Ambição É Pecado para Igreja Católica

Ambição é pecado ❤️ até que ponto ser ambicioso é Bom

Banner dos Santos Terços Católicos

Ambição é pecado? Jesus diz que a pessoa não pode servir Deus e o dinheiro, porque vai amar um e odiar o outro (Mateus 6:24). Ele também diz que é mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus (Marcos 10:25).

Uma leitura isolada destes versículos pode desencadear preocupação para qualquer um que seja rico. A busca pela riqueza, poder e fama podem levar as pessoas ao pecado e separação de Deus. Cristo avisa os fiéis disso, porque Ele os ama.

Ambição É Pecado? Significado Bíblico

Na reflexão se ambição é pecado, Deus deseja que as pessoas tomem cuidado com todas as coisas que poderiam separa-las Dele. A riqueza que muitos americanos possuem ou almejam pode causar uma névoa espiritual, se não uma cegueira total.

As pessoas por vezes escutam os outros deixarem estas passagens de lado. Mas muitos dos grandes santos escreveram muito especificamente sobre a riqueza e a pobreza.

São João Crisóstomo, por exemplo, pregou repetidas vezes sobre a parábola do Lázaro e o homem rico. Como resultado, ele foi odiado por muitos líderes ricos. Ele os desafiou a buscar sua consciência sobre a corrupção que sua riqueza causou na vida deles.

Tendo lido estes e muitos outros escritos similares dos santos, não dá para prosseguir alegremente na vida sem dar uma boa olhada no que realmente o impulsiona, Deus ou dinheiro.

Ao mesmo tempo como com a maioria dos conceitos nas Escrituras, é importante ler a palavra de Deus em seu contexto total. A reflexão sobre a parábola dos talentos, de Jesus, em Mateus 25:14-30.

Na história Dele, um chefe justo condena o pior trabalhador e recompensa o melhor. O mestre deu talentos aos servos segundo sua habilidade e esperava que cada um deles usasse isso ao máximo. Pode dizer que ele desejava o maior retorno sobre investimento que fez.

Jesus faz o mesmo para os católicos. Ele espera que eles usem seus dons para ajudar a construir o Reino Dele. Se recebeu um dom para acumular riqueza, então pode ser chamado para aplicar este dom. Mas há algumas coisas importantes que deve fazer para crescer em santidade.

É importante examinar a própria consciência para saber os motivos reais que tem. Se for construtor de riqueza para compartilhar isso com outros e glorificar a Deus, então vai crescer em santidade durante a busca.

Mas se está adquirindo riqueza para glória vã ou porque encontra a maior satisfação em dinheiro ao invés de Cristo, então faria bem em dar atenção para advertências de Cristo sobre “Deus vs Mamon”.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Uma observação que Deus deseja que todos sejam católicos, os ricos e os pobres. É o que torna todos, corpo de Cristo. Onde a Igreja e os pobres receberiam ajuda financeira se todos os católicos escolhessem a pobreza?

Você pode Curtir isso:

Ambição É Pecado? Quando a Ambição Vira Ganância?

Há uma linha tênue entre ambição e ganância. Isso poderia fazer diferença em se ou não uma empresa se tornará um sucesso ou conto de advertência, por exemplo.

Afinal, ambição é algo bom. Cada um precisa de ambição para definir grandes objetivos. E é ambição que oferece motivação que precisa para vencer resistência, dentro de si, na empresa, e do mercado, para alcançar grandes coisas.

Mas a ganância é o que emerge quando a ambição se torna egocêntrica, quando se busca por objetivos à custa dos outros. A ganância prejudica o próprio julgamento para tomar decisões de negócios sensatas, por exemplo, porque causa a focar em ganho pessoal para exclusão injusta de outros.

E sacrifica o princípio, e pessoas, no altar da conveniência. E, se não for controlada, a ganância vai se espalhar pela vida toda, trabalho, minando a confiança das pessoas próximas.

Até que Ponto ter ambição é bom?

É errado ser ambicioso? É errado sonhar com vida melhor, um status mais alto, ou uma posição mais glamorosa ou estimada na sociedade? Ser ambicioso pode ser correto ou errado a depender da intenção. Algumas pessoas são ambiciosas de maneira egoísta, desejando ganhar glória apenas por si.

Isso foi claramente o tipo de motivação que Tiago e João, e embora não dito, os 10 outros discípulos, tinham. Isso foi o motivo que o Senhor teve que frustrar o plano deles. Outros são ambiciosos de forma não egoísta, desejando ser o melhor que possam ser, para fazer o melhor que puderem, para a glória de Deus e serviço de outros. Esta foi a lição que Jesus tentou ensinar aos discípulos Dele e para cada um hoje.

Quando Ele disse que o maior deve ser o servo dos outros, Ele está lembrando os fiéis dos ensinamentos Dele e exemplos Dele. Aqui estava alguém que veio “para servir e não para ser servido”. É o motivo de ser muito essencial sempre fixar os olhos em Jesus.

Ele é o primeiro, ainda Ele fez de Si o último; Ele trabalhou pela redenção das pessoas, mas não esperou por apreciação. Mesmo hoje, as pessoas O questionam. Outros não acreditam Nele. Alguns se viram contra no menor desafio de sua fé. Ainda, Jesus permanece fiel para os católicos.

Ele deseja para cada um a permanecer junto a Ele, a ser fiel para Ele, para Ele que foi fiel ao papel Dele como servo. O poder Dele está no amor Dele, no serviço Dele. Esta é a solução de Jesus para ambição de Tiago e João, “Quem quiser ser importante entre vocês será seu servo; quem desejar ser o primeiro entre vocês será o escravo de todos”. Ser ambicioso, por Deus e por outros!

Isso a gente recomenda:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Terço de São Bento