Vicentinos Igreja Católica

Vicentinos da Igreja Católica ❤️ quem são, trabalho, missão

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Vicentinos, também chamado de lazarista, membro de Congregação da Missão, membro de uma sociedade católica romana de padres e irmãos fundada em Paris em 1625 por São Vicente de Paulo pelo propósito de pregar missões para os camponeses pobres e treinar jovens homens em seminários para sacerdócio.

Para seu trabalho original, a congregação adicionou missões estrangeiras extensas, trabalho educacional, e capelania em hospitais, prisões, e forças armadas. Após a aprovação da congregação pelo Papa Urbano VIII em 1632, Vicente tomou posse do antigo convento de Saint-Lazare em Paris, daí o nome lazaristas.

A partir desta sede, 550 missões para os pobres rurais foram organizadas antes da morte de Vicente em 1660. Os vicentinos também se tornaram envolvidos no trabalho de treinamento clerical desde muito cedo.

Eles começaram a dar retiros em Saint-Lazare em 1631 para homens prestes a serem ordenados, e logo 5 ou 6 retiros foram dados a cada ano. Os vicentinos abriram uma casa permanente em Roma em 1642, e logo depois o Papa ordenou que todos aqueles a serem ordenados em Roma eram obrigados a fazer um retiro com os vicentinos.

A Revolução Francesa infligiu grande sofrimento nos vicentinos, mas o crescimento começou novamente no começo do século 19. Os vicentinos chegaram aos Estados Unidos em 1816, fazendo sua primeira fundação em St. Louis, Missouri.

São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo, que nasceu em 24 de abril de 1581, e morreu em 27 de setembro de 1660, foi canonizado em 1737. Tem dia de festa em 27 de setembro, é Santo francês, fundador da Congregação da Missão (lazaristas ou vicentinos), por pregar missões ao campesinato e por educar e treinar um clero pastoral.

O Santo padroeiro das sociedades de caridade, São Vicente de Paulo é principalmente reconhecido pela sua caridade e compaixão pelos pobres, embora ele seja também conhecido por sua reforma do clero e por seu papel inicial em se opor ao jansenismo.

Educado por franciscanos em Dax, França, ele foi ordenado em 1600 e graduado de Universityof Toulouse em 1604. Ele teria sido capturado no mar por piratas berberes e vendido como escravo, mas eventualmente escapou.

Ele passou um ano em Roma para continuar seus estudos e então foi para Paris, onde ficou permanentemente. Ele se colocou sob orientação espiritual do cardeal célebre Pierre de Bérulle, que confiou nele com a paróquia de Clichy.

Depois de fundar a Congregação da Missão em 1625, Vicente de Paulo estabeleceu em Paris e arredores as Confrarias de Caridade, associações de leigas que visitavam, alimentavam e cuidavam dos pobres doentes.

A riqueza destas mulheres, muitas de família nobre, o ajudava ao estabelecer o enjeitado e outros hospitais. Com Santa Luísa de Marillac, ele co-fundou as Filhas de Caridade, em 1633.

A associação foi modelada após as Confrarias de Caridade e foi o primeiro instituto religioso não enclausurado de mulheres dedicadas para obras de caridade ativas. A Sociedade de São Vicente de Paulo, uma organização caritativa católica dedicou-se ao serviço dos pobres, foi fundada por Beato Antoine Frédéric Ozanam em 1833.

Você pode curtir isso:

Vicentinos no Brasil

A instituição no Brasil foi fundada no ano de 1972. Aqui há em torno de 153 mil membros, conhecidos ainda como consócias (mulheres) e confrades (homens). No Brasil, são mantidas pela instituição as creches, projetos sociais, lares de idosos, escolas, e semanal contato com aproximadamente 74 mil famílias que estão em situação de necessidade.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Tal atuação recebeu reconhecimento através do prêmio Direitos Humanos – categoria idosos, que o governo federal ofereceu e ainda recebeu em 2013, Medalha do Mérito Legislativo, pela Câmara dos Deputados oferecida.

Trabalho de Caridade dos Vicentinos Igreja Católica

Este trabalho elaborado por Sociedade de São Vicente de Paulo por mais de um século neste país teve expansão das atividades como consequência, e obtenção da credibilidade grande pela população.

Pouco a pouco então foi sendo composta rede enorme de Caridade, por voluntários, formada, que fazem reunião nas Conferências.

Trata-se de grupos que se reúnem nas escolas, paróquias, residências, com foco da organização do serviço prestado pelos seus membros para favorecidas famílias.

Há em torno de 20 mil Conferências no país, reunindo em torno de 153 mil voluntários. Sociedade de São Vicente de Paulo, além de agir nos casos emergenciais a prover roupas, alimentos e remédios aos indivíduos em apuros, busca achar maneiras de promoção de pessoas que auxilia.

Assim, isto quer dizer que a obra de vicentinos tem foco em tornar produtivas e independentes, as pessoas. É possível, com contato semanal, alcançar tal resultado.

Como Ajudar e/ou doar

Há muitas formas para se juntar a esta rede de Caridade. É possível se tornar voluntário ou então ser benfeitor para SSVP, Sociedade de São Vicente de Paulo. De fato, para ser voluntário vicentino é necessário ir às reuniões de Conferências.

Basta procurar, para tal, uma paróquia em que exista o grupo e então comparecer. Vai aos poucos conhecer a dinâmica de atuação social e o que possibilita atendimento bom para pessoas beneficiadas, a organização.

Será neste momento considerado aspirante e conforme caminhar no trabalho da Caridade vai poder ser considerado vicentino, sendo muito bem-vindo. Mais um modo de auxiliar SSVP é a ser colaborador efetivo e afetivo para instituição.

No caso de quem deseja fazer bem para indivíduos atendidos por Conferências, na realidade pode fazer doações de maneira direta a um grupo vicentino, podendo localizar em sedes locais da Sociedade de São Vicente de Paulo ou paróquias.

E doações podem se caracterizar os alimentos, roupas, móveis, calçados, muletas, cadeiras de rodas, itens de higiene pessoal, brinquedos, ou contribuição financeira. O lema da SSVP é “aqui nada se perde, tudo se destina”.

Oração Vocacional dos Vicentinos

Senhor mandai bons operários à vossa igreja, mandai missionários e missionárias, como convêm que sejam, para que trabalhem de modo eficaz na vossa vinha; pessoas, meu Deus, desapegadas de si mesmas, das suas comodidades e dos bens terrenos. Não importa se em pequeno número, contanto que sejam bons. Senhor concedei esta graça à vossa Igreja. São Vicente de Paulo, rogai por nós.

Siga os Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica