Arautos do Evangelho o que é

Os Arautos do Evangelho ❤️ o que é, significado, é católico

Medalhas de São Bento Originais

Os Arautos do Evangelho é uma Associação Internacional dos Fiéis de Direito Pontifício, a primeira a ser erigida pela Santa Sé no terceiro milênio, por ocasião da Festa da Cátedra de São Pedro, em 22 de fevereiro de 2001.

Constituída majoritariamente por jovens, esta Associação está presente em 80 países. Seus membros consagrados praticam o celibato, se dedicando integralmente ao apostolado, a morar em casas destinadas especificamente para homens e mulheres jovens.

Sua vida diária alterna entre recolhimento, estudo, e oração, junto com atividades evangelizadoras em dioceses e paróquias, com ênfase especial dada para formação dos jovens.

Embora eles não professem votos e permaneçam em estado laical, com exceção de alguns que ingressaram no sacerdócio, Arautos do Evangelho buscam praticar os conselhos evangélicos, em toda sua pureza fascinante.

É sua prática viver em comunidade, masculina ou feminina, em ambiente de caridade fraterna e disciplina.

Suas casas favorecem profunda vida de oração e estudo, segundo a sábia orientação de São João Paulo II: “O objetivo fundamental da formação de fiéis leigos é descoberta cada vez mais clara da própria vocação e disponibilidade cada vez maior de vive-la para o cumprimento da própria missão”. O fundador dos Arautos do Evangelho é Mons. João Scognamiglio Clá Dias.

Os Arautos do Evangelho e a Igreja Católica
O que prega os Os Arautos do Evangelho e qual relação deles com a Igreja Católica

Objetivo dos Arautos do Evangelho

Os artigos iniciais de seus Estatutos delineiam a vocação dos Arautos do Evangelho: Esta associação… nasceu com o objetivo de ser um instrumento de santidade na Igreja, ajudando seus membros a responder generosamente ao chamado de plenitude da vida cristã e a perfeição da caridade, ajudando e promovendo uma unidade íntima entre vida prática e fé…

Além disso, a Associação visa uma participação ativa responsável e consciente de seus membros em missão salvífica da Igreja através do apostolado, a que são destinados pelo Senhor, em virtude do Batismo e Confirmação. Assim, deve agir em favor da evangelização, santificação, e o avanço cristão das realidades temporais.

Espiritualidade

A espiritualidade dos Arautos do Evangelho é ancorada em 3 pontos essenciais, a Eucaristia, Maria, e o Papa como definido em seus estatutos.

“A espiritualidade tem como esteio, a adoração do Jesus Eucarístico, de valor inestimável na vida da Igreja, para construir como una, santa, católica, e apostólica, corpo e esposa de Cristo; piedade filial mariana, imitando a sempre Virgem Maria, e aprendendo a contemplar o rosto de Jesus nela, e devoção ao Papado, fundamento visível da unidade da fé.”.

Estes pontos são representados vibrantemente no emblema que distingue a Associação.

 Arautos do Evangelho o que é
Saiba o que é Os Arautos do Evangelho

Qual é o Carisma dos Arautos do Evangelho

Seu carisma leva a buscar agir com perfeição no anseio de pulcritude em todos os atos da vida diária, mesmo enquanto no privado, e é expressado no sublime mandamento de Jesus Cristo, “Sede perfeitos, pois, como perfeito é o vosso Pai celeste”, Mateus 5:48.

Para os Arautos do Evangelho, este chamado para perfeição não deve permanecer restrito para atos interiores, mas deve ser exteriorizado em todas as atividades, para melhor refletir Deus.

Isso é dizer que Arautos devem revestir todas suas ações diárias em cerimonial, na intimidade da vida privada e na pública; em obras de evangelização, em interagir com seus irmãos, em participação na Liturgia, nas apresentações musicais e teatrais e em todas as outras circunstâncias.

Esta busca por perfeição significa não apenas abraçar e praticar a virtude, mas também fazer isso com esplendor, com beleza, que pode ser um elemento importante para santificação. Com boa razão, Paulo VI enfatizou este ensinamento importante do Concílio Vaticano II em sua Mensagem aos Artistas.

Portanto, “Este mundo em que vivemos precisa de beleza para não cair no desespero. A beleza, como a verdade, traz alegria ao coração humano e é esse fruto precioso que resiste à erosão do tempo, que une gerações e permite que sejam um em admiração!”.

Você pode curtir:

Evangelização Através de Cultura e Arte

Ver a cultura e arte como instrumentos eficazes de evangelização, os Arautos do Evangelho executam ampla gama de música instrumental e vocal.

E formaram vários coros, orquestras e conjuntos musicais, para trazer sua mensagem de fé e esperança para sociedade contemporânea.

O papel importante da arte recentemente foi enfatizado pelo Papa Bento XVI, ele um grande apreciador da música, em várias ocasiões, como por exemplo, em suas palavras de encerramento durante o concerto oferecido pelo Presidente da República Italiana, na ocasião do terceiro aniversário do pontificado, em 2008.

“Há um misterioso parentesco e profundo entre a música e a esperança, entre música e vida eterna: não por nada a tradição cristã retrata o Beato no ato de cantar em um coro, em êxtase e arrebatado pela beleza de Deus. Mas a arte autêntica, como oração, não é alheia à realidade diária, embora demande a nós a “rega-la” e fazer germinar para que dê frutos de bem e de paz.”.

Como se tornar um membro dos Arautos do Evangelho
Membros dos Arautos do Evangelho

Como fazer a Inscrição nos Cursos

Cursos da Formação Católica Reconquista
Conheça a plataforma digital de Cursos da Formação Católica Reconquista
Professores do Curso Reconquista
CLIQUE e Conheça os professores da plataforma de cursos Reconquista
Reconquista Arautos do Evangelho - Cursos
Cursos Reconquista, Clique para acessar!
Curso Reconquista Arautos do Evangelho vale a pena
Cursos Reconquista – Clique para acessar!

Para se inscrever nos cursos Arautos do Evangelho clique no botão abaixo:
Quero fazer os Cursos

Banner Terço de São Bento Original

Cooperadores

Os “Cooperadores” formam outra categoria de membros, que “enquanto se identificando como o espírito da Associação, tal como expresso em seus estatutos, são incapazes de comprometer-se plenamente aos seus objetivos, devido aos seus compromissos sacerdotais, ou porque pertencem a algum instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica, ou devido aos seus deveres matrimoniais ou profissionais”.

Assim, como leigos casados ou solteiros residentes no mundo, padres, diáconos, religiosos, leigos de vida consagrada ou membros de outras associações ou movimentos eclesiásticos, os Cooperadores dos Arautos do Evangelho, além de observar os preceitos e deveres adequados para seu estado na vida, fazem um esforço para viver em conformidade com o carisma e espiritualidade da Associação, dedicando seu tempo livre para isso e se comprometendo a cumprir certas obrigações.

O vigoroso testemunho oferecido pela maneira de vida dos membros dos Arautos do Evangelho atraiu várias pessoas, não apenas para desejar ser recipiente passivo do bom exemplo e outras graças garantidas pela Divina Providência através de seu ministério, mas levou eles a desejarem se tornar uma parte ativa deste ministério, cada um segundo sua profissão respectiva e condição na vida, por compartilhar na espiritualidade particular e carisma da associação e se tornar anunciadores da Boa Nova.

Deste desejo expresso por tantas pessoas em diferentes cidades e países, a nova instituição dos Cooperadores surgiu nos Arautos do Evangelho em que são capazes de participar em seus esforços de evangelização.

Uma das sedes da Igreja
Associação Arautos do Evangelho

Estatutos e Cooperadores

Segundo Estatutos dos Arautos do Evangelho, estes Cooperadores são aqueles que, “enquanto eles se identificam com o espírito da Associação, devido aos seus deveres sacerdotais, ou porque pertencem a um instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica, ou devido as suas obrigações profissionais ou familiares, não podem oferecer a si totalmente ao trabalho da Associação”, Estatuto 9.

Os Arautos do Evangelho estão no serviço da Igreja. E proclamam o Evangelho para todas as classes sociais, e trabalham em paróquias, lares e escolas.

E agem nos mais diversos meios sociais e culturais, entre profissionais, entre classe trabalhadora, no mundo dos esportes, da televisão e rádio, nos hospitais, casas de repouso, em favelas, prisões, em qualquer lugar onde podem trazer consolo, encorajamento e esperança.

Na medida em que suas obrigações da vida permitem, um Cooperador também tem parte nestas atividades, sob a direção daqueles designados pelo superior apropriado.

É de acordo com este carisma que os Arautos do Evangelho, aqueles que levam uma vida inteiramente dedicada, assim como Cooperadores, buscam a perfeição da caridade em todas as coisas.

“Se não tenho caridade, não dou conta de nada… se não tenho caridade, na sou… a maior (das três virtudes teologais) é caridade”, 1 Cor 13:2-3,13. E desejam alcançar a própria santidade.

Como São João Paulo II alertou, a santidade “é um dever que diz respeito não apenas a certos cristãos: todo fiel cristão de qualquer estado ou categoria, é chamado para ser cheio da vida cristã e para perfeição da caridade”.

“A vida toda da comunidade cristã e das famílias cristãs devem levar a essa direção… os caminhos para santidade são pessoais e chama por um genuíno “treino na santidade”Este treino deve integrar os recursos oferecidos para cada um com formas tradicionais de atendimento individual e de grupo, assim como formas mais recentes de apoio oferecido em associações e movimentos reconhecidos pela Igreja”.

“Como o Concílio explicou”, continua São João Paulo, “este ideal de perfeição não deve ser mal interpretado como se envolvesse algum tipo de existência extraordinária, possível apenas para alguns heróis incomuns da santidade. As formas de santidade são muitas, segundo a vocação de cada um”.

Como qualquer arauto do Evangelho, os Cooperadores participam de graças especiais que Deus envia a Associação. O Santo Padre concedeu a eles indulgências plenárias em articulo mortis, no dia que alguém é recebido na Associação, e nas festas da Cátedra de Pedro, Nossa Senhora do Bom Conselho, e Santa Teresa de Lisieux.

E são agrupados em Congregações, organizados em função de suas paróquias, ou da proximidade de uma casa dos Arautos do Evangelho. Para se tornar um Cooperador, o candidato começa por fazer a preparação para Consagração para Jesus Cristo, a Sabedoria Encarnada, através das mãos de Maria, segundo método de São Luís de Montfort.

Eles são admitidos a seguir, ao pronunciar a fórmula da Consagração, durante uma cerimônia em que recebem o manto de Cooperador, a insígnia ou distintivo com que os identificam e o Livro de Oração.

O Livro de Oração contém as orações que cristãos devem rezar em diferentes momentos do dia, por exemplo, ao acordar, antes de dormir, antes e depois das refeições, no momento da Saudação Angélica, junto com outras orações para aumentar a vida de piedade, obter intercessão da Virgem Maria e santos, e para agradar Deus.

Cursos Oferecidos pelos os Arautos do Evangelho

São muitos cursos oferecidos pelos Arautos do Evangelho, https://reconquista.arautos.org/curso-catolico/, como por exemplo:

Como me inscrever no Curso e qual valor

Para consultar o preço dos cursos dos Arautos do Evangelho clique no botão abaixo:
Quero fazer os Cursos

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp