Católicos são muito parecidos com todos os outros na maioria das vezes. Mas em alguns aspectos importantes, católicos são muito diferentes dos não católicos, por exemplo, em relação ao namoro, como é um namoro cristão.
Há ensinamentos básicos da fé católica que devem ser seguidos. O centro do que católicos acreditam pode ser encontrado no Credo Niceno, que é recitado em cada missa.
Nem todos os católicos são iguais. Os ensinamentos da Igreja Católica são universais, mas a Igreja Católica permite pessoas a terem liberdade de praticar sua fé da sua própria maneira.
Como resultado, enquanto certos princípios da fé devam ser estritamente observados, outros são deixados para o individual.
Além disso, apenas porque alguém diz que é católico, não significa que acredite em tudo que a Igreja ensina.
As mesmas regras muito se aplicam para pessoas solteiras mais velhas que se aplicam aos mais jovens. Namorar é um processo, e dentro do processo estão expectativas.
A primeira expectativa é que ambos estão positivamente abertos a encontrar seu futuro esposo, esposa, e passam tempo juntos especificamente porque desejam determinar se o outro pode ser aquela pessoa para seu futuro casamento.
A segunda expectativa é que ambos estão sérios sobre ficar próximo de Deus e ter uma experiência de namoro casto.
Isto quer dizer que o homem e a mulher estão interessados em certificar-se que o relacionamento se desenvolve sem ter coisas sexualmente relacionadas a acontecer que são reservadas apenas para o casamento.
Propósito do Namoro Cristão – Namoro como Precursor do Casamento
Da perspectiva católica, namorar é considerado um precursor para o casamento e não apenas algo que as pessoas solteiras fazem, sendo importante saber disso, em como iniciar um namoro cristão católico.
Namorar desse ponto de vista assume um significado mais sério do que seu significado casual. É mais provável de envolver um compromisso para ser honrado e respeitado.
A Igreja Católica permite casamentos com não católicos, mas alerta para não subestimar as dificuldades envolvidas.
A unidade entre fés, no entanto, nem sempre é uma realidade. Considerar os ensinamentos da Igreja para completamente entender estes desafios.
Castidade – O Desafio de Esperar, Tempo de um Namoro Cristão
A Igreja tem sido firme em seus ensinamentos sobre castidade. Em poucas palavras, o sexo antes do casamento não é permitido, em relação ao namoro cristão.
Não é porque a Igreja não deseja que as pessoas se divirtam, ou porque a Igreja é antiquada. Longe disso.
Este ensinamento é com base na verdade que o abraço conjugal é um ato sagrado, um em que 2 corpos se tornam um, espelhando a Trindade no amor que flui entre o casal.
A Igreja Católica não é contra o sexo, uma vez que 2 pessoas se comprometeram para a vida uma a outra. Este ensinamento é destinado a apoiar a dignidade de cada pessoa da forma mais saudável e mais amável.
Este ensinamento é explicado em grande detalhe na Teologia do Corpo de São João Paulo II. A castidade em qualquer relacionamento com um católico será uma pedra fundamental.
Os católicos praticantes, ou seja, aqueles que praticam sua fé por ir à missa de domingo e confissão regular, podem ter dificuldade em viver a vida casta.
As tentações sexuais podem ser muito fortes, especialmente quando viu mensagens seculares repetidas que sexo é apenas por prazer.
Sexo Significa Comprometimento da Vida Toda
Apesar do que a cultura popular apontaria para acreditar, o propósito do sexo é para criar bebês.
As pessoas são oferecidas com todos os tipos de formas para evitar esta verdade fundamental, incluindo controle artificial de natalidade e aborto.
No entanto, o controle de natalidade e aborto são estritamente proibidos pela Igreja Católica. Católicos seguindo os ensinamentos da Igreja não estariam usando contracepção artificial.
Confissão, ou Sacramento da Reconciliação
Idealmente, católicos esperarão pelo casamento antes de participar de relação sexual. É claro, este ideal nem sempre é percebido levando aos sentimentos de culpa e arrependimento.
Felizmente, católicos têm a habilidade de pedir perdão através do Sacramento da Confissão.
Pode ter ouvido sobre “culpa católica”. O que isso significa é que católicos receberam regras claras para viver. Ao invés de ser sufocante, muitos católicos abraçam estes princípios para viver mais livre e autenticamente.
Porém, católicos são humanos e nem sempre perfeitos. E a Igreja em sua beleza conhece isso e tem oferecido reconciliação entre Deus e o homem através do Sacramento da Confissão.
Um católico praticante vai tirar vantagem de ir à confissão regular, e ao mínimo uma vez por ano.
A missa não é opcional. Católicos são obrigados a ir à Igreja nos domingos e em outros dias santos. Isso não é uma opção.
Assuntos católicos relacionados
- 12 Coisas que você precisa saber antes de namorar um Cristão Católico
- Ficar sem namorar é pecado para igreja católica
- Usar o Tinder para encontrar namorado (a) é pecado para igreja
- Saiba como namorar alguém da maneira certa hoje em dia
- Saiba o que pode e o que não pode em um namoro santo de jovens católicos
Até a Separação pela Morte
Enquanto o divórcio possa estar crescendo na população geral, a taxa de divórcio entre católicos é menor do que da população geral.
Isso é provavelmente porque a menos que o casal receba uma anulação, não estão livres para casar novamente.
Isto quer dizer que, aos olhos da Igreja, os parceiros permanecem casados, apesar do divórcio civil.
Casar novamente seria considerado adultério, um pecado muito grave. Por causa deste ensinamento da Igreja Católica, católicos tendem a levar o casamento muito a sério, sendo o início de tudo, o namoro cristão.
Foto de freestocks na Unsplash
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso Livro eletrônico que ensina formar um grupo jovem na sua igreja