Ciclo se encerra na vida para outro começar, o que significa isso para os jovens católicos
Ciclo se encerra na vida para outro começar, o que significa isso para os jovens católicos

Ciclo se encerra na vida para outro começar, o que significa isso

Que ciclo se encerra na sua vida hoje? Você sabe? Deus não deseja que o fiel seja cercado por pessoas e situações que o destroem. No mundo ideal, nunca iria encontrar pessoas que desejam machucar. Infelizmente, vive-se em um mundo caído que é cheio de pessoas quebradas, e a dor e mágoa são destinadas a vir para cada fiel.

O pecado é abundante e assim, relacionamentos tóxicos e abusivos, são formados, assim como situações deste tipo. Cristãos não estão imunes a se encontrar presos nestas situações. Ocasionalmente, a pessoa se envolve nestas relações prejudiciais e ciclos de comportamento.

Uma relação saudável é aquela em que há unidade de objetivos, propósito, valores e crenças. Relacionamentos e coisas tóxicas, porém, são muitas vezes unilaterais e por vezes, abusivos. Relações tóxicas podem acontecer entre amigos, membros da família, colegas de trabalho, e relacionamentos românticos.

A Palavra de Deus diz para os fiéis, Tiago 3:16, “Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.”. Estes tipos de relacionamentos não são enviados por Deus, porque eles trazem negatividade e dor para as pessoas ali.

Portanto, é muito importante entender quais ciclos deve encerrar na vida cristã atual, pessoas e coisas que não cabem mais na própria vida e coração, mas sem tanto sofrimento quando um ciclo se encerra.

Ciclo se encerra do Ressentimento e Amargura

É momento quando um ciclo se encerra? João 15:5, “Pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma”. A mágoa tenta os fiéis a ceder para variedade de emoções irracionais. Não deseja se tornar amargo nas relações, mas a vida acontece. A Escritura avisa em Efésios 4:26, “Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Amargura é caracterizada por cinismo intenso, antagonismo ou hostilidade.

A maioria da amargura e raiva para outros é enraizada na incapacidade de ser profundamente maravilhado no amor de Cristo para si no próprio pecado. E interfere com perdão também e torna difícil aceitar certas realidades.

O ressentimento é subproduto da amargura e a raiva descontrolada nas relações, na maioria das vezes no casamento. Colossenses 3:8, “Mas, agora, abandonem todas estas coisas: ira, indignação, maldade, maledicência e linguagem indecente no falar.”. O ressentimento pode transformar de uma reação comportamental para um traço de personalidade. Porém, quando Cristo costura as feridas dos fiéis, o sangramento para e a paz é restaurada.

Ciclo Se Encerra – 4 Sinais de Ressentimento e 4 Sinais de Amargura

São os 4 sinais do ressentimento:

  • Raiva.
  • Ausência de perdão.
  • Ingratidão.
  • Falta de empatia.

São os 4 sinais da amargura:

  • Falta de esperança.
  • Discórdia.
  • Fofoca.
  • Padrões duplos.

Como Superar Ressentimento e Deixar a Amargura Passar?

  • Ser grato.
  • Parar de se preocupar tanto.
  • Buscar a verdade.
  • Não tentar mudar as pessoas.

As pessoas que ofendem não gastam muito tempo pensando sobre a ofensa que fizeram ao outro. A Escritura lembra os fiéis, Jó 5:2, “Preocupar-se até a morte com o ressentimento seria uma coisa tola e sem sentido a se fazer”.

Muitas vezes as pessoas se apegam ao problema, causando mais problemas, ao invés de liberar isso para Deus e confiar na resposta Dele.

Quando se desiste para o ressentimento, age de maneiras auto destrutivas e se machuca muito mais do que aqueles de quem guarda rancor.

Muitas vezes se caminha pela vida com atitudes facilmente ofendidas e auto consumidas, uns contra os outros, mesmo quando ninguém intencionalmente estava tentando causar dor.

Cristo chama os católicos para desarmar e ao invés, buscar amor e compreensão. Filipenses 4:5, “Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.”.

Ninguém argumenta ninguém para Cristo, e apenas Deus é capaz de mudar os corações. Há uma razão que Deus diz para os fiéis rezarem pelos próprios inimigos, não tentar mudá-los.

Assuntos católicos relacionados

Encerrando Hábitos Ruins

“Eu tenho um temperamento ruim”, ou “eu bebo muito”, “eu estou sempre criticando”, ou “eu sou preguiçoso” são reclamações comuns daqueles que ainda acreditam que nobreza de caráter seja um objetivo importante.

E não fariam tais afirmações se não tivesse um forte desejo de quebrar a cadeia dos hábitos ruins, encerrar ciclos ruins na vida.

E podem realizar este desejo, pois qualquer hábito ruim pode ser quebrado, encerrado.

Uma filosofia de vida correta é necessária para completar o trabalho, para hábitos ruins não poderem superar a vontade em si: o amor é importante também.

Nenhum alcoólatra é curado até que encontre algo para valorizar mais do que atrações de álcool.

Nenhum mal é renunciado até que o pecador encontre algo positivo que preze acima do pecado dele.

Deus advertiu os fiéis da casa, varrida e adornada, que estava cheia de 7 demônios piores que o primeiro; isso foi resultado inevitável quando um mal foi expulso, mas nenhum bem foi enviado para tomar seu lugar. Mesmo no mundo moral, a natureza abomina o vácuo.

Hábitos não podem ser eficazmente combatidos, a menos que se tenha uma filosofia que faz da vida girar em torno de Deus para quem os fiéis foram criados, e sem o Senhor, as pessoas estão miseravelmente presas à companhia monótona das próprias imperfeições crescentes.

Foto: http://www.freepik.com/

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, veja o significado

A Fé Católica é acreditar naquilo que não se vê, saiba o significado e importância disso para os jovens católicos no dia a dia. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço da Medalha de São Bento Original com medalha de São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora de Fátima