Dia de Corpus Christi é feriado para os católicos, qual significado e importância para igreja
Dia de Corpus Christi é feriado para os católicos, qual significado e importância para igreja

Corpus Christi é feriado para os católicos, qual significado

Corpus Christi celebra a Eucaristia como Corpo de Cristo. O nome Corpus Christi é latim para o Corpo de Cristo.

Este festival jubilante é celebrado pelos católicos romanos e outros cristãos para proclamar a verdade da transubstanciação do pão e vinho no corpo real de Cristo durante a Missa.

Em alguns países do mundo, as igrejas católicas ainda celebram o festival, não apenas com uma Missa.

Mas também com uma procissão que leva a hóstia consagrada pelas ruas como uma declaração pública que o sacrifício de Cristo foi para a salvação do mundo inteiro.

Corpus Christi cai entre o final de maio e meio de junho, na primeira quinta-feira após o Domingo da Trindade, 60 dias após a Páscoa. Em alguns países o festival é celebrado no domingo após o Domingo da Trindade.

Na Igreja da Inglaterra, esta festa é também mantida na quinta-feira após o Domingo da Trindade.

Corpus Christi não é feriado no Brasil inteiro, porque é feriado católico facultativo. E cada cidade opta se deseja aderir a ele, através da lei municipal.

Se não for feito pela cidade, porém a escola, faculdade ou empresa desejar considerar este feriado para os estudantes e funcionários, deve ser através do acordo entre partes.

Qual Significado para os Católicos?

Aqui no Brasil, a festa passava a compor calendário religioso de Brasília, no ano de 1961, na ocasião uma procissão pequena saia da Igreja de Madeira de Santo Antônio, seguia para Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima.

Surgiu a tradição para enfeitar as ruas na cidade histórica, Ouro Preto, Minas Gerais. Celebrar Corpus Christi é caracterizado pela missa, pela procissão e pela adoração para Santíssimo Sacramento.

Esta procissão se assemelha com caminhada do povo de Deus, sendo peregrino, na procura pela Terra Prometida. Para o Antigo Testamento, tal povo recebeu alimento de maná, pelo deserto.

Atualmente, é alimentado com Corpo de Cristo. Na Missa, o celebrante vai consagrar 2 hóstias. Uma hóstia é ingerida, a outra hóstia apresentada para fiéis à adoração.

Tal hóstia fica no meio da comunidade, sendo sinal da presença do Cristo Vivo pelo Coração da Igreja.

História do Corpus Christi

O festival foi inspirado pela experiência religiosa da Santa Juliana, 1193-1258, uma freira belga, que sonhou repetidamente com a Igreja sob a lua cheia com uma mancha negra.

Segundo a lenda, o sonho foi interpretado a ela na visão de Cristo. A lua, ela disse, era o calendário da Igreja de festivais e a mancha negra era a falta de um festival para celebrar o elemento mais sagrado da Igreja, a Eucaristia.

Juliana compartilhou isso com seu bispo local, que em 1246 emitiu um decreto para que tal festival fosse celebrado em seu território.

O festival foi instituído pela Igreja pelo Papa Urbano IV em 1264. Antes disso, não tinha havido festival universal para marcar o sacramento da Eucaristia.

Corpus Christi foi feito uma festa obrigatória para os católicos romanos pelo Papa Clemente V em 1311, no Conselho de Vienne. Corpus Christi foi celebrado na Inglaterra de 1318 em diante.

Em 1551, o Concílio de Trento descreveu o festival como um “triunfo sobre a heresia”.

Eles queriam dizer que quando os cristãos celebravam o festival, eles afirmavam sua crença na doutrina da transubstanciação.

E assim a vitória da Igreja sobre aqueles hereges que negavam que a hóstia consagrada se tornou o corpo real de Cristo durante a Missa.

A partir da Idade Média em diante, foram apresentadas peças especiais de Corpus Christi para marcar a ocasião.

Qual a Simbologia dos Tapetes?

A arte com os tapetes de rua no Corpus Christi 2019 é conhecida pelos brasileiros. Confeccionar tapetes de rua representa manifestação magnífica da arte do povo que possui de origem comemoração da data.

Usando muitos tipos de materiais, de exemplo borra de café, serragem colorida, areia, farinha.

E pequenos acessórios como flores e folhas, tampinha de garrafa, o tapete é montado pelas pessoas, com arte, apresentando figuras e dizeres relativos a esse assunto.

Por tal tapete a procissão passa, seguida por indivíduos que integram com fervor. Celebração do Corpus Christi iniciou pela Idade Média, constando da missa, da procissão e também adoração para Santíssimo Sacramento.

40 dias após o domingo da Páscoa, trata-se da quinta-feira de Ascensão do Senhor. E 10 dias após, há o Domingo de Pentecostes.

Já o domingo seguinte, é da Santíssima Trindade, sendo a celebração de Corpus Christi na quinta-feira.

Uma das festas brasileiras mais tradicionais, com comemoração no Brasil a partir da chegada de portugueses. Tradição de produzir tapete com flores e folhas desponta de imigrantes açorianos.

Esta tradição sumiu praticamente para Portugal continental, lugar de origem, porém em Açores foi mantida, e em locais onde seus imigrantes chegaram, de exemplo Florianópolis.

Essa festa foi enriquecida pelo barroco, com suas características todas de pompa. No Brasil inteiro, a festa recebia contornos de barroco de Portugal.

A celebração do Corpus Christi 2019 acontece desde época colonial através da profusão das cores, canção, expressão de grandeza.

Aqui, a tradição de compor tapetes de rua ocorre nas várias cidades, normalmente contando com voluntários que iniciam preparativos em dias anteriormente à solenidade, varando a noite a trabalhar.

Frases Ditas pelo Papa Francisco

Apenas o Corpo e Sangue de Jesus Cristo, o alimento da vida, pode satisfazer a fome dos corações por amor, uma experiência universal.

Isso entre as frases do Papa Francisco disse durante a Missa de Domingo para a Solenidade de Corpus Christi significado.

“Na vida, nós constantemente precisamos ser alimentados, nutridos não apenas com alimento, mas também com planos e afeição, esperanças e desejos. Nós temos fome de ser amado. Mas os elogios mais agradáveis, os melhores presentes e as tecnologias mais avançadas não são suficiente; eles nunca completamente nos satisfazem”, o papa disse.

“A Eucaristia é alimento simples, como pão, ainda é o único alimento que satisfaz, não há amor maior”, ele adicionou. “Ali nós encontramos Jesus realmente; nós compartilhamos Sua vida e nós sentimos Seu amor”.

“Deixe-nos escolher este alimento da vida! Vamos fazer da Missa nossa prioridade! Vamos redescobrir a adoração eucarística nas nossas comunidades! Vamos implorar a graça pela fome por Deus, com um desejo insaciável para receber o que Ele preparou para nós”, o papa disse.

O papa deu sua homilia para Corpus Christi na Missa em Ostia, um bairro na costa nos arredores de Roma, em frente à paróquia de Santa Mônica. Desde 1978, esta Missa tinha sido realizada na Basílica de St. John Lateran.

Antes disso, no entanto, a Missa tinha sido celebrada em diferentes áreas de Roma. Corpus Christi foi celebrado pela última vez em Ostia, em 1968, pelo Papa Paulo VI.

Celebração de Corpus Christi é feriado

A principal característica das celebrações de Corpus Christi é a procissão litúrgica triunfante, na qual a hóstia sagrada é carregada da Igreja, “para a fé cristã, a fazer profissão pública da fé e adoração do Mais Sagrado Sacramento”.

A prática não é mais comum no Reino Unido, por exemplo, onde as procissões tradicionais começaram a minguar na década de 1970, após o Conselho do Segundo Vaticano.

Tentativas foram feitas para reviver a tradição em algumas cidades e aldeias da Grã-Bretanha nos anos recentes.

Durante seu papado, o Papa João Paulo II conduziu uma procissão anual de Corpus Christi da Praça de São Pedro no Vaticano, para as ruas de Roma.

Muitos católicos tradicionais desejam que estas procissões sejam promovidas em todos os lugares do mundo na luz do exemplo do papa.

Já que, para os católicos, a hóstia contém a real presença de Cristo, é tratada como Cristo na forma humana seria tratado, com reverência, cerimônia e adoração.

A hóstia é exibida em um ostensório e protegida do sol por uma marquise. A procissão se move pelas ruas locais, ou para outra igreja, ou de volta para a igreja onde começou.

A Igreja diz que, “… a participação devota dos fiéis na procissão eucarística na Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é uma graça de Deus que anualmente enche com alegria aqueles que participam”, Redemptionis Sacramentum 143.

A estrutura da procissão é muitas vezes elaborada para demonstrar a hierarquia do céu em que a hóstia sagrada é seguida na procissão por várias organizações da Igreja carregando os estandartes de seus santos padroeiros.

Igrejas podem se preparar para o festival em dias antes por várias cerimônias de menor escala, como Adoração do Sacramento.

E serviços que exploram a “dimensão eucarística” de vários elementos do trabalho de paróquia.

Sobre celebração, em tradição folclórica, na Inglaterra, em épocas medievais em muitas partes da Europa, Corpus Christi era um momento para realização de peças misteriosas.

As peças em York, Inglaterra, foram realizadas no Dia de Corpus Christi por em torno de 200 anos até serem suprimidas no século 16, durante a Reforma Protestante.

Assuntos católicos relacionados

O Que Esperar do Feriado de Corpus Christi

Sobre a data para este ano, foi publicada pelo governo federal a data de Corpus Christi para 2019, sendo 20 de junho, ponto facultativo.

A festa de Corpus Christi é uma das 5 ocasiões do ano em que o bispo diocesano não pode ficar longe de sua diocese, a menos que por razão grave e urgente.

Pela tradição, os católicos escutam a Missa, então seguem em procissão através das ruas da sua vizinhança da igreja paroquial, enquanto oram e cantam.

A Eucaristia, conhecida como Sacramento Abençoado, é colocada em ostensório e é mantida em alto por um membro do clero durante a procissão.

Após a procissão, os paroquianos retornam para igreja, onde a bênção geralmente acontece.

Para cada cidade brasileira, é indicado conferir a programação do Corpus Christi significado, para participação na data pelos interessados.

Foto: http://www.freepik.com/

Isso a gente recomenda:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

O G20 e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

O G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na Igreja Católica mundial: uma análise completa

Veja uma análise completa sobre o G20 no Brasil e sua influência na vida dos jovens católicos e na igreja católica. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner para entrar no grupo dos jovens católicos no whatsapp