Na quinta-feira, dia 27 de março, às 21 horas, a TV Aparecida apresentará a estreia da série “Desafios da Igreja” em 2025. O tema da reportagem será “Ecologia Integral”, alinhando-se com a Campanha da Fraternidade deste ano e incorporando elementos do texto-base desenvolvido pela CNBB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A jornalista Camila Morais discutirá os efeitos ambientais em três biomas do Brasil: a Mata Atlântica, o Pantanal e a Amazônia. O programa também destacará as iniciativas da Igreja para atenuar a crise climática.

Em sua cobertura, a equipe visitou Mariana, Minas Gerais, para investigar a situação local após uma década do deslizamento da Barragem do Fundão em Bento Rodrigues, que resultou em 19 fatalidades e causou severos danos ambientais e econômicos. Na Arquidiocese de Mariana, Camila Morais teve a oportunidade de entrevistar Dom Airton José dos Santos, o Arcebispo da região, que compartilhou comentários sobre os impactos emocionais, sociais e ecológicos na vida daqueles que vivem nas proximidades e estão expostos à atividade mineradora.
Na área do Pantanal sul-mato-grossense, a reportagem examinará os efeitos dos incêndios florestais, incluindo suas causas e consequências. Em Corumbá, também no estado do Mato Grosso do Sul, os jornalistas conheceram comunidades que enfrentam o desafio das pragas em suas safras. Um assentamento local revelou que as famílias perderam colmeias usadas para a produção de mel e para a polinização de diversas plantas.

Finalmente, o programa abordará como a Igreja Católica se tem esforçado para implementar ações voltadas à mitigação dos problemas climáticos. Em Porto Velho, diversos projetos foram desenvolvidos a partir da encíclica Laudato Si’ e do Sínodo da Amazônia. Camila Morais conversou com Dom Roque Paloschi, o Arcebispo de Porto Velho, que incentivou a formação da Pastoral Indígena, promovendo ações de proteção aos povos indígenas e criando espaços agroecológicos dentro da Arquidiocese, além da criação de projetos para o cultivo de árvores nativas.
A Campanha da Fraternidade 2025 será baseada no tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. Essa iniciativa é inspirada pelos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelos dez anos da publicação da encíclica Laudato Si’ e pela realização da COP 30 em Belém (PA), a primeira na Amazônia, entre outros aspectos.
Mais destaques interessantes para os jovens católicos
- O que é ecologia integral e qual a relação da igreja católica com isso
- Vida missionária: Saiba as maiores missões dos jovens católicos atualmente
- Nossa Senhora da Amazônia e sua relação com a Campanha da Fraternidade e a CNBB
- Mobilidade sustentável: Veja como os jovens católicos podem contribuir com a saúde do planeta
- Jubileu dos Jovens 2025 e seu poder de transformar a juventude no ano santo da igreja
Esta edição do “Desafios da Igreja” se conecta diretamente com a campanha, informando os telespectadores da TV Aparecida sobre a urgência do chamado de socorro do meio ambiente.
O programa “Desafios da Igreja” será exibido na quinta-feira, às 21 horas.
Crédito de Fotos: Reprodução TV Aparecida ao vivo