Roberto Carlos tem 81 anos e nasceu em 19 de abril de 1941. Considera-se Roberto Carlos um dos nomes principais quando se trata da música brasileira, e a carreira dele é composta por grandes sucessos como, É Proibido Fumar, Como É Grande o Meu Amor por Você, e também Esse Cara Sou Eu. São mais de 60 anos de carreira, além das canções de sucesso, que acumulam várias superstições, singularidades e fãs.
Infância e Religiosidade
Nascido em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo, Roberto é filho da costureira Laura Moreira Braga, e pai relojoeiro Robertino Braga. Estudava em conservatório de música, e com 9 anos de idade se apresentou pela primeira vez, na rádio Cachoeira, programa infantil.
Com 9 anos também, Roberto gostava de imitar Bob Nelson, cantor brasileiro. Inspiração para ele, o artista country, e assim aparecia o desejo pela carreira artística.
Roberto Carlos somente aos 23 anos foi batizado. A mãe dele na época, católica, mas seu pai era espírita, assim optaram por aguardar crescimento do filho para decisão dele para religião que desejava.
Roberto teve uma perna amputada por conta de um acidente que sofreu, sendo este um assunto bastante sério para o próprio. Se tornou tipo de tabu entre brasileiros, que por vezes questionam, duvidam, se o fato ocorreu realmente.
O artista com 6 anos de idade, no entanto, sofria acidente de trem, comprometendo boa parte em relação à perna direita dele. Na infância, utilizava muletas, e ganhou a primeira prótese aos 15 anos, ao morar no Rio de Janeiro.
Roberto decidia que nunca falaria acerca deste assunto de modo público. O filho dele, Dudu Braga, no ano de 2018, contou que respeitava a posição do pai, já que ele foi ligado sempre a causas humanitárias e sociais.
E que desde os tempos da Jovem Guarda, Roberto Carlos católico separa quantidade de shows para serem beneficentes. O filho conta ainda que antes não havia respeito por deficiente como é atualmente.
E que chamaram o pai dele de aleijado, que os tempos de forma positiva estão mudando, e no momento correto, Roberto vai falar sobre este assunto e vai ser bacana.
Roberto Carlos e Sua Fé Católica
O rei da música popular do Brasil, cantor Roberto Carlos, no decorrer de décadas da carreira dele, a cantar de bossa nova para rock, que interpretou Detalhes, Emoções, e Como É Grande o Meu Amor por Você, foi capaz de eternizar canções que se mostram ícones genuínos para o gênero MPB.
Porém, o rei não somente cantou acerca do romantismo do amor. Roberto Carlos é católico fervoroso, e de fato lançava músicas destacando o amor dele por Jesus Cristo, Deus, Nossa Senhora.
Batizado aos 23 anos de idade, escolheu por ser católico, se tornando dono de hinos como O Homem, Jesus Cristo, A Montanha, O Terço, Nossa Senhora.
O artista fez questão sempre de destacar a própria fidelidade para fé da Igreja Católica. Garantiu que não mudou de religião, permanece católico como foi sempre, sobre boatos aparecendo de trocar de religião.
Ele provou muitas vezes o amor que tem para catolicismo e própria devoção para Nossa Senhora. Roberto, em 1997, apresentou-se para Papa João Paulo II na visita que o Papa fez ao Brasil.
Na realidade, 2 anos após, cantou para 50 mil fiéis, público gigante, em Santuário Nacional de Aparecida do Norte.
Ele entoou, no dia, o hino sacro, portanto, Senhor que Vieste Nos Salvar, entre mais músicas, se unindo na oração a multidão por cura de Maria Rita, esposa do cantor, esta enfrentava câncer, e faleceu em mesmo ano.
O rei gravou um DVD em 2011, em Jerusalém, Israel, marcando a história. Falou na abertura do show, “Que emoção estar em Jerusalém, nessa Terra Santa, onde tantas coisas nos levam a uma reflexão profunda sobre a história da humanidade. A Jerusalém, minha reverência”.
E antes de cantar em italiano, Ave Maria, disse, “A força da fé nos ajuda a prosseguir pelos caminhos que temos que ir”. Roberto aproveitou na época, esta viagem para o país, a ir ao Muro das Lamentações, ponto turístico principal da nação.
Quando Papa Francisco em 2013 veio ao Brasil, o rei foi convidado para apresentar-se a Francisco, no entanto, isso não aconteceu devido aos compromissos profissionais.
Na viagem de Roberto Carlos para Fátima, em 2015, Portugal, para o Papa Francisco cantou Todas as Nossas Senhoras, e para também milhares de peregrinos em Santuário de Portugal.
Padre Antônio Maria e Roberto são amigos. Admiração aqui é recíproca, e o rei aceitou muitos convites para com o amigo cantar.
Você também pode Curtir:
- Lionel Messi é católico, sua fé, Ele vai a missa, encontro com Papa…
- Pelé, Rei do Futebol, era católico? Veja Aqui!
- Cristiano Ronaldo é católico, como ele lida com sua fé…
- Quais foram os 10 últimos Papas da Igreja Católica
Roberto Carlos é Devoto de Algum Santo da Igreja Católica?
Roberto Carlos católico, líder da Jovem Guarda, foi sempre devoto de Nossa Senhora Aparecida. Pela carreira dele, a fé passou orações e Roberto Carlos agora incluía canções religiosas para repertório, homenageando Padroeira.
Viraram referência as composições dele sobre Nossa Senhora e também sucesso no Brasil inteiro, e em shows, o artista comumente é visto junto da imagem da Santa, já que Roberto Carlos é católico.
Como Foi o Convite para Roberto Carlos Cantar para o Papa João Paulo II?
Em 1997, Roberto Carlos foi abençoado e se emocionou. A emoção do rei foi por observar Papa João Paulo II tentando cantar Jesus Cristo, canção da autoria dele que finalizou quase 3 horas de missa em celebração no Aterro do Flamengo.
O rei falou, “Ele é um exemplo de fé e tem nos ensinado a seguir os passos de Jesus Cristo. Fiquei tão emocionado que não sei o que posso falar depois dessa experiência”.
No encerramento da missa, ele cantou 2 canções. Nossa Senhora foi a primeira. O Papa deveria, seguindo programa da missa, deixar o lugar ao cantar Jesus Cristo, Roberto Carlos católico, no entanto, o Papa permaneceu até o fim.
E após Nossa Senhora, o rei e Maria Rita, sua mulher, receberam chamado do Papa e a bênção. Foi recebido um terço por cada um de presente, sendo de contas pretas o terço de Roberto, e com contas brancas a imitar pérolas o de Maria Rita.
Ela disse, “Estou me sentindo no céu e não quero descer mais”, a mostrar os 2 terços aos amigos. E também falou que João Paulo II de fato agradeceu Roberto pela participação nessa missa, porém, contou que nenhum dos 2 conseguiu direcionar uma palavra apenas ao Papa. Falou, “Eu tinha pensado em algumas coisas para dizer, mas na hora fiquei muda”.
Já o rei contou, “Não dá para descrever. Eu recebi uma bênção do Papa e uma emoção como essa é impossível de ser explicada”.
Na realidade, além das músicas ecológicas, românticas, o rei escreveu musicas religiosas, como A Montanha, Jesus Cristo, e Luz Divina. E naquele ano de 1997, foi de apreciar Roberto cantando para o Papa João Paulo II, Jesus Cristo.
Roberto Carlos Cantando para o Papa João Paulo II
Assista João Paulo II com o cantor Roberto Carlos a 5 de Outubro de 1997, na sua quarta visita ao Brasil. Roberto Carlos canta para o Papa João Paulo II “Nossa Senhora” e “Jesus Cristo”. “Cidade Maravilhosa” é cantada pelo Coral, incluído também uma entrevista com RC.
Fatos Curiosos e Marcantes da Vida do Rei
São muitos os episódios marcantes do rei, este que a própria religião escolheu, reencontrou ao longo da vida um grande amor, sofreu acidente quando criança, e mantém linda amizade com outro músico, de fato, é muita história para contar.
Amigo Erasmo
O parceiro de vida e carreira de Roberto foi Erasmo Carlos, grandes amigos. Foram os 2 responsáveis por sucessos gigantes, como Louco por Você, É Proibido Fumar, e O Calhambeque.
Jovem Guarda
Roberto ganhou fama nos anos 1960, ao se tornar um dos líderes para Jovem Guarda, trata-se de movimento que foi capaz de popularizar o rock no Brasil. E também teve sucesso garantido, além da música, a comandar na TV um programa, e mesmo em alguns filmes atuando. Anteriormente a subir carreira solo, o rei garantiu presença em The Sputinicks, uma banda.
O artista ganhava cetro e coroa de rei quando na Jovem Guarda ainda. Mesmo reconhecendo os méritos dele, há de se ponderar que MPB possui somente 2 reis, Pixinguinha, e Tom Jobim . É possível adicionar mais 2 nesta lista, Luiz Gonzaga e Francisco Alves.
Rei Romântico
Nos anos 1970, Roberto fez inauguração de fase nova na música. Focou, com estilo romântico, em público adulto, de fato marcando a vida de tantas pessoas com músicas como Nossa Senhora, Emoções, Como Vai Você, Detalhes, Proposta e mais.
Há boatos direcionando em vida amorosa de Roberto, a apontar Paula Fernandes e Luciana Vendramini como as que o coração dele, abalaram.
O rei casou 2 vezes, com Nice e Myriam Rios. Casado com Nice, no ano de 1979, depois de 11 anos, houve a separação, e a ex faleceu em 1990 por causa de um câncer.
Ele então passou mais 11 anos com a atriz Myriam Rios. Após o segundo divórcio, o rei ficou com Maria Rita, que conheceu em 1977, ela com somente 16 anos, na realidade, pelos pais proibida de se envolver com homem com 20 anos a mais.
Maria faleceu em 1999, aos 38 anos de idade, devido a um câncer. Apesar de muitas notícias sobre a vida amorosa do rei, desde então, ele não publicamente assumiu uma relação.
Superstição e Desaparecimento
O artista tem repulsão pelo número 13. Assim, evita estar cercado de 13 indivíduos, em carro que tenha tal número na placa, ele não entra, e se esta for única poltrona no avião, não voa.
Mais uma particularidade de Roberto, é que apenas comemora a virada de ano novo, 1 h da manhã, e não como todos fazem meia noite.
Um curioso fato da vida do rei ocorreu em 1968, foi publicado então pelo jornal Notícias Populares, na capa, uma manchete apontando desaparecimento do Roberto.
Isso aconteceu devido a um repórter escrever nota falando do rei, e quando ligou ao empresário, foi dito então que Roberto Carlos se encontrava em Nova York e assim não era possível encontra-lo.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- Saiba como criar, estruturar e desenvolver um Grupo Jovem Católico passo a passo!