Feriados 2024 católicos, veja a lista completa
Feriados Católicos de 2024, lista completa

Feriados 2024 Católicos ❤️ Calendário católico no Brasil 2024

Quais são os feriados 2024 católicos? Em 2024, a maior parte dos feriados vai cair nos finais de semana em relação ao segundo semestre. E serão apenas 2 feriados nacionais prolongados, no mês de fevereiro e maio. O ano de 2023 tem sido favorável aos que gostam do feriado prolongado, porém em 2024, pode haver frustração em relação a isso.

De fato serão 3 de seus 5 feriados, no segundo semestre de 2024, nos finais de semana. Cairão em um sábado, os dias 7 de setembro, 12 de outubro, e ainda 2 de novembro. Portanto, os únicos feriados de 2024 no segundo semestre vão ser o da Proclamação da República em 15 de novembro, já para 25 de dezembro, o Natal, caindo respectivamente, na sexta-feira e quarta-feira.

O ano todo de 2024 contará apenas com 2 Feriados 2024 Católicos prolongados, então com pontos facultativos. Sendo o Carnaval nos dias 12 e 13 de fevereiro, na segunda-feira e terça-feira, e no dia 30 de maio, na quinta-feira, o Corpus Christi.

Lista de Feriados 2024 Católicos

A lista dos maiores feriados 2024 católicos no Brasil:

E a lista de todos os feriados católicos nacionais no Brasil em 2024:

  • 01/01/24 – Confraternização Universal, segunda-feira.
  • 12/02/24 – Carnaval, segunda-feira.
  • 13/02/24 – Carnaval, terça-feira.
  • 29/03/24 – Paixão de Cristo, sexta-feira.
  • 21/04/24 – Tiradentes, domingo.
  • 01/05/24 – Dia do Trabalho, quarta-feira.
  • 30/05/24 – Corpus Christi, quinta-feira.
  • 07/09/24 – Independência do Brasil, sábado.
  • 12/10/24 – Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, sábado.
  • 02/11/24 – Finados, sábado.
  • 15/11/24 – Proclamação da República, sexta-feira.
  • 25/12/24 – Natal, quarta-feira.

Em relação ao Carnaval 2024, o Período Pré-Carnaval em 10, 11 e 12 de fevereiro de 2024, o Feriado de Carnaval em 13 de fevereiro de 2024, e a Quarta-Feira de Cinzas em 14 de fevereiro.

E de modo diferente de outros anos, o Carnaval em 2024 vai cair no meio de fevereiro. Ficou determinada a data em dias 10, 11, 12 e 13, a contar sábado, domingo, segunda-feira e finalmente terça-feira. O dia simbolizando o da folia de Carnaval e começo da Quaresma na fé católica, a Quarta-Feira de Cinzas, ficou para dia 14 de fevereiro.

Feriados 2024 Católicos – Paixão de Cristo–29/03/24, Sexta-Feira

A Paixão de Cristo, ou Sexta-Feira Santa é no Brasil um feriado nacional e data religiosa também, para comemorar na sexta-feira antecedendo o domingo de Páscoa sempre. Em 2024, Paixão de Cristo vai cair em 29/03/24, na sexta-feira, e a Páscoa será dia 31 de março, domingo.

Sexta-feira Santa integra a Semana Santa, ou seja, a celebração que acontece na semana antecedendo o domingo de Páscoa. Várias atividades religiosas, nessa semana, acontecem, como vigílias, missas, celebrações.

Este feriado é um dia muito significativo aos cristãos, já que vai representar a crucificação e morte de Cristo, Filho de Deus. Segundo narrativa bíblica, Cristo foi injustamente condenado por autoridades romanas e então crucificado com 2 criminosos.

De acordo com a Bíblia, ocorreu a morte de Jesus como sacrifício à redenção dos pecados e salvação das pessoas. Assim, este feriado é visto como momento de arrependimento, reflexão e renovação da própria fé cristã, e vários fiéis não trabalham nessa data.

Trata-se de oportunidade para muitos para refletir acerca dos ensinamentos de Jesus Cristo e o exemplo Dele de amor, sacrifício em favor do próximo, compaixão. Este feriado antecede o domingo de Páscoa, data da ressurreição de Cristo. Segundo a narrativa bíblica, Cristo foi crucificado e morto, porém, em terceiro dia Ele ressuscitou, a vencer a morte.

Práticas da Sexta-Feira Santa em 2024

Existem muitas práticas para Sexta-Feira Santa, em especial aos fiéis cristãos, com missas, teatros, vigílias de oração, ato de não comer carne, a vermelha principalmente. Para a Igreja Católica, acontecem normalmente as missas, cerimônia da Celebração da Paixão de Cristo, procissões.

A Celebração da Paixão de Cristo que ocorre de modo tradicional às 15 horas, sendo marcada pela liturgia da Palavra, comunhão da eucaristia, adoração da cruz. Tantas igrejas realizam ainda peças teatrais que tratam a crucificação de Cristo, populares como Paixão de Cristo.

Sexta-Feira Santa aos católicos é data de jejum e abstinência da carne, onde se indica consumir alimentos mais leves e simples como modo de penitência. A carne, além disso, é proibida a simbolizar morte e sofrimento de Jesus e como maneira para que o sacrifício Dele seja honrado.

Feriados 2024 Católicos – Corpus Christi – 30/05/24, Quinta-Feira

Feriado de Corpus Christi, apesar de ser bem lembrado, ocasiona várias dúvidas ainda sobre o significado, celebração e data. Uma data que é celebrada no país a partir do século 16. O termo deste feriado já indica o significado, “Corpus Christi”, no latim, significa “corpo de Cristo”. Portanto, o feriado foi aplicado como maneira para celebração do corpo e sangue de Cristo, a honrar a morte e ressurreição Dele.

É considerada a comemoração do feriado pela Igreja Católica como uma das festas de maior importância desta religião, por fazer homenagem para Eucaristia, portanto, para ritual em que recebem na missa os fiéis, a hóstia, que o Padre entrega como parte do corpo de Cristo.

Teve início a celebração do feriado pela Igreja Católica no século 13, depois que o Papa Urbano IV soube do relato de Juliana de MontCornillon, freira belga. Juliana dizia ter sonhos e visões indicadores de sinais de que precisava a Igreja gerar uma maneira de comemoração adequadamente do sacramento da eucaristia.

Soube ainda o Papa Urbano IV da história de Pedro de Praga, sacerdote, que de fato presenciou hóstia a jorrar sangue na cerimônia eucarística na Itália, Bolsena. Depois disso, a comemoração se popularizava aos poucos entre países do catolicismo adeptos até que chegou ao território brasileiro, com influência de portugueses, isso no século 16.

Comemoração de Corpus Christi nos Feriados 2024 Católicos

Na realidade, o dia para celebrar Corpus Christi altera de ano em ano, já que acontece 60 dias depois da Páscoa sempre, ou seja, na quinta-feira seguinte do Domingo da Santíssima Trindade. E essa é uma das normas para celebrar. Corpus Christi deve ser, de forma obrigatória, na quinta-feira.

Devido a carregar simbologia de que ocorreu a Última Ceia nesta data da semana, quando Cristo, anteriormente à morte Dele, falou para os discípulos Dele que representa o pão, o corpo Dele, e o vinho, o sangue.

Acontece a celebração deste feriado no país pelos Estados todos, com missas e ritual de enfeitar com tapetes as ruas, feitos no chão que levam para igreja, em anterior noite do feriado. É realizada a confecção dos tapetes através da união de centenas de pessoas que usam os materiais diversos, como café, areia colorida, cascas de ovos, sal, para desenvolvimento de imagens representando símbolos de destaque à fé católica, como vinho e hóstia.

Segundo a Bíblia e a tradição, representam os tapetes a trajetória feita por Jesus no caminho Dele para Monte das Oliveiras, onde as últimas noites, passou, anteriormente à crucificação. Será o caminho, na prática, por onde passará a procissão que carrega a hóstia, simbolizando corpo de Jesus, e então seguida por fiéis.

Destaca-se entre as cidades mais populares por tal celebração, Ouro Preto, Minas Gerais. A tradição começou nas suas ruas de paralelepípedo e assim, é uma das localidades mais indicadas quando se deseja acompanhar a procissão deste feriado, que apresenta quilômetros de tapetes, e mantém a tradição de celebrações religiosas, viva, em várias igrejas da área.

Feriados 2024 Católicos – Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil – 12/10/24, Sábado

É o único feriado nacional para outubro, o Dia de Nossa Senhora Aparecida, sendo comemorado em 12 de outubro, homenageando a Padroeira do país, que é ainda uma Santa de importância única na fé católica.

De acordo com a história, no ano de 1717, pescadores do interior paulista, Guaratinguetá, pescavam no rio Paraíba do Sul ao especial jantar, sob ordens do governante da Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, Pedro Miguel de Almeida Portugal e Vasconcelos.

Ao passo que partiriam, João Alves, um dos homens, lançou a rede mais uma vez, e apanhou uma imagem de Maria, e então enrolou no manto. Desde então, as redes deles se enchiam de peixes, de fato a primeira intercessão para a Santa, creditada.

Por 15 anos ficou exposta a imagem na cidade, em uma casa. Crescia a devoção entre as pessoas da região, e ocorreram relatos de milhares aos que pediam diante da Santa. Espalhava-se pelo Brasil a fama da imagem, e foi erguida uma capela a ela.

Em 1822, em 20 de abril, o príncipe regente do país, Dom Pedro, a capela visitou. Em 1834, já que o número de fiéis seguia a aumentar, começava a construção da igreja maior, Basílica Velha de Aparecida atual, com inauguração em 1888.

Rainha do Brasil

Foi proclamada Rainha do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e padroeira do país em 16 de julho de 1930, através do decreto do Papa Pio XI. Foi decretada oficialmente, por Lei 6.802, de 30 de junho de 1980, feriado à devoção desta Santa, a data 12 de outubro.

Nessa lei também o Estado então reconhece como Padroeira, Nossa Senhora Aparecida. Por causa da importância no imaginário popular no Brasil, da Santa, foi iniciada em 1946 a construção do santuário no interior de São Paulo, em Aparecida, dedicado para a Santa. Foi fundado o município para homenageá-la, em 1928.

Papa João Paulo II, no ano de 1980, ano de inauguração do santuário, ao visitar o país, o lugar consagrou como basílica e santuário nacional. O Papa Francisco em 2016 elevava a basílica como Catedral da Arquidiocese de Aparecida. A cada ano, se dirigem para o santuário, milhões de fiéis, a realizar e pagar promessas.

E Sobre o Dia das Crianças?

Marca também 12 de outubro no Brasil, o Dia das Crianças. Porém, esta celebração não tem associação com religião e apareceu antes do feriado da Santa. O Rio de Janeiro em 1923, que era capital do Brasil, sediava o 3° Congresso Sul-Americano da Criança.

O deputado federal, Galdino do Valle Filho, aproveitava o clima do congresso para produzir projeto com foco em criar dia nacional voltado para as crianças. O deputado tinha a ideia que existisse reflexão acerca da condição das crianças do Brasil.

A celebração em 12 de outubro fazia parte da proposta, dia em que chegava à América, Cristóvão Colombo. Foi aprovado o projeto dele, e foi oficializado o Dia das Crianças no decreto publicado em 1924, por presidente Artur Bernardes.

No entanto, apenas a partir de 1955, quando a Estrela, fabricante de brinquedos, usava o dia para lançar campanha nacional à comercialização dos produtos dela, que passava a ser visto o Dia das Crianças como de relevância em calendário do Brasil, transformando-se em símbolo para as crianças de distribuição de brinquedos.

Mais nações, como Portugal e Japão, têm também feriado nacional à celebração das crianças, porém, em dias diferentes.

Feriados 2024 Católicos – Finados – 02/11/24, Sábado

Dia de Finados foi instituído por Odilo de Cluny, no século XI, sendo ritual de despedida que auxilia para demarcar estado de luto. Um feriado que gera reflexão de eventos inexoráveis para as pessoas, ou seja, nascer, a vida e a morte. Sociólogo Nobert Elias, em A Solidão dos Moribundos, diz que “Só o homem, dentre os seres vivos, sabe que vai morrer.”.

Assim, implicações de manifestações humanas sobre morte para vida de pessoas e sociedade seguem de reverberação dos registros arqueológicos da Pré-História, e dos costumes. Representam então, práticas dos rituais fúnebres, os eventos inexoráveis para o ser humano, nascer, vida e morte.

Portanto, 2 de novembro é predominado por celebrar Dia de Finados, sendo um dos rituais religiosos mais importantes em relação à tradição cristã nas nações ocidentais. Rituais de despedida, desde tempos remotos, auxiliam para demarcar estado de luto, a reconhecer perda de ente que se foi.

Reflexões Sobre a Morte – Dia de Finados em 2024

Por milênios, justamente por consciência da própria morte, proteção contra próprio aniquilamento e de comunidade se mostrou função central para grupos humanos. Existem muitas maneiras de as pessoas lidarem com o conceito de finitude da vida, ou evitar a noção através de mitologização do fim da vida, encobrir a ideia indesejada, por crença em imortalidade ou encarar como caso de existência e acertar a vida com essa realidade.

Atualmente, para Nobert Elias, estudioso, existe tendência para crença em imortalidade própria e para afastar ideia da morte. Expectativa de vida, comparada com mais fases históricas, se tornou mais alta, por meio de avanços de medicina, prevenir e tratar doenças. Mais previsível se tornou a vida, a demandar grau maior de controle, antecipação.

De maneira diversa aos séculos anteriores, quando era familiar e corriqueiro o espetáculo da morte, então a morte passava a ser ocultada, isso por trás da rotina cotidiana e bastidores da vida social. Sua expressão e sentimentos viraram tabu, e deixava a morte de ser frequente tema nos diálogos, como em outros tempos, foi.

Como Surgiu o Feriado de Finados?

Dia de Finados ou Dia dos Mortos, este feriado em que católicos rezam para auxiliar almas no purgatório a conquistarem paz celestial, viu seu dia fixado em 2 de novembro no século XI, na França, por Odilo de Cluny, 962-1049.

Desenvolvia-se a crença, neste contexto, de que através das orações, penitências e mais atos de religiosidade dos vivos, era possível, fazer com que almas no estado de espera pudessem ser recebidas finalmente por Deus.

Tais práticas foram influenciadas ainda por vários relatos místicos do final da Antiguidade e início da Idade Média, em que existiam descrições de almas a sofrer as punições no Além e a pedir que vivos orassem pelas mesmas.

Sepultar os mortos em igreja possibilitava para comunidade perceber a continuidade da presença de seus entes pelas vidas terrenas, auxiliando o conceito cimentar, da Igreja, como comunidade peregrina, portanto, os vivos, sofredora, com as almas no Purgatório em purificação, e também triunfante, sendo as almas santas no Paraíso.

Diz a Nova Enciclopédia Católica que “durante toda a Idade Média era popular a crença de que, nesse dia, as almas no Purgatório podiam aparecer em forma de fogo-fátuo, bruxa, sapo, etc.”. O primeiro a celebrar o Dia de Finados, foi Odilo, em 2 de novembro, determinando que fiéis deveriam dar esmolas, jejuar, e participar da missa.

Prestígio da comunidade dele em Cluny, e de Odilo, que era uma das de maior influência na Europa naquele momento, induziu a prática se espalhar de modo relativamente rápido por cristandade. A doutrina atual, em essência, da Igreja Católica segue ainda tais pressupostos. Sendo a recomendação que os católicos nesta data, façam comunhão e confissão, e visitem cemitério para orar por defuntos, sem contar ainda rezar pelo Papa.

Você pode Curtir esses assuntos:

Feriados 2024 Católicos – Natal – 25/12/24, Quarta-Feira

Uma das datas mais importantes para os católicos, o Natal. A celebração, com a Páscoa, tem Cristo como ponto central. Celebra-se na Páscoa, a ressurreição de Jesus, e a memória no Natal é sobre o nascimento.

Da perspectiva bíblica, o nascimento de Cristo simboliza entrada de Deus em essência humana. É a expressão clássica, “o verbo se fez carne”. Significa assim a manifestação do Senhor na carne humana, para que pudessem os homens entende-Lo melhor.

Não fala a Bíblia que “o Natal é isso”, somente que nasceu Cristo. É que Deus veio viver entre os homens, para fé cristã, Ele tornou-se igual aos homens. Não é a celebração do aniversário de Cristo, o Natal, porém, onde os cristãos recebem o chamado para reflexão acerca da encarnação de Jesus.

É errado concluir que Jesus nasceu em 25 de dezembro, já que muitas pessoas pensam assim, se celebra o Natal o nascimento de Cristo nessa data. Sabe-se que não há qualquer clara informação nas Escrituras acerca da data do nascimento de Cristo. O nascimento de Jesus, em determinadas tradições antigas, teria ocorrido em Nazaré.

Vale enfatizar que Cristo não nasceu no dia 25 de dezembro. Assim, de onde apareceu a relação entre 25 de dezembro e Natal? Uma festa pagã é a origem, que foi cristianizada. Tornou-se simbólico o dia 25 de dezembro para que os fiéis celebrem a encarnação de Cristo.

Esta data é devido ao solstício de inverno, este celebrado na França. Celebram isso os romanos. Esta festa a celebrar o Deus Sol foi então cristianizada. Portanto, quem é o Sol, a luz que nunca se apaga? De fato, Jesus Cristo. Já direcionado para cristianismo, o Natal, passava a fazer parte do calendário em 25 de dezembro em torno do ano 350.

Tradições do Natal para o católico em 2024

Celebração religiosa para o Natal apenas foi iniciada no século IV, ao passo que Papa Júlio I levava a cabo o exaustivo estudo associado à data de nascimento de Cristo e terminou por determinar de modo oficial, 25 de dezembro, às comemorações. Mais celebrações, posteriormente, que consideravam por base os rituais pagãos ou romanos, tiveram adaptação e foram transformadas à inserção em âmbito de comemorações cristãs.

A Estrela

Foi introduzido o elemento religioso por meio da seleção dos motivos piedosos a decorar árvores como velas, hoje as luzes elétricas, anjos, e então a estrela, que geralmente é colocada no topo, representando a Estrela de Belém, guia dos Reis Magos.

Em maioria das nações, um abeto é a árvore usada, de folha perene que segue viçosa pelo inverno, no entanto, em Portugal, é mais usado o pinheiro por chamar mais atenção no tipo de clima.

Árvore de Natal

A Árvore de Natal é uma das tradições de relevância dessa época. Sem dúvida, o culto da natureza dos tempos pagãos está em origem da celebração da árvore, porém foi adaptada oficialmente somente às celebrações na Alemanha no ano de 1539.

Depois, a árvore passava ao mundo inteiro, em especial por meio dos casamentos com celebração entre famílias reais, levando a propagar este costume a mais nações europeias e após, ao restante do planeta por meio da colonização.

Presépio

Presépio de Natal se mostra antiga tradição, apareceu no século XIII, e hoje ainda existe em grande parte das casas. As imagens iniciais representando Natividade foram geradas nos mosaicos pelo interior de templos e igrejas, a remontar ao século VI.

Iniciou São Francisco a divulgar o conceito da criação de figuras em barro, representando ambiente de nascimento do Cristo. Foi construído o primeiro presépio em 1224, por São Francisco, com celebração de missa descrita como com especial ambiente divino verdadeiramente. Daí em diante, o conceito se propagava aos conventos e nobres casas, onde se tornavam as representações cada vez então mais luxuosas.

Cartões de Natal

Cartões de Natal são importantes para o Natal também, com criação há pouco tempo relativamente. Henry Cole, um inglês, que criou essa maneira original para envio de votos pelo correio, de boas festas. Apareceu a inovação por causa da diminuição substancial que custos de envio do correio tiveram, isso em meados do século XIX.

Assim, enviar felicitações era acessível para todos. Mesmo que tivesse demorado um tempo esta tradição religiosa para acostumar com este hábito, é muito popular atualmente.

Presentes de Natal

Tornaram-se os presentes um ritual obrigatório. E mesmo sendo apontadas razões religiosas para oferta das prendas, possui raízes mais antigas. No mês de dezembro, já passada a metade primeira de rigores do inverno, era pontuada a celebração pelo consumo enorme de alimentos.

Já que cada agricultor possuía própria especialidade, apareceu a tradição de troca de produtos, de modo que todos consumissem determinada variedade. Romanos então reforçaram tal hábito, a aumentar valor e volume de ofertas. Depois, cristãos esse costume adaptaram, a simbolizar oferta dos presentes altruísmo do católico ideal, patente em presentes que Reis Magos levaram para Menino Jesus.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Isso a gente recomenda:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Livro Um Olhar que Cura: Terapia das Doenças Espirituais do Padre Paulo Ricardo - Um Guia de Cura e Transformação Espiritual para Jovens Católicos

Livro “Um Olhar que Cura”, do Pe. Paulo Ricardo, um guia essencial para os jovens católicos

Livro Um Olhar que Cura: Terapia das Doenças Espirituais do Padre Paulo Ricardo é uma leitura essencial para os jovens católicos. Veja Aqui!

2 Comentários

  1. Acho que proclamação da República não é um feriado católico.Assim como Tiradentes e dia do trabalho .

    • ótima colocação sobre os feriados 2024 católicos Aline. Muito obrigado e que Deus te abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner para entrar no grupo dos jovens católicos no whatsapp