Como superar o luto com ajuda de Deus

Luto 🏅 Como superar o luto segundo a fé e a Igreja Católica

Medalhas de São Bento Originais

Como superar o luto? A expressão de pesar e luto por um ente querido que se foi é extremamente pessoal.

A quantidade de tempo no luto, em como superar o luto, a extensão do processo de luto, e a profundidade e severidade do pesar vão depender da relação compartilhada com o falecido e capacidade da pessoa para processar e lidar com a perda.

O catolicismo romano é uma prática muito formal do cristianismo, oferecendo estrutura, segurança e conforto pelo processo todo de luto.

Duração do Período de Luto

A tradição católica que rege o tipo e duração do luto evoluiu ao longo dos anos, muitas vezes influenciado pela cultura e conveniência. A Igreja Católica oficialmente distingue 3 tipos de luto.

O luto profundo ou pesado é o período mais intenso. A roupa preta é apropriada, sem acessório contendo pedras coloridas. Em algumas culturas, um terno todo branco é também considerado luto completo e seria aceitável.

O meio luto é o próximo período de luto. Preto com detalhes em branco, ou branco com detalhes em preto é considerado o padrão para se vestir.

O segundo luto ou leve é o estágio final. A roupa é caracterizada por cores leves, incluindo misturas de preto e branco, cinza, malvas e outras cores pastéis suaves. O tecido usado durante este momento pode ser padronizado.

A quantidade de tempo reservado em cada um dos períodos de luto seria dependente da relação que foi compartilhada com o falecido.

Como Superar o Luto Segundo a Igreja Católica?

Não Tentar Suportar Toda a Dor em Solidão

Aceitar ajuda das pessoas amadas e quando estiver pronto, convites de amigos e conhecidos. Não ter medo de buscar ajuda quando a tristeza e solidão se tornaram excessivas para suportar. Deus deseja e espera do fiel a estar presente ao outro em tais momentos.

Quase toda comunidade tem algum tipo de grupo de apoio para o luto; a paróquia ou casa funeral local pode oferecer esse tipo de informação, com panfletos úteis e outros materiais sobre pesar.

Lamentar é necessário; suportar um sofrimento sozinho quando ajuda é disponível geralmente não é sábio ou saudável.

Banner Terço de São Bento Original

Virgem Maria se tornou uma viúva quando São José morreu, assim ela tem preocupação especial por aqueles que perderam seus cônjuges.

Muitas viúvas e viúvos encontraram consolo e força por pedir pela intercessão de Maria e buscando seu cuidado maternal.

Além de ter missas celebradas na paróquia pelo cônjuge, perguntar quais são as devoções para Nossa Senhora que a paróquia oferece e fazer o melhor para participar delas.

Você pode Curtir isso:

Aprender a Agradecer a Deus, Mesmo no Luto

Em seu leito de morte, Santa BartolomeaCapitanio, embora apenas nos seus 20 anos, consolou a mãe por dizer, “Você sabe que todos têm que morrer. Se fosse para viver mais 40 anos, eu ainda teria que morrer. É o momento quando Deus na misericórdia Dele quer me receber no Paraíso. Não fique triste pela minha morte, mas ao invés, agradeça a Deus!”.

É possível agradecer a Deus conforme está em luto, e as orações por quem morreu podem ser uma fonte de consolação.

Se ajuda, conversar com aqueles que partiram, algo que muitas pessoas fazem no cemitério, ou escrever uma carta para eles, ou imaginá-los perfeitamente gloriosos e felizes na presença de Deus.

Finalmente, lembrar-se que a separação é temporária, mas, através de Cristo, o amor que compartilhou vai durar para sempre.

Oração para superar o Luto

Senhor Jesus Cristo, Tu sofreu a perda do Teu pai adotivo amado, São José; Tu choraste a morte do Teu amigo Lázaro; e da Tua Cruz, Tu viste a dor da Tua Mãe, Maria. Olhe para mim no meu luto, e toque meu coração ferido. Dê boas-vindas para todos meus entes queridos falecidos no Teu reino, e ajude-me a entrega-los ao Teu amor misericordioso.
Dá-me a paz no meio da aflição, coragem no meio da perda, e esperança no meio da tristeza. Encha-me com a força que eu preciso apenas para passar por este dia. Ajude-me a lembrar de que Tu nunca me abandonarás, e que Tu nunca Se esquecerás de mim, e que Tu me verás neste momento de sofrimento e provação.
Eu ofereço a Ti minhas lágrimas, e dou a Ti meu coração ferido; receba-os com gentileza. Amém.

Papa Francisco Sobre Lidar com a Perda de alguém

“No Povo de Deus, pela graça da compaixão Dele concedida em Jesus, muitas famílias provam por suas obras que a morte não tem a última palavra: este é um ato verdadeiro de fé. Cada vez que uma família em luto, mesmo luto terrível, encontra força para guardar a fé e amor que nos une com aqueles que amamos, já preveniu a morte de tomar tudo. A escuridão da morte deve ser confrontada com um trabalho mais intenso de amor. ‘Meu Deus, ilumine minhas trevas!’ é a invocação da oração da noite…”.
“Nós podemos atrair do testemunho simples e forte de muitas famílias que foram capazes de captar, na mais árdua transição da morte, a passagem segura do Senhor, Crucificado e Ressuscitado, com a promessa Dele irrevogável de ressurreição dos mortos. A obra de Deus de amor é mais forte do que a obra da morte.”.

Audiência Geral, 17 de junho de 2015

Versículos Bíblicos Sobre o Luto para Confortar e superar o luto

  • Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. – Mateus 5:4.
  • Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou. – Apocalipse 21:4.
  • Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. – Salmo 147:3.
  • Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. – 1 Pedro 5:7.
  • O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido. – Salmo 34:18.
  • Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve – Mateus 11:28-30.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


2 comentários em “Luto 🏅 Como superar o luto segundo a fé e a Igreja Católica”

  1. Cinthia Alves de Souza

    Não sei falar muito hoje. Mas quero te agradecer pelo artigo

    1. Olá Cinthia, a Paz de Cristo! Que Deus abençoe, você e toda sua família, hoje e sempre. Fico muito feliz que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma. ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp