resiliência significado espiritual para os católicos

Resiliência ❤️ significado e importância para os católicos

Banner dos Santos Terços Católicos

O Catecismo da Igreja Católica aponta, “As virtudes humanas são atitudes firmes, disposições estáveis, perfeições habituais de intelecto e da vontade que governa as ações, ordena as paixões, e guia a conduta segundo razão e fé. E tornam possível a facilidade, autodomínio, e alegria em levar uma vida moralmente boa”. Nesse artigo vamos saber qual o verdadeiro significado espiritual da Resiliência para o Jovem Cristão Católico.

Para ser virtuoso deve praticar as virtudes. Não é suficiente ser naturalmente virtuoso, que por si é um oxímoro. As palavras “habitual”, “governo”, e “ordem” refletem uma abordagem mais disciplinada e intencional para o comportamento das pessoas. “O homem virtuoso é ele que livremente pratica o bem”.

Catecismo e Resiliência

Incluídos nesta seção do Catecismo estão as virtudes cardeais de prudência, justiça, fortaleza e temperança. É a prática contínua das virtudes cardeais que melhoram a resiliência dos católicos.

  • “Prudência é a virtude que dispõe a razão prática para discernir o bem verdadeiro em cada circunstância e escolher os meios corretos de atingir isso.. orienta as outras virtudes por determinar regra e medida”. (CCC 1806)
  • “Justiça é a virtude moral que consiste na vontade constante e firme de dar o que é devido a Deus e próximo… O homem justo, muitas vezes mencionado nas Escrituras Sagradas, é distinguido por pensamento habitual correto e retidão de conduta para o próximo”. (CCC 1807)
  • “A fortaleza é a virtude moral que assegura firmeza nas dificuldades e constância na busca do bem… A virtude da fortaleza permite a pessoa a vencer o medo, mesmo o medo da morte, e enfrentar provações e perseguições”. (CCC 1808)
  • “Temperança é a virtude moral que modera a atração dos prazeres e oferece equilíbrio no uso de bens criados… O temperante orienta os apetites sensíveis para o que é bom e mantém uma discrição sã”. (CCC 1809)

As virtudes cardeais de prudência, justiça, fortaleza e temperança são ferramentas para ajudar a crescer na resiliência. E são algo que as pessoas devem praticar em cada momento e circunstância. Estas virtudes não aparecem naturalmente, mas demandam graça, paciência e constância.

Resiliência é a capacidade de se recuperar rapidamente da dificuldade. É raro encontrar alguém que é naturalmente resiliente; é por vezes para ser praticado e eventualmente melhorado.

Qual significado Espiritual da Resiliência para o Católico
Como ser mais Resiliente em 2023

Jovem Cristão Católico Deve Ter Atitudes de Resiliência

Resiliência é a qualidade de ser capaz de se adaptar às mudanças estressantes da vida e “se recuperar” das dificuldades.

Resiliência é uma resposta para tragédia, crise, ou outras mudanças na vida que permite seguir em frente apesar da perda.

Mostrar resiliência não significa que uma pessoa não é afetada ou não se importa sobre a mudança na vida. Resiliência é a capacidade do coração humano de sofrer muito e crescer a partir disso.

São vistos exemplos de resiliência pelo mundo inteiro, como o que foi mostrado pelos Estados Unidos após os eventos de 11 de setembro em 2001.

Resiliência pessoal é notada diariamente em pessoas que sofrem deficiências, mortes de entes queridos, e outras perdas. Quando pessoas se recusam a desistir de si e do mundo, mesmo após infortúnio, elas estão sendo resilientes.

Resiliência na Bíblia – Como Ser mais Resiliente em 2023?

Resiliência é a norma bíblica para cristãos. A Bíblia contém muitas admoestações para prosseguir, Filipenses 3:13-15, superar dificuldades e tentação, Romanos 12:21, e perseverar diante das provações, Tiago 1:12.

E também oferece vários exemplos de pessoas que sofreram muito, mas continuaram a seguir o plano de Deus para suas vidas. Provérbios 24:16 poderia ser visto como versículo tema para resiliente: “Pois ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas o ímpios são arrastados pela calamidade.”.

Paulo mostrou grande resiliência após seu encontro de mudança de vida com Jesus, Atos 9. Quando ele foi transformado de fariseu religioso para cristão radical, muitos não ficaram felizes com a mensagem dele.

Ele foi espancado, apedrejado, criticado, preso e quase morto muitas vezes, 2 Coríntios 11:24-27. Um incidente especialmente mostra a resiliência excepcional de Paulo.

Em Listra, na Ásia Menor, ele foi apedrejado, arrastado para fora da cidade, e dado como morto, mas quando seus inimigos partiram, Paulo simplesmente levantou e voltou para cidade, Atos 14:19-20.

Seus esforços missionários continuaram inabaláveis. Resiliência divina permite que as pessoas sejam implacáveis a partir da missão, independente da oposição.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

O que acredita em Jesus Cristo é sustentado pelo poder de Deus e assim é naturalmente resiliente. “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”, 2 Coríntios 4:8-9.

Cristãos continuam se recuperando. A chave para resiliência é a fé no Senhor: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e deleita-se no seu caminho. Ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor o sustém com a sua mão.”, Salmos 37:23-24.

Escolher confiar no Senhor ao invés de depender do que se entende, é a melhor forma de permanecer resiliente.

Como Ser um Cristão Católico Resiliente em 2023

Como ser resiliente? São apresentadas dicas especiais sobre como melhorar a própria resiliência:

  • Adquirir novas habilidades.
  • Determinar objetivos.
  • Fazer conexões.
  • Estar ciente das próprias reações.
  • Aceitar que mudanças são parte da vida.
  • Procurar por oportunidades para se descobrir.
  • Cuidar de si.
  • Ousar refletir e buscar o sentido da própria experiência.

Quando se fala em adquirir novas habilidades, isso permite desenvolver um sentido de aprimoramento e competência, que ajuda a aumentar a autoestima e capacidade de solucionar problemas.

Aprender novas habilidades também vai permitir encontrar novas pessoas, assim aumentando apoio social.

Por colocar esforço em determinar objetivos, desenvolver passos para alcançar estes objetivos e executar estes passos, está também então treinando a força de vontade e resiliência mental.

Estes objetivos precisam ser extremamente grandes, mas objetivos que estendem além de si, como se voluntariar para uma causa, podem oferecer um sentido mais profundo de propósito e conexão.

Embora não possa controlar ou mudar os eventos externos que acontecem na própria vida, há poder de controlar as reações para estes eventos.

É importante olhar além do que está acontecendo atualmente, e também acreditar que esta situação vai passar e que será capaz de superar isso.

Como diz o ditado, “A mudança é a única constante na vida”. Devido a estas mudanças nas circunstâncias, pode precisar adaptar-se constantemente para as coisas.

No entanto, por aceitar o fato que algumas mudanças não estão simplesmente sob o próprio controle, pode então focar o tempo e energia em coisas que pode controlar.

Cuidar de si é o ato de cuidado em muitos aspectos, como físico, psicológico, emocional, espiritual, pessoal e profissional.

E significa ter atenção com as próprias necessidades, e sentimentos, e reservar tempo para fazer as coisas que causam relaxamento e alegria.

Uma forma poderia ser através do exercício, e por se exercitar, pode manter o corpo e mente saudável o suficiente para lidar com os desafios.

Frases do Papa, Padres e Santos Sobre ser Resiliente

  • Não consulte seus medos, mas suas esperanças e seus sonhos. Não pense sobre suas frustrações, mas sobre o seu potencial não realizado. Não se preocupe com o que tentou e falhou, mas com o que é ainda possível para você fazer. – Papa João XXIII
  • Não se preocupe ou sobrecarregue com a tristeza. Não tenha medo de qualquer doença, irritação, ansiedade ou dor. Eu não estou aqui que sou sua mãe? Você não está sob minha sombra e proteção? Eu não sou sua fonte de vida? Você não está nas dobras do meu manto? No cruzamento dos meus braços? – Nossa Senhora de Guadalupe
  • Senhor ajude-me a viver este dia, tranquilamente, facilmente. Apoiar-me em Tua grande força, confiança, descanso. Para esperar o desenrolar de Tua vontade, pacientemente, serenamente. Para encontrar outros em paz, com alegria. Enfrentar o amanhã, com confiança e coragem. – São Francisco de Assis
  • Jesus está vivendo próximo de você, nos irmãos e irmãs com quem você compartilha a existência diária. – Papa São João Paulo II
  • Ele vai proteger você do sofrimento ou dará a você força infalível para suporta-lo. Fique em paz e coloque de lado todos os pensamentos ansiosos e imaginações. – São Francisco de Sales
  • Esperança tem 2 filhas bonitas: seus nomes são raiva e coragem. Raiva na maneira que as coisas estão, e coragem para ver que elas não permanecem como estão. – Santo Agostinho
  • Coloque nas mãos de Deus todas as suas preocupações sobre o futuro e deixe-se guiar pelo Senhor apenas como uma pequena criança. – Santa Teresa Benedita da Cruz
  • Não gaste suas energias em coisas que geram preocupação, ansiedade e angústia. Apenas uma é necessária: eleve seu espírito e ame Deus. – São Padre Pio de Pietrelcina.
  • Reze, espere e não se preocupe. A preocupação é inútil. Deus é misericordioso e vai ouvir suas orações. – São Padre Pio de Pietrelcina
  • Jesus ama as almas escondidas. Uma flor escondida tem mais fragrância. Eu devo buscar fazer do interior da minha alma um lugar de descanso para o Coração de Jesus. – Santa Faustina
  • Não se abandone em desespero. Nós somos o povo da Páscoa e aleluia é a nossa canção. – Papa São João Paulo II
  • O céu é para quem; sonha grande; pensa grande; ama grande; e tem a coragem de viver pequeno. – Padre Léo
  • Quando a graça de Deus se encontra com um espírito puro e batalhador, os milagres acontecem. – Padre Léo
  • A vida não tem pena de quem não luta. – Padre Léo
  • Quem precisa de muitas coisas por fora é porque está vazio por dentro. – Padre Léo
  • Eu sou o meu próprio inimigo quando não tenho forças para resolver um problema, quando não consigo arrancar o que me faz sofrer. – Padre Fábio de Melo
  • O dia que você quiser que o outro seja perfeito, você já esqueceu todas as regras do amor… Porque o amor nasce das imperfeições! – Padre Fábio de Melo
  • Tem dia que a gente põe vírgula, tem dia que colocamos reticências, tem dia que colocamos ponto final e tem dia que temos a necessidade de virar a página. – Padre Fábio de Melo
  • Você é quem decide o que vai ser eterno em você, no seu coração. – Padre Fábio de Melo

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento