Nossa Senhora do Carmo é o título dado à Bem-Aventurada Virgem Maria em seu papel de padroeira da Ordem Carmelita. Os primeiros carmelitas foram eremitas cristãos vivendo no Monte Carmelo, na Terra Santa, durante o final do século 12, e começo e meados do século 13. Mas então, de onde surgiu o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo?
Eles construíram no meio das suas ermidas uma capela que dedicaram para a Santíssima Virgem, a quem conceberam em ternos cavalheirescos como “Senhora do lugar”. Nossa Senhora do Carmo é a padroeira do Chile.
Desde o século 15, uma devoção popular para Nossa Senhora do Carmo centrou no Escapulário de Nossa Senhora do Carmo também conhecido como Escapulário Marrom, um sacramental da Igreja Católica associado com promessas da ajuda especial de Maria para salvação do devoto que usa.
Tradicionalmente, Maria é considerada a ter dado o Escapulário para um antigo carmelita chamado São Simão Stock. A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo é celebrada em 16 de julho.
História de Nossa Senhora do Carmo
Eremitas viviam no Monte Carmelo, perto da Fonte de Elias, no norte de Israel, no século 12. Eles tinham uma capela dedicada para Nossa Senhora. No século 13 eles se tornaram conhecidos como “Irmãos de Nossa Senhora do Carmo”. Eles logo celebraram uma missa especial e Serviço em honra de Maria.
Em 1726, se tornou uma celebração da igreja sob o título de Nossa Senhora do Carmo. Por séculos carmelitas se viram como especialmente relacionados com Maria. Seus grandes santos e teólogos promoveram devoção para ela e muitas vezes defenderam o mistério de sua Imaculada Conceição.

Santa Teresa de Ávila chamou o Carmelo de “Ordem da Virgem”. São João da Cruz creditou Maria por salvá-lo de se afogar quando criança, o levando para Carmelo, e ajudando para escapar da prisão.
Santa Teresa do Menino Jesus acreditava que Maria a curou de doença. No dia da Primeira Comunhão dela, Teresa dedicou sua vida para Maria. Durante os últimos dias da vida dela, ela frequentemente falava de Maria.
Há uma tradição, que pode não ser histórica, que Maria apareceu para São Simão Stock, um líder dos carmelitas, e deu a ele um escapulário, dizendo para promover devoção a ele. O escapulário é uma versão modificada da própria vestimenta de Maria.
E simboliza a proteção especial dela e chama seus usuários a consagrarem a ela de uma maneira especial. O escapulário lembra o chamado da doutrina de Cristo para oração e penitência, um chamado que Maria modela de maneira esplêndida.
Reflexão
Os carmelitas eram conhecidos desde cedo como Irmãos de Nossa Senhora do Carmo. O título sugere que eles viram Maria não apenas como “mãe”, mas também como “irmã”. A palavra irmã é um lembrete que Maria é muito próxima das pessoas.
Ela é a filha de Deus e assim pode ajudar as pessoas a ser filhas e filhos autênticos de Deus. Ela também pode ajudar a crescer no apreço de ser irmãs e irmãos uns para os outros. Ela leva as pessoas para uma nova compreensão que todo ser humano pertence à família de Deus. Quando tal convicção cresce, há esperança que os humanos possam encontrar seu caminho para paz.
Você pode curtir esses assuntos:
- Significado de usar o escapulário Sagrado Coração de Jesus
- Aprenda como usar da maneira certa o escapulário
- Escapulário sagrado é o mais poderoso devocional da igreja católica
- Significado de dar um escapulário católico de presente
- Escapulário de ouro, saiba o significado e se tem diferença para os outros
- Escapulário de prata de Nossa Senhora Aparecida, saiba o significado de usar
Escapulário Marrom
O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo consiste de 2 pedaços pequenos de lã marrom, conectados por um barbante e usados sobre os ombros. O Escapulário deve ser marrom, retangular em forma e feito de lã de cordeiro, 100%, símbolo de Jesus, Cordeiro de Deus.
Os cordões ligando os pedaços de lã podem ser de qualquer cor ou material e as imagens nos escapulários são opcionais. Para usar o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, no entanto, deve ser usado sobre os ombros, uma parte na frente e a outra atrás.

Como usar o Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo é um sacramental que é um objeto ou ato para qual é concedido graças especiais pela Igreja. É um sinal de:
- Hábito religioso.
- Submissão à gema doce da Lei de Deus, humildade, serviço religioso.
- Trabalho duro. É essencialmente uma oração.
O escapulário católico tem privilégios anexados:
- Vida eterna.
- Privilégio sabatino.
- Proteção especial em momentos de crise. Há muitos milagres associados com uso do escapulário de fato.
Oração do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo
Santíssima Virgem Maria, Esplendor e Glória do Carmelo, vós olhais com especial ternura os que se revestem com o vosso Santo Escapulário.
Cobri-me com o manto da vossa maternal proteção, pois a Vós me consagro hoje e para sempre.
Fortalecei a minha fraqueza com o vosso poder.
Iluminai a escuridão do meu espírito com a vossa sabedoria.
Aumentai em mim a fé, a esperança e a caridade.
Adornai a minha alma com muitas graças e virtudes.
Assisti-me na vida, consolai-me na morte com a vossa presença e apresentai-me à Santíssima Trindade como vosso filho dedicado, para que possa Louvá-la por toda a eternidade. Amém.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Compre os produtos da loja oficial dos jovens católicos no Brasil, acesse aqui!
- Grupo de Jovens Católicos: Aprenda, passo a passo, como criar, gerir e desenvolver um grupo jovem católico