Escapulário, saiba o significado para os jovens católicos, como usar, oração e proteção divina
Escapulário, saiba o significado para os jovens católicos, como usar, oração e proteção divina

Escapulário, saiba o significado para os jovens católicos

O escapulário, do latim scapulae, “ombros”, é um objeto cristão suspenso nos ombros. Há 2 tipos , o escapulário monástico e o escapulário devocional, embora as duas formas possam simplesmente ser referidas como “escapulário” .

Como um objeto de religiosidade popular, serve a lembrar quem usa de seu comprometimento a viver uma vida cristã.

Ele pode ter surgido de uma peça parecida com veste oficial de tecido usada por monges.

O item 55 da Regra de São Bento, datando do século 7 se refere ao uso do escapulário.

Na Igreja Ocidental, os elementos chaves do hábito de um monge eventualmente se tornaram a túnica, cinta, esse adereço e capuz.

O traje da freira incluía a túnica, o escapulário e véu de cabeça.

Alguns autores interpretam esse adereço como veste oficial simbólica com base no fato que monges e freiras, quando engajados com algum trabalho manual, tendem a cobrir com uma veste oficial protetora ou cuidadosamente o arrumar ou lançar a extensão de frente para trás sobre seus ombros para evitar que fique no caminho.

Como usar o escapulário da maneira correta, ele trás proteção contra o que, veja como é a oração completa
Saiba o significado, oração e como usar o escapulário católico

Monástico e Escapulário Devocional

O “escapulário de ouro monástico” apareceu inicialmente, talvez tão cedo quanto o século 7 na Ordem de São Bento.

É uma espécie de tecido de comprimento grande suspenso na frente e parte de trás dos ombros de quem usa, muitas vezes alcançando os joelhos. E pode variar em forma, cor, tamanho e estilo.

Os monásticos se originaram como vestes oficiais usadas pelos monges medievais, e foram mais tarde estendidos aos hábitos para membros de organizações religiosas, ordens ou confraternidades.

Os escapulários monásticos agora formam parte do hábito de monges e freiras em muitas ordens cristãs.

O “escapulário de ouro devocional” é um item muito menor e evoluiu do escapulário monástico.

Estes podem também ser usados pelas pessoas que não são membros de uma ordem monástica.

A Comunhão Anglicana os considera sacramentais.A versão devocional geralmente consiste de 2 partes pequenas de tecido, madeira ou papel laminado, geralmente retangular, de tamanho pequeno, que pode apresentar imagens religiosas ou texto.

Estas são agrupadas por 2 faixas de tecido, e quem usa posiciona um quadrado no peito deixa as faixas uma em cada ombro, e o segundo quadrado caído nas costas.

Em muitos casos, ambas as formas desse adereço surgem com uma série de promessas para o fiel que usa.

Algumas das promessas são enraizadas em tradição, e outras foram formalmente aprovadas por líderes religiosos.

Para os católicos romanos, por exemplo, ao longo dos séculos vários papas aprovaram indulgências específicas para escapulários, como para alguns outros objetos da religiosidade popular.

Investimento, Bênção e Regras

Embora cada um tenha suas próprias qualificações particulares e uso, a Igreja Católica Romana determinou certas regras que se referem a todos seus tipos, sejam escapulários monásticos ou devocionais.

Ele é associado com confraternidade deve ser investido por um representante ordenado daquele grupo.

O associado com um mistério ou devoção pode simplesmente ser abençoado por um padre e dado a quem usar. Para receber os benefícios ou indulgências concedidas, Ele geralmente deve ser usado constantemente.

E pode ser colocado à parte por um tempo, mas, durante este período, a pessoa não recebe os benefícios do escapulário.

O usuário não pode conferir os benefícios sobre Ele já equipado.

Deve o usuário usá-lo novamente, os benefícios são novamente concedidos.

A versão devocional deve estar em boa condição com as 2 faixas intactas, o escapulário de ouro é uma alternativa popular atual para uso.

Escapulários múltiplos devem ser usados com as mesmas faixas, mas as faixas devem ter a cor daqueles prescritos pelo escapulário com a maior preeminência, e este escapulário deve ser principal com os outros atrás para precedência.Se um fica danificado o ao ponto onde não pode estar em bom reparo, deve ser substituído.

No entanto, não é necessário para o usuário ser reinvestido já que é a devoção do usuário, não o objeto em si, que confere o benefício Dele.

O escapulário de prata ou ouro é item bastante comum usado pelas pessoas nos dias de hoje.

Escapulário de Ouro Devocional

Entre as variedades é possível citar o monástico, o reduzido não monástico, e o devocional que é o popular na atualidade para uso.

Os escapulários devocionais são objetos de religiosidade populares principalmente usados pelos católicos romanos, assim como anglicanos e luteranos, pensados a mostrar o juramento de quem usa para uma confraternidade, santo, ou estilo de vida, assim como lembrar o usuário dessa promessa.

Alguns devocionais apresentam imagens, ou versos de escritura sagrada.

Os devocionais normalmente consistem de 2 partes retangulares de tecido, lã ou outro tecido que são ligados por faixas.

Um retângulo fica sobre o peito do usuário, enquanto o outro fica nas costas, com as faixas seguindo pelos ombros.

Alguns deles têm extras faixas pelos braços e ligando os retângulos para evitar que saiam do lugar por baixo da camada de cima das roupas do usuário.

As raízes dos devocionais podem ser registradas para reunião dos leigos em confraternidades para direção espiritual, através da qual o fiel seria nomeado de algum emblema ou símbolo de afiliação e devoção.

A imagem ou mensagem no escapulário normalmente reflete o foco da ordem, tradição ou devoção favorecida, com o escapulário de ouro se destacando no gosto das pessoas.

Os escapulários devocionais e as indulgências ligadas a eles cresceram com o crescimento das confraternidades católicas durante os séculos 17 e 18.

Enquanto um número de escapulários inteiramente tem Cristo como seu centro, a maior parte deles muito difundidos como o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, e o Escapulário Azul da Imaculada Conceição se relacionam às devoções marianas e consagrações.

Os ensinamentos oficiais da Igreja Católica indicam que o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é uma das devoções mais altamente recomendadas marianas.

Isso foi o caso através dos séculos, e mais recentemente com os papas, incluindo Pio XII, Paulo VI e João Paulo II, que afirmou que recebeu seu primeiro Escapulário de Nossa Senhora do Carmo aos 10 anos de idade quando sua devoção mariana estava se formando e ele continuou a usar em seu papado.

Escapulários Devocionais Aprovados pela Igreja Romana

A Enciclopédia Católica lista 18 escapulários pequenos aprovados pela Igreja Romana, dentre eles o Branco da Ordem da Santíssima Trindade, de 1193, o Branco de Nossa Senhora das Mercês, de 1218, o  Azul da Imaculada Conceição.

O Vermelho do Precioso Sangue, o Preto da Paixão, de 1720, o Vermelho da Paixão, de 1846. De todos os tipos reconhecidos pela Igreja Romana, o mais conhecido, e talvez o mais popular, seja o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Escapulário de ouro Nossa Senhora do Carmo

O Escapulário de ouro de Nossa Senhora do Carmo, é o hábito da Ordem dos Carmelitas e Ordem dos Carmelitas Descalços, ambas das quais têm Nossa Senhora do Carmo como sua padroeira.

Em sua pequena forma, é amplamente popular dentro da Igreja Católica como um artigo religioso e provavelmente serviu como o protótipo para todos os outros escapulários devocionais.

E uma escolha preferida pelas pessoas atualmente, é optar por comprar escapulário de ouro.

O dia da festa de liturgia de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, é popularmente associado com a devoção a esse adereço. Segundo a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos do Vaticano, este  é um “sinal externo da relação filial estabelecida entre a abençoada Virgem Maria, Mãe e Rainha do Monte Carmelo, e os fiéis que os confia totalmente à proteção dela, que têm recurso a sua intercessão maternal, que são atentos da vida espiritual e prioridade e a necessidade para oração”.

Ensinamento Oficial do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo

O estudioso carmelita Fr. Kieran Kavanaugh, OCD sumariza a posição oficial da Igreja Católica sobre este Ele como:

em relação ao escapulário de um sinal convencional e sagrado, a Igreja interveio em vários momentos na história para esclarecer seu significado, defendê-lo, e confirmar os privilégios; a partir destes documentos da Igreja surge com clareza suficiente a natureza e significado do Escapulário Carmelita.

    1. História – é um hábito mariano ou objeto de uso. É um sinal e juramento. Um sinal de pertencer à Maria, um juramento de sua proteção maternal, não apenas nesta vida, mas após a morte.
    2. Como um sinal é um convencional significando 3 elementos estritamente adjuntos.
      Primeiro, pertencer à família religiosa particularmente devota à Maria, especialmente e afetuosamente à Maria, a Ordem Carmelita.
      Segundo, a consagração à Maria, devoção e confiança em seu Coração Imaculado, e terceiro, um incitamento a se tornar como Maria por imitar suas virtudes, acima de toda sua humildade, castidade, e espírito de oração.

Oração para Nossa Senhora do Carmo

A pessoa que é devota deve rezar sempre uma oração mariana, sendo exemplo o terço. E deve orar para si e ainda aos outros, em especial pelos indivíduos que estão sofrendo, por vocações sacerdotais e pela Igreja.

“Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo Jesus e praticando Sua Palavra.

Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.” (Oração extraída do site da Basílica Nossa Senhora do Carmo)

Opções para Material

As crianças, por exemplo, também podem usar escapulário.

Optar por um escapulário para que os pequenos fiquem protegidos, e ter atenção com o tamanho, que deve ser proporcional às crianças.

O escapulário de prata, em formato de maior tradição, é modelo indicado para mulheres e homens.

Existe opção de corrente de aço para escapulário, que apresenta durabilidade e é resistente, sendo o aço ideal ao item que acompanhará o usuário por muitos anos.

Há opção em prata e escapulário de ouro, como materiais mais refinados ao uso também. E ainda as opções mais simples, como de acrílico, de plástico, de madeira, de inox.

História Sobre a Proteção do Escapulário da Igreja Católica

Um dia uma jovem, antes de entrar na vida religiosa, foi ver São João Maria Vianney, O Santo Cura d’Ars, que, durante a conversa, lhe perguntou:

“- Lembras-te, minha filha, de um certo baile à noite, em que estiveste? Estava lá um jovem desconhecido, muito bem parecido, distinto, admirado, e todas as jovens queriam dançar com ele.”

“Sim, e lembro-me que quando ele não me pediu para dançar, fiquei triste, porque todas as outras jovens tinham tido o privilégio de dançar com ele.”

“Gostarias de ter dançado com ele, não gostarias?”

“Sim.”

“Recordas-te de que, quando esse jovem ia a sair do salão de baile, viste debaixo dos pés dele duas chamas azuis? E que pensaste que era uma ilusão dos teus olhos? Quando viste esse jovem deixar o salão de baile, viste fogo debaixo dos pés dele!”

“Não era uma ilusão dos teus olhos, minha filha. Aquele homem era um demônio, e se não foi ter contigo a pedir-te que dançasses, foi por uma razão: estava a usar o escapulário de Nossa Senhora do Carmo.”

Relato da vida de São João Maria Vianney
Nossa Senhora do Carmo, Rogai por nós!
São João Maria Vianney, Rogai por nós!

Você pode curtir isso:

Escapulário quebrou o que fazer?

Ao longo do tempo, muitos objetos religiosos como escapulário, que foram abençoados por um sacerdote podem quebrar devido ao uso. Entretanto, todos os católicos devem ser reverentes ao desfazer-se deles de maneira adequada.

O que se deve fazer com as imagens, escapulários, terços, crucifixos, ramos de palmeiras ou outros objetos abençoados que, de acordo com o número 1171 do Código de Direito Canônico, devem ser tratados “com reverência e não se votem ao uso profano ou a outro uso não próprio, ainda que estejam sob o domínio de particulares”.

Caso os objetos não possam ser reparados, a tradição assinala que devem ser queimados ou enterrados. Se um objeto for queimado, as cinzas também devem ser enterradas.

A tradição de devolver os objetos abençoados a terra, vem da ideia de que um objeto abençoado em nome de Deus deve voltar para Deus, da mesma maneira que uma pessoa é enterrada.

Em 1874, a Sagrada Congregação para os Ritos e o Santo Ofício emitiu determinações formais sobre quais são os métodos para eliminar adequadamente os objetos abençoados.

Qualquer pano de linho, vestuário ou panos do altar devem ser queimados e as cinzas enterradas. A água benta em excesso ou contaminada deve ser vertida diretamente no solo. Os ramos devem ser queimados e as cinzas são utilizadas na quarta-feira de cinzas. Do mesmo modo, um terço, escapulário católico ou uma imagem devem ser enterrados.

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

O G20 e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

O G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

Veja uma análise completa sobre o G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na igreja católica. Veja Aqui!

77 Comentários

  1. Adorei o artigo Sá! =)

  2. Mayara

    Eu uso escapulário, mas não uso por “estilo” mas por fé!!!

  3. Denise Demerita Jardim Pazzini

    MEU FILHO TINHA 17 ANOS E COMO TODOS OS AMIGOS DELE GOSTAVA DE ROCK,USAVA CAMISETAS E COLARES DE METALEIRO ,EU NUNCA GOSTEI MAS SEI QUE PROIBIR É PIOR. UM DIA FALEI COM ELE SE EU TI DER UMA CORRENTE COM SANTO VOCE DEIXA DE USAR ESTES CORDÕES DE CAVEIRA ?ELE DISSE SIM ! IMEDIATAMENTE COMPREI UM ESCAPULARIO PARA ELE ,LEVEI NA MISSA PARA BENZER E GRAÇAS A DEUS JA FAZEM 6 ANOS QUE ELE NÃO CONSEGUE FICAR SEM O ESCAPULARIO. E NOSSA SENHORA O TEM PROTEGIDO DE MUITOS PERIGOS !

  4. MARLON

    muito me esclareceu seu artigo. eu te agradeço por ser assim de DEUS!!

  5. Odair Balduino

    No dia 28/03/14 sofri um acidente de moto, e tenho certeza de que nada me aconteceu de mais serio, devido as orações que minha mão faz todas as noites para os filhos, e ao meu escapulario que sempre carrego junto a mim. Graças a Deus.

  6. DIANA VIEIRA

    AMEI ESSE ARTIGO……!!
    DESEJO QUE DEUS GUIE VCS!!

  7. Matheus Garcês

    me esclarecer muito! obrigado e ótimo artigo. sempre uso o meu escapulário e sempre depósito nele minhas diárias orações e minha devoção a Maria nossa senhora e ela me abençoa grandemente sempre… sei que ela intercedeu por mim quando fuzileiros vestibular e passei não Sri porque passei, mas sim porque senti sua resposta a cada oração com meu escapulário.

    • Olá Matheus!
      Que bom que gostou amigo. Maiores dúvidas sobre escapulário estou a disposição.

      Abraços e fica com Deus!

  8. Matheus Garcês

    perdoe os erros ao digitar.

  9. Marceli

    Muito legal
    Ganhei meu escapulario do meu noivo no dia dos namorados

    • Que legal Marceli!

      Não deixe de benzer seu escapulário antes de usar.

      Beijos

    • Cassio

      Posso presentear pessoas leigas com um escapulário?

    • Cassio

      E essas não tendo recebido a imposição do escapulário elas podem usa-lo?

    • Olá Cássio!

      Sugiro que só utilize o escapulário após a benção do padre de sua região.

      Abraços!

    • Olá Cássio!

      Claro, pode-se presentear pessoas queridas com escapulário. Vale sugerir a pessoa que será presenteada sobre a importância do escapulário estar benzido antes de utiliza-lo.

      Abraços!

    • Márcia

      Meu escapulário quebrou ele é de ouro eu posso mandar consertar

    • Olá Márcia! Pode mandar consertar seu escapulário e usa-lo normalmente. Caso não tenha benzido, peça para o padre faze-lo antes de usar.
      abração e fique com Deus!

    • Angela Ferreira Silva

      Boa tarde, tudo bem?
      Amei o artigo e eu gostaria de saber se existe necessariamente uma ordem.
      Nossa Senhora deve ficar na frente ou atrás?

  10. Muito bom esse artigo!

    • Muito obrigado Leo!

      espero que esse post sobre Escapulário tenha ajudado.

      Abraços e fica com Deus

  11. Fernanda Lemos

    Olá Rodrigo! Parabénns pelo post!!
    Gostaria de saber se posso presentear alguém com o escapulário já bento,ou a pessoa que tem que levar ate o padre para benzer-lo?
    Abraços Fernanda Lemos.

  12. Nathalya Moraes

    muito bom o artigo amei, Que Deus reine sempre em seu coração.

  13. Rodrigo, muito interessante, ótimo o que você escreveu do início ao fim, ainda mais que sempre li em outros sites sobre o escapulário é aquilo que você também escreveu “No dia 16 de julho em 1251…”
    Mas o que você escreveu antes disto, nunca havia lido em qualquer site, então achei muito interessante. Parabéns.
    Rodrigo, como faço: Comprei um escapulário prata (de inox) gostaria de usá-lo, iria levá-lo na missa em minha igreja e pedir ao Padre para que benzesse-o. Mas a pergunta é: Não poderei usá-lo, realmente tenho que ganhar o escapulário? Mas e se eu nunca ganhar um como é que faço? Ou posso pedir prá minha namorada me presentear com este que eu mesmo comprei?
    Antecipadamente, muito obrigado e um abraço

  14. Vanilda Coelho de Andradre

    Rodrigo gostei muito de sua matéria. Parabéns.
    gostaria de saber o que faço: Comprei um escapulário de prata (de inox), e já uso a alguns tempos, antes de usa ló foi benzido por um padre de minha cidade. Como você disse que o escapulário tem que ser dado à pessoa que vai usá-lo, e nunca adquirido por ela. Pergunto: devo retirar o meu escapulário e esperar que ganho outro de alguém? E se eu não ganhar, posso pedir para alguém me dar um de presente?
    Abraço.

    • Olá Vanilda!
      O importante é seu escapulário estar benzido. Mas seria bom ser presenteada por alguém.

      Abraços

  15. Adorei o artigo, agora as minhas dúvidas foram esclarecidas. Parabéns pelo trabalho !!!

  16. Vanessa

    Oi, Eu tenho um escapulário de prata, cujas imagens são em apenas um ponto, fica uma ligada a outra, com uma cruz na ponta, como um terço. Acontece que há algum tempo eu notei que uma das imagens se perdeu, pois são pequenas imagens fixas em “suportes”, mas por carinho à ele, eu não retirei, mas gostaria de saber se há algum problema de permanecer usando.

  17. João Paulo

    Só uma observação: No finalzinho do texto, diz que “muitos dizem que o escapulário tem que ser dados à pessoa que vai usá-lo, e nunca adquirido por ela”. Isso é superstição! Se ninguém te der um de presente, você mesmo pode comprar o seu, que ele não deixará de ser um escapulário por isso!!! Abraços!

  18. Natalia

    OI, bom dia!
    Gostaria der saber em qual parte da biblia esta essa sitação!
    Amei o artigo! Parabéns!!

  19. Rafael

    Muito bom o seu artigo Rodrigo. Muitos usam o escapulário apenas por usar.
    Não entendem o poder dessa armadura e nem o usam com a fé necessária.
    Seria de fundamental importância que esse tipo de informação fosse passada na catequese, desde cedo temos de aprender isso!
    Parabéns!

  20. Deisy Rosa Worm

    Bom o esclarecimento, porém, nunca li nada qu devesse ganhar e não comprar o Escapulario.. acho que tem cunho supersticioso essa historia de ganhar e obviamente nós cristão não podemos acreditar em superstições.Então por favor me mostre onde esta fundamentado isso.. Porque talves eu desconheça. Obrigada

  21. Boa noite ganhei meu escapulario já faz uns anos mais percebendo que de um ano para cá ele está se quebrando por várias vezes isso tem algum significado?

  22. Eu ganhei um escapulário de um falecido dono de livraria católica já faz 4 anos. Desde esse dia que ganhei nunca o tire do pescoço ,apenas para um exame que exigiu que eu o retirasse. Mais acabei o tirando um dia e perdendo o.

    • Olá José, você pode comprar outro sem problema. Só não esqueça de pedir para o padre da sua paróquia estar benzendo antes de usa-lo. Abraços e fique com Deus!

  23. camila carvalho

    Olá. Bom dia.
    Eu comprei o meu escapulario em Urucania Minas Gerais. Na região de Nossa Senhora Das Graças.
    No caso em não ganhei um e sim comprei tem algum problema eu usar ele do mesmo jeito ?
    Pois muitos me falaram que tem que ganhar um escapulario e não comprar.
    Isso e verdade?
    E tem que benzer antes de usá-lo?
    Tem que fazer alguma promeça ou algum pedido pra usá-lo ?

    • Olá Camila, não tem problema você comprar, só não deixe de pedir para o padre da sua paróquia benzer antes de usa-lo. Abraços e fique com Deus! 😉

  24. Larissa

    Posso comprar pra mim mesma, ou tenho ganhar de alguém?

    • Olá Larissa, você mesmo pode comprar. Só não deixe de benze-lo antes de usar. Abraços e fique com Deus!

  25. silverio orlando

    Comentário …xto muito entusiasmado EU kero ter o escapulario e seguir com portidao

  26. Olá, Rodrigo!
    Ótimo post, bastante esclarecedor.Gostaria de presentear um amigo, mas estamos na quaresma e quero saber se há alguma adversidade em fazê-lo…pode me ajudar?
    Abraços…
    [=

    • Olá Nanda, desculpe a demora para responder, não tem problema algum presentear seu amigo com um escapulário, mas não deixe de benze-lo antes de entregar.
      Abraços e paz! 🙂

  27. Olá tenho um escapulário que comprei a uns anos, eu não havia levado para benzer, não sabia que tinha que levar, mais mesmo assim o usava por que acredito na sua proteção, e sua corrente se arrebentou essa semana enquanto eu dormia, o que significa quando escapulário arrebenta?posso mandar concertar? gosto muito dele.

    • Olá Anderson, pode mandar consertar sim amigo. Pensa no seguinte, o que vale é a sua fé, o quanto você é temente a Deus que importa… Mas, depois que conserta-lo, pede para o padre da sua paróquia benzer, é sempre bom. 🙂
      Abraços irmão!

  28. Ingred Santos

    Ola. Boa Tarde.
    Eu tenho um escapulario e faço uso a alguns meses. Só que ele foi só benzido e não imposto. Tem algum problema isso ,será que ele não é valido por ele não ter sido imposto? E queria fazer a troca por um de tecido! tenho que mandar benzelo de novo?? Muito Obrigada!

    • Olá Ingred, seu escapulário sendo benzido já está valendo! 🙂
      Quando for trocar por um de pano o ideal é pedir para o padre da sua paróquia benze-lo também. Paz!

  29. Duane Beltrame

    Oi.. Gostaria de saber se existe o lado certo de usar, por ex., Maria na frente e Jesus atrás, ou vice-versa…

    • Olá Duane, não se tem um “lado certo” para usar o escapulário. Eu, particularmente, gosto de colocar Jesus sempre a frente… 😀
      Abraços e obrigado pelo comentário.

    • Duane Beltrame

      Mto obrigada 😉

  30. Parabens pelo artigo sou catequusta e nao me lembrava da origem, mas tudo vai da fé se usas pelo que representa ja tens fé, se usa pela proteção tbm fé valeu Abraços. ?..

    • Obrigado pelo elogio Luzia. Espero que esse artigo sobre escapulário tenha te ajudado de alguma forma.
      Abraços e fique com Deus.

  31. Gabriella

    Gostei muito do artigo! Tenho alergia no pescoço, posso usá-lo no braço?

  32. marcia

    Parabens pelo artigo! Ganhei um escapulário há pouco tempo so coloquei no pescoço nao cheguei a usar e tambem nao sei se ja foi benzido! É obrigado benzer! Faz mal usar sem benzer ou so pode usar quando benzee?

  33. Frank Almeida

    Olá Rodrigo. Gostaria de saber se a imagem de cada quadradinho é dupla face dos dois lados ou de um lado só. São Jorge é santo ? Pode ser imagem de dois santos ou um quadradinho é sempre o de Jesus ?

  34. Sueli de Fátima Ribeiro

    Eu ja uso só que queria de pano. O meu nome é Sueli de Fátima Ribeiro. O meu email [email protected]. Queria saber o valor.

  35. Amei o artigo, eu ganhei um escapulario de um amigo e pela conversa que tive com uma amiga minha fiquei na curiosidade pra saber mais sobre esse “acessório” e encontrei este artigo. Muito bom!

  36. Ellen Monique Pereira Cardoso

    Quero fazer um pedido do escapulário de ouro de nossa senhora das Graças como eu Faso .

  37. Bruna Oliveira

    Olá, crianças podem usar ?

  38. Felipe

    Os escapulários de santos (Santo Antônio, São Jorge, São Sebastião e etc.) e os de outros títulos da Virgem Maria (N.S. da Conceição, N.S. do Rosário, N.S das Dores, Imaculado Coração de Maria e etc.) que não seja N.S. do Carmo possuem o mesmo valor? Existe alguma diferença entre esses escapulários? Na livraria da igreja eles possuem vários desses. Abraços!

  39. Bom dia , achei um escapulário na rua ontem , eu já uso um bento , porém eu achei bem bonito o que eu achei também , teria problema de eu levar pra benzer e usar , ou ele tem que ser dado para alguém ou algo do tipo ? Ótimo artigo

  40. Meu escapulário quebrou é de prata, o que faço com ele?? Vi várias dicas do q fazer, enterrar , e tal, mas tô na dúvida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima