É importante ser um católico mais gentil? Colossenses 3:12, “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”.
O Catecismo da Igreja Católica em 1832 lista a bondade como um dos frutos do Espírito Santo. Diz: “1832 Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo forma em nós como primeiros frutos da glória eterna. A tradição da Igreja lista 12 deles: ‘caridade, alegria, paz, paciência, bondade, gentileza, generosidade, mansidão, fidelidade, modéstia, domínio próprio, castidade’ (citando Gálatas 5:22-23)”.
Virtude da Gentileza
O gentil, a gentileza é uma virtude que “eleva os espíritos” e “toca os corações” das pessoas que passam pela vida. Quando a gentileza é amplificada pela graça, teólogos a chamam de virtude infundida ou sobrenatural concedida para os fiéis no Batismo, e quando esta virtude de gentileza se torna parte da natureza da pessoa, aperfeiçoando a mesma na graça, é uma manifestação do fruto do Espírito Santo.
Ser um Católico mais gentil assim envolve atos de bondade, e estes atos de gentileza podem aumentar pela prática, oração e vida sacramental. O objetivo, então, é se tornar proficiente em produzir estes atos todos importantes de gentileza na cooperação com Espírito Santo.
O Padre Lovasik falecido escreveu um livro maravilhoso sobre o poder da gentileza chamado The Hidden Power ofKindness. O Padre aponta que mesmo um sorriso gentil ou um elogio pequeno pode trazer alegria para alguém.
É importante rezar então para o Espírito Santo para amadurecer em si o fruto da gentileza, “Peçam e receberão”, João 16:24.
Manter em mente que não se usa de hipérbole quando chama a gentileza de poder, afinal, um fruto do Espírito Santo é um poder sobrenatural tremendo.
A gentileza autêntica, sendo um católico mais gentil, tem o poder de fazer as vidas das outras pessoas mais suportáveis, menos miserável, para reparar, autoestima danificada em uma pessoa, e até produzir alegria e felicidade nas almas. E realmente é um poder tremendo.
Sobre este poder de bondade, Padre Lovasik fala: “Não apenas é a bondade devida a todos, mas uma gentileza especial é devida a todos. Gentileza não é gentileza a menos que seja especial. Seu charme consiste em sua adequação, pontualidade, e aplicação individual. A bondade adiciona doçura para tudo. E faz as capacidades da vida florescer e as enche de fragrância. A gentileza é como graça divina. E concede aos homens algo que nem eu ou natureza podemos dar a eles. O que dá a eles é algo que precisam, ou algo que apenas outra pessoa pode dar, como consolação. Além disso, a maneira em que isso é dado é um dom verdadeiro em si, muito melhor do que a coisa dada. O impulso secreto a partir do qual a bondade atua é um instinto que é a parte mais nobre da pessoa. É o remanescente mais indubitável da imagem de Deus, dado para nós no começo.”.
Regras Simples do Padre Lovasik para ser um católico mais gentil
Aqui estão as regras simples do Padre Lovasik para ser gentil a partir do livro dele, The Hidden Power ofKindness. Não fazer:
- Não falar mal de ninguém.
- Não pensar mal de ninguém.
- Não agir mal com ninguém.
E fazer:
- Falar gentilmente de alguém ao menos uma vez por dia.
- Pensar com gentileza sobre alguém ao menos uma vez por dia (isso ensina a pensar com bondade, que nos pensamentos secretos as pessoas tendem a não fazer).
- Fazer um ato de gentileza para alguém ao menos uma vez por dia (e como esta virtude cresce, tais atos podem ser multiplicados).
Quando é cruel, diz o Padre Lovasik, fazer um ato curto de contrição e resolver produzir atos de gentileza na vida.
Praticar estas simples regras não é fácil e vai exigir esforço consciente e abnegação, mas mantê-las vai levar para crescimento na santidade conforme se torna menos autocentrado e mais humilde.
A bondade, como a paciência, envolve certa forma de mortificação. A gentileza é um tipo de amor ou caridade. Francamente, não custa muito ser gentil, ou dizer uma palavra gentil para alguém.
Padre Faber diz que, em termos de evangelização, “gentileza é a melhor pioneira do Sangue Precioso”. Ele diz ainda: “A bondade converteu mais pecadores do que o zelo, eloquência ou aprendizado: e estas últimas 3 nunca converteram alguém, a menos que fossem gentis também”.
Venha Espírito Santo, Criador Bendito, Presente não Criado do Pai e Filho, e encha nossos corações com gentileza, bondade.
Frases, Exemplos de Santos, Padres e Papas Super Gentis
São Francisco de Sales, um nobre muito educado, deu sua riqueza e conforto e arriscou sua vida para fazer a vontade de Deus como um Padre santo dedicado.
Uma das muitas formas que ele demonstrava sua gentileza para os outros era por ser determinado a trazer o povo para fé apesar de ter que enfrentar condições difíceis e perigosas para fazer isso.
Mesmo embora teria sido muito mais fácil para o Santo retornar para sua posição de nobreza e riqueza, ele não voltou atrás e até buscou desafios evangélicos. E bravamente cumpriu seu chamado mesmo após parecer impossível.
São Francisco de Sales, como Santa Teresa de Lisieux, transmitiu para pessoas palavras acessíveis e práticas de sabedoria que têm o poder de melhorar a fé de muitos. “Você aprende a falar por falar, a estudar por estudar, a correr por correr, a trabalhar por trabalhar, e apenas assim, aprende a amar por amar”, ele uma vez escreveu. “Todos os que pensam em aprender de qualquer outra forma se enganam”.
Assuntos católicos relacionados
- Como rezar o Terço de São Bento passo a passo
- Como ser catequista infantil da igreja católica
- Como pedir a intercessão de Maria junto a Jesus
- Como fazer promessa para um santo da igreja católica
- Como acender vela para Deus e Santo de devoção católico
- Como confessar com padre da igreja católica e qual a importância
- Como se tornar padre da igreja católica, passo a passo
Papa Francisco Sobre ser um católico mais gentil
Para Papa Francisco, os pequenos atos de gentileza, não grandes discursos, mostram melhor o amor de Deus. Ele falou, “As obras de misericórdia são precisamente o caminho de amor que Jesus nos ensina em continuidade com este grande amor de Deus”.
Assim, não há necessidade para grandes discursos sobre amor, ele disse, mas há uma necessidade por homens e mulheres “que sabem como fazer estas pequenas coisas por Jesus, pelo Pai”. Obras de misericórdia continuam este amor, que é feito pequeno, assim pode “nos alcançar e nós levamos isso adiante”, Papa Francisco falou.
Foto: http://www.freepik.com/
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!