O casamento, também conhecido como matrimônio, é um sacramento na Igreja Católica. É a união de um homem e uma mulher para se aproximarem mais de Deus e é o local apropriado para ter filhos. O casamento católico é uma aliança sagrada entre cada cônjuge um com o outro, e com Deus.
Um sacramento é uma expressão externa de graça interior. Falando sacramentalmente, cada cônjuge no casamento atua como um canal da graça de Deus para o outro cônjuge, daí a razão de ser um sacramento.
Cristo é a fonte desta graça e os cônjuges servem como Cristo um para o outro.
Condições para um Casamento Católico Sacramental
Para o casamento ser considerado um casamento sacramental, casamento para o católico, deve atender as condições seguintes:
- Cada pessoa deve ser batizada.
- Cada pessoa está entrando no casamento por vontade própria, nenhuma pessoa poderia ser coagida a se casar.
- Cada indivíduo não deve ser impedido por nenhuma lei natural ou eclesiástica.
Antes do casamento, um casal será exigido a passar pela preparação do casamento. Este não é o planejamento do casamento, mas ao invés, é para ajudar casais a estabelecer uma base sólida para seu casamento.
Um católico é permitido a casar com um batizado não católico e é referido pela Igreja como um casamento misto.
Em uma cerimônia de casamento, não é o padre que casa o casal, mas ao invés, é o homem e mulher que casam um com o outro.
Os 2 se unindo no matrimônio são aqueles conferindo o sacramento um ao outro e não através do padre ou diácono. Um casamento é considerado consumado durante a relação sexual dos cônjuges.
A relação sexual é considerada a expressão física total de juntar o homem e mulher em casamento e é análoga à expressão de Deus de amor para as pessoas.
As crianças são muitas vezes consideradas fruto de um casamento, mas a capacidade de ter filhos não é um pré-requisito ao casamento.
Um casal não é exigido a ter filhos, mas a Igreja ensina que se não houver razão para não ter filhos que no casamento devem ter filhos.
Ter filhos permite que as pessoas participem como co-criadoras com Deus, e é um dos maiores presentes dados por Deus.
O casamento é direcionado a ser uma união que dura até a morte de um dos cônjuges. É uma união que Deus reuniu, e nenhuma pessoa é capaz de dissolver esta união.
O processo de anulação não é um divórcio católico, mas ao invés, é um processo que determina se o casamento já foi realmente um casamento.
Leia também: A Importância do ECC – Encontro de Casais com Cristo – para Igreja Católica e se ter um casamento pleno e feliz.
Bênção Especial para um Casamento Feliz
É claro, o casamento é muito mais do que apenas um comprometimento permanente. É o lugar onde um homem e uma mulher procuram e encontram a união profunda um com o outro.
É onde os cônjuges cooperam com Deus na criação de vida nova e em fidelidade.
É um canal de graça divina, e um lugar de apoio e amor para vida toda, amor que é um farol do próprio amor de Deus para todos, um testamento da fé ao mundo.
Os noivos que estão procurando toda graça que possam obter para cumprimento de sua vocação vão desejar trocar os votos do matrimônio na Missa Nupcial.
A Missa Nupcial é uma missa especial com uma bênção maravilhosa que a Igreja oferece na liturgia para aqueles que estão embarcando na santa vocação do casamento.
Há uma Missa de Ordenação especial na liturgia para o homem jovem que está se oferecendo a Deus no sacerdócio. Há uma Missa de Consagração especial para oferta de um novo edifício da Igreja para Deus.
Não é surpresa então, que haja uma Missa Nupcial para o casal que está se dedicando a Deus como cooperadores na obra de criação e redenção Dele. Como uma pequena “igreja dentro da igreja”, no Corpo Místico de Cristo.
É uma medida da importância que a Igreja atribui ao Sacramento do Matrimônio, vê-se então a importância do casamento católico.
Um casal católico, ambos considerando o casamento como uma vocação sob Deus, recebendo o Sacramento do Matrimônio após um casto namoro em que a oração e sacramentos mantiveram Deus próximo.
E se ajoelhando juntos para receber a Santa Comunhão em sua Missa Nupcial, há um casamento sobre o qual eles, e todos que os amam, podem depositar suas esperanças.
Assuntos católicos relacionados
- Casamento as cegas da Netflix é a banalização do sacramento do matrimônio
- Alianças de casamento, saiba o significado e importância para os católicos
- Casamento não é brincadeira! Saiba a importância para igreja católica
- Saiba o que pode e o que não pode em um namoro santo para jovens católicos
- Aprenda a poderosa oração de Santo Antônio para encontrar o amor e casar
Graça Merecida pela Paixão de Cristo – Casamento para o Católico
400 anos atrás, o Concílio de Trento, ao propor a doutrina católica no Sacramento do Matrimônio, disse:
A graça que aperfeiçoaria esse amor natural, do marido e esposa, e confirmaria essa união indissolúvel e santificaria os casados, Cristo mereceu para as pessoas pela Sua Paixão; como Apóstolo São Paulo indica, dizendo, “Maridos, amem suas esposas como Cristo amou a Igreja”.
Parece que deve ser um pensamento inspirador e incrível para um marido cristão e esposa a perceber que Jesus estava pensando neles como ele sofria Sua Paixão.
Para perceber que uma das coisas para as quais Cristo morreu foi as graças que eles precisariam no casamento, daí a importância do casamento católico.
Igualmente inspirador deve ser o conhecimento que o Espírito Santo inspirou São Paulo a comparar o casamento com a união frutífera e cheia de graça e intercâmbio entre Cristo e Sua Esposa, a Igreja.
Recomendado pelos Jovens Católicos:
- Siga o perfil dos Jovens Católicos no Instagram
- Conheça nossos produtos na loja oficial dos Jovens Católicos
- Conheça nosso E-book que ensina formar um grupo jovem na sua igreja