Nossa Senhora das Lágrimas tem festa em 8 de março, e é padroeira do Apostolado Internacional de Nossa Senhora das Lágrimas. E é uma das invocações marianas com atribuição para Virgem Maria, com origem em aparições que Irmã Amália de Jesus Flagelado recebeu, em capela do convento da Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, que fica em Campinas, São Paulo, Brasil.
Qual a História de Nossa Senhora das Lágrimas?
A religiosa missionária, Amália Aguirre, é nascida em Riós, junto com fronteira Espanha-Portugal, em 22 de julho de 1901, em comunidade autônoma de Galiza.
Ela era de família antiga, com tradição cristã longa, e os pais pela santidade dos costumes eram admirados, e também por inesgotável caridade ao próximo, e fervorosa piedade.
Mas, desígnios de Deus e circunstâncias econômicas levaram os pais dela a saírem da Espanha e ir ao Brasil, cujo português era conhecido a eles e possibilitava comunicação e trabalho sem ter dificuldade.
Estiveram na Bahia, inicialmente, porém, pouco tempo após foram para Estado de São Paulo, com residência fixada em Campinas.
No início, Amália Aguirre não seguiu ao Brasil com os pais, ficando para cuidado da avó dela muito doente e idosa, e que necessitava da companhia de Amália.
Apenas depois de sua avó morrer, Amália atravessava oceano Atlântico, chegando em Campinas em 1919. Estava a jovem longe de pensar que nesta pátria nova aconteceriam manifestações muito prodigiosas de Maria Santíssima e Jesus.
Campinas – As Aparições
A Irmã Amália de Jesus Flagelado viveu na Congregação das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, com fundação por Dom Francisco de Campos Barreto, e Madre Maria Villac.
Esta freira espanhola com o fenômeno dos sagrados estigmas foi agraciada, de Nosso Senhor Jesus Cristo, além disso, com várias aparições marianas.
A religiosa integrou o grupo das primeiras irmãs, e de fato, foi co-fundadora da Congregação, e em 8 de dezembro de 1931 fez seus votos perpétuos.
Nos anos 1930, em Capinhas, na capela da Avenida Benjamim Constant, a Virgem Maria e Filho dela, Jesus Cristo, teriam várias vezes aparecido para Serva de Deus Irmã Amália de Jesus Flagelado, várias mensagens comunicando com apelos de sacrifício, oração, penitência.
Em 1930, a Santíssima Virgem Maria, apresentou-se como Nossa Senhora das Lágrimas e revelou então a Coroa (ou Rosário) das Lágrimas. São as palavras de Nossa Senhora das Lágrimas para Irmã Amália:
“Este é o Rosário de Minhas Lágrimas que foi prometido pelo Meu Filho ao nosso querido Instituto como uma parte de seu legado. Ele também já lhe deu as orações. Meu Filho quer Me honrar especialmente com essas invocações e, além disso, Ele concederá todos os favores que forem pedidos pelos merecimentos de Minhas Lágrimas. Este Rosário alcançará a conversão de muitos pecados, especialmente dos possuídos pelo demônio. Uma especial graça está reservada para o Instituto de Jesus Crucificado, principalmente a conversão de vários membros de uma parte dissidente da Igreja. Por meio deste Rosário o demônio será derrotado e o poder do inferno destruído. Arme-se para a grande batalha.”.
Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Lágrimas
Nossa Senhora, em 8 de abril de 1930, também revelou para Irmã Amália medalha milagrosa nova, portanto, a medalha da evocação para Suas Lágrimas, pedindo que junto à Coroa (ou Rosário), então a difundisse por planeta todo, já que por meio desta mesma medalha muitos prodígios se dariam, quantidade enorme de conversões, e seriam salvas muitas almas.
A medalha, por ordem da Mãe de Deus, traz cunhada pela frente imagem de Nossa Senhora das Lágrimas a entregar Coroa (ou Rosário) das Lágrimas para Irmã Amália, como ocorreu exatamente em aparição de 8 de março de 1930, ao redor com as palavras, “Ó Virgem Dolorosíssima, as Vossas Lágrimas derrubaram o império infernal!”.
Traz no verso, cunhada, a medalha, a imagem de Jesus Manietado, portanto, com as mãos amarradas na Paixão, e são presentes as palavras seguintes, “Por Vossa Mansidão Divina, Ó Jesus Manietado, salvai o mundo do erro que o ameaça!”.
Mesmo que no ano de 1930, a Irmã Amália de Jesus Flagelado, tenha divulgado a Medalha e Coroa das Lágrimas, e tal devoção tenha chegado até para determinados países estrangeiros, estes meios de salvação revelados por Virgem Maria ficaram quase desconhecidos em muitas décadas. Faleceu a Irmã Amália no Brasil, em 1977, em Taubaté.
Você pode curtir isso:
- Quem foi São João, por que da festa desse Santo
- São Cipriano, como foi sua conversão
- Milagres de Nossa Senhora da Penha 2023
- São Filipe Neri, quem foi, feitos, frases
- Missão dada a Madre Teresa de Calcutá
- História de vida de São Nicolau
- Importância de São Tomás de Aquino para os católicos
- Como rezar oração poderosa de São Valentim
- São João de Deus, história, oração, mensagens
- Quais os feitos de São Maximiliano Kolbe
- Como rezar a novena de Nossa Senhora da Cabeça
- Orações poderosas de Santa Catarina de Sena
- Graça e milagres de Santa Rita de Cássia
Terço de Nossa Senhora das Lágrimas – Como Rezar?
Para oração inicial:
“Eis-nos aos Vossos pés, ó dulcíssimo Jesus Crucificado, para Vos oferecer as Lágrimas daquela que, com tanto amor, Vos acompanhou no caminho doloroso do calvário. Fazei, é bom Mestre, que nós saibamos aproveitar a lição que elas nos dão para que, realizando a Vossa Santíssima Vontade na Terra, possamos um dia, nos céus, Vos louvar por toda a eternidade. Amém.”
E em contas maiores do Pai-Nosso:
“Vede, ó Jesus, que são as lágrimas daquela que mais Vos amou na terra. E que mais Vos ama no Céu.”
Em contas menores de Ave-Maria:
“Meus Jesus, ouvi os nossos pedidos. Pelas lágrimas de Vossa Mãe Santíssima.”
Pelo final do terço:
“Vede, ó Jesus, que são as lágrimas daquela que mais Vos amou na terra. E que mais Vos ama no céu.” (repetir então 3 vezes)
E a oração final:
“Virgem Santíssima e Mãe das Dores, nós Vos pedimos que junteis os Vossos pedidos aos nossos, a fim de que Jesus, Vosso Divino Filho, a quem nos dirigimos, em nome das Vossas Lágrimas de Mãe, ouça as nossas preces e nos conceda, com as graças que desejamos, a coroa eterna. Amém.”
E jaculatórias:
“Coração de Jesus Crucificado, Fonte de amor e de perdão Por Vossa mansidão divina, renovai a face da terra e reinai em nossos corações. Ó Virgem dolorosíssima! As Vossas lágrimas derrubaram o império infernal.”
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!