Saiba as ações da Igreja Católica para atrair a ⭐ Geração X Y Z ⭐ para o caminho da fé em Jesus Cristo. Acesse Aqui para Ver!

Geração X Y Z ❤️ feitos da igreja para atrair essas gerações

Quem é a geração X Y Z? A geração X inclui aqueles nascidos entre 1965 e 1981, durante a reconstrução da Europa após a guerra.

A geração Y ou millennials são nascidos entre 1982 e 1994, e a tecnologia é parte das suas vidas cotidianas. A geração Z ou geração pós-milenar, ou centennial, os mais velhos nasceram em 1995 e os mais jovens em 2010.

Geração Z e Religião

Dada desconfiança da geração Z em relação à religião organizada, pode parecer incongruente chamar a geração Z de “religiosamente complexa”.

Como alguém pode ser religioso quando não confia na religião? No entanto, mesmo com sua grande desconfiança na religião organizada, 71% da geração Z ainda se considera ao menos ligeiramente religiosa.

Esse interesse na religião não significa que a maioria da juventude da geração Z conduziu uma investigação compreensiva e profunda de várias crenças religiosas e instituições.

Ao invés, a geração Z é religiosamente complexa, porque muitas vezes mantém crenças confusas e mesmo contraditórias sobre religião.

Esta complexidade torna difícil categorizar geração Z e mesmo mais difícil o envolvimento significativo com estes jovens. A falta de figuras adultas e a crescente desconfiança nas instituições, ambas das quais contribuem para perplexidade dessa geração.

Mas ao invés de olhar para mais causas, simplesmente vale notar aqui a mistura confusa e complexa das identidades religiosas, afiliações, e curiosidades da geração Z.

Esta informação é destinada para ajudar os pais, mentores, professores para ter um entendimento mais compreensivo e sutil desta geração.

Este conhecimento é necessário para caminhar com a juventude e guia-la fora da escuridão e para luz de Cristo. Em 2021, SpringtideResearchInstitute perguntou para 10.000 indivíduos da juventude da geração Z “Qual afirmação chega mais próxima para expressar o que acreditam sobre um poder maior, se Deus, deuses, ou alguma outra fonte divina de energia universal?”.

Os resultados são que 54% destes jovens expressaram dúvida maior ou descrença na existência de Deus do que crença na existência Dele, e apenas 23% disse que acreditavam em um poder maior e não tinham dúvidas.

Esta informação se torna ainda mais chocante quando comparada com estudo similar feito por PewResearch. Eles relataram que 24% dos millennials mais velhos expressaram maior dúvida ou descrença na existência Dele, enquanto 54% dos millennials mais velhos acreditavam em Deus com certeza absoluta.

Então, quando pesquisando a geração X, Pew descobriu que 16% da geração X expressou maior dúvida ou descrença na existência de Deus do que crença na existência Dele, e 64% disse que sua crença em Deus era absolutamente certa.

Assim, comparada com geração X e millennials, geração Z é mais do que 2 vezes tão provável a duvidar ou não acreditar na existência de Deus e metade tão provável a acreditar em Deus com certeza absoluta.

Os dados são que 23% da geração Z acredita em Deus sem dúvida ou com certeza absoluta, enquanto para millennial o número é 54% dos millennials mais velhos, e para geração X, é 64%.

54% da geração Z disse duvidar, ou não acreditar em Deus é maior do que acreditar, para millennials mais velhos, 24%, e para geração X, 16%. 52% da geração Z disse ser muito ou extremamente curiosa sobre as Escrituras e Jesus, e para millennials dos mais velhos, é 35%, e para geração X, 39%.

Você pode curtir isso:

Identidade Religiosa – Geração X Y Z

Como é a identidade religiosa quando se fala em geração X Y Z? A confusão religiosa e complexidade da geração Z se torna ainda mais evidente quando examinando sua afiliação religiosa.

Há muitos estudos sobre afiliação religiosa da geração Z, mas SpringtideResearchInstitute oferece uma de maior profundidade e credibilidade porque oferecem mais distinções e questões de acompanhamento. Seu gráfico sobre repartição das afiliações religiosas revela pontos chaves sobre esta geração.

Mais de um terço da geração Z não tem religião. Apenas 61% destes jovens são afiliados, e 39% dizem que não são afiliados.

Além disso, o maior grupo da geração Z, 28%, diz que são “nada em particular”. Os jovens da geração Z são mais prováveis de dizer que são nada do que falar que são católicos.

A segunda maior afiliação entre geração Z, a juventude, é católica romana, 21%. Esta porcentagem é ainda mais significativa quando se vê que apenas 28% da juventude da geração Z diz que são cristãos em algum outro aspecto.

Coletivamente, cristãos e católicos apenas representam 49% da geração Z. Isso quer dizer que apenas metade desta geração é afiliada com cristianismo de alguma forma, mas quase metade deles é católico. Consequentemente, católicos jovens são uma parte central e influente desta geração.

O que Diz a Igreja Católica?

O que diz a Igreja Católica sobre a geração X Y Z? Cada nova geração parece forçada a suportar o ceticismo, cinismo e rejeição de seus predecessores, os baby boomers (nascidos em 1946-1964) descartaram a geração X (1965-1980) como bando de “preguiçosos” insatisfeitos, e a geração X então reclamou que millennials (1981-1996) eram “mimados” e exibiam um “sendo de direito”.

Há de se admirar alguns jovens adultos na geração Z de fato, nascidos após 1996. Das 5 maiores gerações identificadas vivas hoje, incluindo os mais velhos, a geração silenciosa, nascida de 1928-1945, o grupo mais novo deve ser respeitado.

É verdade que a geração Z passa quantidade incrível de tempo online. Como regra, a geração Z odeia hipocrisia. Isso ajuda a explicar o número de coisas que se encontra como inspirador sobre estes jovens adultos.

E não são interessados em argumentos convencionais, nem são influenciados pelo “espere sua vez”, ou atitudes de “nós sempre fizemos isso desta maneira” dos predecessores deles.

A busca pela verdade deles no meio do mundo saturado por “fatos alternativos” os leva para traçar seus caminhos para o que enxergam como um futuro mais justo, igualitário, sustentável.

Membros desta geração são cientes da verdadeira catástrofe climática no planeta, se recusam a fingir que é algo menos do que crise existencial, e reconhecem que muito depois que seus pais e avós morreram, eles e seus filhos vão herdar o que resta do mundo precário.

Geração Z fundou grupos de ação política influente. Membros desta geração se desfiliaram em números recordes de todos os tipos de instituições incluindo religião organizada como Igreja Católica Romana.

Papa Francisco e os Jovens Católicos

Em 2018, antes do Sínodo dos Jovens, o Papa Francisco desafiou mais de 300 jovens adultos reunidos em Roma para serem corajosos e diretos na avalição de suas esperanças e sonhos, desafios e preocupações.

O resultado foi o relatório final, Young People, the Faith andVocationalDiscernment, que permanece um dos grandes documentos já publicados pelo escritório do Vaticano.

É respeitoso, mas também honesto e ousado. Os jovens adultos autores notam que desejam líderes de igreja autênticos e ministros pastorais que reconheçam sua humanidade com humildade. E também dizem que desejam ser tratados como membros iguais da igreja, que são por virtude de seu Batismo.

Eles transmitem que jovens adultos não são “a futura igreja”, já que são muitas vezes vistos e tratados por seus líderes mais velhos, mas eles são a igreja como qualquer outro cristão batizado.

E desejam ser confiados com liderança co-igual e responsabilidade que é deles por direito no nível paroquial e além.

Os de geração mais velha que ignoram, negligenciam e descartam estes jovens adultos não devem ficar surpresos quando eles se distanciarem da religião institucional, frustrados com direito pela hipocrisia, impaciência e ignorância deliberada que vivenciam em base regular.

Por exemplo, nos Estados Unidos, a geração Z é definida para ser a mais educada e geração diversa na história, que pode explicar, em parte, o motivo de serem mais confortáveis com a diversidade de identidades de gênero, sexual e racial, do que seus predecessores. Os atuais líderes de igreja em particular têm muito a aprender com a geração Z em relação a isso.

É importante abraçar a humildade necessária para apoiar e incentivar os jovens. A geração Z não precisa de admiração paternalista, mas do respeito sincero e oportunidade para liderar, ensinar, mostrar para os mais velhos o que falta e onde precisa ir.

Afinal, há boa razão que São Bento instruiu no Capítulo 3 da Regra dele que quando tomando decisões, os abades devem ouvir o monastério inteiro, especialmente seus membros mais jovens, porque, “o Senhor muitas vezes revela o que é melhor para os mais jovens”.

Ligação da Geração X Y Z na Missão da Renovação Carismática Católica

Qual a ligação da geração X Y Z na missão da RCC? A Renovação Carismática Católica está atualmente presente em mais de 200 países e tocou as vidas de mais de 120.000.000 católicos. Em alguns países o número de participantes parece ter reduzido em anos recentes, enquanto em outros locais, o número continua a crescer em taxa fantástica.

A Renovação Carismática Católica tem papel fundamental para geração X Y Z em relação ao catolicismo, portanto, trazer mais jovens e fiéis para a Igreja Católica, para junto de Deus.

De natureza evangelística, a RCC – Renovação Carismática Católica busca facilitar o crescimento espiritual e renovação para as pessoas, paróquias e comunidades.

Cada um é convidado para aprofundar a relação pessoal com Jesus. Para católicos, este “batismo no Espírito Santo” revela ainda mais os dons e graças recebidas nos Sacramentos.

A geração Z de fato é tão cética quanto gerações anteriores, se não mais. As instituições vão responder de determinada maneira os jovens.

No futuro próximo será observada grande inovação onde instituições estão surgindo para atender as necessidades dos jovens em áreas realmente importantes de exploração.

Algumas estão acontecendo online e outras pessoalmente. O jovem não desistiu das grandes questões da vida. E estão interessados nestas questões que são essencialmente religiosas.

Tentam descobrir formas de abordá-las, não necessariamente responde-las, e encontrar adultos que vão fornecer algum esclarecimento. No curto prazo, a previsão é confusa, criativa e inovadora.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando o Perfil Aqui!

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico