Na missa os mesmos versículos bíblicos são lidos, em qualquer lugar do mundo. Mas quem escolheu estas leituras, o Evangelho do dia? E o motivo que foram apresentados desta forma? O Secretário Executivo da Comissão de Liturgia da Conferência Episcopal Autraliana, Dr Paul Taylor, diz que a resposta está no desejo do Concílio Vaticano II (1962-65) de se basear mais profundamente nas Escrituras na vida litúrgica da Igreja.
Evangelho do Dia – Concílio Vaticano II
“No geral, seguir o chamado do Vaticano II para um “recurso” ou levar as pessoas de volta para fontes bíblicas da fé, os autores do Lecionário desejaram transmitir para fiéis uma fartura mais rica das leituras de vários livros da Bíblia”, ele disse. “Há assim, uma seleção maior de leituras do que com a seleção para Missa antes de 1969”.
A constituição do Vaticano II sobre a Liturgia ordenou que “em celebrações sagradas haja mais leitura da Escritura sagrada e é para ser mais variada e adequada”. “Os tesouros da Bíblia devem ser abertos com mais prodigalidade, para que uma participação mais rica na palavra de Deus possa ser oferecida aos fiéis”.
Em 1965, 31 estudiosos de todo o mundo receberam a tarefa de selecionar a partir dos livros do Antigo e Novo Testamento as passagens que eles consideravam como melhores para uso litúrgico, diz o arcebispo Annibale Bugnini em seu livro, The Reform of the Liturgy 1948-1975.
Foi pedido a eles para escolher passagens que eles julgavam de fácil entendimento para as pessoas e mais adequadas para transmitir as mensagens chaves da história da salvação.
“2 anos inteiros de estudo e reuniões… permitiram ver mais claramente a direção a ser tomada no novo Lecionário”, escreveu o arcebispo Bugnini, que foi secretário da Comissão que trabalhou na reforma da liturgia seguindo o Vaticano II.
Finalmente, o novo Lecionário, com base em Ordo Lectionum Missae, para Igreja Católica Romana foi promulgado em 1969 e foi revisado em 1981, com as conferências dos bispos em vários grupos de linguagem usando Ordo Lectionum Missae como uma base para criação de seus próprios lecionários, aprovados pelo Vaticano.
A Introdução para o Lecionário revisado de 1981 diz que as leituras foram colocadas em ordem que ajuda os fiéis a entender a história da salvação como é apresentada na Bíblia.
Ordem das Leituras para Missa – Evangelho do Dia de Hoje
Diz que, “A presente Ordem das Leituras para Missa, então, é um arranjo das leituras bíblicas que oferece aos fiéis o conhecimento da palavra toda de Deus, em um padrão adequado para o propósito”.
“Pelo ano todo litúrgico, mas sobretudo durante os tempos de Páscoa, Quaresma e Advento, a escolha e sequência das leituras são visadas em oferecer ao fiel de Cristo uma percepção muito aprofundada da fé que professam e da história da salvação”.
As leituras são arranjadas para que domingos e dias de festa apresentem passagens bíblicas mais importantes. “Desta forma, as partes mais significativas da palavra revelada de Deus pode ser lida para os fiéis reunidos dentro de um período de tempo apropriado”, a Introdução ao Lecionário diz.
Os dias da semana apresentam uma segunda série de textos da Escritura Sagrada. A série de leituras para domingos e as dos dias da semana não são dependentes umas das outras.
A ordem das leituras para domingos e dias festivos se estende por 3 anos, Anos A, B, e C, com cada ano sendo dedicado para um autor sinóptico particular, Mateus, Marcos, ou Lucas; para dias da semana ao longo de 2 anos, Anos I e II.
Aos domingos, cada Missa tem 3 leituras, a primeira do Antigo Testamento, a segunda de um Apóstolo, de uma Carta ou do Livro do Apocalipse, dependendo da época, e a terceira dos Evangelhos.
“Esta disposição faz sobressair a unidade do Antigo e do Novo Testamento e da história da salvação, em que Cristo é a figura central, comemorado no mistério pascal Dele”, diz o Lecionário.
“Quanto mais variada e rica a leitura da Sagrada Escritura aos domingos e dias festivos, resulta do ciclo de 3 anos nos mesmos textos são lidos apenas a cada quarto ano”.
Em dias da semana, cada Missa tem 2 leituras, a primeira é do Antigo Testamento ou de um Apóstolo, e no tempo pascal dos Atos dos Apóstolos; a segunda dos Evangelhos.
O ciclo anual da Quaresma tem seus próprios princípios de organização, levando em conta o caráter batismal e penitencial deste tempo. O ciclo dos dias da semana do Advento, Natal e Páscoa é também anualmente e as leituras permanecem as mesmas a cada ano.
É o motivo, não importa onde esteja no mundo, que vai normalmente escutar as mesmas leituras, cuidadosamente escolhidas, e em ordem na Missa, lembrando novamente que os católicos pertencem a uma Igreja Universal.
Quais São os Benefícios da Leitura do Evangelho do Dia?
A leitura diária do Evangelho e meditação podem ser feitas facilmente. Leva apenas 2-5 minutos a cada dia e com um período curto de tempo, os benefícios são realmente transformadores, com a ajuda da graça de Deus e para as dificuldades diárias.
Leitura do Novo Testamento Ajuda a Conhecer Melhor o Senhor Todo Dia
Ler e meditar sobre o Santo Evangelho é indispensável para conhecer melhor Cristo, por imitá-Lo e crescer no amor por Ele. Mas deve-se fazer isso pela ânsia de reviver a vida Dele, e não permitir que a rotina se infiltre.
São Josemaria escreveu:
Muitas vezes vocês se juntaram a mim como espectadores maravilhados, como participantes nestas cenas. Desde o início, eu ensinei vocês – que são também apóstolos, escolhidos por Jesus com amor preferencial – para entrar na história do Evangelho e viver fraternalmente com os Doze primeiros. Assim a forma que nosso Senhor tratou os Apóstolos durante o período formativo é familiar a vocês, e é tão profundamente gravado nas nossas almas como as suas memórias mais íntimas, tanto que se tornou a segunda natureza para nós.
O zelo por conhecer Cristo melhor a cada dia brota do amor das pessoas por Ele. Per ipsum, et cum ipso, et in ipso (através Dele, e com Ele, e Nele).
Os católicos amam o Senhor, e assim desejam conhece-Lo, daí as meditações, orações, e leitura do Evangelho pelos fiéis.
A vida cristã consiste em amor por Cristo, se tornar identificado com Ele. Jesus viveu entre as pessoas e ainda o faz.
Cada passo da vida terrena Dele é contemplado, o nascimento Dele em Belém, a vida escondida Dele, pregação de Jesus na Palestina, a cura Dele dos doentes em corpo e alma, a prova de amor de Jesus na Cruz, a Ressurreição Dele e Ascensão gloriosa no céu.
Os católicos O veem com os Apóstolos, como Ele os escolhe e instrui nos mistérios do reino de Deus.
Leitura do Evangelho do Dia de Hoje para Meditar e Contemplar a Vida do Senhor
A leitura do Evangelho do dia deve levar cada um a meditar e contemplar a vida do Senhor. Conhecer Jesus levaria a colocar em prática os ensinamentos Dele e influenciar a conduta diária das pessoas. É necessário entrar profundamente no Evangelho.
As palavras do Senhor são poucas, Santo Agostinho diz, mas cheias de significado; o valor delas é medido não por seu número, mas por sua profundidade; nem são para serem levadas levemente, mas ponderadas minuciosamente.
Com qual frequência as pessoas ganham inspiração fresca enquanto contemplando a passagem do Evangelho que já se considerou muitas vezes. A leitura do Evangelho deve ser marcada pelo desejo de aprender e melhorar.
E deve ser de oração e reflexivo, e assim influenciar o dia inteiro. Por vezes, uma única palavra ou gesto do Senhor ajuda a ter presença maior de Deus.
Para meditar no Evangelho significa olhar com atenção para Jesus com desejo de imitá-Lo. As pessoas procuram conformar a vida para Dele, fazer das palavras Dele e sentimentos, de si, pela ajuda da graça. A leitura do Evangelho permite amar Jesus com maior facilidade.
- São Josemaria escreveu: Eu aconselhei vocês a lerem o Novo Testamento e entrar em cada cena e tomar parte nisso, como mais um dos personagens. Os minutos que vocês passam neste caminho a cada dia permitem “encarnar” o Evangelho, refleti-lo na vida e ajudar outros a refletir isso.
- Induimini Dominum Iesum Christum, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, São Paulo exorta as pessoas.
O que Diz o Papa Francisco e os Padres Famosos Sobre a Importância da leitura diária
Ouvir as leituras da Escritura na Missa é ouvir Deus falar diretamente para as pessoas, oferecendo sustentação espiritual e orientação necessária para a jornada difícil da vida, segundo o Papa Francisco.
Por essa razão, os textos prescritos nunca devem ser omitidos ou substituídos durante a Missa, leitores devem ler claramente e as pessoas devem sempre ouvir com um coração aberto, assim as palavras podem eventualmente frutificar nas boas ações, falou o Papa.
Continuando a série dele de palestras sobre a Missa, Francisco falou sobre a Liturgia da Palavra e a importância de ouvir as leituras da Bíblia na Missa. Ele disse, “Na Liturgia da Palavra, na realidade, as páginas da Bíblia param de ser algo escrito e se tornam palavra viva, entregue pelo próprio Deus”, disse o Papa.
Oração que Deve Ser Feita Antes do Evangelho do Dia
É bom ler alguns versículos da Bíblia diariamente. Antes de ler a Bíblia, é necessário rezar pelas bênçãos do Espírito Santo, assim se pode compreender a Palavra de Deus completamente.
A Palavra de Deus é poderosa para remover toda escuridão e escravidão das vidas das pessoas. É necessário acreditar firmemente na Palavra de Deus assim a vida pode ser transformada.
Pai unge-me com Teu Espírito Santo, assim conforme eu leio a Tua palavra eterna, Tua palavra possa penetrar meu ser todo e me transformar. Conceda-me a bênção de ser um discípulo fiel em acreditar na Palavra de Deus e que eu possa ser luz brilhando sobre todos que estão nas trevas. Amém.
Acesse Abaixo o Evangelho do Dia do Ano de 2023
- Janeiro de 2023
- Fevereiro de 2023
- Março de 2023
- Abril de 2023
- Maio de 2023
- Junho de 2023
- Julho de 2023
- Agosto de 2023
- Setembro de 2023
- Outubro de 2023
- Novembro de 2023
- Dezembro de 2023
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!