Consequências da flexibilização do aborto no Brasil e qual a posição da CNBB, da igreja católica e do Papa Francisco
Consequências da flexibilização do aborto no Brasil e qual a posição da CNBB, da igreja católica e do Papa Francisco

Aborto no Brasil, saiba consequências da flexibilização do aborto

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, de fato reprova iniciativa do governo federal em relação à flexibilização do aborto no Brasil. E divulgou nota reiterando o contundente “não” para aborto, a reprovar toda iniciativa sinalizando flexibilizar neste sentido.

A nota foi divulgada pela CNBB, portanto, na data 18 de janeiro de 2023, em que manifesta reprovar toda e qualquer iniciativa sinalizando flexibilizar aborto, na realidade, a exemplo de últimas medidas do Ministério da Saúde.

Em 13 de janeiro de 2023, a Portaria GM/MS de n° 13 foi publicada, apresentando alterações a impactar agenda pró-vida. Permitiu a portaria revogar outra portaria que estabelece a comunicação de aborto no Brasil pelo estupro para autoridades policiais.

Esta nota pertencente à CNBB pede do Governo Federal, esclarecimento, a considerar que defesa de nascituro de fato foi assumido compromisso na campanha, e ainda acerca de desvinculação do país com Convenção de Genebra.

A nota que tem assinatura da presidência da CNBB ressalta, “A hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz e reforça que é preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social”.

No dia 17, a Conferência tinha já sinalizado que analisava alterações recentes. Houve reunião, em encontro virtual, de representantes de Comissões Episcopal Pastoral para a Vida e a Família e de Bioética da CNBB e de Associação dos Médicos Católicos junto ao secretário-geral da entidade, o Dom Joel Portella Amado, bispo auxiliar pertencente ao Rio de Janeiro.

Dom Ricardo Hoepers, que é presidente da Comissão para Vida e Família, se manifestou, na notícia em site da Conferência, dizendo que alterações não podem representar retrocesso quando se fala em defesa da vida nas suas instâncias todas.

Consequências da flexibilização do aborto no Brasil e qual a posição da CNBB, da igreja católica e do Papa Francisco
Consequências da flexibilização do aborto no Brasil e qual a posição da CNBB, da igreja católica e do Papa Francisco

Íntegra da Nota Divulgada pela CNBB Sobre Aborto no Brasil

A íntegra da nota divulgada pela CNBB:
A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR.
“Diante de vós, a vida e a morte. Escolhe a vida!” (cf. Dt 30,19)
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) não concorda e manifesta sua reprovação a toda e qualquer iniciativa que sinalize para a flexibilização do aborto. Assim, as últimas medidas, a exemplo da desvinculação do Brasil com a Convenção de Genebra e a revogação da portaria que determina a comunicação do aborto por estupro às autoridades policiais, precisam ser esclarecidas pelo Governo Federal considerando que a defesa do nascituro foi compromisso assumido em campanha.
A hora pede sensatez e equilíbrio para a efetiva busca da paz. É preciso lembrar que qualquer atentado contra a vida é também uma agressão ao Estado Democrático de Direito e configura ataques à dignidade e ao bem-estar social.
A Igreja, sem vínculo com partido ou ideologia, fiel ao seu Mestre, clama para que todos se unam na defesa e na proteção da vida em todas as suas etapas – missão que exige compromisso com os pobres, com as gestantes e suas famílias, especialmente com a vida indefesa em gestação.
Não, contundente, ao aborto!
Possamos estar unidos na promoção da dignidade de todo ser humano.
Brasília-DF, 18 de janeiro de 2023.

Assuntos católicos relacionados

Posição do Papa Francisco

Papa Francisco comentou que em face da ameaça nuclear e dos riscos para liberdade, é necessário, em unidade, construir paz. No seu discurso para Corpo Diplomático acreditado junto à Santa Sé, o Papa Francisco pede o “fim imediato para este conflito sem sentido” na Ucrânia e abolição da pena de morte, reitera a solução de 2 Estados na Terra Santa, ressalta a ameaça da guerra nuclear, e faz um apelo em nome das mulheres e contra o aborto.

Ele destacou os principais desafios enfrentando o mundo e afetando todos, como a guerra na Ucrânia e o “rastro de morte e destruição” que isso deixa para trás, com pessoas morrendo não apenas com bombas, mas ainda de fome e frio.

Ele mencionou as tensões políticas e sociais no Brasil, mas também no Peru e Haiti, a violência entre israelenses e palestinos, a pena de morte no Irã, e exclusão das mulheres da educação no Afeganistão.

E dedicou atenção para crises ao redor do mundo como terrorismo na África, tragédia da migração que transformou o Mediterrâneo em cemitério.

E paz também demanda que as pessoas defendam a vida, um bem hoje em perigo “muitas vezes também no seio materno, através da promoção de um suposto direito para aborto”, diz o Papa. “Ninguém, no entanto, pode afirmar direitos sobre a vida de outro ser humano, especialmente aquele que é impotente e assim completamente indefeso”.

O apelo dele é para “consciências dos homens e mulheres de boa vontade, particularmente aqueles tendo responsabilidades políticas, para se esforçar para salvaguardar os direitos dos que são mais fracos e para combater a cultura do descartável, que também tragicamente afeta os doentes, deficientes e os idosos”.

Foto: http://www.freepik.com/

Recomendado pelos Jovens Católicos:


Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A alegria é um dom segundo a igreja, é resultado da fé católica, por que não se deve confundir com euforia.

A alegria é um dom segundo a igreja católica, é resultado da fé

A alegria é um dom segundo a igreja, é resultado da fé católica, por que não se deve confundir com euforia? Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner Popup escapulário de nossa senhora do carmo