Os 7 Arcanjos de Deus, também conhecidos como Guardiões, porque eles tendem para humanidade, são seres míticos encontrados na religião abraâmica subjacente de judaísmo, cristianismo, e islamismo.
Segundo De Coelesti Hierarchia of Pseudo-Dionysius escrito no quarto ao quinto século da Era Comum, houve uma hierarquia de 9 níveis da tropa celestial: anjos, arcanjos, principados, poderes, virtudes, domínios, tronos, querubim e serafim.
Os anjos eram os inferiores destes, mas os arcanjos estavam apenas acima deles.
7 Arcanjos de Deus da História Bíblica
- Houve 7 arcanjos na história antiga da bíblia judaico-cristã.
- Eles são conhecidos como Os Guardiões porque cuidam dos humanos.
- Miguel e Gabriel são os únicos 2 nomeados na Bíblia canônica. Os outros foram removidos no quarto século quando os livros da Bíblia foram configurados no Concílio de Roma.
- A principal lenda sobre os arcanjos é conhecida como “Mito dos Anjos Caídos”.
História dos Arcanjos de Deus
Há apenas 2 arcanjos nomeados na Bíblia canônica usada pelos católicos e protestantes de modo idêntico, assim como no Alcorão: Miguel e Gabriel.
Mas, originalmente houve 7 discutidos no texto apócrifo de Qumran chamado “O Livro de Enoque”. Os outros 5 têm vários nomes, mas são mais freqüentemente chamados de Rafael, Uriel, Raguel, Zeraquiel, e Remiel.
Os arcanjos são parte do “Mito dos Anjos Caídos”, uma história antiga, muito mais antiga do que o Novo Testamento de Cristo.
Mesmo embora Enoque seja considerado a ter sido o primeiro coletado em torno de 300 antes da Era Comum.
As histórias originam do período do Primeiro Templo da Idade do Bronze no século 10 antes da Era Comum quando o templo do Rei Salomão foi construído em Jerusalém.
Contos semelhantes são encontrados no Egito grego antigo, hurriano, e helenístico. Os nomes dos anjos são emprestados da civilização babilônica da Mesopotâmia.
Anjos Caídos e as Origens do Mal
Em contraste ao mito judaico sobre Adão, o mito dos anjos caídos sugerem que os humanos no Jardim do Éden não foram inteiramente responsáveis pela presença do mal na Terra, os anjos caídos foram.
Os anjos caídos, incluindo Samyaza e Asael, vieram para Terra, tomaram as esposas humanas, e tiveram filhos que se transformaram em gigantes violentos.
Pior de tudo, eles ensinaram a família de Enoque os segredos do céu, particularmente os metais preciosos e metalurgia.
O derramamento de sangue resultante, diz que o conto do Anjo Caído, causou um grito da Terra alto suficiente para alcançar os portões do céu, que os arcanjos reportaram para Deus.
Enoque foi para o céu em uma carruagem de fogo para interceder, mas ele foi bloqueado pelas tropas celestiais. Eventualmente, Enoque foi transformado em um anjo, O Metatron, por seus esforços.
Deus, então encarregou os arcanjos para intervir, avisando Noé, descendente de Adão, aprisionando os anjos culpados, destruindo seus filhos, e purificando a Terra que os anjos tinham poluído.
Antropólogos notam que como a história de Caim, o fazendeiro, e Abel, o pastor poderia refletir ansiedades da sociedade decorrentes de tecnologias alimentares concorrentes.
Assim o mito dos anjos caídos pode refletir aqueles entre fazendeiros e metalúrgicos.
Rejeição das Mitologias
Pelo período do Segundo Templo, este mito foi transformado, e alguns estudiosos religiosos como David Suter acreditam que é o mito subjacente para regras de endogamia.
Que um sumo sacerdote é permitido casar, no templo judaico. Os líderes religiosos são avisados por essa história que eles não devem se casar fora do círculo do sacerdócio e certas famílias da comunidade leiga.
Para que o sacerdote não corra risco de profanar sua semente ou a linhagem familiar.
Apocalipse
Para a Igreja Católica, assim como a versão protestante da Bíblia, um fragmento da história é deixado, a batalha entre o único anjo caído Lúcifer e o Arcanjo Miguel.
Essa batalha é encontrada no Apocalipse, mas a batalha ocorre no céu, não na Terra. Embora Lúcifer lute contra uma série de anjos, apenas Miguel é nomeado entre eles.
O restante da história foi removido da Bíblia canônica pelo Papa Dâmaso I e o Concílio de Roma.
Agora a guerra surgiu no céu, Miguel e seus anjos combatendo contra o dragão, e o dragão e os anjos deles lutaram, mas foram derrotados e não houve mais qualquer lugar para eles no céu.
E o grande dragão lançado para baixo, a antiga serpente, que é chamada de Diabo e Satanás, o enganador do mundo inteiro, ele foi lançado para baixo da Terra, e os anjos dele foram lançados abaixo com ele. (Apocalipse 12:7-9).
– Miguel – Os principais Arcanjos de Deus
O Arcanjo Miguel, ou São Miguel Arcanjo, é o primeiro e mais importante dos arcanjos. Seu nome significa “Quem é como Deus?”, que é uma referência para a batalha entre os anjos caídos e os arcanjos.
Lúcifer, Satanás, desejava ser como Deus, Miguel foi sua antítese. Na Bíblia, Miguel é o anjo general e o defensor para o povo de Israel.
Aquele que aparece nas visões de Daniel enquanto está na cova do leão, e lidera os exércitos de Deus com uma espada poderosa contra Satanás no Apocalipse.
Diz-se que ele é o santo padroeiro do Sacramento da Santa Eucaristia. Em alguma seitas religiosas ocultas, Miguel é associado com Domingo e Sol.
– Gabriel – Os principais Arcanjos de Deus
O nome do Gabriel é traduzido de várias maneiras como “a força de Deus”, “herói de Deus”, ou “Deus mostrou-Se poderosamente”. Ele é o mensageiro sagrado e o Arcanjo da Sabedoria, Revelação, Profecia, e Visões.
Na Bíblia, é Gabriel que apareceu ao padre Zacarias para dizer a ele que teria um filho chamado João Batista. E ele apareceu para Virgem Maria para avisá-la que logo seria mãe de Jesus Cristo.
Ele é o padroeiro do Sacramento do Batismo, e seitas ocultas ligam Gabriel com a segunda-feira e a lua.
– Rafael – Os principais Arcanjos de Deus
Rafael, cujo nome significa “Deus cura”, ou “Curador de Deus”, não aparece na Bíblia canônica pelo nome. Ele é considerado o Arcanjo da Cura, e como tal, pode haver uma referência deixada para ele em João 5:2-4:
Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. De vez em quando descia um anjo do Senhor e agitava as águas. O primeiro que entrasse no tanque, depois de agitada as águas, era curado de qualquer doença que tivesse.
Rafael está no livro apócrifo Tobit, e ele é o padroeiro do Sacramento da Reconciliação e ligado ao planeta Mercúrio, e terça-feira.
Os Outros Arcanjos de Deus
Estes 4 arcanjos não são mencionados na maioria das versões modernas da Bíblia, porque o livro de Enoque foi julgado não canônico no século 4 da Era Comum.
Por conseguinte, o Concílio de Roma de 382 da Era Comum removeu estes arcanjos da lista de seres a serem venerados.
- Uriel: o nome de Uriel traduz para “Fogo de Deus”, e ele é o Arcanjo do Arrependimento e dos Malditos. Ele foi o Guardião específico designado para vigiar Hades, o patrono do Sacramento da Confirmação. Na literatura oculta, ele está ligado com Vênus e quarta-feira.
- Raguel: Raguel traduz para “Amigo de Deus” e é o Arcanjo da Justiça e Equidade, e patrono do Sacramento das Ordens Sagradas. Ele é associado com Marte e sexta-feira na literatura oculta.
- Zeraquiel: chamado de “comando de Deus”, Zeraquiel é o Arcanjo do Julgamento de Deus e o patrono do Sacramento do Matrimônio. A literatura oculta o associa com Júpiter e sábado.
- Remiel: o nome de Remiel significa “Trovão de Deus”, “Misericórdia de Deus”, ou “Compaixão de Deus”. Ele é o Arcanjo da Esperança e Fé, ou o Arcanjo dos Sonhos, assim como santo padroeiro do Sacramento da Unção dos Enfermos, e ligado a Saturno e quinta-feira nas seitas ocultas.
Oração de Rafael
Abençoado São Rafael, Arcanjo, suplicamos que nos ajude nas nossas necessidades e provações desta vida, pois tu, pelo poder de Deus, restauraste a vista e orientou o jovem Tobit. Com humildade nós buscamos sua ajuda e intercessão, que nossas almas possam ser curadas, nossos corpos protegidos de toda doença, e que através da divina graça nós possamos estar aptos a habitar na eterna Glória de Deus no céu. Amém.
Oração de Miguel
São Miguel o Arcanjo, nos defenda na batalha, seja nossa proteção contra as maldades e ciladas do diabo. Possa Deus o repreender, oramos humildemente, e tu, Príncipe do Exército Celestial, pelo poder de Deus, lançar Satanás ao inferno e todos os espíritos malignos que rondam o mundo buscando a ruína das almas. Amém.
Oração de Gabriel
Arcanjo Gabriel, o Anjo da Revelação, agradeço a Deus por fazer de tu um mensageiro poderoso para levar as mensagens divinas. Por favor, me ajude a ouvir o que Deus tem a dizer para mim, assim eu posso seguir a orientação Dele e fazer os propósitos Dele na minha vida.
Você pode curtir isso:
- Arcanjo Miguel, a história não contada
- Anjos Serafins, quem são, missão, função
- Quem são os Anjos Querubins na bíblia
- Poder de proteção da Medalha de São Miguel Arcanjo
- Oração poderosa de São Miguel Arcanjo para afastar o mal
- Poder da Espada de São Miguel Arcanjo para os católicos
- Força da intercessão de São Miguel Arcanjo
- Oração de São Miguel Arcanjo dos 21 dias completa
- Aprenda como rezar a quaresma de São Miguel em 2024
Oração aos três Arcanjos de Deus mais poderosos
Arcanjo Miguel Príncipe Guardião e Guerreiro,
defendei-me e protegei-me com Vossa espada,
não permiti que nenhum mal me atinja.
Arcanjo Miguel, protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes,
contra quaisquer ato de violência.
Livrai-me de pessoas negativas.
Espalhai Vosso manto e vosso escudo de proteção
em meu lar, meus filhos e familiares.
Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.
Trazei a paz e a harmonia.
Arcanjo Rafael – Guardião da saúde e da cura
peço que Vossos raios curativos desçam sobre mim, dando-me saúde e cura.
Guardai meus corpos físico e mental,
livrando-me de todas as doenças.
Expandi Vossa beleza curativa em meu lar,
meus filhos e familiares, no trabalho que executo,
para as pessoas com quem convivo diariamente.
Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.
Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser, para que eu possa sempre refletir Vossa Luz.
Arcanjo Gabriel – Portador das boas novas,
das mudanças, da sabedoria e da inteligência,
Arcanjo Gabriel da Anunciação trazei todos os dias mensagens boas e otimistas.
Fazei com que eu também seja um mensageiro,
proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo.
Concedei-me o alcance de meus objetivos.
– Sabedoria e Clareza
Me livre da confusão e me dê sabedoria que preciso para tomar boas decisões, assim como a confiança que preciso para agir naquelas decisões. Há tantas boas escolhas para mim a fazer sobre o cotidiano, mas eu tenho tempo e energia limitados, assim eu preciso de tu, Gabriel, para me guiar ao que é melhor, as atividades que vão me ajudar a procurar os únicos propósitos de Deus para minha vida. Esclareça a vontade de Deus em cada aspecto da minha vida, da minha carreira às minhas relações com meus filhos, assim eu não fico confuso sobre os próximos passos que devo tomar para responder bem às mensagens de Deus e realizar os propósitos de Deus para minha vida. Amém.
– Guia para Soluções
Guie-me para soluções aos problemas que enfrento. Por favor, envie novas idéias na minha mente, através de sonhos quando estou dormindo ou através de inspiração milagrosa enquanto estou acordado. Ajude-me a entender cada problema da perspectiva de Deus após eu rezar sobre isso, e mostre-me os próximos passos que devo tomar para solucionar. Amém.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o Perfil Oficial dos Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!
- Conheça a loja oficial dos jovens católicos. Além de nos ajudar nessa obra de evangelização você adquire os mais lindos e descolados produtos católicos. Acesse a Loja Católica Aqui!
- Adquira nosso E-book (Livro Digital) de “Como Formar um Grupo Jovem Católico Completo”. Comprando esse livro digital, além de nos ajudar na obra de evangelização dos Jovens Católicos, você aprende como fundar, gerir e desenvolver um Grupo Jovem Católico na sua Paróquia. Clique Aqui e Adquira o Seu!
Amei o conteúdo adoro os anjos de Deus
Vou indicar para outras pessoas também
Maravilhoso Juliana! Pode espalhar esse artigo dos arcanjos de Deus e outros do site Jovens Católicos para para todo mundo. Grande Beijo!
Na verdade o Livro de Tobias é canônico na Bíblia Católica. Apenas para o protestantismo que é considerado um apócrifo.
Obrigado pelo seu comentário Andreza! Que Deus te abençoe e os Arcanjos de Deus te guardem. =)