Corpus Christi 2023 é feriado

Corpus Christi 2023 ❤️ é feriado, veja o significado

Material para catequese infantil da igreja católica

Conhecida como Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, o feriado de Corpus Christi 2023, esta festa honra Jesus Cristo, realmente, verdadeiramente, e substancialmente Presente sob as aparências do pão e vinho.

Esta Presença acontece através da mudança que a Igreja chama de transubstanciação (mudança de substância), quando na Consagração da missa, o padre diz as palavras que Cristo pronunciou sobre o pão e vinho, “Este é Meu Corpo”, “Este é o cálice do Meu Sangue”, “Fazei isto em memória de Mim”. Em 2023, a Solenidade de Corpus Christi 2023 é em 8 de junho.

Razão para Celebração de Corpus Christi 2023 pelos Católicos

A Igreja Católica honra a Presença de Cristo na Sagrada Eucaristia com uma festa especial devido à Santa Juliana de Liège, uma canonesanorbertina do século 13, da Bélgica.

Ela tinha um grande amor pela Eucaristia. Quando tinha 16 anos, teve uma visão em que a Igreja era uma lua cheia com uma mancha escura.

A mancha escura significa que a Igreja falta de uma festa dedicada apenas para o Corpo e Sangue de Cristo. Mesmo embora ela tivesse essa visão várias vezes, Santa Juliana não acha que pudesse fazer algo para ajudar a instituir esta festa.

Assim, ela manteve isso em segredo por muitos anos. Uma vez que ela foi eleita prioresa, ela finalmente contou ao seu confessor, que por vez disse ao bispo. Isso eventualmente levou à festa universal de Corpus Christi 2023.

Significado do Corpus Christi 2023

As palavras latinas Corpus Christi traduzem para Corpo de Cristo. A Eucaristia é a “fonte e ápice da vida cristã”. Na Eucaristia, Jesus representa para benefícios das pessoas Sacrifício Dele no Calvário (Lucas 22:19-20, 1 Coríntios 11:26-29), Ele dá-Se para os fiéis na Santa Comunhão (Êxodo 16:4,35; João 6:1-14, 48-51), e permanece entre os fiéis até o fim dos tempos (Lucas 24:13-35; Mateus 28:18-20).

Ele vem para as pessoas nesta forma humilde, fazendo Dele vulnerável, por amor a cada ser humano. Ainda, como Deus, o Corpo e Sangue de Cristo merecem maior respeito e amor dos fiéis, assim como adoração. São Francisco de Assis disse, “… neste mundo, eu não posso ver o Altíssimo Filho de Deus com meus olhos, exceto pelo Santíssimo Corpo e Sangue Dele”. Papa Francisco fala, “A cada ano a festa de Corpus Christi nos convida para renovar admiração e alegria por este dom maravilhoso do Senhor, que é a Eucaristia”.

Quando é a Solenidade do Corpus Christi 2023?

A data tradicional para Corpus Christi é a quinta-feira após o Domingo da Trindade, domingo depois de Pentecostes. Quinta-feira foi escolhida porque era o dia em que a Última Ceia foi celebrada.

Muitas províncias eclesiásticas, no entanto, celebram no domingo seguinte, para que mais pessoas possam participar. Onde ocorre na quinta-feira, é um dia santo de guarda, ou seja, católicos devem participar na missa.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

A Procissão

Sempre que a Eucaristia é exposta para adoração do povo, é colocada em vaso sagrado chamado de Ostensório, cujo vidro transparente permite a visualização da Sagrada Hóstia.

Tal Exposição pode levar várias formas, no altar em paróquia, para adoração e oração, devoções públicas como Bênção Eucarística, e procissões públicas no Corpus Christi 2023, ou em outros momentos.

Em países católicos, tais procissões muitas vezes seguem pela cidade toda. O fiel geralmente canta e reza, tudo em honra do Rei Eucarístico.

Esta prática começou no século 14, e foi promovida por papas, concílios, e santos como uma maneira maravilhosa para mostrar importância suprema da Eucaristia e amor que os fiéis têm por Ele.

Você pode Curtir isso:

Santa Eucaristia

A Santa Eucaristia é o maior dos 7 Sacramentos. A Igreja Católica ensina que na Eucaristia, Senhor Jesus Cristo, o verdadeiro Deus e verdadeiro homem, é realmente e substancialmente presente sob aparências do pão e vinho.

O Senhor não é meramente simbolizado pelo pão e vinho; nem Ele é presente apenas através da fé dos presentes. Ao invés, as 2 coisas materiais, o pão e vinho, são completamente mudadas em Corpo e Sangue de Jesus Cristo, deixando para trás apenas as aparências sensíveis.

Assim, embora as palavras da consagração faladas pelo padre, Jesus, sem cessar de estar presente de forma natural no céu, é também presente sacramentalmente, Corpo, Sangue, Alma e Divindade, onde quer que estejam presentes os elementos consagrados.

A Eucaristia é discutida muitas vezes na Sagrada Escritura em sua raiz significando “dar graças” (Salmos 9:1, Colossenses 3:17). Dar graças, ou abençoar Deus, era o elemento essencial das orações do templo, sinagoga, e vida diária para Israel.

Há muitos exemplos, no Antigo Testamento, onde a Eucaristia é prefigurada mesmo nas suas formas sacramentais, como oferta de Melquisedeque de pão e vinho, Gênesis 14:18-20, a Páscoa, e maná que sustentou Israel até que poderia entrar na Terra Prometida.

Cristo da mesma forma, sempre deu graças ao Pai Dele, pelas dádivas boas Dele. Isso é especialmente registrado em contextos onde Ele antecipou as formas da adoração da nova aliança.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp