Conheça a história completa de São Judas Tadeu
Conheça a história completa de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, saiba quem é, história, milagres, e orações

Em 28 de outubro, é celebrado o dia de São Judas Tadeu, o santo padroeiro das causas perdidas, situações de desespero, hospitais e Armênia.

Em tempo para esta ocasião, é bom refletir sobre a vida dele e legado e buscar ensinamentos que se pode aplicar na caminhada de fé para os católicos.

História da Vida de São Judas Tadeu

Não muito é sabido sobre São Judas Tadeu e seu nome é mencionado apenas um número limitado de vezes no Novo Testamento.

Ele é descrito por Mateus nos evangelhos como um dos “irmãos” de Jesus, mais provavelmente primo.

A Epístola de Judas menciona que é escrito por Judas, um servo de Jesus Cristo e irmão de Thiago.

São Judas Tadeu é também conhecido como Judas ou Judas Tadeu e por isso ele é muitas vezes confundido com Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu Jesus antes que Ele foi crucificado.

Por causa disso alguns tradutores do Novo Testamento usaram o nome Jude para distingui-lo de Judas. Ele é também conhecido por outros nomes.

– Vida e Ministério de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu nasceu de Maria, que é prima da própria mãe de Jesus, Maria. O pai dele Cleophas, era irmão de São José.

São Judas foi casado e teve ao menos um filho. Há referências sobre ele tendo netos que viveram tão tarde quanto 95 d.C.

Como um dos 12 apóstolos de Jesus, São Judas Tadeu pregou as boas novas de Jesus por toda Galiléia, Samaria e Judéia. Em 37 d.C, ele viajou para Mesopotâmia que é conhecida hoje como Iraque.

Ali ele se tornou um líder da Igreja do Oriente, uma igreja que São Tomás fundou. São Judas Tadeu também viajou pela Líbia, Turquia, Pérsia e Mesopotâmia com São Simão.

Junto eles pregaram as boas novas e levaram muitas pessoas ao cristianismo. Ele é muitas vezes creditado como tendo ajudado a começar a Igreja Armênia e outras congregações fora do Império Romano.

Em 60 d.C, São Judas escreveu uma carta para os recém-convertidos cristãos na Igreja Oriental que estavam sofrendo perseguição.

Em sua carta, ele os avisou a ter cuidado com os falsos mestres da atualidade que estavam espalhando ensinamentos errados sobre o cristianismo.

Ele os encorajou a manter a perseverança e permanecer firme em sua fé no meio das duras realidades que estavam enfrentando.

– Martírio e Legado

Apesar das perseguições generalizadas dos cristãos durante sua época, São Judas Tadeu manteve suas crenças e acabou pagando o preço pela fé dele.

Acredita-se que ele tenha sido martirizado na Pérsia ou Síria em algum momento em 65 d.C. Na arte religiosa, ele é muitas vezes exibido segurando um machado ou bastão que simboliza a maneira que ele foi martirizado.

Após a morte dele, o corpo do apóstolo foi transportado para Roma e colocado em uma cripta sob a Basílica de São Pedro.

Hoje seus ossos são mantidos no transepto esquerdo da Basílica de São Pedro, sob o altar principal de São José, em uma tumba que guarda os restos mortais do apóstolo Simão, o Zelote.

Até hoje, muitos devotos visitam o lugar como um sinal de respeito e admiração. Devido a sua fé firme, São Judas Tadeu é invocado como santo padroeiro dos casos sem esperança e situações de desespero.

– Representações na Arte Religiosa

Na arte religiosa São Judas é tradicionalmente retratado carregando uma imagem de Jesus em sua mão ou segurando isso próximo ao seu peito.

Esta representação é retirada de uma história bíblica em que o Rei Abgar, o governante de Edessa, uma cidade localizada no que é agora conhecido como sudeste da Turquia foi infligido com lepra.

Por causa da doença dele, ele pediu para Jesus por cura e enviou um artista para trazer um desenho de Jesus.

A grande fé de Abgar impressionou Jesus tanto que Ele pressionou o rosto em um pano, assim poderia ser levado ao rei.

Ele deu o pano para São Judas, assim ele poderia levar para Abgar. Quando o rei viu a imagem de Jesus, ele foi imediatamente curado da lepra.

Ele então se converteu ao cristianismo, e a maioria das pessoas sob seu governo o seguiu. O pano que milagrosamente curou o rei Abgar é conhecido hoje como a Imagem de Edessa.

Esta relíquia sagrada é toda a associação com o mundialmente famoso Sudário de Jesus que está atualmente em exibição em Turim, Itália.

Além da Imagem de Edessa, alguns retratos de São Judas Tadeu também o mostram com uma chama ao redor de sua cabeça que é simbólica de sua presença no Pentecostes.

Em que ele recebeu o Espírito Santo com os outros apóstolos. Ele é também retratado segurando um machado ou bastão, um lembrete de seu martírio.

E outros itens como um pergaminho ou livro simbolizando a Epístola de Judas, ou a regra de um carpinteiro.

Milagres de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu mostra sua assistência particular e proteção em circunstâncias consideradas mais difíceis e desesperadoras.

A ajuda dele foi amplamente vivenciada, por ele ser universalmente conhecido como “Padroeiro dos casos perdidos e de desespero”. Desde os primeiros tempos ele foi considerado que ajuda em necessidade urgente.

Milhares que imploraram sua ajuda receberam ajuda extraordinária e milagrosa em casos que, segundo todos os cálculos humanos, pareciam sem esperança.

Venerável Columba da Ordem de São Domingos percebeu quão agradável é para Deus se as pessoas veneram zelosamente o apóstolo santo Tadeu e promovem sua honra, porque ele é tão pouco conhecido e amado.

Ela entendeu que por venerar este santo, a pessoa pode obter assistência em dificuldades onde a ajuda é desesperada, em processos e aflições de uma natureza séria e grave.

São Judas obteve recuperação para aqueles atingidos com doenças que desafiam toda capacidade humana e remédios, ele obteve graça para pessoas a superar maus hábitos profundamente enraizados.

Aquelas aflições da alma que são muito mais difíceis de curar do que qualquer doença corporal. São Judas vem rapidamente para ajuda daqueles atormentados por pensamentos impuros e escravizados por hábitos impuros.

O apóstolo santo obtém ajuda na angústia, calúnia, pobreza, miséria, mesmo no desespero e nas circunstâncias onde a ajuda parece absolutamente impossível. Em retorno, ele pede a confiança das pessoas, amor e gratidão.

Se os pedidos não forem imediatamente atendidos precisamente segundo as ideias e desejos das pessoas, certamente serão mais cedo ou tarde segundo os desígnios de Deus.

Um exemplo brilhante de veneração deste apóstolo santo é dado por São Bernardo de Claraval.

Que durante sua vida inteira muito honrou uma relíquia de São Judas, e pediu que na morte, a relíquia a ser colocada em seu peito e enterrada com ele, que como ele disse, não estaria inteiramente sem ele.

Que em vida ele tinha encontrado um protetor poderoso da sua pureza, e um ajudante poderoso em cada circunstância.

Oração Milagrosa de São Judas Tadeu

Assista aqui e faça também sua oração a São Judas Tadeu para causas urgentes e impossíveis, confira:

 

Como É a Novena de São Judas Tadeu?

Para rezar a novena de São Judas Tadeu:
https://pelavida.redevida.com.br/espiritualidade/novenas/novena-a-sao-judas-tadeu/

Oração de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, apóstolo escolhido por Cristo, eu vos saúdo e louvo pela fidelidade e amor que cumpriste vossa missão. Chamado e enviado por Jesus, sois uma das doze colunas que sustentam a Igreja fundada por Cristo.
Inúmeras pessoas, imitando vosso exemplo e auxiliadas por vossa oração, encontram o caminho para o Pai, abrem o coração aos irmãos e descobrem a força para vencer e superar todo o mal.
Quero imitar-vos comprometendo-me com Cristo e com a Igreja, por um decidido amor a Deus e ao próximo, especialmente aos mais pobres. Espero, então, alcançar de Deus a graça que imploro, confiando na vossa poderosa intercessão (fazer o pedido). Amém.

Dia de São Judas Tadeu

No calendário católico, dia de festa do Santo São Judas Tadeu é 28 de outubro na Igreja Católica Romana, como dia especial para os fiéis católicos.

Onde Ficam as Principais Igrejas e Santuários de São Judas Tadeu

São muitas as igrejas e santuários de São Judas Tadeu, como o Santuário São Judas Tadeu em Sorocaba, São Paulo, sendo um exemplo expressivo.

E o Santuário Arquidiocesano São Judas Tadeu em Belo Horizonte, Minas Gerais. E a Paróquia, Igreja São Judas Tadeu, em São Paulo, São Paulo, também de relevância para a Igreja Católica.

Qual a Relação Desse Santo com o Flamengo

São Judas Tadeu, o padroeiro de várias igrejas católicas no mundo todo, e é também padroeiro do Flamengo.

A parceria entre o clube e o santo segue a partir da época de 1950, em que era amargada pelo clube a “seca” caracterizando-se em 9 anos sem os títulos.

E por causa do pároco da igreja de São Judas, o Padre Góes, que seguiu para rezar a missa com localização na Gávea em ocasião, tudo se transformou ao rubro-negro.

O padre, além desta missa, pedia para que cada jogador acendesse uma vela ao santo, e que ao fazer isso, o time retornaria a ser campeão.

Foi exatamente o que ocorreu no ano de 1953 e também viriam os títulos referentes aos anos 1954 e 1955, assim sendo tri-campeão estadual.

A situação criou enorme polêmica com o time Flumi, porém Pe. Góes com seu pé quente, juntamente com intervenções divinas vindas de São Judas Tadeu, trouxeram o retorno do sorriso do Mengão após tanto tempo.

Então o santo acabou se transformando em um dos mais populares quando se fala na cidade do Rio de Janeiro.

E mesmo até hoje, a cada ano, o elenco segue à Igreja do Cosme Velho, ou seja, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro, ou é rezada então a missa na Gávea homenageando este padroeiro desse clube.

Assim, diante dos campeonatos Libertadores da América e Brasileirão, se sabe quem é o padroeiro do Flamengo para toda ajuda necessária.

Recomendado pelos Jovens Católicos:

Faça uma doação para os jovens católicos e seja um apoiador dessa obra de evangelização

Sobre Rodrigo de Sá

Carioca, nascido e criado no Rio de Janeiro. Católico Apostólico Romano desde sempre. Sou devoto de São Bento e ativo em movimentos da Igreja Católica desde a adolescência, fundei o site Jovens Católicos em 2016 com objetivo de mostrar tudo o que envolve as maravilhas da fé católica. Entre em Nossa Comunidade no Whatsapp Clicando Aqui!

Você pode curtir isso!

Saiba quem foi São Patrício, história, como ele virou santo da igreja católica e do que Ele é padroeiro e protetor

São Patrício: Uma história impactante de fé, oração e milagres

Conheça a sensacional história de São Patrício, saiba quem foi, seus milagres, do que Ele é protetor / padroeiro e como morreu. Veja Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico