CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, organismo permanente reunindo Bispos da Igreja Católica brasileira.
Bispos que segundo o Código de Direito Canônico: “exercem conjuntamente certas funções pastorais em favor dos fiéis do seu território, a fim de promover o maior bem que a Igreja proporciona aos homens, principalmente em formas e modalidades de apostolado devidamente adaptadas às circunstâncias de tempo e lugar, de acordo com o direito”, Cân. 447.
E por direito próprio, pertencem para CNBB os Bispos todos os diocesanos brasileiros e os que se caracterizam a eles equiparados por direito, Bispos auxiliares, Bispos coadjuvantes.
E mais Bispos titulares exercendo em território idêntico determinado cargo especial, que é confiado pela Conferência dos Bispos, ou Sé Apostólica.
A fundação da CNBB, ou seja, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ocorreu no ano de 1952, em 14 de outubro, Rio de Janeiro. E a transferência da sede à Brasília ocorreu no ano de 1977.
Função Dentro da Igreja Católica
Cabe para CNBB significado, respeitada responsabilidade e competência inalienáveis referentes a cada membro, quando se fala da sua Igreja particular e Igreja universal, como peculiar expressão de colegial afeto:
- Aprofundar e concretizar afeto colegial, contribuindo com relacionamento dos próprios membros, confiança e conhecimento recíprocos, superação de divergências, intercâmbio de experiências e opiniões, integração e aceitação de diferenças, a favorecer desta forma eficientemente à unidade eclesial.
- Sólida comunhão fomentada entre Bispos a compondo, em riqueza de sua diversidade e número, e gerar maior participação sempre destes em Conferência.
- Estudo de assuntos de comum interesse, a estimular solidariedade e ação concorde entre Igrejas e entre Pastores.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em âmbito de sua competência e finalidades: - Articula e favorece relações entre Santa Sé e Igrejas particulares brasileiras.
- Manifestação de solicitude para missão universal da Igreja e para com a Igreja, através da comunhão e também colaboração junto à Sé Apostólica e por missionária atividade.
- E relaciona-se junto a mais Conferências Episcopais, as da América particularmente, e junto ao CELAM, Conselho Episcopal Latino-Americano.
Como Funciona a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil?
A CNBB possui estrutura muito enxuta, porém, tão eficiente como organização.
A divisão é em uma unidade Matriz, localizada em Brasília, e mais 18 unidades que são regionais, a CNBB significado oferece animação para ação evangelizadora da Igreja brasileira.
E também trabalha a contar com os colaboradores profissionais em área da administração, secretaria, economato, contabilidade, assistência jurídica e canônica, e assistência social.
– Matriz
A sede nacional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil era no Rio de Janeiro, a terceira conferência de bispos no planeta criada, a partir da sua fundação, em 1952, até 1977.
E era formada por um bloco apenas, com coordenação pelo secretário-geral e presidente.
Em 1962 aconteceu a Assembleia Geral, procurando colegialidade maior em relação aos bispos, e com foco em efetivação do planejamento da pastoral de conjunto, a Conferência optou pela criação de secretariados.
Que no início se resumiam 7 regionais. CNBB Matriz se caracteriza local central para serviço episcopal e também referência no país da Conferência dos Bispos do Brasil.
E são recebidas várias reuniões das pastorais, organismos, comissões e movimentos, sede para escritórios pertencentes ao secretariado geral, de arquivos que preservam documentação e memória da entidade.
Caracteriza-se ainda espaço da acolhida para visitas e de trabalho feito por colaboradores.
Devido a uma reforma geral, sendo a primeira reforma desde 1977, sua inauguração, passava a CNBB Matriz a possuir sede provisória em edifício novo feito pela CNBB.
Para que o novo Centro Cultural Missionário, CCM, fosse abrigado, em região denominada Asa Norte da capital do Brasil.
Com fim da reforma, sendo a estimativa ao começo de 2019, retorna a sede nacional a ser em prédio amplo ao lado da Nunciatura Apostólica, com localização em setor de embaixadas sul em relação à cidade.
Como É a Liturgia da CNBB?
Editoras Edições CNBB surgiu em 2005. Trata-se de entidade sem fins lucrativos, que a CNBB mantém.
Uma editora de referência na língua portuguesa quando se fala em livros litúrgicos, documentos, produtos e subsídios da Santa Sé, da CNBB, do CELAM, e de mais instâncias pertencentes à Igreja.
Sendo então presente fortemente em mercado editorial. A editora com atenção para novas publicações vindas do Vaticano e para documentos relacionados com Igreja, busca trazê-los com credibilidade e agilidade para fiel brasileiro.
O Que É o Sínodo da CNBB?
Sínodo dos Bispos se caracteriza reunião episcopal dos especialistas. Presidido e convocado por papa, faz discussão de temas gerais pertencentes à Igreja Católica, de exemplo em 2018, juventude.
E temas especiais acerca de uma região, e extraordinários, que são considerados de urgência. Foi instituído no ano de 1965.
O Sínodo da Amazônia foi anunciado pelo papa Francisco no ano de 2017, e discute assuntos que são comuns para 9 países do bioma, com organização nos 2 eixos, ou seja, pastoral ambiental e católica.
Após meses da escuta da local população, os outros participantes e bispos têm reunião no Vaticano, entre os dias 6 e 27 de outubro. Sínodo representa mecanismo de consulta em relação ao papa.
Convocados possuem função para debate e fornecimento do material para que o mesmo ofereça diretrizes para clero, com expressão no documento denominado exortação apostólica.
As 2 últimas exortações pós-sinodais tiveram publicação em torno de 5 meses após cada assembleia.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil É Reconhecida pelo Vaticano?
A CNBB se caracteriza instituição permanente que faz congregação dos Bispos pertencentes à Igreja Católica no Brasil.
Em que a exemplo de Apóstolos, de modo conjunto e em limites do direito, fazem determinadas funções pastorais favorecendo seus fiéis e buscam que a missão evangelizadora seja dinamizada, a promover melhor vida eclesial.
E dar resposta mais eficiente para contemporâneos desafios, pelas maneiras do apostolado apropriadas para circunstâncias.
E evangelicalmente fazer seu serviço característico de amor, em edificar sociedade fraterna, justa, solidária, ao caminho do definitivo Reino.
Por Que a CNBB Tem Divergências com o Governo Atual?
A cúpula da Igreja Católica que está envolvida em preparar o Sínodo da Amazônia tem como expectativa que não cessará o desentendimento.
Este desentendimento é com o governo do Brasil e os segmentos do clero que são conservadores, esses que desconfiam de quais são os objetivos do Vaticano.
E a expectativa é que o desentendimento não cessará até acontecer o encontro dos bispos, que foi convocado pelo papa Francisco no mês de outubro.
Cardeal d. Cláudio Hummes, o relator do Sínodo, refere-se para atritos falando de “ruídos”, e aponta sem dar nomes, que há interesses grandes políticos e econômicos na questão.
Falou ao Estado na última reunião de bispos da delegação do Brasil, Belém, “Esses ruídos vão continuar. Faz parte porque tem muitos interesses ali. E também tem gente de boa-fé que acha que é por aí, às vezes é falta de conhecimento”.
Já o presidente Bolsonaro afirmou que a Abin, Agência Brasileira de Inteligência, faz monitoramento da preparação referente ao Sínodo dos bispos, como foi revelado pelo Estado.
E disse em relação ao encontro do papa, que “tem muita influência política”. Jair Bolsonaro esquivou-se de falar sobre as atividades de bispos, argumentando que não deseja “arrumar confusão com católicos”.
Assuntos católicos relacionados
- Liturgia diária da CNBB, saiba seu significado e importância para os católicos
- Pastoral Juvenil, saiba o que é, para que serve e relação com a CNBB
- Pastoral do Menor, o que é e sua relação com a CNBB
- Pastoral da Juventude, saiba o que é a PJ, sua relação com a política e a CNBB
- Canção Nova 2024, saiba a programação completa de eventos católicos para jovens
Relação da CNBB com a Pastoral da Juventude e Outros Movimentos Socialistas
Os bispos do país pessoalmente ouviram e detalhadamente as denúncias e críticas todas que ficaram muito populares pelas redes sociais pertencentes aos grupos católicos.
Isso em encontro que o professor Hermes Rodrigues Nery dirigiu, o coordenador do Movimento Legislação e Vida. De acordo com ele, foi positiva a recepção e foi notado por bispos que “algo tem que ser feito”.
As 2 propostas principais que Nery levou foram a criação do grupo de trabalho misto e do portal da transparência.
O grupo de trabalho misto, composto pelos leigos e bispos, ao tratamento específico destes problemas.
E sobre o portal da transparência, trata-se de tipo de plataforma online possibilitando acompanhamento dos fiéis de forma precisa do destino das próprias doações.
Nery informou que “Dom Sergio foi muito receptivo às propostas e afirmou que levará o assunto para o Conselho Permanente”.
Esse Conselho Permanente se resume a segunda instância deliberativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil após a Assembleia Geral.
Porém, na prática, geralmente é a principal à resolução das questões pontuais e concretas.
Composta pelos 41 bispos vindos das regiões todas as brasileiras, e certamente, faz reunião de modo mais frequente em comparação com Assembleia, esta, anual.
Isso a gente recomenda:
- Conheça a loja oficial dos jovens católicos do Brasil
- Aprenda como criar um Grupo de Jovem Católico na sua Paróquia com esse E-book.
- Siga o perfil oficial dos Jovens Católicos no Instagram acessando aqui
One comment
Pingback: Coronavírus - Medidas da Igreja para frear o avanço do Vírus Covid 19!