Agosto, o mês dedicado às vocações, traz uma reflexão profunda sobre os diversos chamados de vida: sacerdotal, familiar, consagrada e leiga. E é justamente neste cenário de reflexão que o documentário Livre – Duc in Altum chega às telas dos cinemas, a partir de 15 de agosto, proporcionando conhecimento sobre a vida contemplativa dos mosteiros de clausura da Espanha.
Este “docudrama” de alto nível de produção oferece uma visão inédita e profunda sobre os homens e mulheres que dedicam suas vidas à clausura. Com imagens que falam mais que palavras, o filme responde perguntas essenciais: o que leva uma pessoa a viver em clausura por toda a vida? Qual é o verdadeiro sentido da vida contemplativa no mundo moderno? Viver em clausura é uma fuga ou um medo do mundo?
Em uma entrevista ao site “Omnesmag”, o diretor Santos Blanco revelou que, durante a montagem do filme, a equipe percebeu que a palavra “liberdade” aparecia com surpreendente frequência. “Liberdade é sem dúvida a palavra que mais ressoa ao longo do documentário, e cada espectador precisa encontrar sua própria resposta ao assistir ao filme. Esta é a chave”, comentou Blanco.
Trailer do documentário católico Livre – Duc in Altum
A premiada fotografia e trilha sonora enriquecem a experiência, levando o espectador a mergulhar profundamente nos testemunhos de fé e contemplação.
É muito importante que os católicos, em especial os jovens católicos, vão aos cinemas nos primeiros dias de exibição, para que ele permaneça por mais tempo em cartaz.
Data para estreia nos cinemas
Não perca a estreia no dia 15 de agosto em cinemas de todo o Brasil, e aproveite este mês das vocações para contemplar e refletir sobre o chamado de Deus em sua vida.
Você pode curtir esses assuntos:
- Frei Gilson, um exemplo para os jovens católicos de amor, fé e serviço
- Mosteiro católico, um santuário de paz e espiritualidade
- Conheça maravilhoso mosteiro de São Bento localizado no centro do Rio de Janeiro
- Veja como se tornar uma freira da igreja católica
- Saiba quais são as vocações da igreja católica, qual importância e significado de cada uma
Sinopse do documentário Livre – Duc in Altum
O ser humano é uma simbiose perfeita de corpo, mente e alma. Durante séculos, a Espanha foi o berço da contemplação. ‘Livre – Duc in Altum’ é uma viagem ao interior do homem, onde ganhamos permissão para entrar e falar com pessoas que raramente pronunciam uma palavra e em lugares que permanecem fechados ao mundo: os mosteiros. Esta é a nossa oportunidade de descobrir o que leva uma pessoa do século XXI a decidir fechar-se entre quatro paredes para o resto da sua vida. Como é o seu dia a dia, suas motivações, sua ligação à natureza pura e sua vida exterior, que tem muito a ver com sua vida interior.
Pré-venda de “Livre” começa nesta sexta-feira, 9 de agosto de 2024
“Livre – Duc in Altum”, lançamento de agosto de 2024 da Kolbe Arte, abre a pré-venda dos ingressos nesta sexta-feira, 9 de agosto, pela Rede Cinemark. A estreia nacional está programada para o próximo dia 15. Na tela o espectador pode esperar um conteúdo rico, além de imagens belíssimas e uma reflexão profunda sobre o valor de uma vida de oração.
É bom lembrar que o sucesso de uma pré-venda é um termômetro que oferece uma primeira percepção do desempenho dos filmes nos cinemas. Consequentemente, também possibilita a avaliação do exibidor para que ele abra novas salas e sessões Além disso, adquirir um ingresso antecipadamente permite escolher um bom lugar na sala, sem correr o risco de encontrar sessões lotadas.
Para quem deseja conhecer o mundo da vida contemplativa, o documentário ‘Livre – Duc In Altum’ é a indicação certa. Este foi o documentário mais visto em 2023, na Espanha.
Cerca de 100 mil pessoas foram aos cinemas, e a produção já passou pelos Estados Unidos, México, diversos países da América Latina, pela Polônia e agora chega ao Brasil, bem no mês das vocações, oportunidade para trabalhar o tema através deste filme.
Com visão rara e intimista da vida contemplativa, “Livre” responde à questão: é possível falar de liberdade em um documentário sobre a vida em clausura? O filme redefine essa visão, mostrando a vida comunitária e a convivência diária dos monges e monjas, que compartilham afazeres e vivem uma profunda apreciação da fé, dentro e fora dos muros do mosteiro.
Alguns pontos marcantes de “Livre” incluem a compreensão de que a vida contemplativa não é tão distante da vida cotidiana. Por meio dos testemunhos de monges e monjas, o documentário revela que a escolha pela vida em clausura não é um afastamento do mundo, mas sim uma busca por estar mais próximo de Deus.
O documentário ‘Livre’ foi produzido pela Bosco Films e Variopinto Producciones. No Brasil, é distribuído pela KOLBE ARTE. O conteúdo impacta profundamente quem assiste, e surpreende pela beleza do “jardim” por trás dos muros. Para compreender, é só assistir.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Compre os produtos da loja oficial dos jovens católicos no Brasil, acesse aqui!
- Grupo de Jovens Católicos: Aprenda, passo a passo, como criar, gerir e desenvolver um grupo jovem católico