Aliança de Casamento significado para Igreja Católica

Aliança de casamento ❤️ significado e Importância para igreja

Medalhas de São Bento Originais

Para um casamento genuíno católico, a cerimônia deve acontecer na Igreja Católica. Se ambos forem católicos, a cerimônia provavelmente acontecerá durante uma Missa Nupcial, que inclui leituras da Liturgia da Palavra, seguido por Rito do Matrimônio, a troca de votos e alianças, aliança de casamento, e a Liturgia Eucarística, a comunhão.

Os hinos são cantados, salmos são lidos, e pode pedir para amigos e familiares lerem passagens do Novo e Antigo Testamento. Todos estes passos levam para parte favorita de todo romântico, o beijo. Em muitas cerimônias católicas, a noiva e noivo trocam os anéis depois do “sim” do casal.

Aliança de Casamento Precisa Ser Benzida pelo Padre Católico?

As alianças são dadas para o padre para serem benzidas antes de serem colocadas no dedo do destinatário.

Na maioria dos países católicos, como Irlanda, América Latina e Filipinas, o anel é colocado no dedo anelar da mão esquerda do cônjuge.

No final da cerimônia, o padre pode convidar o casal para “selar o acordo” com um beijo, antes de deixar a igreja.

Significado da Aliança de Casamento para Igreja Católica
Aliança de Casamento Precisa Ser Benzida pelo Padre Católico

Significado Bíblico e para Igreja Católica

No rito para Ordem de Celebração do Matrimônio, a troca de consentimento vem primeiro, seguido pela bênção e entrega das alianças.

As alianças são um sinal de aliança de amor entre o marido e esposa, a fidelidade que eles prometem um ao outro, a permanência da sua união, e um sinal externo para os outros que eles são casados.

Os anéis de casamento são o símbolo mais comum do sacramento do matrimônio na arte cristã. Maria e José frequentemente são retratados trocando alianças diante de um sacerdote na sinagoga ou Templo.

As alianças são abençoadas com uma oração oferecida pelo padre ou diácono que diz, “Que o Senhor abençoe estas alianças, que vocês dão um ao outro como um sinal de amor e fidelidade”, ou “Abençoe, ó Senhor, estes anéis, que nos bendizemos em Teu nome, assim aqueles que os usem possam permanecer inteiramente fiéis um ao outro, permaneçam na paz e na Tua vontade, e vivam sempre em caridade mútua”.

Ou “Abençoe e santifique Teus servos no amor, ó Senhor, e permita que estas alianças, um sinal da fidelidade deles, os lembrem do amor um pelo outro”.

Então elas são aspergidas com água benta. Finalmente, o marido primeiro, e então a noiva, coloca a aliança no dedo do outro ao dizer, “Receba esta aliança como um sinal do meu amor e fidelidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Após os votos, a aliança de casamento vai ser trocada e o padre vai abençoa-las como símbolos de amor e fidelidade.

Cada parceiro vai então colocar o anel no dedo anelar do outro, completando a cerimônia.

O padre pode convidar o casal a trocar um beijo aqui, durante o sinal de paz, ou na conclusão da cerimônia.

Tem um Modelo Específico para Aliança de Casamento?

Aliança de casamento de Ouro, ouro branco ou prata
Como escolher a aliança de casamento correta

Ao falar de aliança de casamento, geralmente as pessoas pensam na dificuldade da escolha do anel da mulher. O anel do noivo, de fato, no geral apenas segue o estilo do anel feminino.

A escolha deve acontecer conjuntamente ou somente pelo noivo, no caso de ele desejar fazer surpresa. Provavelmente, independente da maneira, surgirão várias dúvidas sobre os modelos.
São os principais modelos de aliança para casamento:

  • Solitário.
  • Chuveiro.
  • Aliança lisa.
  • Aparador.
  • Aliança de casamento quadrada.
  • Anéis modernos.

Materiais para Aliança de Casamento

Ao falar de aliança de casamento antes não tinha muito que discutir, já que a seleção do ouro amarelo quase é obrigatória.

Ainda se mostra o tipo de material predileto para aliança de casamento, no entanto, esta opção hoje é bem mais aberta.

Encontrar casais com aliança de ouro branco não é incomum, ou mesmo ouro rose.

Trata-se de audaciosa seleção, também moderna, porém, ganha mais adeptos cada vez mais.

Ou seja, não existe errado ou certo no momento de escolher o tipo de ouro, ao menos ao falar de cores.

Para casal mais clássico, o ouro amarelo é opção fantástica. Já para aqueles mais modernos, ouro rose é destaque para oferecer mais leveza e modernidade para joia.

A escolha do material para aliança de casamento, finalmente, fica bem ao critério do casal. Um fator importante e que deve adquirir, o anel de ouro 18k.

Pedras Principais nas Alianças de Casamento

São as pedras principais:

  • Rubi.
  • Ametista.
  • Topázio rosa.
  • Esmeralda.
  • Turmalina Paraíba.
  • Topázio azul.

Mensagem para Aliança de Casamento

É parte da tradição a escrita dos nomes dos noivos, como ainda data do casamento, ou texto em parte interna de aliança.

Nas alianças, o que vai ser escrito, é decisão dos 2. Em aliança tradicional, há gravação dos nomes dos 2, e ainda a data de casamento.

É possível escrever como mensagem:

  • Nome dos noivos e frase criativa.
  • Iniciais de noivos.
  • Frases românticas.
  • Frases da Bíblia.
  • Frases que se completam.
  • Frases baseadas nas músicas.

Em Qual Mão e Dedo Deve Ser Usada?

Diferenciam, 2 pontos, um anel de noivado e aliança. Esta diferença não se encontra no período de uso ou formato, porém, em como usar a joia.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

O anel de noivado, primeiramente, é de uso da mulher exclusivamente, uma peça única a ela. O homem oferece esta joia como sinal de compromisso.

Deve a mulher usar no dedo anelar em mão esquerda, o anel de noivado, a simbolizar este compromisso.

Quando casados, os 2, usam no mesmo dedo a aliança. No país, por vezes os noivos escolhem usar aliança do casamento em fase de noivado, porém, é em dedo anelar em mão direita. Após, ao se casarem, passam o anel à mão esquerda.

Você também pode gostar heim:

Diferença de Aliança de Casamento e Noivado

Muitos têm a dúvida, qual a diferença entre anel e aliança de noivado? Além da diferença do significado, também são diferentes em formato.

Anel de noivado é geralmente produzido pela pedra preciosa linda, pedra preciosa brilhante ou diamante, no aro de metal, em maior parte das vezes, do tipo prateado. É anel solitário, contando com somente uma pedra.

E a aliança é produzida basicamente de ouro, com forma de faixa, sendo um pouco mais largo em comparação com anel de noivado. Mesmo sendo feitas somente de ouro historicamente, com designers novos, aliança pode receber uma pedra.

Qual Simbolismo da Aliança de Casamento para os Católicos?

Historicamente, a forma de um anel sempre foi símbolo de eternidade. No entanto, os costumes da aliança de casamento evoluíram de forma significativa ao longo do tempo.

A origem da aliança de casamento data de volta para milhares de anos, no Egito antigo, onde evidência foi descoberta em relíquias que mostravam anéis trançados de cânhamo, sendo usados como laços entre casais casados.

A prática mais tarde se espalhou para Europa, onde o anel era tipicamente feito de ferro e apenas usado pela noiva, simbolizando que ela agora posse do noivo.

Eventualmente, a prata e ouro substituíram o ferro, por motivo de como facilmente enferrujava. No século XVI, anéis de gimmel tornaram-se populares na Europa como anéis de noivado.

Quando casais ficavam noivos, cada pessoa usaria um anel de gimmel entrelaçado. Em seu dia de casamento, os anéis eram unidos como um anel e seria usado pela noiva.

Embora as mulheres usando o anel de casamento possam ser encontradas de volta em vários séculos, a prática dos homens usando o anel de casamento é algo recente.

Não foi até a Segunda Guerra Mundial que soldados casados que estavam longe de suas esposas por períodos longos de tempo, começaram a usar alianças de casamento, como lembretes do amor esperando por eles em casa, e como símbolo da esperança durante um período sombrio.

Na Igreja Católica, a aliança de casamento é um dos símbolos abençoados na celebração do sacramento do matrimônio. Em muitas tradições, os anéis eram um símbolo muito grande, porque eles desejavam mostrar uma manifestação material desse vínculo.

Com católicos é sempre sobre consentimento. É uma prioridade. É quando dizem, “Sim, eu quero casar com você e estou fazendo isso livremente”. Ou, “Sim, eu quero ter filhos com você e estou fazendo isso livremente e eu amarei e te honrarei pelo resto da sua vida”.

Aquelas palavras sendo faladas e vividas pelo casal na tradição católica passam as alianças. O anel é um lembrete deles de seu consentimento, de seus votos. Assim, na tradição católica, não é um sinal de posse um do outro.

É sobre os votos que foram trocados e um lembrete destes votos são as alianças que manifestam isso.

O anel é apenas um dos símbolos poderosos e significativos em uma cerimônia de casamento. A linguagem do rito e liturgia é sempre a linguagem do sinal e símbolo.

Sinais e símbolos desempenham um papel biblicamente importante em ajudar a entender o significado dos momentos importantes.

Por exemplo, no sacramento do batismo, há água. Na Eucaristia, pão e vinho. E na unção dos enfermos, óleo. O anel, que é um elemento tradicional do ritual de matrimônio, não é símbolo primário do casamento.

O símbolo primário é a presença corporal do marido e esposa que dão e recebem o sacramento um ao outro.

A Aliança de Casamento Precisa Ser de Ouro?

Bem como em muitos sacramentos, estes momentos são enriquecidos pelos símbolos que ajudam a trazer o significado primário e um dos símbolos secundários é a aliança.

O que não é importante é o tamanho da pedra ou se é ouro ou prata.

Ao invés, os votos trocados e o comprometimento feito um com outro detém um significado muito mais profundo. No dia do casamento, os anéis são abençoados, as palavras de bênção indicam o significado.

A bênção diz que estes anéis são um sinal de amor e fidelidade e que as pessoas que se amam fazem sinais de amor, e a aliança de casamento é um sinal de compromisso.

Cada vez que olham para o anel ou outros olham, eles saberão que a esposa pertence em amor e fidelidade para o marido, e vice-versa, e que é um lembrete perpétuo da aliança bíblica e vínculo amoroso que fizeram um para outro em Cristo.

Siga a gente no Instagram @JovensCatolicosOficial


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico