Therese Martin, Santa Terezinha, foi a última das 9 crianças nascidas de Louis e Zelie Martin em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, França. No entanto, apenas 5 destas crianças viveram para chegar à vida adulta.
Teresa, precoce e sensível, precisava de muita atenção. Sua mãe morreu quando ela tinha apenas 4 anos de idade. Como resultado, seu pai e irmãs protegeram a pequena Teresa. Ela tinha um espírito que desejava tudo.
História da Vida da Santa Teresinha
Aos 14 anos de idade, na véspera de Natal em 1886, Teresa teve uma conversão que transformou a vida dela. A partir de então, sua energia poderosa e espírito sensível foram virados para o amor, ao invés de manter-se feliz.
Aos 15 anos, ela entrou no convento carmelita em Lisieux para dar toda a sua vida a Deus. Ela tomou o nome religioso de Santa Terezinha do Menino Jesus e da Santa Face.
Vivendo uma vida reclusa, simples, de oração, ela foi dotada de grande intimidade com Deus. Através da doença e noites escuras de dúvida e medo, ela permaneceu fiel a Deus, enraizada em Seu amor misericordioso.
Após uma longa luta contra a tuberculose, ela morreu em 30 de setembro de 1897, aos 24 anos de idade. Suas últimas palavras foram a história da vida dela, “Meu Deus, Eu Te Amo!”.
O mundo conheceu Teresa através da sua autobiografia, “História de uma Alma”. Ela descreveu a própria vida como “pequena forma de infância espiritual”.
Ela viveu cada dia com uma confiança inabalável no amor de Deus. “O que importa na vida”, ela escreveu, “não são grandes feitos, mas grande amor”.
Teresa viveu e ensinou uma espiritualidade de atender a todos e tudo bem e com amor.
Ela acreditava que apenas como uma criança fica encantada com o que é antes dela, as pessoas devem ter um foco como de criança e amor totalmente atento.
A espiritualidade de Santa Terezinha é de fazer o comum, com amor extraordinário.
Santa Terezinha levou a sério o caminho da perfeição escrito por sua fundadora Santa Tereza de Jesus (Santa Tereza D’Ávila). Porém, Terezinha revelou ao mundo que a perfeição e a santidade podem estar nas pequenas coisas, nos pequenos gestos e obrigações cotidianas que fazemos com amor.
Ela dizia: Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração.
Pequena Flor de Deus
Ela amava flores e se via como a “pequena flor de Jesus”, que dava glória a Deus apenas por ser bonita e pequena entre todas as outras flores no jardim de Deus.
Por causa desta bonita analogia, o título “pequena flor” permaneceu com Santa Terezinha. A sua inspiração e presença poderosa do céu tocou muitas pessoas, rapidamente.
Ela foi canonizada pelo Papa Pio XI em 17 de maio de 1925. Tivesse ela vivido, ela teria apenas 52 anos de idade quando foi declarada uma Santa.
“Minha missão, para fazer Deus amado, vai começar após minha morte”, ela disse. “Eu vou passar o meu céu fazendo o bem na Terra. Eu vou deixar cair uma chuva de rosas”.
Rosas têm sido descritas e experimentadas como assinatura de Santa Teresa. Inúmeros milhões foram tocados pela intercessão dela e imitam “a pequena forma” dela.
Ela tem sido aclamada como “a maior santa dos tempos modernos”. Em 1997, Papa João Paulo II declarou Santa Teresa uma Doutora da Igreja, a única Doutora do pontificado dele.
Em tributo à maneira poderosa que a espiritualidade dela tem influenciado as pessoas pelo mundo todo. A mensagem de Santa Terezinha é bonita, inspiradora, e simples.
Missionária sem nunca sair do Carmelo
Santa Tereza do Menino Jesus se tornou a padroeira das missões sem nunca ter saído do Carmelo. Ela dizia: Compreendi que a igreja tinha um Coração, e que este coração ardia de Amor.
Compreendi que só o Amor fazia os membros da igreja agirem, que se o Amor viesse a se apagar, os Apóstolos não anunciariam mais o Evangelho, os Mártires se recusariam a derramar seu sangue…
Por isso, ela dizia: No coração da Igreja, serei o amor. Dizia sempre que o que conta é o amor, só o amor. É contemplar no outro a pessoa de Jesus. Para ela ser missionário não é uma questão de geografia e sim uma questão de amor.
Falecimento de Santa Terezinha
Santa Tereza do Menino Jesus sofreu por quase 3 anos de tuberculose, que, naquela época não tinha cura. Chegou a dizer que jamais pensou que fosse capaz de sofrer tanto, mas teve paciência e fez tudo por amor, sem jamais reclamar nem murmurar.
Faleceu no dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos.
No leito de morte as monjas rezavam e anotavam tudo que ela dizia. Sua última frase foi: Não me arrependo de haver-me entregue ao amor. E com o olhar fixo no crucifixo exclamou: Meu Deus, eu te amo. Então, faleceu a jovem que depois foi chamada de a Maior Santa dos tempos modernos.
Devoção a Santa Tereza do Menino Jesus
Antes de ser canonizada Santa Tereza do Menino Jesus foi beatificada em abril de 1923. Sua canonização foi feita pelo Papa Pio Xl, em 1925 no dia 17 de maio. No ano de 1927 foi declarada Patrona Universal das Missões Católicas.
Foi nomeada Padroeira Secundária da França, junto com Santa Joana D’arc. Em 1997 no centenário de sua morte, o Papa João Paulo ll, na Carta Apostólica, Divinis Amoris Scientia, a declara Doutora da Igreja por causa da sua mensagem da Infância Espiritual e da Contemplação da Face de Cristo.
Seus pais, Luis Martin e Zélia Guerin, foram beatificados pela Igreja, no ano de 2008, no dia Mundial das Missões, na basílica de Lisieux, dedicada a Santa Terezinha.
Santa Terezinha Orações
Esta é a oração para Santa Terezinha para obtenção de uma graça:
“Oh! Santa Terezinha do Menino Jesus, modelo de humildade, de confiança e de amor! Do alto dos céus despeje sobre nós estas rosas que levas em teus braços: a rosa da humildade para que vençamos nosso orgulho e aceitemos o jugo do Evangelho; a rosa da confiança, para que nos abandonemos à vontade de Deus e descansemos em sua Misericórdia; a rosa do amor, para que abrindo nossas almas sem medida à graça realizemos o único fim para o qual Deus nos criou a sua Imagem: Amar-Lhe e fazer-Lhe amar, Tu que passas teu Céu fazendo o bem na terra, ajuda-me nesta necessidade e concede-me do Senhor o que te peço, se for para glória de Deus e para o bem de minha alma. Amém.
Rezar um Pai Nosso.”
Ó Santa Terezinha, branca e mimosa flor de Jesus e Maria, que embalsamais o Carmelo e o mundo inteiro com vosso suave perfume, chamai-nos e nós correremos convosco, ao encontro de Jesus, pelo caminho da renúncia, do abandono e do amor. Fazei-nos simples e dóceis, humildes e confiantes para nosso Pai do céu. Não permitais que o ofendamos com o pecado. Socorrei-nos em todos os perigos e necessidades; socorrei-nos em todas as aflições e alcançai-nos todas as graças espirituais e temporais, especialmente a graça que estamos precisando agora, (fazer o pedido). Lembrai-vos ó Santa Terezinha, que prometestes passar vosso céu fazendo o bem a terra, sem descanso, até ver completo o numero de eleitos. Cumpri em nós vossa promessa: sede nosso anjo protetor na travessia desta vida e não descanseis até que nos vejais no céu, ao vosso lado, contando as ternuras do amor misericordioso do Coração de Jesus. Amém.
Frases e Ensinamentos de Santa Terezinha
Santa Terezinha ensina através das frases de amor dela, como as seguintes:
Ó Farol luminoso do amor, eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de me apropriar de Tua chama.
O Senhor é tão bom para comigo, que me é impossível temê-lo.
Não sou um guerreiro que combateu com armas terrestres, mas com a espada do Espírito que é a palavra de Deus.
Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus…
Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo…
Para mim acho que a perfeição é fácil de se praticar, porque compreendi que basta pegar Jesus pelo coração…
É na tua bondade sempre infinita que quero me perder, ó Coração de Jesus!
… Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai.
… Compreendi que meu amor não se devia traduzir somente por palavras.
Não é bastante amar, é preciso prová-lo!
… Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela.
Ó meu Jesus, lutarei por vosso amor até à noite da minha vida.
Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias.
Milagres de Santa Terezinha
Teresa se tornou uma santa por causa da maneira que ela respondia de todo coração ao amor de Deus e a graça do Espírito Santo dentro dela.
Acredita-se que Deus a abraçou na morte dela e compartilhou com ela uma vida ressuscitada de Jesus no céu. Enquanto a Igreja reconheça a santidade de muitas pessoas boas, a canonização oficial é um processo longo.
A Igreja Católica Romana busca definir os sinais antes que oficialmente declara alguém santo. No caso de Santa Terezinha, o processo foi rápido.
Na piedade popular do povo, ela se tornou uma santa nos corações deles mesmo antes da declaração oficial. Uma pessoa é declarada “venerável” quando há evidência da santidade extraordinária e inspiração para os outros.
Isso significa que a causa de sua canonização está sendo buscada. Para mover ao próximo passo de “Beatificação”, 2 milagres certificados são necessários, atribuídos à intercessão dessa pessoa com Deus no céu.
Milagres devem envolver situações onde não há outra explicação natural. E são evidência de intervenção sobrenatural, através da ajuda intercessora.
– 2 Curas Espontâneas
No caso de Santa Teresa, em 1923, a Igreja aprovou 2 curas espontâneas sem explicação pelo tratamento médico.
A Irmã Louise de St. Germain foi curada de úlceras estomacais que tinha entre 1913 e 1916.
A segunda cura envolveu Charles Anne, um seminarista de 23 anos de idade que estava morrendo de tuberculose pulmonar avançada. Na noite que ele pensou que estava morrendo, Charles rezou à Teresa.
Depois, o médico examinador comprovou, “Os pulmões destruídos e devastados tinham sido substituídos por pulmões novos, executando suas funções normais e prestes a reviver o organismo todo. Um
ligeiro emagrecimento persiste, que vai desaparecer dentro de alguns dias sob uma dieta assimilada regularmente”.
Estes 2 milagres resultaram em Teresa se tornando beatificada. Uma vez que ela foi declarada Abençoada, levou apenas 2 anos para os 2 próximos milagres necessários a serem aprovados.
– Mais 2 Curas
Em 1925, 2 curas tinham sido investigadas e julgadas sobrenaturais, através da intercessão de Santa Terezinha. A primeira envolveu Gabrielle Trimusi de Parma, Itália.
Gabrielle tinha sofrido de artrite do joelho e lesões tuberculosas nas vértebras. A cura final envolveu Maria Pellemans de Schaerbeck, Bélgica.
Maria sofria de tuberculose pulmonar que tinha se espalhado, como a doença de Teresa tinha, aos intestinos.
O diagnóstico de tuberculose pulmonar e intestinal foi feito pelo Dr. Vandensteene, que também examinou Maria depois que ela retornou de visitar o túmulo de Teresa.
O médico comprovou, “Eu encontrei a senhorita Pellemans literalmente transformada. Esta jovem mulher, sem fôlego do menor movimento, se movimenta sem fadiga; ela come tudo dado a ela, com apetite muito bom. O abdome não apresenta um ponto sensível, quando anteriormente a menor pressão produzia dor severa. Todos os sintomas de ulceração tubercular do intestino desapareceram”.
Em relatórios anteriores ao retorno de Maria para saúde, 2 outros médicos confirmaram o diagnóstico do Dr. Vandensteen de tuberculose pulmonar e intestinal.
Em 17 de maio de 1925, Teresa foi oficialmente declarada uma Santa pelo Papo Pio XI.
Posição da Igreja Católica Sobre Santa Terezinha do Menino Jesus
O impacto de A História de uma Alma, uma coleção de manuscritos autobiográficos dela, impressos e distribuídos um ano após sua morte a uma audiência inicialmente muito limitada, foi significativo.
Papa Pio XI fez dela a “estrela do pontificado dele”. Pio X assinou o decreto para abertura do processo de canonização em 10 de junho de 1914.
Papa Bento XV, para acelerar o processo, dispensou o habitual atraso de 50 anos exigido entre morte e beatificação.
Em 14 de agosto de 1921, ele promulgou o decreto sobre as virtudes heróicas de Teresa a declarando “Venerável”. Ela foi beatificada em 29 de abril de 1923.
Teresa foi canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI, apenas 28 anos após a morte dela.
O Legado de Santa Tereza do Menino Jesus
Santa Terezinha escreveu três manuscritos a pedido de sua irmã Paulina. Esses manuscritos são sua autobiografia e foram publicados em 1898 com o título de História de uma Alma, livro que, posteriormente, veio a se tornar um dos maiores best sellers da história.
Em seus escritos, Terezinha ensina a teologia profunda da simplicidade: a pequena via. Um caminho de santidade baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano que, quando feitos com amor, produzem frutos de santidade.
Ela dizia que não tinha forças para fazer as grandes obras heróicas dos santos famosos da Igreja, mas só conseguia fazer pequenas coisas. Mas nessas pequenas coisas estava o segredo de sua santidade. Pegar um alfinete caído no chão, com amor, produz fruto de santidade.
Assuntos católicos relacionados
- Aprenda a fazer a novena completa de Santa Terezinha das Rosas
- Todas as frases e mensagens de Santa Teresinha do Menino Jesus
- Aprenda como rezar a poderosa oração católica de Santa Terezinha das Rosas para alcançar uma graça
- Totus Tuus Mariae, saiba seu importante significado para os católicos
- Aprenda como pedir a intercessão de Maria junto a Jesus
- Quem são as 4 santas mulheres consideradas as Doutoras da Igreja Católica
Qual Dia de Santa Terezinha?
O dia de Santa Terezinha do Menino Jesus é 1 de outubro.
– A Santa Face de Jesus
A devoção para Santa Face de Jesus foi promovida por outra freira carmelita, a Irmã Marie of St Peter em Tours, França, em 1844.
Então por Leo Dupont, também conhecido como Apóstolo da Santa Face que formou a “Arquiconfraternidade da Santa Face” em Tours em 1851.
Teresa se juntou a esta confraternidade em 26 de abril de 1885. Seus pais, Louis e Zélie Martin, também tinham rezado no Oratório da Santa Face, originalmente criado por Dupont em Tours.
Esta devoção para Santa Face de Jesus foi baseada em imagens do Véu de Verônica, como promovido por Dupont, ao invés do Sudário de Turim, cuja imagem primeiro apareceu em um negativo fotográfico em 1898.
Em 10 de janeiro de 1889, ela recebeu o hábito e recebeu o nome de Teresa do Menino Jesus. Em 8 de setembro de 1890, Teresa fez seus votos.
A cerimônia de tomar o véu seguiu no dia 24, quando ela acrescentou ao seu nome na religião, “da Santa Face”, um título que estava para se tornar cada vez mais importante no desenvolvimento e caráter da vida interior dela.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!
One comment
Pingback: Rosa de Belém é um artigo religioso ou apenas uma joia? A verdade Aqui!