Hábitos de Casais Católicos.O Catecismo da Igreja Católica fala, “Do casamento válido nasce um vínculo entre os cônjuges que por sua natureza é perpétuo e exclusivo; além disso, em casamento cristão, os cônjuges são fortalecidos e, por assim dizer, consagrados para os deveres e dignidade de seu estado por um sacramento especial”, Código de Direito Canônico, 1134.
CCC 1661, O Sacramento do Matrimônio significa união de Cristo e (Noiva Dele), a Igreja. Isso dá aos cônjuges a graça para amar um ao outro com o amor com que Cristo amou a Igreja Dele; a graça do Sacramento então aperfeiçoa o amor humano dos cônjuges, fortalece sua unidade indissolúvel, e os santifica no caminho para vida eterna.
São apresentados na sequência os hábitos de casais cristãos católicos que fazem a relação durar para sempre, sejam os namorados, noivos ou casados:
- Sempre colocam Deus primeiro no casamento. Ele criou as 2 pessoas, Ele fez ambos O conhecerem, amá-Lo, e servi-Lo nesta vida, assim como para serem felizes sempre com Ele na próxima vida.
- Um dos hábitos de casais católicos, é que nunca subestimam o poder dos Sacramentos, especialmente a Eucaristia semanal e Confissão mensal.
- Nunca subestimam o poder da oração, especialmente o Santo Rosário diário e Terço da Divina Misericórdia diário, se rezado individualmente, ou como cônjuges, ou família.
- Se familiarizam com as vidas dos grandes Santos da Igreja Católica, que foram maridos e esposas. Fazer da vida deles parte da leitura espiritual. Aprender com eles, se esforçar para ser como eles. Afinal, compartilha a mesma vocação que eles tiveram. Estes Santos viviam no mundo moderno da época deles, apenas como os casais vivem no mundo moderno de hoje. Se eles cresceram na santidade, então o casal pode crescer na santidade agora. Se eles o fizeram, o casal pode fazer.
- Homens: lideram, protegem e sustentam a esposa e filhos. E permite que a parceira o ajude. Mulheres: confortam, nutrem e guiam o marido e filhos. E permite que o parceiro a ajude. Os dons particulares encontrados no gênio masculino e feminino são enraizados na natureza humana. Eles crescem e florescem quando compartilhados, especialmente no matrimônio e vida familiar, o núcleo da sociedade.
- Mais um dos hábitos de casais católicos, é que perdoam os erros um do outro e falhas. Lembrar-se que “um casamento perfeito é um marido imperfeito e esposa imperfeita que absolutamente recusam desistir um do outro”.
- Reconhecem que esta união, por sua natureza, tem seus altos e baixos, assim não ficam chocados pelos baixos quando acontecem. Na realidade, cada vocação e estado na vida tem seus altos e baixos (solteirice, viuvez, vida consagrada, sacerdócio). Aceitar isso como um fato da vida. Encarar as provações quando surgem. E enfrentar com união.
Você pode curtir isso:
- Quais os sacramentos da igreja católica
- Meu namorado não quer casar na igreja católica, o que fazer
- Como fazer o curso de noivos católico em 2023
- O que precisa para casar na igreja católica em 2023
- Orações de São José para casar em 2023
- Adoção de crianças por solteiros, o que diz a igreja católica
- Qual significado bíblico em ser solteiro(a)
- Parlamentares Brasileiros pro vida, quem são e como agem
- Anel de compromisso no namoro, tem relação com catolicismo
- Ciúmes em excesso pode destruir seu namoro, noivado, casamento e até amizade
- Como se preparar para maternidade em 2023
- Divórcio é pecado para os cristãos católicos
- Qual significado de ficar noivo(a) para os católicos
- Tomar anticoncepcional é pecado para os católicos
- 12 coisas que você precisa saber antes de namorar um católico(a)
- Ficar, sem estar namorando, é pecado no catolicismo
- Importância da aliança de namoro para os católicos
- Significado da aliança de casamento para os católicos
- Valor do casamento para igreja católica
- Qual propósito do namoro cristão católico
- Importância do Amor para o cristão católico, onde ele está na bíblia
- Como superar o fim do namoro cristão católico
- Usar o Tinder para encontrar namorado (a) é pecado no catolicismo
- 15 dicas para pedir aquela menina especial da paróquia em namoro
- Ver pornografia é pecado grave para igreja católica
- Meu marido não quer ter filhos, o que devo fazer segundo a igreja católica
- Mantêm um senso de humor. O casal feliz ri muito, juntos, sozinhos, e com a família toda.
- São intencionais sobre formar um “nós” como oposto a apenas focar em “mim”. Ser centrado no outro ao invés de centrado em si.
- Pensam e agem como um time.
- Aprendem a se comprometer um com o outro; ou seja, dobram suas vontades e inclinam-se aos interesses e preferências do outro. Dar para receber, e receber para dar.
- Continuamente mostram aos filhos, família, uma frente firme, unida, autêntica, em 2 áreas principais da vida, a fé e moral.
- Lidam com conflito bem, evitando coisas como crítica, alimentar rancores, e calúnias e fofoca.
- Ficam alegres quando o cônjuge vem para casa do trabalho.
- Apreciam o trabalho do outro e mostram interesse nisso.
- São solícitos sobre as finanças e situação financeira geral. Sabem precisamente onde estão financeiramente como casal e como família. O estresse conjugal pode facilmente resultar de finanças instáveis.
- Praticam caridade, então, sabem o que podem fazer como casal para caridade, se através do tempo, talento ou financeiramente.
- São capazes de dizer um ao outro como se sentem, diariamente, se as coisas estão indo bem ou não tão bem. Não guardam as coisas sem revelar ao outro.
- Convida o cônjuge para ser parceiro de responsabilidade em assuntos cotidianos, compartilhando até as tentações que possa encontrar. O diabo vai odiar isso.
- Cuidam de si fisicamente. Mostra ao outro que o ama e a si precisamente por cuidar da saúde. Comer bem, se exercitar, praticar boa higiene, e outros hábitos saudáveis do estilo de vida se tornam presentes que oferece ao parceiro.
- Têm atenção e grande comunicação na sexualidade conjugal. A aliança conjugal do casal deve levar a ser centrado no outro em relação ao cônjuge e não egocêntrico na área da sexualidade. O homem entende a importância de iniciar a intimidade e afeição com sua parceira. A mulher é receptiva e confia no parceiro. É vitalmente importante que o casal conheça as linguagens do amor um do outro, do contrário, correm o risco de errar por muitos anos se não forem aprendidos desde o início.
- Permanecem diligentes para dimensão geral espiritual da união como casal, matrimônio, ou seja, com oração regular, praticar os Sacramentos, fazendo visitas conjugais para o Santíssimo Sacramento, Adoração da Eucaristia, e mantendo uma vida espiritual fundamentada e equilibrada. O principal propósito do Casamento Sacramental é ajudar a levar um ao outro ao Céu.
- Permanecem diligentes para dimensão temporal geral da união do casal, portanto, com o lar e vida familiar, trabalho e amizades.
- Buscam uma base de apoio forte humano que é composta de membros da família, amigos, e colegas de trabalho em que possam confiar com a mesma visão cristã do casal.
- Reforçam carinho mútuo e admiração um pelo outro por realizar certas sutilezas em base regular, como uma anotação surpresa de amor ao outro, flores entregues à mulher, e mais.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!