Fazer Atividade Física Melhora a Saúde Mental e da Alma

Fazer Atividade Física Regularmente ❤️ Melhora a Saúde da Alma e da Mente

Material para catequese infantil da igreja católica

Atividade física melhora a saúde da alma? O exercício físico e levar um estilo de vida saudável oferece aos fiéis ótimas oportunidades para a virtude. Na realidade, fitness é uma das oportunidades que não são usadas para testemunhar a fé.

Deus oferece a cada um grande chance de viver os valores através do corpo em base diária, realmente informando como as pessoas se comportam e interagem com o mundo pelo curso da própria vida.

São Paulo

São Paulo escreve, “Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.”, 1 Coríntios 9:27.

Agora, São Paulo obviamente não está escrevendo sobre ir para academia, mas inegavelmente ele está falando sobre a conexão integral entre como ele disciplina o corpo dele, e como ele trabalha para salvação dele.

Disciplina e mortificação podem ser vividas de várias formas, como jejum, banho frio, e devoções, para nomear alguns. Mas a disciplina e mortificação podem também diretamente afetar a saúde e bem-estar físico, e podem desempenhar um papel em como os fiéis cuidam do seu “templo do Espírito Santo.

Na vida, Deus permite para as pessoas sofrimento suficiente para aperfeiçoar as mesmas, e estas precisam aceitar este sofrimento, não fugir dele.

Enquanto todos vivenciarão um coração partido e tragédia que testam a alma pelo caminho, mais frequente os corações e mentes vão vivenciar o estresse natural da vida diária.

Padre Marcelo Rossi faz Atividade Física Regularmente
Padre Marcelo Rossi faz Atividade Física Regularmente

Deve-se oferecer o grande e pequeno, a mudança de vida e o ordinário para Deus. Deus deu o corpo que precisa de cuidado, que responde ao exercício, que serve melhor quanto mais coloca-lo em serviço. E não será fácil, mas valerá e muito.

Uma ressalva, se o treino afasta de adorar a Deus, perde então o sentido. Se glorificar o corpo ao detrimento da alma, se coloca uma oposição que não deve existir, e se torna menos humano, menos plenamente vivo e menos do que a pessoa realmente é.

Viver para Deus e morrer para si representa um desafio. Mas em Cristo, os fiéis têm uma oportunidade de oferecer cada único sofrimento de volta para Ele, assim Ele pode transformar isso para crescimento das pessoas, para mudar as pessoas e para leva-las mais próximas Dele.

Então não fugir do sofrimento, especialmente o sofrimento que vem de fazer as coisas que são boas para si. Abraçar isso, ao invés. Conquistar o medo, preguiça, raiva, gula, luxúria, todas as coisas que mantêm cada um incompleto, e aperfeiçoar o corpo, mente e alma.

Atividade Física Melhora a Saúde da Alma? Como o Exercício Ajuda a Conectar com Deus

Uma pesquisa conduzida por uma importante agência cristã perguntou, “Quais as suas principais barreiras para conectar com Deus?”.

Pode ter esperado respostas como a leitura da Bíblia, problemas com oração ou problemas complexos em torno do sofrimento. Mas, na realidade, as respostas principais eram cansaço, fadiga, estresse e falta de tempo.

Então o exercício regular, boa dieta e muito descanso são realmente úteis na formação como discípulo de Jesus. Há claramente uma associação positiva entre a saúde física e espiritual.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” – 1 Tessalonicenses 5:23.

Como Começar a Fazer Atividade Física?

De fato, a atividade física melhora a saúde da alma. Há 4 componentes principais para treino fitness, e cada componente oferece grandes oportunidades para mortificar o corpo e fortalecer a alma.

  • Força.
  • Velocidade.
  • Resistência.
  • Flexibilidade.

Força e Velocidade

A partir do início, o Livro do Gênesis diz que Deus fez as pessoas à imagem Dele, para compartilhar no ato da criação, para ter domínio sobre a Terra e submetê-la, Gênesis 1:26-28. Deus não dá qualquer capacidade para as pessoas ou dom para ser deixado sem uso.

Como Jesus revela na parábola dos talentos, Mateus 25:14-30, cada repetição de boa ação desenvolve a habilidade dos fiéis para repetir a boa ação no futuro. Similarmente, Deus criou o corpo das pessoas para responder ao trabalho e estresse por crescer mais forte também.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Os fiéis usam os músculos a cada minuto de cada dia, e se são mais fortes, a vida física será mais fácil, mais relaxante e mais gratificante. Talvez mais frequentemente esquecidos, os músculos fortes também ajudam realmente a prevenir ferimentos que impedem de viver o que deseja.

Isso é verdade na vida espiritual também, onde quanto mais se faz o difícil de exercitar a força de caráter, mais fácil se torna, então enquanto tentações possam ocorrer ainda, elas não dominam as pessoas.

Treinar a velocidade desenvolve a habilidade de se esforçar em nível alto para um período curto de tempo. Fisicamente, recruta os pulmões, o coração e fibras musculares de forma que nenhum outro tipo de treino faz.

Isso, por vez, exponencialmente aumenta a eficiência em perder gordura, mudar a composição corporal e melhorar a função cardiovascular. E ainda, quase ninguém faz isso, e menos fazem isso corretamente.

Você pode Curtir isso:

Resistência e Flexibilidade

Em Mateus 24 e 25, Jesus relata ensino após ensino e parábola após parábola sobre estar pronto para encontrar o criador, se no Último Dia ou último dia da pessoa. Ele diz em Mateus 24:13, “Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.”.

Na vida, muitos vão passar por grande dificuldade ou grandes provações que ameaçam abalar a fé em Deus e na humanidade.

Mas todos vivenciarão a moagem longa e lenta das pequenas dificuldades da vida muito mais. Treinar a resistência muscular e cardiovascular pode exercitar a paciência individual, a resiliência e vontade tanto quanto exercita as pernas e pulmões das pessoas.

G.K. Chesterton disse, “As virtudes enlouqueceram porque foram isoladas umas das outras e estão vagando sozinhas. Assim, alguns cientistas se importam pela verdade; e a verdade deles é impiedosa. Então, alguns humanitários apenas se importam com a piedade; e a piedade deles (desculpe dizer) é muitas vezes falsa”.

Para pintar com um pincel espiritual ligeiramente largo, pode ser comum para os homens se apegar à verdade em detrimento do amor e compaixão, e para mulheres se apegar ao amor privado da verdade.

Há um excesso de rigidez de um lado e excesso de indulgência do outro. Isso pode ser paralelo ao treinamento de flexibilidade.

A flexibilidade adequada oferece ao fiel, habilidade de permanecer saudável e em forma por toda vida. E previne lesões e melhora a função muscular.

“Trindade do Treinamento”

Estes 4 componentes fitness, força, velocidade, resistência e flexibilidade, encontram seu lugar como parte da “Trindade do Treinamento” , que oferece até mais percepção espiritual.

A “Trindade do Treinamento” é a união do exercício adequado, onde todos os 4 componentes fitness vivem, descanso e nutrição.

Exercício sem nutrição adequada ou descanso apenas vai quebrar os músculos e corpo. O descanso dividido da nutrição ou exercício vai deixar a pessoa com excesso de peso ou atrofiada.

A nutrição adequada sem exercício ainda leva a vários problemas de saúde. E sem descanso, simplesmente desgasta o corpo. São determinantes então aqui o exercício, descanso e nutrição.

E você, faz alguma atividade física regular? Deixe nos comentários!

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp