Apócrifos Significado, o que São Evangelhos Apócrifos, por que Não Foram Aceitos, Quais São os 7 Livros Apócrifos da Bíblia, que Importância Eles Têm para Igreja Católica

Apócrifos ❤️ significado, quais os 7 livros apócrifos da bíblia

Medalhas de São Bento Originais

Em relação à Sagrada Escritura, os apócrifos são aqueles livros religiosos escritos nas eras do Antigo e Novo Testamento, que reivindicavam uma origem sagrada, mas foram julgados pela Igreja Católica como não inspirados pelo Espírito Santo.

Estes livros apócrifos foram excluídos então do cânon das Escrituras, e ainda, em muitos casos, retêm algum valor religioso. Os protestantes colocam erroneamente os deuterocanônicos (os 7 livros do Antigo Testamento), nesta categoria.

No ambiente protestante, por vezes é usado “apócrifo”, para que os 7 livros sejam designados, presentes na Bíblia católica e que são ausentes em Bíblia protestante. São os livros: Tobias, Judite, 1 e 2 Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque.

2 Grupos de Escritos

Apócrifos são compostos de 2 grupos de escritos, os livros apócrifos AT (Antigo Testamento), que são mais conhecidos por causa da sua inclusão no cânon católico romano, e livros apócrifos NT (Novo Testamento), que não são incluídos no cânon protestante da Escritura.

Livros apócrifos AT foram escritos entre o fim de AT e começo de NT, e não foram considerados canônicos pelos judeus da época de Jesus, nem pela maioria dos primeiros pais da igreja.

Enquanto Agostinho fosse o primeiro teólogo significativo para argumentar pela inclusão total deles no cânon, não foi até o Concílio de Trento que a Igreja Romana oficialmente declarasse apócrifos de AT a serem totalmente canônicos.

Livros apócrifos NT, com uma exceção, nunca foram candidatos à inclusão no cânon cristão. Isso é porque foram todos escritos no segundo ou mesmo terceiro século. Muitos deles também incluem sistemas de doutrina que são antitéticos para doutrina incluída na Escritura canônica.

Embora se tenha boa evidência histórica que o cânon AT fosse estabelecido pela época de Jesus e que o cânon central NT existia em meados do segundo século, houve também “outros” livros circulando entre o povo de Deus.

Alguns destes outros livros pairavam sobre as bordas do cânon, criando disputa ocasional e desacordo sobre seu status. Estes livros são chamados de Apócrifos, que apenas significa “ocultos”. Há escritos apócrifos AT e NT.

Apócrifos AT

Livros que constituem apócrifos AT são bem conhecidos principalmente porque são ponto de divisão entre protestantes e católicos romanos. Escritos aproximadamente entre o terceiro século a.C. e primeiro século AD, estes livros incluem 1 e 2 Macabeus, 1 Esdras, Judite, Tobias, Livro da Sabedoria, Eclesiástico, Baruque, assim como algumas obras menores e até algumas adições para livros canônicos existentes.

Todos estes livros são preservados em grego, embora alguns possam ter sido originalmente escritos no hebraico, aramaico. Embora estes livros fossem conhecidos e usados entre os judeus deste período, há pouca evidência para sugerir que fossem considerados como Escritura.

Nem Josefo nem Filo, fontes chaves para entendimento do escopo do cânon AT, os usaram como Escritura.

Além disso, nenhum autor NT, a maioria dos quais foram judeus, cita mesmo um único livro dos apócrifos como Escritura. E escritores rabínicos posteriores não receberam apócrifos, afirmando apenas as Escrituras hebraicas como parte do cânon judaico.

O fato que judeus limitaram suas Escrituras para cânon hebraico não deve vir como surpresa dado que havia uma crença estabelecida que profecia inspirada tinha cessado por volta do século IV a.C.

Este sentimento é evidente mesmo nos apócrifos AT em si, assim como outras fontes judaicas como Josefo, e escritos rabínicos posteriores.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Quanto aos primeiros cristãos, parece que primeiro aceitaram o cânon hebraico, conforme entregue por seus antepassados judeus. Melito de Sardes, a lista de Bryennios, e Orígenes todos parecem afirmar o mesmo cânon geral AT conhecido hoje, embora Orígenes reconheça que os livros de apócrifos podem ainda ser lidos com proveito pela igreja, embora não como Escritura.

Você pode curtir isso:

Agostinho e Jerônimo

Agostinho vai além, argumentando que apócrifos devem ser relacionados entre os livros da Escritura. Alguns dos primeiros códices cristãos e listas canônicas também incluem apócrifos AT.

Mas outros primeiros cristãos continuaram a insistir que o cânon hebraico original foi, e sempre foi, o correto.29

Jerônimo liderou o caminho, concordando que os livros apócrifos eram úteis, mas argumentando que a Igreja “não os recebe entre as Escrituras canônicas”. Ao longo da Idade Média, os pontos de vista dos apócrifos entre os cristãos eram mistos.

Mas durante a época da Reforma, os 2 lados se enfrentaram. Devido ao fato que apócrifos foram a base para muitas doutrinas controversas, por exemplo, o purgatório, os reformadores revisitaram a questão de quais livros eram adequadamente Escritura, concluindo que apócrifos AT não devem ser a base para doutrina cristã.

Em um movimento de contrarreforma, a Igreja Católica Romana no Concílio de Trento, 1546, fez uma declaração oficial que apócrifos deveriam ser considerados como Escritura.

Assim, apesar do status controverso e misto dos apócrifos pela história do cristianismo, a Igreja Católica Romana oficializou sua visão, criando uma divisão com protestantes sobre esta questão que continua até hoje.

Apócrifos NT

Ao contrário de sua contraparte AT, apócrifos NT não são um grupo de textos bem definidos. Ao invés, apócrifos NT se referem para grande variedade de livros que parece similar para escritos NT em estilo e gênero, pode até afirmar origens apostólicas, e ainda nunca descobriu um lar permanente dentro do cânon emergente da Igreja.

Os 4 gêneros principais destes escritos apócrifos correspondem aos 4 gêneros principais de NT, evangelho, atos, epístola, e apocalipse.

Qual a Conclusão sobre apócrifos?

A história do cânon AT e NT é uma história que também envolve “outros” livros. Estes outros livros foram ponto de contenção e controvérsia em vários pontos na história do cristianismo.

Além disso, estes outros livros podem levantar preocupações para cristãos do dia moderno que podem imaginar se foram inadequadamente deixados de fora.

Mas a evidência histórica sugere que se pode ter confiança no conteúdo do cânon AT e NT. Apesar de muitos anos de disputa sobre apócrifos AT, o cânone hebraico transmitido pelos judeus ainda permanece como a Bíblia conhecida por Jesus e apóstolos e assim é adequadamente considerada como Escritura.

Da mesma forma, mesmo embora houvesse muita conversa sobre “evangelhos perdidos”, estes textos foram escritos muito depois do que os canônicos e têm pouca reivindicação de autenticidade histórica.

Então, o cânon bíblico é completo. Como Orígenes declarou, “A rede da lei e dos profetas tinha que ser completada… E a textura da rede foi completada nos Evangelhos, e nas palavras de Cristo através dos Apóstolos”.

Siga o Perfil do Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico