Quem é Hosana nas Alturas, significado, oração, onde está na bíblia sagrada

Hosana nas Alturas Católica ❤️ Letra, significado, música, bíblia

Como formar um grupo jovem na igreja católica

Ao proclamar “Hosana nas alturas” na missa, o que significa? Mateus 21:9, “E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!”, foi gritado pela multidão conforme Jesus entrou em Jerusalém. A palavra hosana é associada com alegria.

Segundo a Enciclopédia Católica:

A opinião geral é a de São Jerônimo, que a palavra se originou de 2 palavras hebraicas do Salmo cxvii (cxviii), 25. Este salmo, “Confitemini Domino quoniambonus”, foi recitado por um dos padres a cada dia durante a procissão ao redor do altar, durante a Festa dos Tabernáculos, quando o povo foi ordenado a “regozijar-se diante do Senhor”, Levítico 23:40; e no sétimo dia foi recitado a cada vez durante as 7 procissões. Quando o padre chegou aos versículos 25-26, a trombeta soou, todo o povo, incluindo garotos, acenaram seus ramos de palmeira, murta, salgueiro, e mais, e gritaram com o padre as palavras: O Domine, salvum(me) fac; o Domine, bene prosperare. Benedictus quivenit in nomine Domini! A palavra hebraica para salvumfac ou serva nunc era hoshi’a na. Isso foi repetido com tanta frequência que se tornou abreviado em “hosana”.

Existe Música Hosana nas Alturas?

O que quer dizer então “Hosana nas alturas” que é cantado na missa? Este termo origina no latim, aramaico e hebraico.

Os católicos ouvem e cantam na missa, “Hosana nas alturas”. No entanto, qual o significado para este termo? Esta oração é bastante usada por cristãos e judaicos e quer dizer, “Salva-nos agora, ó Tu que habitas nas maiores alturas”.

“Hosana” é termo que possui origem nos vários idiomas, hebraico, latim, aramaico, remetendo para saudação, louvor, salvação.

O termo na Bíblia é apontado inicialmente na entrada triunfal de Cristo a Jerusalém, como evangelista Mateus descreve, Mateus 21:8-9, “A numerosa multidão estendia suas vestes pelo caminho; outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pela estrada. As multidões que iam adiante dele e as que o seguiam gritavam: ‘Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!’”.

É retratada, em Salmos 118, 25-26, a saudação, “Bendito é o que vem em nome do Senhor”. Explica o Padre Rubens Gomes de Carvalho, que se trata de salmo de gratidão para Deus, pela salvação Dele. Judeus de fato cantavam tais salmos nas festas religiosas deles, lembrando da bondade de Deus pela história da salvação.

Assim, significado de “Hosana” se resumiu desse pedido à expressão de gratidão por salvação que havia de chegar. A liturgia católica e cristã, a partir disto, passava a utilizar de modo frequente o termo, de aclamação e também oração festiva e de louvor. Está presente em uma das fixas partes para liturgia da missa, conhecida como “Santo”:
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo. O Céu e a Terra proclamam a vossa glória. Hosana nas Alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas Alturas.

Você pode curtir isso:

Hosana na Igreja Católica

A liturgia no Domingo de Ramos começa diferentemente da maioria das missas. Na maioria das igrejas católicas, as pessoas se reúnem fora ou no vestíbulo, onde escutam uma leitura do Evangelho segundo Mateus (21:1-11) sobre a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Salmos então são abençoados e a congregação entra em união na igreja.

Enquanto todos os 4 relatos do Evangelho contam basicamente a mesma história do que aconteceu naquele dia em Jerusalém, apenas Mateus usa estas palavras: “Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!”, Mateus 21:9. O que exatamente a palavra “hosana” significa e por que a multidão gritaria isso sobre Jesus neste momento?

Hosana é uma transliteração da palavra hebraica, “hosi-ah-na”, que significa salvar ou resgatar, ou designa a pessoa que salva ou resgata. Segundo Strong’sConcordance o sufixo “-na” é usado para expressar “emoção intensa”.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Enquanto originalmente a palavra fosse usada como oração de intercessão pedindo para Deus a intervir e salvar o povo Dele, nos dias de Jesus a palavra tornou-se um grito de júbilo, uma declaração de louvor porque Deus tinha salvado o povo Dele.

Na festa judaica dos Tabernáculos e na Páscoa, a palavra continua a ser usada desta forma.

Mas há mais para esta frase em Mateus do que apenas a palavra hosana. No versículo 9, Mateus continua com a frase, “bem-aventurado o que vem em nome do Senhor”, que vem do Salmo 118:26.

Isso é significativo porque, segundo os comentários de New American Bible, o Salmo 118 é “uma liturgia de ação de graças”, que foi usado durante uma procissão do rei e povo no Templo.

O salmo relembra e celebra como Deus respondeu fielmente aos pedidos de ajuda de Israel. Este salmo foi também usado como uma bênção dada para peregrinos quando eles chegaram ao Templo em Jerusalém.

Gradualmente esta frase também viu seu significado desenvolver, adquirindo o que o Papa Bento XVI em seu livro, “Jesus de Nazaré”, descreveu como “significado messiânico”.

O Papa Bento escreve, “Tinha se tornado, louvor de Jesus, uma saudação a Ele como O que vem em nome do Senhor, O esperado e anunciado por todas as promessas”.

Assim, ao gritar “hosana” com Jesus entrando em Jerusalém, os discípulos Dele estavam O reconhecendo como Messias, O prometido enviado de Deus para salvar Israel.

Os católicos continuam a dizer uma variação desta frase de Mateus, a cada vez que participam na liturgia eucarística. E rezam, “Hosana nas alturas. Bendito aquele que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.”.

Ao fazer isso, reconhecem mais uma vez, como a multidão o fez naquele dia em Jerusalém, que Jesus é o Senhor, O prometido de Deus que vem para salvar os fiéis. As orações dos fiéis foram respondidas. Agora celebram o poder salvador e o amor pelos fiéis. Hosana nas alturas.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos Oficial Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico