Conheça os 7 Sacramentos da Igreja Católica em Ordem

Sacramentos da igreja católica em ordem ❤️ e significado

Medalhas de São Bento Originais

A Igreja Católica Romana tem 7 sacramentos sagrados que são vistos como canais importantes da graça divina, instituídos por Cristo. Cada um é celebrado com um rito visível, que reflete a essência invisível, espiritual do sacramento. Enquanto alguns sacramentos da Igreja Católica são recebidos apenas uma vez, outros demandam participação ativa e contínua para favorecer a fé viva do celebrante.

Origem dos Sacramentos da Igreja Católica

Na Bíblia, Cristo dá aos seguidores instruções claras sobre como administrar e receber cada um dos7 sacramentos da Igreja Católica.

Isso é visto através do trabalho de Cristo com os Apóstolos, curando os enfermos, parábolas, dando Corpo e Sangue para nutrir as almas dos fiéis e perdoando os pecadores.

A Igreja administra estes santos sacramentos como instruído, para que todos adorem a Deus e recebam a salvação de Jesus.

Sacramentos da Igreja Católica: Veículos de Graça

Os sacramentos são presente de Cristo que oferece a todos com a graça. E são ajudas divinas que Deus oferece aos católicos para permitir que os mesmos:

  • Acreditem nas verdades da fé divina.
  • Vivam segundo o código moral de Deus.
  • Cresçam no dom da vida divina.

Os 7 sacramentos são uma parte fundamental da fé católica. Os sacramentos são instrumentos escolhidos de poder divino. A definição exata de um sacramento é que se trata de “um sinal externo instituído por Cristo para oferecer graça”.
As pessoas prontamente podem ver que há 3 ideias distintas contidas neste tipo de definição:

  • Sinal externo.
  • Instituído por Cristo.
  • Para oferecer graça.

Por exemplo, com os sinais externos. Os sinais externos são a maneira de Deus de tratar os fiéis como seres humanos que são.

Ele transmite a graça invisível Dele nas almas espirituais através de símbolos materiais que os corpos físicos das pessoas não podem perceber, coisas e palavras e gestos.

Os sinais exteriores dos sacramentos têm 2 partes, a “coisa” em si que é usada (água, óleo, e mais), e as palavras ou gestos que dão significado para o que está sendo feito.

Explicação sobre os Sacramentos da Igreja Católica
Os Sacramentos da Igreja Católica, conheça os 7

Sacramentos da Igreja Católica de Iniciação, de Cura, e de Serviço

São os sacramentos da Igreja Católica em ordem:

  • Batismo.
  • Confirmação.
  • Eucaristia.
  • Penitência.
  • Unção dos Enfermos.
  • Ordem.
  • Matrimônio.

Os 3 sacramentos da Igreja Católica de iniciação são Batismo, Confirmação e Eucaristia.

Cada um é destinado a fortalecer a fé e moldar um relacionamento mais profundo com Deus.

Batismo liberta o católico do pecado original, a Confirmação fortalece a fé e a Eucaristia permite que o católico sinta o Corpo e Sangue da vida eterna e ser lembrado do amor e sacrifício de Cristo.

Já os 2 sacramentos de cura são Penitência e Unção dos Enfermos. A Penitência permite cura espiritual e absolvição para pessoas que se distanciaram de Deus pelo pecado. Unção dos Enfermos permite cura física e espiritual.

Quando uma pessoa fica seriamente doente, um ministro unge-a e reza sobre ela, clamando a Cristo para fortalecer e curar. Quanto aos sacramentos de serviço, através do Matrimônio e Ordem, os casais e clero prometem servir e construir a comunidade eclesial.

Salmos Católicos que você vai curtir:

Batismo

Dentre os 7 sacramentos da Igreja Católica, o Batismo é visto como o sacramento de admissão para fé, trazendo a graça santificante para a pessoa sendo batizada. No catolicismo, o Batismo de crianças é a forma mais comum, mas crianças não batizadas ou adultos que desejam se juntar à fé, devem também receber o sacramento.

Uma pessoa deve ser batizada apenas uma vez na vida, e a Igreja Católica reconhece o batismo feito por outras denominações cristãs como válido. No rito do Batismo, a água benta é geralmente aspergida ou derramada na cabeça por um padre que simultaneamente invoca a Trindade com as palavras, “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.

Diz-se que o velho eu morre nas águas, e um novo eu emerge, refletindo a morte e ressurreição de Cristo. Dado que o sacramento é entendido como um requisito para salvação, qualquer pessoa, mesmo não batizadas, podem batizar alguém conforme a situação exigir.

Eucaristia

A Eucaristia, ou Sagrada Comunhão, é outro sacramento de iniciação e pode ser recebido diariamente se desejado. É o rito central da adoração católica. A Primeira Comunhão da criança batizada é geralmente celebrada em torno dos 7 ou 8 anos e é precedida pela sua primeira confissão, o sacramento da Penitência.

Durante a Missa o padre consagra pão e vinho, os elementos da Eucaristia, que se transubstanciam no Corpo e Sangue de Cristo. Como memorial de sacrifício de Cristo na cruz e como reflexo da Última Ceia Dele com discípulos, a congregação participa então da refeição sagrada.

Os ministros leigos especiais, não sacerdotes, são treinados para trazer os elementos consagrados para os doentes ou de outra forma, confinados em casa, para que todos os católicos possam participar.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Confirmação

A Confirmação, ou Crisma, é o terceiro sacramento de iniciação e serve para “confirmar” uma pessoa batizada na fé dela. O rito da Confirmação pode acontecer tão cedo quanto aos 7 anos de idade para crianças que foram batizadas quando bebês, mas é comumente recebido em torno dos 13 anos de idade.

É realizado imediatamente após o Batismo para convertidos adultos. Um bispo ou padre normalmente realiza o rito, que inclui a imposição das mãos em oração e bênção e unção da testa com crisma (óleo sagrado) com as palavras, “Seja selado com os dons do Espírito Santo”.

Ao “selar” essa pessoa como membro da Igreja, o rito externo de Confirmação significa a presença interior do Espírito Santo, que é considerado a oferecer a força para viver a vida de fé. Na Confirmação, um católico pode simbolicamente tomar o nome de um santo para ser seu padroeiro.

Penitência

Também conhecido como Confissão ou Penitência, o sacramento da Reconciliação, é visto como uma oportunidade para renovação e pode ser feito quantas vezes for necessário. Alguns católicos participam semanalmente antes de receber a Eucaristia, enquanto outros podem buscar o sacramento apenas durante as épocas penitenciais da Quaresma ou Advento.

A Penitência é um meio de obter o perdão de Deus pelos pecados, pelos quais o pecador está realmente arrependido, e traz o pecador de volta para comunhão com Deus e Igreja. O sacramento é uma oportunidade para auto reflexão e demanda que a pessoa tome responsabilidade total para os pecados deles, aqueles em pensamento e em ação.

Durante o rito, os pecados são contados em particular a um padre, que é visto como alguém que cura ajudando no processo, e o padre comumente designa atos de penitência, como orações específicas ou atos de restituição, para completar nos dias seguintes. Uma oração de contrição é oferecida no final da confissão, e o católico recém-absolvido é instado a abster-se de repetir estes pecados.

Unção dos Enfermos

Unção dos Enfermos, antigamente conhecida como Extrema Unção, é um sacramento que é administrado para oferecer força e conforto para o doente e para misticamente unir o sofrimento deles com o de Cristo durante a Paixão Dele e morte.

Este sacramento pode ser dado para aqueles que estão aflitos com doenças graves ou ferimento, aqueles que estão aguardando cirurgia, os idosos debilitados, ou crianças doentes com idade suficiente para entender seu significado.

Uma pessoa pode receber o sacramento quantas vezes forem necessárias pela vida dela, e alguém com uma doença crônica pode ser ungido novamente se a doença piora. O rito pode ser realizado em casa ou hospital pelo padre, que reza sobre a pessoa, unge a cabeça dela e mãos com a crisma, óleo sagrado.

O padre pode também administrar o sacramento da Eucaristia se a pessoa foi incapaz de receber e pode ouvir uma confissão se assim desejado. Se alguém está em um ponto de morte, o padre também administra uma bênção apostólica especial em que é conhecido como Últimos Ritos.

Matrimônio

No catolicismo, o matrimônio é um sacramento que um homem batizado e uma mulher batizada administram um para o outro através dos votos de matrimônio e parceria pela vida toda.

Dado que um matrimônio sacramental católico reflete a união de Cristo com a Igreja como corpo místico Dele, o matrimônio é entendido a ser uma união indissolúvel. O rito comumente ocorre durante uma missa, com um padre servindo como o ministro da missa e como testemunha do consentimento mútuo do casal.

A união matrimonial é usada para santificar o marido e esposa por atrair estes para entendimento mais profundo do amor de Deus e é direcionado para ser frutífero, com quaisquer filhos a serem criados nos ensinamentos da Igreja.

Ordem

A Ordem é um sacramento que é disponível apenas para homens que estão sendo ordenados como diáconos, padres, ou bispos. Como com o Batismo e Confirmação, o sacramento é considerado a comunicar um “caráter” especial e indelével na alma do destinatário.

Durante o rito, que normalmente ocorre durante uma missa especial de domingo, uma oração e bênção é oferecida conforme o bispo impõe as mãos na cabeça do homem que está sendo ordenado.

No caso da ordenação de padres e bispos, este ato confere o poder sacramental de ordenar, para bispos, batizar, confirmar, testemunhar casamentos, absolver pecados, e consagrar a Eucaristia.

Diáconos podem batizar, testemunhar casamentos, pregar e ajudar durante a missa, mas não podem consagrar a Eucaristia ou ouvir confissões. Com a exceção dos diáconos casados, uma ordem restaurada pelo Concílio Vaticano II, todos os homens ordenados devem ser celibatários.

Vivendo os Sacramentos da Igreja Católica

Receber um dos 7 sacramentos é um momento que muda a vida onde o católico vivencia realmente a salvação de Deus e sacrifício de Cristo.

Eventos como a Primeira Comunhão são incríveis e merecem dons especiais. Crescer na fé não apenas acontece através dos sacramentos, acontece através da oração e devoção diária. Ferramentas como rosário, Bíblia, diário de oração e cruz podem ajudar o católico na prática da fé.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico