São José Operário oração para 2023

São José Operário ❤️ quem foi, história, dia e oração

Banner dos Santos Terços Católicos

São José Operário tem festa em 1 de maio, e é padroeiro dos trabalhadores, Igreja Católica, das famílias, dos pais, e mais. Além de ser esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria, e pai adotivo de Jesus, São José era um carpinteiro. Através do seu trabalho braçal, José sustentou a Sagrada Família, e participou do plano divino de salvação.

José, o “Homem Justo”

O Evangelho de São Mateus descreve José como um “homem justo”, que na linguagem da Bíblia significa aquele que ama e respeita a lei como expressão do desejo de Deus.

Como Maria, José também foi visitado por um anjo, que apareceu para ele em um sonho.

E novamente como Maria, a esposa dele, José disse “sim”, quando o anjo revelou que o Filho que ela deu à luz foi concebido do Espírito Santo.

A característica especial de José é o ocultamento, permanecendo em segundo plano.

Nenhuma palavra dele é registrada nos Evangelhos. Ele não é mencionado após encontrar Jesus no Templo.

Provavelmente, na época que Jesus começou a vida pública Dele, nas bodas de Caná, José já tinha falecido, embora não se sabe exatamente quando ou onde ele morreu.

E o lugar de seu sepultamento permanece um mistério.

Trabalho: Participação no Plano Divino

Como é verdade sobre muitos pais, José criou Jesus para seguir na profissão dele como artesão; nos Evangelhos, Jesus é chamado de “filho do carpinteiro”.

São José Operário orações para 2023
Veja a importância de São José Operário e suas orações para 202306

A vida de São José mostra aos católicos a dignidade do trabalho humano, que é o dever e perfeição dos seres humanos, que desta forma exercem domínio sobre a criação, compartilham na obra do Criador, oferecem seu serviço para comunidade, e participam no plano de Deus de salvação.

José amava o trabalho dele. Ele nunca reclamou de cansaço, mas como um homem de fé elevou isso ao exercício da virtude.

Aprenda como formar um grupo jovem na igreja católica

E encontrou contentamento no trabalho, porque não desejava riqueza e não invejava os ricos.

Para José, trabalho não era um meio para satisfazer sua ganância, mas um instrumento para apoiar sua família.

E, seguindo o mandamento de Deus, no sábado São José observava o descanso semanal e participava das celebrações.

Não se deve estranhar esta nobre concepção do humilde trabalho braçal: já no Antigo Testamento, na realidade, Deus era visto simbolicamente como um viticultor, um semeador, um pastor.

Festa de São José Operário

Esta festa foi oficialmente instituída por Papa Pio XII em 1 de maio de 1955, para assegurar que trabalhadores não perdessem este entendimento cristão do trabalho.

Mas antes, papas já preparavam o caminho. Beato Pio IX de certa forma tinha reconhecido a importância de São José como um trabalhador, quando ele o proclamou Patrono da Igreja Universal.

O princípio do trabalho como um meio para salvação eterna seria retomado novamente por São João Paulo II em encíclica Laborem exercens, onde ele se refere ao “Evangelho do Trabalho”.

E Cardeal AngeloRoncalli, que se tornou Papa São João XXIII, quando ele foi eleito ao Trono de Pedro tinha pensado em assumir o nome José, tão devoto era ao santo que foi o pai adotivo de Jesus.

Muitos outros santos, especialmente Santa Teresa de Ávila, tinha uma devoção particular por São José.

Você pode curtir isso:

Frases Sobre São José Operário

  • A maneira sábia de José lidar com Maria é um modelo para nós quando enfrentamos problemas pessoais e morais complexos. Ele subordinou seus sentimentos para fazer o que Deus exigia. Ele estava aberto ao que Deus desejava, e quando sentia a Vontade Divina, ele obedecia. – Vozes dos Santos, por Bert Ghezzi.
  • O que emana da figura de São José é a fé. José de Nazaré é um “homem justo” porque ele totalmente “vive pela fé”. Ele é santo porque sua fé é realmente heroica. A Sagrada Escritura diz pouco dele. E não registra sequer uma palavra falada por José, o carpinteiro de Nazaré. E ainda, mesmo sem palavras, ele mostra a profundidade da fé dele, sua grandeza… Ele é grande na fé, não porque ele fala suas próprias palavras, mas acima de tudo porque ele ouve as palavras do Deus Vivo. Ele escuta em silêncio. E seu coração persevera incessantemente na disponibilidade de aceitar a Verdade contida na palavra do Deus Vivo. – Papa João Paulo II.

Oração de São José Operário para 2023

Ó Glorioso São José, modelo de todos aqueles que se dedicam ao trabalho, obtenha para mim a graça para trabalhar em espírito de penitência para expiação de meus muitos pecados; para trabalhar conscientemente, colocando o chamado do dever acima de minhas inclinações naturais; para trabalhar com gratidão e alegria, considerando uma honra empregar e desenvolver por meio do trabalho os dons recebidos de Deus; para trabalhar com ordem, paz, moderação, e paciência, nunca esquivando do cansaço e provações; para trabalhar acima de tudo com pureza de intenção e desapego de si, mantendo incessantemente diante dos meus olhos a morte e a conta que devo dar de tempo perdido, talentos não usados, bens omitidos, e da vã complacência no sucesso, tão fatal para obra de Deus.
Tudo por Jesus, tudo por Maria, tudo a teu exemplo, Ó Patriarca, São José. Tal será minha palavra de ordem na vida e na morte. Amém.

Oração para São José Operário para Trabalhadores em 2023

José, pela obra das tuas mãos e o suor do teu rosto, apoiastes Jesus e Maria, e tivestes o Filho de Deus como teu colaborador. Ensine-me a trabalhar como tu trabalhastes, com paciência e perseverança, para Deus e para aqueles que Deus me deu para apoiar.
Ensine-me a ver em meus colegas trabalhadores que Cristo deseja estar neles, que eu possa sempre ser caridoso e tolerante para todos. Conceda-me olhar para o trabalho com olhos de fé, assim eu posso reconhecer nele minha participação na atividade criativa de Deus, e na obra de Cristo da nossa redenção, e assim orgulhar disso.
Quando é agradável e produtivo, lembrar-me de agradecer a Deus por isso. E quando é pesado, ensine-me a oferecer a Deus, em reparação por meus pecados e pecados do mundo. Amém.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico