinamente inspirada de nossos santos padres e da tradição da Igreja Católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos, com toda certeza e acerto, que as veneráveis e santas imagens (…) devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima Mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos”. (Catecismo da Igreja Católica). Sempre de fato valorizou a Igreja estas práticas, capazes de conduzir a Deus.

Bênção para Rosários, Artigos Religiosos e Imagens de Santos Católicos

Em circunstâncias especiais, um padre ou diácono pode usar o seguinte formulário curto de bênção: “Que este rosário e aquele que o usa sejam abençoados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”.

Em relação à bênção de artigos religiosos, para ser usada para abençoar medalhas, crucifixos pequenos, estátuas, imagens de santos católicos ou quadros que serão exibidos em outro lugar diferente da igreja ou capela; escapulários, rosários, e outros artigos usados para devoções religiosas.

Em circunstâncias especiais, um padre ou diácono pode usar o seguinte formulário curto de bênção: “Que este (nome do artigo) e aquele que o usa sejam abençoados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”.

Quais Imagens de Santos Católicos os brasileiros Mais Têm em Casa?

São alguns dos santos mais conhecidos da fé católica:

De fato, é comum que para os cômodos da casa, haja uma imagem de arcanjo ou santo para gerar energias boas ao local e moradores dali.

São as imagens de santos presentes nos lares brasileiros:

  • Jesus Cristo abençoando o lar e família.
  • São Jorge a proteger a entrada da casa.
  • Guardião da casa, Arcanjo Miguel.
  • Santa Ceia pela sala de jantar.
  • Sagrada Família na sala.
  • São Benedito e Santo Antônio na cozinha.
  • No quarto do filho, o Menino Jesus.

Foto de G + L na Unsplash

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Ser chamado de Beata ou Beato deve ser considerado um elogio para os jovens católicos

Ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos, saiba o real significado

Descubra por que ser chamado de Beata (o) é um elogio para os católicos - Saiba o significado e sua importância. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico