Saiba quem é São Cristóvão, como virou santo, qual seu dia, oração, ele é padroeiro e protetor do que, qual sua poderosa medalha
Saiba quem é São Cristóvão, como virou santo, qual seu dia, oração, ele é padroeiro e protetor do que, qual sua poderosa medalha

São Cristóvão, saiba quem é, dia, história, milagre e oração

São Cristóvão é um Santo altamente reverenciado, mesmo embora a informação sobre a vida dele seja mais lenda do que fato. Por séculos ele teve um lugar de destaque no Calendário Litúrgico Romano Geral com um dia de festa em 25 de julho, mas isso foi removido em 1969 porque não há suficiente evidência histórica confiável para apoiar.

São Tiago Maior, apóstolo e mártir, é celebrado em 25 de julho, enquanto um memorial opcional para São Cristóvão é permitido no mesmo dia. A Igreja Ortodoxa Oriental celebra o memorial de São Cristóvão em 9 de maio.

Vida de São Cristóvão

Cristóvão significa “portador de Cristo”. Ele nasceu na Palestina em torno de 220 AD, o filho de um ferreiro, e foi martirizado em Lícia, no sul da Ásia Menor, em 250 AD aos 30 anos durante a perseguição do imperador romano Décio, que reinou de 249 a 251.

Segundo a lenda, São Cristóvão era um homem enorme e musculoso. Alguns o consideravam um gigante. Ele viveu como um eremita ao longo da margem de um rio.

O rio tinha uma correnteza rápida e viajantes tinham medo que eles seriam arrastados se tentassem atravessar por conta própria. São Cristóvão era tão forte que ele poderia suportar a força da água, e colocaria os viajantes em seus ombros e os carregaria com segurança para o outro lado.

Uma noite de tempestade, uma pequena criança pediu para São Cristóvão por este serviço. Uma vez que a criança estava empoleirada com segurança nos ombros dele, ele começou a vadear o rio caudaloso. A criança crescia mais pesada e mais pesada conforme ele seguia.

O peso se tornou quase insuportável. Ele tinha medo que pudesse afogar. Quando Cristóvão alcançou a margem oposta, ele perguntou para a criança, “Quem é você, que me colocou em tal perigo? Parecia que eu estava carregando o mundo inteiro sobre meus ombros”. A criança respondeu, “Você não apenas carregou o mundo, mas Ele que o fez. Eu sou Jesus Cristo o Rei”.

A criança adicionou, “Se você gostaria de prova, plante seu cajado aqui no chão”. Na próxima manhã, o cajado apareceu como uma palmeira com folhas e flores, e produziu tâmaras. Após este encontro milagroso, São Cristóvão passou o resto da sua vida pregando sobre Jesus.

Grupo de Santos

São Cristóvão é um dos Catorze Santos Auxiliares, um grupo de santos que era muito popular na Europa durante a Idade Média.

Os santos foram procurados para ajuda de intercessão para doenças físicas como dor de cabeça, dores estomacais, e febres, e doenças graves como câncer, tuberculose e epilepsia.

Pessoas procuravam os santos por proteção da tentação, tempestade, relâmpago, pestes e morte súbita. Pessoas procuraram São Cristóvão por segurança nas viagens delas e para proteção contra danos. Durante as épocas medievais, as pessoas acreditavam que se olhassem para uma estátua ou pintura da imagem dele antes do meio-dia, seriam poupadas da morte naquele dia.

Na arte religiosa, São Cristóvão é geralmente retratado como um homem gigante com o menino Jesus nos ombros dele, com um cajado na mão, conforme ele abre caminho através de um rio caudaloso. São Cristóvão é mais conhecido como Santo padroeiro dos viajantes.

No século XX, seu padronado foi expandido para também incluir motoristas. É comum para proprietários de carro a colocar uma medalha de São Cristóvão em algum lugar no veículo, muitas vezes pendurada no espelho retrovisor ou presa no visor do lado do motorista.

Ele é também padroeiro de ônibus, caminhão, táxi, operadores de balsa, carregadores, marinheiros, aqueles com epilepsia, dor de dente, e é invocado para proteção contra peste e morte súbita.

Oração para São Cristóvão

Conceda-me Ó Senhor uma mão firme e um olhar atento, para que ninguém se machuque quando eu passar. Tu deste a vida, eu rezo para que nenhum ato meu possa tirar ou estragar este Teu dom. Proteja aqueles, querido Senhor, que me acompanham, dos males do fogo e toda calamidade.
Ensina-me a usar meu carro para as necessidades dos outros; nem perca por amor de velocidade indevida a beleza do mundo; que assim eu possa com alegria e cortesia seguir meu caminho. São Cristóvão, Santo padroeiro dos viajantes, proteja-me e me conduza com segurança para meu destino.

Assuntos católicos relacionados

Oração para Jornada Segura

Ó Senhor, nós humildemente pedimos a Ti para dar Tua Proteção Poderosa para todos os viajantes. Aceite nossas orações ferventes e sinceras para que através do Teu poder grande e espírito inabalável, aqueles que viajam possam atingir seu destino com segurança.
Conceda Tua orientação divina e sabedoria infinita para todos os que operam automóveis, trens, aviões e barcos. Os inspire com devido senso de dever e conhecimento e ajude-os a guiar os que estão sob cuidado deles para concluir sua viagem com segurança.
Obrigado, Ó Senhor, por Tua grande misericórdia, e amor sem fim, para toda humanidade e por estender Teu braço de proteção para todos os viajantes. Amém.

Foto: Alcimar Luiz Callegari, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Saiba quem foi São Patrício, história, como ele virou santo da igreja católica e do que Ele é padroeiro e protetor

São Patrício: Uma história impactante de fé, oração e milagres

Conheça a sensacional história de São Patrício, saiba quem foi, seus milagres, do que Ele é protetor / padroeiro e como morreu. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima