70X7 Significado, Versículo na Bíblia Sagrada, Explicação, por que Devemos Perdoar 70X7, Qual a Matemática do Perdão, Perdoe 70X7 Seja Mais Leve e Feliz

70×7 ❤️ versículo bíblico e significado para os católicos

Banner dos Santos Terços Católicos

Onde a Bíblia diz que aqueles que perdoam receberão a vida eterna? Mateus 18:21-22 relata Cristo dizendo para Pedro que ele deve continuamente (70X7) perdoar aqueles que erraram com ele.

Na parábola do devedor implacável, Mateus 18:23-35, o Senhor procede a apontar que Deus vai lidar com as pessoas misericordiosamente apenas se por vez lidarão da mesma forma um com outro e diz que Deus vai lidar duramente com as pessoas se elas não estendem este perdão para os outros.

Assim, é claro que Deus demanda que homens perdoem uns aos outros; não apenas isso, mas que homens ativamente busquem perdão um do outro. É também claro que o perdão humano, ambos buscando e concedendo, é uma parte integral da participação humana na vida divina de graça e assim da salvação em si.

No Dicionário Católico, o “perdão”: perdão ou remissão de uma ofensa. A Igreja Católica acredita que pecados perdoados são realmente removidos da alma (João 20) e não meramente encobertos pelos méritos de Cristo.

Apenas Deus pode perdoar os pecados, já que Ele apenas pode restaurar a graça santificadora para uma pessoa que pecou gravemente e assim perdeu o estado de graça.

Deus perdoa os pecados para os verdadeiramente arrependidos, quer imediatamente através de um ato de contrição perfeita ou mediatamente através de um sacramento. Os sacramentos principalmente direcionados para perdão dos pecados são o batismo e penitência, e secundariamente, sob certas condições, também o sacramento da unção.

Qual o Significado de 70X7 no Perdão?

Jesus deseja que Dele seguidores tenham o hábito de perdoar 70×7 aqueles que pedem por perdão que se torna a segunda natureza. Não há limite para quantas vezes está disposto a perdoar alguém que busca perdão. É o que Jesus estava dizendo.

Mateus 18:21-22, “Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu digo a você: Não até sete, mas até 70X7.”.

70x7 versículo bíblico sobre o ato de perdoar
Significado bíblico sobre 70×7 e a matemática do perdão

Os discípulos de Jesus não eram estranhos ao assunto do perdão. Eles tinham ouvido Jesus falar sobre perdão em mais de uma ocasião. Na realidade, não tinha sido há muito tempo desde que Jesus ensinou aos discípulos Dele como rezar, os instruindo a pedir ao Pai celestial para “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.”, Mateus 6:12. Sabe-se disso como um princípio essencial do Pai Nosso.

O sempre curioso Pedro, porém, tinha mais questões sobre a extensão e frequência de seu perdão aos outros. Quantas vezes deve perdoar alguém que errou, ele perguntava. Uma vez? 2 vezes? 3 vezes? 7 vezes? Pedro tinha mais do que duplicado a prática judaica de perdoar alguém 3 vezes por uma ofensa, Amós 2:6, Jó 33:29, e neste contexto, 7 pode parecer como um número grande.

Para isso, no entanto, Jesus famosamente respondeu, não até 7, mas “setenta e sete”. Algumas traduções até dizem, “70X7”. O ponto é não para fixar em número específico, lista de verificação como Pedro estava fazendo.

A frase “70X7”, que primeiro encontra em Gênesis 4:24, é um certo número usado para sinalizar uma quantidade incerta, quase indescritível. Segundo R.C. Sproul, quando Pedro perguntou para Jesus quantas vezes ele deve perdoar, Jesus essencialmente disse a ele, “Quantas vezes for necessário”.

Jesus desejava que os seguidores Dele, ambos na época e agora, a ter o hábito de perdoar os que pedem perdão e fazer tanto que se torna segunda natureza. Não há limite para quantas vezes está disposto a perdoar um irmão ou irmã que busca perdão. É o que Jesus estava falando.

O que É Perdão Bíblico?

A prática do perdão bíblico envolve não usar o pecado de alguém contra ele de maneira que a relação seja tensa, ou que seja criada inimizade entre as pessoas.

É claro, pode nunca esquecer a forma que alguém errou consigo. As pessoas fazem coisas terríveis, malignas. Mesmo irmãos na fé são capazes de machucar de modo profundo.

O ponto do perdão, porém, é que não mais mantenham registro dos erros que podem usar contra os outros no futuro. Quando alguém peca contra, se o perdoa, não traz de volta o pecado anterior como uma ofensa adicional.

A dívida dele foi apagada, a conta foi acertada, e eles estão livres de qualquer peso de culpa. Todos são libertos do amargor, raiva, e constante necessidade de buscar retribuição ou demandar reparação pelos seus erros. Não é fácil.

Quando alguém machuca, o desejo é muitas vezes de manter o ressentimento e senso de indignação, acreditando que são justificadas em buscar retribuição ou justificação.

A Bíblia, porém, diz que as pessoas devem, “Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo.”, Efésios 4:31-32.

O perdão dá liberdade para ambas as partes, onde o não perdão apenas alimenta amargor, ressentimento e mais divisão. Jesus abordou isso quando Ele abordou a necessidade dos fiéis de corrigir um irmão ou irmã que pecou.

Banner Terço de São Bento Original

Quando com amor confronta aqueles que pecaram contra si, não na malícia ou vingança, mas por gentileza e reconciliação, dá a eles a oportunidade de confessar, se arrepender e buscar perdão. Se eles o fizerem, maravilhoso. Como Jesus diz, Mateus 18:15, “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;”. Isso é claro, deve sempre ser o objetivo, a restauração da relação.

De muitas maneiras, isso alinha com o coração de Deus, que expõe os caminhos que as pessoas erraram com Ele, e oferece um caminho para perdão e reconciliação onde Ele, “não se lembra mais dos nossos pecados contra nós”, Jeremias 31:34, Hebreus 8:12.

Como Jesus Explicou o Perdão nas Parábolas?

Seguindo o chamado Dele para perdoar “70X7”, Jesus amplificou a mensagem Dele com uma parábola sobre um senhor perdoador e um servo impiedoso e ingrato.

Nada sobre o ensinamento de Jesus foi frívolo ou superficial, e Ele muitas vezes usou histórias simples e curtas, conhecidas como parábolas, para ilustrar conceitos espirituais mais profundos para os com uma fome pela verdade e “olhos para ver e ouvidos para escutar”, Mateus 13:9.

Muitos, infelizmente, tinham rejeitado a verdade e Jesus. Para aqueles que recusaram ouvir, as parábolas foram ouvidas, mas não entendidas, já que os mistérios do Reino de Deus estavam escondidos deles.

Na parábola do servo impiedoso, Jesus pinta o quadro de um senhor rico que foi movido para compaixão por um servo que não podia pagar uma dívida substancial. Ao invés de jogar o servo na prisão, o senhor misericordiosamente perdoou a dívida do servo e o enviou no caminho.

O servo, porém, mais tarde esqueceria completamente sobre a graça abundante do seu senhor e iria pedir pagamento de outro servo que devia a ele uma quantidade muito menor.

Quando o senhor ouviu isso, ele ficou indignado, dizendo ao primeiro servo, Mateus 18:32-33, “Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo meu, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou. Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?’”.

O senhor então jogou seu servo na prisão até que ele pudesse repagar tudo que ele tinha antes devido. Jesus usou esta parábola para ilustrar a extensão da misericórdia de Deus e perdão para os fiéis.

Como o servo, as pessoas também estão paralisadas por uma dívida instransponível que não podem esperar repagar. Jesus, é claro, estava se referindo às consequências do pecado. Já que é escrito no livro de Romanos, “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.”, Romanos 3:23-24.

Você pode curtir isso:

70X7 – Dívida Paga

Apenas pela graça de Deus e sacrifício de Cristo na cruz, Isaías 53:5, poderia esta dívida, a dívida que as pessoas têm, ser paga e expurgada. A Escritura diz que “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.”, 1 João 1:9.

Para aqueles que confessam seu pecado, se arrependem, e buscam perdão, Deus remove todo registro do seu pecado contra Ele. Como profeta Isaías escreve, “Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.”, Isaías 43:25.

O profeta Miquéias também colocou desta forma, Miquéias 7:18-19, “Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu, que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor. De novo terás compaixão de nós; pisarás as nossas maldades e atirarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar.”.

Assim, se tal dívida foi perdoada das pessoas, quanto mais devem diariamente estar dispostos a perdoar os outros e libera-los da dívida destes erros que cometeram. Este foi o ponto da parábola e mensagem de Jesus sobre perdão total.

Jesus seguiria para oferecer esta severa advertência aos que não, dizendo como o senhor puniu o servo ingrato pela falta de misericórdia dele, assim, Mateus 18:35, “Assim também fará meu Pai celestial a vocês se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.

O que Deus fez para as pessoas, estas são chamadas a fazer pelos outros. Afinal, se Deus está disposto a perdoar os fiéis, dia após dia, pelo pecado deles e ofensas repetidas, quanto mais devem estar dispostos a perdoar aqueles que erraram com eles.

Da mesma forma, quando aceitam o dom livre da salvação e entram no perdão total, e completo de Deus, os fiéis são libertos das algemas do pecado e os corações são transformados para se tornar mais como o Dele.

Desenvolvem um coração de gratidão e vontade de perdoar porque reconhecem e apreciam apenas quanto Deus perdoou cada um. E sabe que é muito mais do que 7, 70, ou 70X7.
Está além da medida e de longe o dom da graça mais magnífico e imerecido que as pessoas poderiam já receber.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento