Muitos São Chamados Poucos Escolhidos Versículo na Bíblia Sagrada Católica, Explicação para os Dias de Hoje, Estudo, por que Muitos São Chamados Poucos Escolhidos, Significado, Como Isso Cabe na Vida da Juventude Católica, Quem Foram os Escolhidos de Deus, Como Ser um Escolhido de Deus

Muitos são chamados poucos escolhidos ❤️ significado hoje

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Mateus 22:14, “Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”, muitos são chamados poucos escolhidos. Jesus fez essa afirmação na conclusão da parábola Dele em que Ele descreve o Reino do Céu como sendo semelhante a um rei que convidou muitos convidados para uma festa de casamento.

Parábola de Jesus

Nesta parábola, o primeiro grupo de pessoas que o rei convida, todas recusam seu convite. Isso claramente se refere aos judeus do tempo de Jesus, à luz do fato que a maioria deles rejeitou o chamado Dele ou convite. O rei então despacha seus servos para sair e convidar quem encontrarem.

Claramente isso está comunicando que o convite de Deus para o banquete celestial Dele se estende a todos, judeus, e gentios.

Este versículo, “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos”, quando tirado de contexto, pode ser um pouco confuso, se não intimidante, muitos são chamados poucos escolhidos.

Quem são os escolhidos? São Jerônimo diz que “Os escolhidos são aqueles que aceitam o chamado e não rejeitam o convite, como os primeiros convidados, ou que não aceitam totalmente, como o homem que vem ao jantar, mas não se veste de maneira adequada”.

Há algum debate entre os teólogos para quem Jesus está se referindo quando Ele disse, “Muitos são chamados, mas poucos escolhidos”. Ele estava referindo ao primeiro grupo de pessoas, os judeus? Antes no Evangelho de Mateus, Jesus disse que, “E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.”, Mateus 15:24. E de fato, Jesus chamou todos os judeus da época Dele, mas apenas alguns realmente responderam ao chamado e O seguiram.

Ou Ele estava referindo ao segundo grupo de pessoas, aqueles que realmente aceitaram o convite Dele e participaram da festa? Ou Ele estava referindo a ambos os grupos?

Desde que Jesus não especifica, e desde que a declaração sumariza a parábola, pareceria óbvio que Jesus está referindo a todas as pessoas. E quando pensa sobre isso desta forma, faz Jesus soar muito triste conforme Ele faz esta declaração.

Como cada um se sentiria, por exemplo, se organizasse uma grande festa e muitos dos convidados recusassem este convite?

Seria de cortar o coração para dizer o mínimo. Padre Herbert Musurillo disse, “O número é pequeno em comparação com o que Cristo teria desejado, em comparação com o preço infinito pago”.

Convite de Jesus

O Senhor veio para a Terra e se tornou na pessoa de Jesus Cristo para provar o amor Dele pela humanidade e estender um convite pessoal para cada um dos filhos Dele e filhas, para se juntar a Ele à mesa do banquete que Ele preparou para todos no reino celestial Dele.

É um convite aberto. A salvação não é algo que as pessoas conquistam. É um convite que são livres para aceitar ou recusar. Mas para aqueles que livremente aceitam este convite, e reconhecem Jesus como Rei deste banquete, a sua admissão a este banquete é assegurada.

Mas apenas como o homem na parábola que foi expulso da festa por não estar vestido apropriadamente, cada um deve também, “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas e misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também.”, Colossenses 3:12-13.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Ou como Jesus disse, a roupa não tem que ser elaborada. Jesus disse que as pessoas simplesmente devem, João 15:12, “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.”.

Você pode curtir isso:

Muitos São Chamados Poucos Escolhidos – Como Ser um Escolhido de Deus?

João 15:16, “Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai conceda a vocês o que pedirem em meu nome.”.

As crianças amam brincar de jogos. Quando um jogo é organizado entre 2 equipes, as crianças vão muitas vezes entrar em fila e esperar serem escolhidas.

Cada criança espera ser escolhida, primeiro. É positivo ser desejado para a equipe. Quando uma criança é escolhida por último, pode ser difícil e triste. Isso revela o desejo dentro de cada um a pertencer e ser desejado.

A boa notícia é que Deus escolhe cada uma das pessoas. Ele deseja que sejam membro da família Dele e Ele deseja que a humanidade pertença a Ele.

É essencial para entender e, quando entendido, é muito positivo. É uma boa prática espiritual refletir sobre o fato que Deus escolheu a humanidade, mesmo antes de serem nascidos.

Ele conhecia as pessoas de toda eternidade e colocou os olhos sobre as mesmas, desejando carrega-las para o rebanho Dele. Os fiéis precisam entender isso, aceitar e acreditar nisso. Que pertencem.

Deus não apenas escolhe cada um para pertencer a Ele, também escolhe para a missão Dele. Ele deseja usar o fiel para ir e dar frutos para o Reino Dele. Ele deseja usar o fiel para um propósito sagrado e chamado divino.

Ser um membro da “equipe” Dele significa que as vidas têm propósito e significado. Não importa quanto “desqualificado” o indivíduo possa se sentir às vezes para fazer diferença, devem lembrar que Deus não o vê desta maneira.

Ao invés, Ele vê o potencial infinito dentro de cada ser humano e escolhe usar este potencial para construção do Reino Dele. Refletir, hoje, em 2 frases curtas, “Eu escolhi você”, e “Vá e dê frutos”.

Aceitar o chamado de Deus vai mudar a vida e vai também mudar as vidas daqueles que são chamados para servir.

Senhor, Eu sei que Tu me escolheste. Eu aceito Teu chamado em minha vida. Eu aceito o fato que Tu me designaste para cumprir Tua missão de maneira única e gloriosa. Ajude-me a continuamente dizer “sim” para Teu chamado. Jesus, eu confio em Ti.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico