Origem do Crucifixo Católico

Crucifixo Católico ❤️ Qual seu real significado, origem, simbolismo para os católicos

Banner dos Santos Terços Católicos

A cruz e o crucifixo católico são símbolos importantes do catolicismo. Para não católicos estes 2 podem parecer similares, mas certas diferenças significativas existem entre eles e estas diferenças podem significar muito para devotos católicos.

Como resultado, alguns católicos podem ter dificuldade em decidir se abraçam o crucifixo ou apenas se apegam a uma cruz simples para usar em sua devoção espiritual diária.

O altar da Nova Aliança é a Cruz do Senhor, da qual os sacramentos do mistério pascal fluem. No altar, que é o centro da igreja, o sacrifício da Cruz é feito presente sob sinais sacramentais.

O altar é também a mesa do Senhor, para qual o Povo de Deus é convidado. Em certas liturgias orientais, o altar é também o símbolo do sepulcro (Cristo realmente morreu e ressuscitou verdadeiramente).

Tem sido há tempo uma tradição das famílias católicas pendurar crucifixo católico pelos seus lares, ou mesmo ter um crucifixo embutido na fundação da casa. Alguns meramente penduram o crucifixo nas paredes de sua casa como um lembrete do sacrifício redentor de Cristo, mas, além disso, é também um sacramental, usado na devoção para o Senhor e como guarda contra o mal.

Diferenças Entre Crucifixo e Cruz Simples

A cruz é talvez o símbolo mais famoso e disseminado no cristianismo. E é usada nas reuniões cristãs e mensagens. Em épocas romanas, a cruz era um instrumento de tortura e humilhação pública. É o equivalente à pena de morte de hoje em que criminosos foram colocados para morte pela crucificação.

Hoje, a cruz foi adotada como símbolo de sacrifício final. E evoca a morte de Jesus e mais importante, a ressurreição Dele. Na Fé Católica, o crucifixo é um símbolo muito comum que é uma cruz com a figura de Jesus Cristo associada a isso. Muitas vezes tem a palavra INRI, escrita na parte superior.

Estas letras são uma versão abreviada de uma frase que traduz para “Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus”. Estas foram as palavras que Pôncio Pilatos, o governador romano da Judéia, ordenou a escrever na cruz em que Jesus foi crucificado.

Crucifixo católico é derivado da palavra latina crucifixus que significa “fixado em uma cruz”. E assim se refere a uma imagem de Jesus fixado na cruz que é diferente de uma cruz simples. A imagem de Jesus na cruz é referida como o corpus, que é a palavra latina para corpo.

Crucifixo Como um Sacramental

Segundo o catecismo da igreja católica, o crucifixo é um sacramental ou um símbolo sagrado que a Igreja instituiu para preparar os católicos para receber a graça de Deus. Um sacramental encontra seu poder no Mistério Pascal que está no coração da Fé Católica.

O Mistério Pascal é intimamente ligado com a história da salvação e é centrado na missão de Jesus Cristo na Terra que é a paixão Dele, morte e eventual ressurreição.

Muitos católicos devotos olham com reverência para o crucifixo enquanto rezando para lembrar-se do grande sacrifício de Jesus e evocar sentimentos de amor, confiança, fé e devoção.

Para católicos, o crucifixo captura o grande sacrifício que Jesus fez pela humanidade. É um símbolo de salvação e ato final de Cristo para expiar os pecados do mundo.

O crucifixo também representa a missão de Jesus para reconciliar a relação com Deus. É um emblema muito profundo que demonstra o poder final de Deus para superar o pecado e a morte.

Com o crucifixo, os fiéis são lembrados da promessa do Senhor de salvação e graça que se pode receber por procura-Lo. Os católicos não teriam o dom da salvação sem a crucificação de Cristo e não teriam o milagre da ressurreição se Jesus não tivesse morrido na cruz.

Você pode Curtir isso:

Uso do Crucifixo Católico

Segundo o autor católico Patrick Madrid, os católicos usam o crucifixo ao invés da cruz simples, porque a cruz apenas tem significado porque Jesus Cristo morreu nela para salvar cada pessoa.

O crucifixo é um símbolo importante usado em muitas tradições católicas. É proeminentemente usado durante a missa que é celebração profunda na Fé Católica.

É possível também ver o crucifixo usado nas procissões da missa. É muitas vezes afixado a uma bastão e colocado no centro do altar. Crucifixos são também apresentados durante a Semana Santa.

Além da igreja e locais públicos, é possível ainda ver e usar o crucifixo na vida cotidiana. São colocados no lar e usados como colares de símbolo da fé e devoção católicas.

Papa Francisco lembra os fiéis para não simplesmente vestir ou usar o crucifixo para mostrar a afiliação religiosa.

É muito mais do que isso. Os fiéis devem olhar além do símbolo e se lembrar do significado por trás dele, que é o sacrifício final de Jesus na cruz para salvação das pessoas.

No final do dia, não é realmente sobre escolher o que é melhor. Não é sobre se o crucifixo ou a cruz é mais significativo ou poderoso. Estas coisas são apenas representações da fé e lembretes do que está no centro da fé.

Os fiéis não estão simplesmente abraçando o crucifixo ou a cruz, estão abraçando Deus como rei da vida. Quando se aceita a soberania de Deus, as pessoas se arrependem e reconhecem o pecado, mas mais importante, abraçam o fato que Jesus morreu para que as pessoas possam viver por Ele. Estas são as coisas para manter em mente quando usando os símbolos católicos.

Católico Mirim, material para catequese católica infantil

Sacrifício, Comprometimento, Redenção e Amor

As razões para crucifixos sobre as cruzes são muitas e são profundas e belas muito como a fé católica como um todo. Com crucifixos, os fiéis enxergam sacrifício, comprometimento, redenção e acima de tudo, amor.

Sacrifício

Católicos concordam com todos os cristãos que Deus enviou o único Filho Dele, Jesus Cristo, para tirar os pecados do mundo. Ele foi crucificado e morreu para cumprir a vontade do pai Dele.

O fato que Cristo sofreu e morreu da forma mais horrível imaginável serve como uma lição que os pecados das pessoas não são algo pequeno.

De fato, a salvação dos fiéis é o resultado de um sacrifício voluntário do Filho de Deus que escolheu suportar tanto sofrimento livremente porque amou tanto o mundo. Sim, os fiéis acreditam e confiam no que vem após a cruz.

Comprometimento

Cristo se comprometeu totalmente com os católicos por Se oferecer na cruz. A tradição católica é imersa na plenitude do comprometimento.

Basta olhar para as vocações religiosas para reconhecer isso. Muitos religiosos fazem votos pela vida toda de pobreza, castidade e obediência e passam suas vidas inteiras no serviço absoluto para Igreja.

O crucifixo representa, entre outras coisas, o nível de comprometimento dos fiéis para Cristo.

Espiritualmente falando, o crucifixo pode também ajudar os fiéis a melhor comprometer suas vidas e viver as palavras de Cristo quando Ele morreu, Mateus 16:24, “Então Jesus disse aos seus discípulos: Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.”.

Quando algum tipo de sofrimento aparece, a imagem do crucifixo oferece para as pessoas a força espiritual e inspiração para viver o comprometimento com Ele.

Crucifixo Católico e a Redenção

Jesus veio para ser o Cordeiro de Deus que tirou os pecados das pessoas e redimiu o mundo. Enquanto os fiéis, como católicos, acreditam que o Senhor ressuscitou, não podem ter a ressurreição sem a crucificação.

Precisam ser lembrados do que Cristo teve que suportar antes da Ressurreição ter acontecido, ou seja, a Paixão Dele e Morte na cruz.

O crucifixo ajuda os fiéis a melhor entenderem e apreciarem a teologia da redenção. Os braços abertos do Salvador na cruz acolhem com alegria as pessoas e recebem na Presença Dele. Afinal, são salvos por Jesus, e não pela cruz.

Amor

O uso do crucifixo não é trivial, nem é uma preocupação mórbida com a Morte de Cristo. Com isso os fiéis são lembrados de quanto Jesus amou cada um individualmente e como raça humana conforme ele sofreu a Cruz cruel que foi transformada do sinal da tortura, para sinal da Salvação de toda humanidade.

Uma pessoa não pode olhar para um crucifixo sem ver o Grande Amor. Pois, como Cristo disse, “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”, João 15:13.

Crucifixos retratam este Sacrifício de Amor de 2000 anos, e ainda atemporal, para salvar todos. Ele ama tanto os fiéis que sofreu tudo pela causa dos mesmos. E é o que as pessoas estão proclamando quando exibem e veneram o crucifixo, amor!

Tradição Litúrgica

Por causa das razões acima, o crucifixo desempenha um papel especial na tradição litúrgica da Igreja Católica. Na maioria das igrejas de paróquia, o crucifixo recebe um lugar de honra e proeminência, geralmente localizado centralmente acima do altar ou tabernáculo.

Quando caminha pelas portas da igreja, o crucifixo é uma das primeiras coisas que chama atenção, os braços abertos do Salvador alegremente acolhendo e recebendo os fiéis na Presença Dele.

A Igreja exige que um crucifixo seja visível durante a celebração da missa para lembrar do sacrifício de Jesus no altar da cruz, que é feito presente para cada um, a cada vez que é celebrada a Santa Eucaristia. Uma simples cruz não tem o mesmo visual ou impacto espiritual.

Crucifixo Católico Precisa Ser Benzido Antes de Usar

Ao trazer um objeto ou pessoa para ser abençoada, os fiéis estão apresentando essa pessoa ou objeto para Deus, para que sejam separadas para o propósito de Deus, pelo poder do Espírito Santo e invocação do nome de Jesus.

Por exemplo, muitas pessoas pedem para o Padre abençoar sua cruz em uma pulseira. Quando trazem isso, é meramente uma joia. Mas após ser abençoada, cessa de ser uma joia que é nada mais que um acessório. Este objeto foi separado para um propósito.

E será ainda usado como joia, mas o propósito para qual é usado mudou, porque o objeto foi consagrado para um propósito maior. No caso da cruz ao redor do pescoço de um fiel, o uso maior é que a partir de então, apontará apenas Cristo e morte salvadora e ressurreição Dele.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica