10 dicas importantes de como fazer o estudo bíblico católico para crescimento espiritual como jovem católico
10 dicas importantes de como fazer o estudo bíblico católico para crescimento espiritual como jovem católico

Estudo bíblico católico: 10 dicas para começar da melhor forma

A literatura religiosa é um assunto fascinante que captura muitas pessoas. Fiéis amam seus livros religiosos e leem com regularidade para crescimento da própria fé. Outros, como estudiosos e filósofos, leem literatura religiosa por razões mais intelectuais. Os livros religiosos, como a Bíblia, são importantes, independente do motivo de ler. A leitura e estudo da Bíblia podem intimidar, especialmente para alguém que nunca leu. Aqui são apresentadas 10 dicas essenciais do estudo bíblico para os católicos.

1 – Começar com Oração ou Reflexão

Sempre que sentar-se para estudar qualquer livro da Bíblia, considerar refletir sobre o propósito do estudo. O motivo de estar estudando este livro particular ou versículo, e o que espera obter. Para o devoto, esta reflexão pode levar a uma oração para Deus por ajuda a entender a Palavra Dele e aplicação em situação específica.

Se estiver lendo a Bíblia por outras razões, pode permanecer neste estado reflexivo conforme se prepara para começar o estudo. Enquanto possa não ter reverência pessoal pelo livro, conhecer a importância dele e o que quer receber disso é um bom passo inicial no processo de estudo.

2 – Foco

A Bíblia é um grande livro contendo 66 livros menores, alguns maiores e alguns mais curtos, no total, 73 livros. Saber onde começar neste mar de informação é difícil para todos, especialmente iniciantes.

Escolher um livro ou personagem para focar, especificamente um que interesse. Uma vez que estudou o primeiro interesse, pode seguir para um segundo ou começar a ler cronologicamente.

3 – Investir em um Guia

A Bíblia pode ficar confusa, mesmo após escolher focar em algo. Muitos iniciantes se esforçam com a linguagem de determinada Bíblia e a informação complicada nas páginas.

Genealogias com nomes difíceis, metáforas, profecias e símbolos que mesmo alguns estudiosos cristãos experientes não entendem pode tornar a Bíblia uma leitura difícil.

Se houver dificuldades, considerar comprar um guia de estudo bíblico ou então download de um aplicativo com orientações de estudo. Especialistas escrevem estas orientações para ajudar as pessoas de todos os níveis a entender melhor a Bíblia, e é possível se beneficiar muito com a visão deles.

4 – Fazer Anotações durante o estudo bíblico

Conforme lê e estuda, reservar tempo para fazer anotações. Há Bíblia que tem espaço para anotações próximas da Escritura, enquanto outras demandam um caderno separado.

Os 2 casos são bons contanto que escreva o que aprende. Como qualquer forma de estudo, deseja ser capaz de recorrer às anotações depois, assim pode tirar o máximo da educação.

Fazer anotação, na Bíblia ou caderno, permite isso. Enquanto algumas pessoas recusam a ideia de escrever em qualquer livro, especialmente um sagrado, é uma boa forma de manter as anotações e assunto próximos para fácil acesso.

5 – Perguntar

Ninguém, nem mesmo especialistas religiosos, podem ler a Bíblia sem questionar. E tudo bem que as questões serão diferentes dos outros.

O fiel iniciante tende a focar em como os versículos aplicam para suas vidas pessoais, enquanto estudiosos tendem a focar em questões técnicas, como definição de Leviatã.

Independente, escrever as questões vai ajudar a lembrar o que são, assim pode facilmente buscar por uma resposta.

Deixar um espaço para resposta, então pode revisar o par pergunta-resposta quando desejado.

6 – Encontrar um Especialista

Muitas vezes, a Bíblia responde às questões dela. E pode levar tempo para encontrar, mas eventualmente chegará lá. Algumas questões são mais difíceis de encontrar a resposta, embora, mesmo com ajuda de um guia de estudo da Bíblia.

É quando pode procurar um especialista por respostas. Uma dica é encontrar alguém que conheça e confie que esteve estudando a Bíblia há mais tempo.

Não há vergonha em buscar ajuda com as questões.

7 – Participar de um Grupo para estudo bíblico

Conforme considera as dúvidas que tem e o que está aprendendo durante o estudo da Bíblia, pode perceber que precisa de conselho de vários especialistas, por vezes, apenas precisa de alguém para conversar.

Grupos de estudo podem oferecer assistência, assim considerar participar de um. Muitas igrejas e organizações têm estudos bíblicos com encontro em vários momentos, assim pode encontrar um grupo que funcione para si.

8 – Fazer Pesquisa

Se preferir manter as questões ou estudo para si, tudo bem. A internet e biblioteca são boas fontes de pesquisa que podem ajudar a encontrar respostas que procura.

Ter as dúvidas prontas, e considerar pesquisar muitas versões, assim pode encontrar fontes relacionadas que vão auxiliar mais.

9 – Definir Agenda para estudo bíblico

Estudar demanda autodisciplina, assim se desejar estudar bem e aprender, precisa fazer disso uma parte da agenda regular. As agendas de cada pessoa são diferentes, assim não se preocupar que alguém tem mais tempo para estudar.

Apenas encontrar um tempo que funcione para si e ser consistente. A consistência vai ajudar a estudar mesmo quando não sente vontade, que é bom por qualquer razão que começou a estudar inicialmente.

Assuntos católicos relacionados

10 – Continuar o Estudo Bíblico

Manter a agenda de estudo regular para qualquer livro da Bíblia é difícil, mas apenas porque algo é difícil não significa que deva desistir.

Se está começando a fugir da agenda de estudo bíblico, lembrar o motivo de estar estudando. Ficar mais próximo de Deus, entender a religião organizada, não importa como se sente, continuar.

Estudar a Bíblia como iniciante é difícil, mas com estas dicas de estudo essenciais, vai chegar mais próximo de entender este livro importantíssimo para o católico.

Nunca perder o foco do motivo de começar o 11 ou o que deseja apreender. É possível crescer na fé e estudos com a motivação correta.

Foto: http://www.freepik.com/

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Livro Um Olhar que Cura: Terapia das Doenças Espirituais do Padre Paulo Ricardo - Um Guia de Cura e Transformação Espiritual para Jovens Católicos

Livro “Um Olhar que Cura”, do Pe. Paulo Ricardo, um guia essencial para os jovens católicos

Livro Um Olhar que Cura: Terapia das Doenças Espirituais do Padre Paulo Ricardo é uma leitura essencial para os jovens católicos. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima