O que É Comunhão Espiritual na Igreja Católica

Comunhão Espiritual ❤️ como fazer da maneira certa

Banner dos Santos Terços Católicos

“Quando você não recebe Comunhão e não participa da missa, pode fazer uma Comunhão Espiritual, que é uma prática muito benéfica; por ela o amor de Deus ficará grandemente impresso em você.”, Santa Teresa de Ávila.

Aqueles que elogiam o avanço científico como sinequa non da civilização humana devem observar a facilidade com que nações mais industrializadas e cientificamente avançadas na história da humanidade foram paralisadas por um pequeno vírus.

A tecnologia avançada fez das pessoas complacentes sobre os perigos da doença.

Quando não se pode ajudar, o dever é descer para Cristo. Mas o que fazer quando não pode encontrar uma missa real ao vivo, ou não pode se confessar para se preparar para uma missa, seja real ou televisionada? Dom Bosco lembra os cristãos que, “Quanto mais você ficar longe da Comunhão, mais fraca sua alma vai ficar, e mais fraca sua alma se torna, mais você ficará perigosamente indiferente”.

Mais uma vez, a Igreja vem ao resgate com a prática chamada de Comunhão Espiritual. Houve um tempo quando cada católico sabia sobre esta oportunidade graciosa oferecida aos fiéis por Cristo.

O que é Comunhão Espiritual?

Comunhão Espiritual é o ato de desejar união com Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento e é usado para se preparar para Santa Missa pelos fiéis que, por qualquer das várias razões, não podem receber realmente a Sagrada Comunhão.

Na realidade, recentemente, o Papa Francisco exortou os católicos a realizar Comunhão Espiritual durante a pandemia do COVID-19.

A Comunhão Espiritual envolve um desejo constante por Jesus na Eucaristia – o Sacrifício Perfeito.

A Comunhão Espiritual significa se abrir para Cristo e promessa Dele de amor e salvação. O cristão traz sua desolação e vazio como uma oferenda para Deus, e com alegria, o Espírito Santo o capacita e enriquece.

Em 1983, um documento emitido pela Congregação para Doutrina da Fé apontava que todos os efeitos da Sagrada Comunhão podem ser recebidos através da Comunhão Espiritual por:

  • Aqueles em paróquia sem um padre designado (por exemplo, uma capela de aeroporto).
  • Aqueles impedidos de participar da missa (o que incluiria reclusos como os que estão em quarentena e aqueles sacramentalmente não preparados para receber Eucaristia).
  • Divorciados e recasados.

E se a comunhão com o Senhor Todo-Poderoso não for suficiente para atrair o fiel para esta prática espiritual maravilhosa, manter em mente que a Comunhão Espiritual também vem acompanhada com uma indulgência parcial.

E, já se sabe o que dizem, se não puder ter uma indulgência plenária, uma parcial é a próxima melhor coisa. Cobertura no bolo.

Em sua carta de Páscoa, Santo Atanásio aponta a importância espiritual da Eucaristia e como isso aponta para a fome espiritual das pessoas que pode ser saciada sempre neste plano de existência:

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Alimentamo-nos como do alimento da vida, nós constantemente refrescamos nossas almas com precioso sangue Dele, como de uma fonte. Ainda, nós estamos sempre com sede, ardendo para ser satisfeito. Mas Ele é presente para aqueles que têm sede e na bondade Dele os convida para o dia de festa. Nosso Salvador repete as palavras Dele: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba. (Efésios 5:1-2: PG 26, 1379-1380).

Você pode curtir isso:

Santo Afonso de Ligório e Santo Tomás de Aquino

Os dois Santos ensinaram que Comunhão Espiritual pode produzir efeitos similares à Comunhão Sacramental. Aquino definiu a prática como “um desejo fervente e sincero para receber Jesus no Santíssimo Sacramento”.

Quando Jesus é “chamado” pelo fiel no ato de Comunhão Espiritual, deve ser feito como um ato de amor para o Magnífico Amante que chamou as pessoas para vida e realidade. Ao ser chamado para vazio do coração quebrantado e contrito de alguém, Jesus deve receber toda atenção possível. Na meditação, o fiel deve ativamente ser grato pela honra de receber Cristo na forma de Eucaristia e na Comunhão Espiritual.

Santo Afonso de Ligório ofereceu esta oração para aqueles que desejam benefícios espirituais da Comunhão Espiritual.

Meu Jesus, eu acredito que estais presente no Santíssimo Sacramento. Eu amo a Ti sobre todas as coisas e Te desejo em minha alma. Desde que eu não posso agora Te receber sacramentalmente, venha ao menos espiritualmente em meu coração. Como se Tu já estivesses aí, eu Te abraço e me uno inteiramente a Ti; não permitas que eu jamais me separe de Ti. Amém.

São João Batista Maria Vianney sempre um para conselho espiritual incisivo diz para os fiéis, “Há alguns que fazem uma Comunhão Espiritual a cada dia com pão bento. Se nós formos privados da Comunhão Sacramental, substituímos isso, na medida do possível, pela Comunhão Espiritual, que nós podemos fazer a todo momento; pois devemos sempre ter um desejo ardente para receber o bom Deus… Quando nós não podemos ir à igreja, voltemo-nos ao tabernáculo; nenhuma parede pode nos isolar do bom Deus”.

Frequência para Comunhão Espiritual

O fiel pode fazer uma Comunhão Espiritual tão frequente como prefere. Não há limites. São JosemaríaEscrivá, o fundador de Opus Dei, ensinou que Comunhão Espiritual intensifica a realização da presença de Deus na vida de alguém: “Que fonte de graça há na Comunhão Espiritual! Pratique-a frequentemente e você terá mais presença de Deus e união mais próxima com Ele na sua vida”. Ele também ensinou: “Não deixe de dizer, ‘Jesus, eu Te amo’, e faça uma Comunhão Espiritual, ao menos, a cada dia, em expiação por todas as profanações e sacrilégios que Ele sofre porque Ele quer estar conosco”.

São JosemaríaEscrivá sugeriu aos estudantes dele, a usar a oração seguinte para ajuda-los em sua Comunhão Espiritual. É ainda popular em Opus Dei:

Eu desejo, Senhor, Te receber com a pureza, humildade e devoção com que Tua Mãe Santíssima recebeu a Ti, com o espírito e fervor dos santos.

Na encíclica, Ecclesia de Eucharistia, Papa São João Paulo II exortou a importância da Comunhão Espiritual, ensinando que é importante “cultivar nos nossos corações um desejo constante pelo sacramento da Eucaristia”.

Servo de Deus, Padre Walter Ciszek (1904-1984), um Padre jesuíta polonês-americano que está em seu caminho para canonização, muitas vezes praticou Comunhão Espiritual durante os 15 anos que passou em confinamento solitário, trabalho pesado e tortura na União Soviética ateísta até sua libertação dos gulags em 1964.

Padre Ciszek aponta:
Por renunciar às preocupações egoístas, finalmente e completamente, todo controle da minha vida e destino futuro, eu fiquei aliviado como uma consequência de toda responsabilidade. Fiquei assim livre da ansiedade e preocupação, a partir de cada tensão, e pude flutuar serenamente na maré da providência sustentadora de Deus em paz perfeita da alma.

Os sacramentos da igreja católica são importantes e são a base da ordem da Igreja, estrutura e força. No entanto, é pela fé que os fiéis são salvos. A oportunidade para expressar que a fé é disponível para cada um na Comunhão Espiritual.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico