O dia de festa de São João Batista é 24 de junho, e o aniversário da morte dele é 29 de agosto, e é por vezes celebrado com uma segunda festa. João Batista é o Santo padroeiro da Jordânia, Porto Rico, e muitos outros locais. 24 de junho é a celebração da Solenidade da Natividade desse Santo
História de vida
João Batista foi um contemporâneo de Cristo, que foi conhecido pela evangelização e por batizar Jesus Cristo. João Batista nasceu pela intercessão de Deus para Zacarias e Isabel, que era muito velha para ter filhos.
Segundo as Escrituras o Anjo Gabriel visitou Isabel e Zacarias para dizer a eles que teriam um filho e que eles deviam chama-lo de João.
Zacarias estava cético e por isso ele ficou mudo até o momento que seu filho nasceu e se chamou João, em cumprimento à vontade de Deus.
Quando Isabel estava grávida de João, ela foi visitada por Maria, e João saltou em seu ventre. Isso revelou para Isabel que o filho de Maria era para ser o Filho de Deus.
João começou o ministério público por volta de 30 AD, e foi conhecido por atrair grandes multidões em toda a província de Judéia e ao redor do rio Jordão.
Quando Jesus veio até ele para ser batizado, João O reconheceu e disse, “Sou eu que preciso do batismo de você”.
Jesus disse a João para batiza-Lo de qualquer maneira, o que ele fez, ao que os céus se abriram e o Espírito de Deus foi visto como uma pomba. A voz de Deus falou, dizendo, “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo”.
João instruiu seus seguidores a se voltarem para Cristo, O chamando de “Cordeiro de Deus” e esta pessoas estavam entre os primeiros cristãos.
Seguindo seu batismo de Cristo, a popularidade de João cresceu tanto que ele alarmou o rei Herodes. Herodes ordenou que ele fosse preso e encarcerado.
João falou com Herodes em várias ocasiões e condenou o casamento dele com a esposa de seu meio-irmão. Esta condenação seria sua queda, já que o rei Herodes prometeu realizar um desejo da filha dele.
Em vingança pela condenação de João Batista ao escandaloso casamento de sua mãe com Herodes, ela pediu pela morte de João. Rei Herodes relutantemente obedeceu. João Batista morreu em algum momento entre 33 e 36 AD.
Você pode curtir isso:
- Juliano Cazarré é católico, ele é devoto
- Ana Maria Braga é católica, santo de devoção
- Quem foi São Cipriano, história de vida
- Quem foi Madre Teresa de Calcutá, Ela é santa
- Padre Gabriele Amorth, o exorcista do Vaticano
- Padre José Augusto da Canção Nova
- São Tomas de Aquino, frases, livros, oração
- São João de Deus, história de vida
- Monsenhor Jonas Abib da Canção Nova
- São José Operário, oração para 2023
- Padre Julio Lancellotti, história de trabalho
- Padre Alex Nogueira e o programa manhã de luz
- Santo Antônio, Ele é só santo casamenteiro
Motivo da Fogueira e das Comidas Típicas
Festas juninas se encontram entre os festejos públicos tradicionais mais prestigiados do país.
E têm comemoração desde época colonial e possui raízes em mix de tradições rurais que no interior do Brasil se formaram, e catolicismo popular que veio da Europa.
Festa junina tem este nome, de modo evidente, já que ocorrem em junho. Porém, qual a razão destas festas terem celebração exatamente em junho? É simples a justificativa, no mês de junho, 4 Santos da Igreja Católica são celebrados, portanto, Santo Antônio de Pádua (13), São Pedro e São Paulo (ambos em 29), e São João Batista (24). Assim, estas festas em junho giram em torno destes Santos.
Vale destacar ainda que o imaginário popular sobre estes Santos, em especial desse Santo, dá o tom das festas. Um dos elementos principais, por exemplo, da festa junina, se caracteriza a fogueira. São feitas simpatias, come-se, dança-se, e mais, em torno da fogueira.
Pois a fogueira se resume símbolo desse Santo. Assim, o momento mais apurado para esta fogueira é na virada da data 23 para 24. Dia de São João, 24, marca ápice dos festejos juninos no país. Uma tradição começada com colonização portuguesa e então incrementada com características culturais do Brasil no decorrer da história, o dia é aniversário deste mártir da fé católica.
Festa junina, de origem religiosa unicamente, e chamada popularmente desse santo, levou traços da cultura local, de exemplo a culinária regional, e compôs tradição nova com traços fortes de nordestinidade.
Fogueira desse Santo se mostra uma das tradições mais antigas, remontando para narrativa bíblica. Teria acendido a mãe, uma fogueira de modo a avisar Maria acerca do nascimento de João.
Oração Poderosa de São João
Ó Deus, Tu levantaste São João Batista para preparar uma pessoa perfeita para Cristo. Nós pedimos a intercessão para adequadamente nos prepararmos com um senso verdadeiro de arrependimento para receber Tua graça e salvação.
Torna-nos fiéis para Verdade e justiça, como Tu fizeste com Teu servo, João Batista, arauto do nascimento e morte do Teu Filho. Senhor, que Tu aumentes Tua vida dentro de nós. Amém.
Oração para São João Batista
Ó Deus, Tu deste para Santa Isabel, na velhice dela, o presente de um filho, que prepararia o caminho para Jesus começar o ministério Dele aqui na Terra.
Senhor encha Teu povo com a alegria de possuir graças como aquelas, e dirija as mentes de todos nós no caminho da salvação e paz. Você foi martirizado pela verdade e justiça, assim nós possamos Querido Deus, professar energicamente nossa Fé em Ti, e ajude-nos a levar outros ao Teu Caminho, Tua Verdade, e Tua Vida Eterna. Amém.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!