Vocações da Igreja Católica

Vocações da Igreja Católica ❤️ quais são, significado de cada

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Segundo o latim, uma vocação se refere a um chamado ou convocação, vocações da Igreja. É uma ocupação pela qual a pessoa é qualificada, treinada ou adequada.

No contexto cristão, a vocação quase sempre significa o chamado de Deus. Isso poderia ser um chamado ao sacerdócio ou vida religiosa. Assim, quais são as vocações da Igreja Católica?

Em ambas Igrejas, católica e ortodoxa, há uma forte associação entre vocação e chamado divino para serviço da humanidade e Igreja.

O serviço poderia tomar a forma de compromissos de vida, como ordenação ao ministério sacerdotal, consagração, ou mesmo uma vida santa como uma pessoa solteira.

A estrutura conceitual subjacente da vocação cristã inclui o uso de dons na vida familiar, profissional, ou igreja para o bem dos outros.

4 Vocações da Fé Católica, Vocações Religiosas

Na fé católica, as pessoas seguem 4 diferentes vocações em suas vidas, vocações religiosas. Estas vocações incluem vida de casado, vida de solteiro, vida religiosa com votos e vida ordenada.

Segundo os argumentos apresentados, estas 4 vocações são consideradas a levar o indivíduo ao céu.

Assumindo que seja um peregrino, estas vocações são muito menos como estradas, cada uma levando o indivíduo ao céu.

Comparado com a vida de casado que é muito congestionada, a vida religiosa com votos e vida de solteiro não têm tantos que seguem.

Vida Religiosa com Votos

Gradualmente, as pessoas são atraídas para uma vida religiosa para ajuda-las a servir sua vocação. A vida religiosa com votos inclui fazer votos de obediência, castidade, e pobreza em uma tentativa de viver como Jesus viveu.

A dedicação primária para as pessoas nesta vocação é chamar outras para se juntarem ao seu modo de vida.

Você pode curtir isso:

Vida de Casado também é uma das vocações da igreja

O matrimônio é uma vocação, segundo a fé católica. As pessoas nesta vocação decidem viver com outra pessoa que amam. A vida de casado como vocação é elaborada para durar a vida toda. No livro de Marcos 10:9, a Bíblia diz: “Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe.”.

Sacerdócio

O padre é obediente aos cardeais, bispos, papa e todos seus outros superiores. Ele oferece a si totalmente para Igreja.

Como um padre, pode ser transferido para uma paróquia ou outra e mesmo embora possa pedir por um diferente tipo de designação, os superiores têm a palavra final.

E fazem isso como parte de seu sacrifício sacerdotal, que exige obediência completa para Deus. Padres servem nas paróquias, embora possam assumir outros papéis na vocação sacerdotal, incluindo servir comunidades religiosas, fazendo palestras para o povo em diferentes partes do mundo, ensinando nas universidades, e assim por diante.

A responsabilidade dos padres é conduzir seus rebanhos para felicidade e santidade com Deus. Apenas como a pessoa casada que leva seus filhos e cônjuge para Deus, padres são responsáveis pelas famílias em suas centenas e milhares.

Como requisito, padres devem ser capazes de socializar confortavelmente, serem santos e extremamente pacientes.

Vida Consagrada

Nesta vocação, um fiel católico oferece sua vida para Deus através do apoio a uma comunidade religiosa. Além do sacerdócio, há muitas formas de vida consagrada onde pessoas escolhem viver longe do mundo sob rígidas regras religiosas.

Como parte do que esperar na vida consagrada, será exigido trabalhar no mundo ajudando aqueles que estão em necessidade e pobres em recursos.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

É seu negócio buscar o céu enquanto na Terra. Por focar em sua relação com Deus, os vocacionados para vida consagrada podem acelerar seu caminho para o céu.

Vida de Solteiro é uma das vocações da igreja católica

Uma vocação na forma de vida de solteiro vem com uma dedicação para servir outros. Deus oferece para humanidade livre arbítrio para decidir o que funciona e o que não funciona.

Por vezes as pessoas ficam distraídas com suas atividades do cotidiano ao ponto que não escutam o chamado de Deus.

A Igreja Católica apoia a vida de solteiro como vocação. Muitas razões foram apresentadas sobre o motivo de as pessoas se sentirem atraídas pela vida de solteiro.

Para alguns, desejam ter muito tempo para fazer projetos da Igreja, trabalho de serviço ou outras atividades que demandam muita atenção e tempo.

Enquanto pode fazer alguns destes projetos mesmo quando for casado, mas a ocupação das crianças e cônjuge poderia impedir que preste serviço excelente.

Como a Igreja Católica Define a Vocação?

A vocação é um conceito que é muito próximo e central à crença cristã. Cada pessoa é considerada a ter sido criada com talentos específicos e dons que as orienta para uma maneira específica de vida.

Na Igreja Católica, é dito no catecismo que o amor é inato e a vocação fundamental que cada ser humano tem.

Seja qual o estado de vida que Deus chama alguém, há compromisso de edificar sociedade da forma que reflita o amor de Deus.

Embora o trabalho final que Deus chamou os fiéis a fazer seja construir o reino Dele, Ele está chamando também cada um para trazer valor à humanidade.

Isso quer dizer que deve engajar em trabalho que não exponha o povo à exploração ou ganho pessoal.

Enquanto na ocupação, sempre pedir a Deus para conceder a graça para que o trabalho traga glória a Deus, ao invés de tomar vantagem sobre outros.

Cada vocação demanda algum nível de sacrifício para si, conforme serve os outros. Por servir outras pessoas, estão desempenhando o papel de Deus em suas vidas conforme se tornam mais e mais como Cristo.

Mês das Vocações da Igreja Católica

Em Romanos 3:23, “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Enquanto isso se mantenha até hoje, Deus ainda chama os fiéis com as manchas deles que possam adorar e servir a Ele.

Discernir a vocação é importante já que coloca a pessoa em ponto de vantagem conforme olha para vida à frente.

Como pessoa, pode ter diferentes tipos de chamados. Cabe ao fiel discernir a vocação primária mesmo como medita na vontade de Deus para a própria vida.

Como progride na vocação, precisa buscar entender como Deus responde às circunstâncias. Cabe aos fiéis se colocarem no caminho correto.

O mês das vocações é agosto. Pois a cada domingo é dedicada a celebração litúrgica a uma específica vocação, assim, agosto é dedicado para vocações.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


2 comentários em “Vocações da Igreja Católica ❤️ quais são, significado de cada”

  1. Sidnei Silveira Antunes

    Olá,é de iniciativas assim que precisamos;sou casado tenho, 02 filhos pre-‘adolescentes,gostei dos esclarecimentos, pois meus filhos estão fazendo a Catequese,sempre vão precisar de site como este.Parabéns pelo trabalho!

    1. Que bom que esse artigo sobre as vocações da igreja católica te ajudou Sidnei.
      Fico muito feliz com esse feedback.
      Um grande abraço e que Jesus abençoe você e sua família sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp