Os católicos honram os santos no céu, com as imagens de santos, porque eles praticaram a grande virtude quando estiveram na Terra, e porque ao honrar aqueles que são os amigos escolhidos de Deus, honra-se Deus.
O primeiro mandamento não proíbe os fiéis de honrar os santos no céu, desde que não deem a eles a honra que pertence a Deus apenas. “Pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada”, Lucas 1:48.
E como se pode honrar os santos? É possível, primeiro, por imitar suas vidas santas; segundo, por rezar para eles, e terceiro, por mostrar respeito a suas relíquias e imagens. “Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que apresentamos a vocês.”, Filipenses 3:17.
Ao rezar para os santos, é pedido a eles para oferecer as orações deles para Deus pelos fiéis.
O que Diz a Igreja Católica e o Papa?
“Em Cristo, Deus já levantou o véu da face Dele” (O Espírito da Liturgia – Ratzinger). Muitos não católicos sempre entenderam mal a maneira que os católicos veneram as imagens sagradas; eles colocam isso em contexto de adoração de ídolos.
Quando Jesus Cristo, Salvador, assumiu a carne humana como própria imagem Dele, Deus revelou a verdadeira imagem Dele para humanidade.
Ele se tornou Deus Verdadeiro e Homem Verdadeiro. Como Papa Bento XVI escreveu, Deus não mais esconde a Si completamente, mas agora mostra a Si na forma de Filho.
A mesma forma que as Imagens Sagradas estão fazendo para os fiéis, ela desperta os sentidos das pessoas e leva as mesmas para a oração e contemplação.
E não são apenas uma mera arte, mas uma revelação da Verdade. E conta aos católicos a história de como Deus trabalha pela história do homem.
Estas representações de cenas da Bíblia, como o livro “O Espírito da Liturgia” diz, não é apenas um tipo de lições pictóricas da história, mas uma narrativa, trazendo algo à mente, que torna isso presente.
O que diz o Catecismo da Igreja Católica
É afirmado no Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2131 que o Verbo Encarnado, o Filho de Deus, introduziu uma nova “economia” de imagens. O mesmo que as pessoas estão fazendo nas imagens dos Santos.
No parágrafo 2132, a veneração cristã das imagens não é contrária ao primeiro mandamento que proscreve ídolos.
De fato, “a honra prestada a uma imagem passa para seu protótipo”, e “quem venera uma imagem, venera a pessoa nela retratada”. É uma veneração respeitosa e não adoração devida a Deus apenas.
Assim, uma imagem sagrada é uma forma da liturgia que diz para os fiéis à verdade revelada, a encarnação do Verbo de Deus.
A conclusão é que o católico não adora imagem, porém, tem pela imagem veneração. É dito por São João Damasceno, “antigamente, Deus, que não tem corpo nem aparência, não podia em absoluto ser representado por uma imagem. Mas agora que se mostrou na carne e viveu com os homens, posso fazer uma imagem daquilo que vi de Deus. (…) Com o rosto descoberto, contemplamos a glória do Senhor” (Catecismo da Igreja Católica).
Em tal perspectiva, é ensinado pelo Catecismo da Igreja, “na trilha da doutrina divinamente inspirada de nossos santos padres e da tradição da Igreja Católica, que sabemos ser a tradição do Espírito Santo que habita nela, definimos, com toda certeza e acerto, que as veneráveis e santas imagens (…) devem ser colocadas nas santas igrejas de Deus, nas casas e nos caminhos, tanto a imagem de Nosso Senhor, Deus e Salvador, Jesus Cristo, como a de Nossa Senhora, a puríssima e santíssima Mãe de Deus, dos santos anjos, de todos os santos e dos justos”. (Catecismo da Igreja Católica). Sempre de fato valorizou a Igreja estas práticas, capazes de conduzir a Deus.
Bênção para Rosários, Artigos Religiosos e Imagens de Santos Católicos
Em circunstâncias especiais, um padre ou diácono pode usar o seguinte formulário curto de bênção: “Que este rosário e aquele que o usa sejam abençoados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”.
Em relação à bênção de artigos religiosos, para ser usada para abençoar medalhas, crucifixos pequenos, estátuas, imagens de santos católicos ou quadros que serão exibidos em outro lugar diferente da igreja ou capela; escapulários, rosários, e outros artigos usados para devoções religiosas.
Em circunstâncias especiais, um padre ou diácono pode usar o seguinte formulário curto de bênção: “Que este (nome do artigo) e aquele que o usa sejam abençoados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.”.
Quais Imagens de Santos Católicos os brasileiros Mais Têm em Casa?
São alguns dos santos mais conhecidos da fé católica:
- São Judas Tadeu.
- São Cosme e Damião.
- Santo Expedito.
- São Jorge.
- São Francisco de Assis.
- Nossa Senhora de Fátima.
- Santa Maria.
- Santa Helena.
- Santo Antônio.
- Nossa Senhora Aparecida.
- São Bento
De fato, é comum que para os cômodos da casa, haja uma imagem de arcanjo ou santo para gerar energias boas ao local e moradores dali.
São as imagens de santos presentes nos lares brasileiros:
- Jesus Cristo abençoando o lar e família.
- São Jorge a proteger a entrada da casa.
- Guardião da casa, Arcanjo Miguel.
- Santa Ceia pela sala de jantar.
- Sagrada Família na sala.
- São Benedito e Santo Antônio na cozinha.
- No quarto do filho, o Menino Jesus.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos Oficial no Instagram
- Conheça a loja oficial da Juventude Católica do Brasil
- Aprenda, passo a passo, como formar um grupo de jovens católicos na igreja