Dons do Espírito Santo na Bíblia e Seus Significados, Importância de Cada um para os Católicos, o Catecismo da Igreja Católica Fala Sobre Eles, São 7 ou 9 Dons do Espírito Santo, Versículos da Bíblia que Falam Sobre os Dons do Espírito Santo, Existe um Principal Dom do Espírito Santo, Quando Recebemos os Dons do Espírito Santo, Como Fazer para Recebê-los

Dons do Espírito Santo ❤️ bíblia, quais são, significado

Medalhas de São Bento Originais

CCC 1830, “A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil em seguir as sugestões do Espírito Santo.

CCC 1831, “São os dons do Espírito Santo, fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade, e temor de Deus. E pertencem em sua plenitude para Cristo, Filho de Davi. Eles completam e aperfeiçoam as virtudes daqueles que os recebem. E tornam os fiéis dóceis em obedecer prontamente às inspirações divinas.”.

“Deixe seu bom espírito me guiar por um caminho nivelado”. Para todos aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus… Se filhos, então herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo.

Uma pessoa que recebe os dons do Espírito Santo no sacramento da confirmação deve cooperar com estas graças especiais e coloca-las em bom uso.

Falhar ao fazer assim seria como comprar um novo computador e deixa-lo na caixa ou comprar um novo carro e deixa-lo na garagem. Para o computador trabalhar, o proprietário deve liga-lo.

Para o carro funcionar, o motorista deve dirigi-lo. Para confirmação funcionar, o destinatário deve cultivar os dons divinos por usa-los e aplica-los, não apenas ocasionalmente, mas consistentemente por cada dia todo.

CCC 1832, “Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós como os primeiros frutos da glória eterna. A tradição da Igreja lista 12 deles: caridade, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, generosidade, mansidão, fidelidade, modéstia, domínio próprio, castidade”.

Revelação dos Dons do Espírito Santo

A revelação dos dons do Espírito Santo é enraizada na profecia de Isaías, “Um ramo surgirá do tronco de Jessé, e das suas raízes brotará um renovo. O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor. E ele se inspirará no temor do Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu;”, Isaías 11:1-3.

Dada esta base, tradicionalmente os 7 dons são listados como fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, entendimento, piedade, e temor de Deus.

Notar que enquanto o texto hebraico de Isaías lista apenas 6 dons, com temor de Deus sendo mencionado 2 vezes, as traduções de Septuaginta grega e Vulgata latina, listam 7, adicionando “piedade” e eliminando a repetição de “temor de Deus”. Além disso, no Antigo Testamento, 7 é o número da perfeição, plenitude e aliança.

Enquanto a profecia de Isaías se refira especificamente à vinda do Messias, a tradição da Igreja é que estes dons foram derramados abundantemente sobre os apóstolos no Pentecostes.

O Senhor tinha prometido que Ele pediria ao Pai para enviar o Espírito Santo, a quem Ele identificou como advogado e espírito da verdade, João 15-16. Fortalecidos por estes dons, os apóstolos continuaram a missão do Senhor, pregar o Evangelho, fazer discípulos de todas as nações, batizar, e ensinar tudo que Ele tinha ordenado, Mateus 28:18-20.

Estes dons são estendidos para todos os fiéis através dos sacramentos do batismo e especialmente a confirmação, Catecismo 1303. Os dons do Espírito Santo são sem dúvida grandes dons essenciais para a santificação e salvação dos católicos.

Cada batizado e confirmado cristão deve implorar ao Espírito Santo para inflamar na alma dele estes dons. Papa São João Paulo II disse, “Com dons e qualidades como estas, nós somos capazes de qualquer tarefa e capazes de superar quaisquer dificuldades”.

São 7 ou 9 Dons do Espírito Santo de Deus, sua importância e significado
Dons do Espírito Santo de Deus na Bíblia, Seus Significados e Importância

Dons do Espírito Santo

No início de uma série de palestras sobre os dons do Espírito Santo, Papa Francisco explicou que “O próprio Espírito é o ‘dom de Deus’ por excelência (João 4:10), Ele é um dom de Deus, e Ele por vez comunica vários dons espirituais para aqueles que O recebem”.

Sabedoria

A sabedoria é o primeiro e supremo dom do Espírito Santo, porque é a perfeição da virtude teológica da fé. Através da sabedoria, os fiéis valorizam adequadamente as coisas que acreditam pela fé.

As verdades da crença cristã são mais importantes do que as coisas deste mundo, e a sabedoria ajuda a ordenar adequadamente o relacionamento humano com o mundo criado, amando a Criação por causa de Deus, e não por si mesma.

Entendimento

Entendimento é o segundo dom do Espírito Santo, e as pessoas por vezes têm dificuldade em entender, como difere da sabedoria.

Enquanto a sabedoria seja o desejo de contemplar as coisas de Deus, entendimento permite aprender, ao menos de maneira limitada, a essência das verdades da fé católica. Através do entendimento, se ganha certeza sobre as crenças das pessoas que move além da fé.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

Conselho

O conselho, terceiro dom do Espírito Santo, é a perfeição da virtude cardeal da prudência. A prudência pode ser praticada por qualquer um, mas o conselho é sobrenatural.

Através deste dom do Espírito Santo, as pessoas são capazes de julgar como melhor agir quase por intuição. Por causa do dom do conselho, cristãos não precisam ter medo de defender as verdades da Fé, porque o Espírito Santo vai guiar cada um na defesa destas verdades.

Fortaleza

Enquanto o conselho seja a perfeição da virtude cardeal, a fortaleza é um dom do Espírito Santo e uma virtude cardeal. A fortaleza é classificada como quarto dom do Espírito Santo porque oferece a força para seguir pelas ações sugeridas pelo dom do conselho.

Enquanto a fortaleza seja por vezes chamada de coragem, segue além do que normalmente se pensa como coragem. Fortaleza é a virtude dos mártires que os permite sofrer a morte do que renunciar a fé cristã.

Ciência

O quinto dom do Espírito Santo, ciência, é muitas vezes confundido com sabedoria e entendimento. Como a sabedoria, a ciência é a perfeição da fé, mas enquanto a sabedoria confere o desejo de julgar todas as coisas segundo as verdades da fé católica, a ciência é a habilidade real de fazer assim.

Como o conselho, é visada nas ações nesta vida. De forma limitada, a ciência permite ver as circunstâncias da própria vida da forma que Deus as vê. Através deste dom do Espírito Santo, os católicos podem determinar o propósito de Deus para suas vidas e viver de acordo.

Piedade

A piedade, o sexto dom do Espírito Santo, é a perfeição da virtude da religião. Enquanto as pessoas tendam a pensar sobre a religião hoje como elementos externos da própria fé, realmente significa a disposição de adorar e servir a Deus.

Piedade leva esta disposição além de um senso de dever, para que os fiéis desejem adorar Deus e servi-Lo por amor, da mesma forma que desejam honrar os pais e fazer o que eles desejam.

Temor de Deus

O sétimo e final dom do Espírito Santo é o temor de Deus, e talvez nenhum outro dom do Espírito Santo seja tão mal interpretado. O medo e esperança são pensados como opostos, mas o temor de Deus confirma a virtude teológica da esperança.

Este dom do Espírito Santo oferece aos fiéis o desejo de não ofender Deus, assim como a certeza que Deus vai suprir cada um com a graça que precisa para não O ofender. O desejo de não ofender Deus é mais do que simplesmente um senso de dever; como a piedade, o temor de Deus nasce do amor.

Você pode curtir isso:

São 7 ou 9 Dons do Espírito Santo?

A Igreja Católica reconhece os 7 dons do Espírito Santo; uma lista deste dons é encontrada em Isaías 11:2-3. São Paulo escreve sobre “manifestações do Espírito” em 1 Coríntios 12:7-11, e alguns protestantes usam esta lista para vir com 9 dons do Espírito Santo, mas estes não são os mesmos como aqueles reconhecidos pela Igreja Católica.

Versículos da Bíblia que Falam Sobre os Dons do Espírito Santo

  • A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer. – 1 Coríntios 12:7-11.
  • O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. – 1 Coríntios 13:8.
  • Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. – 1 Pedro 4:10.
  • Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé. – Romanos 12:6.

Quando Recebemos os Dons do Espírito Santo, Como Fazer para Recebê-los?

Os 7 dons do Espírito Santo são presentes em sua plenitude em Jesus Cristo, mas são também encontrados em todos os cristãos que estão no estado de graça.

Os fiéis os recebem quando são infundidos com graça santificadora, a vida de Deus dentro de cada um, como por exemplo, quando recebem um sacramento dignamente.

Primeiro os católicos recebem os 7 dons do Espírito Santo no Sacramento do Batismo; estes dons são fortalecidos no Sacramento da Confirmação, que é uma das razões explicando a Igreja Católica ensinar que a confirmação é adequadamente vista como a conclusão do batismo.

Como o Catecismo da Igreja Católica nota, os 7 dons do Espírito Santo “completam e aperfeiçoam as virtudes daqueles que os recebem”. Infundidos com os dons Dele, os fiéis respondem aos sussurros do Espírito Santo como se por instinto, da mesma forma que Cristo faria.

Muitos acreditavam que os dons do Espírito Santo entram na alma ao receber o Sacramento da Confirmação. Como fácil é subestimar os donsimportantes e abundantes que Deus concede aos católicos no batismo.

Não apenas o batismo transforma cada um em filhos e filhas de Deus, irmãos e irmãs de Jesus, amigos íntimos do Espírito Santo, e templos da Santíssima Trindade, há ainda mais.

No momento que o Batismo de Deus oferece a maior generosidade, os 7 dons do Espírito Santo. É claro, isso não diminui a importância e eficácia do Sacramento da Confirmação que fortifica e vivifica os 7 dons do Espírito Santo.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp