Hóstia Consagrada, Podemos Mastigar na Hora da Comunhão, É Pecado, o que Diz a Bíblia e o Catecismo da Igreja Católica

Hóstia consagrada ❤️ podemos mastigar na hora da comunhão

Medalhas de São Bento Originais

O católico pode mastigar a hóstia consagrada ao receber a Eucaristia? Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que devem fazer ao comungar o Corpo de Cristo.

Santa Eucaristia é ponto alto da fé católica, representando o bem todo espiritual da Igreja, o Pão vivo, Jesus Cristo.

Trata-se do sacrifício do Corpo e Sangue de Jesus, de fato que Ele institui de forma a ser celebrado até o final dos tempos.

Quando o sacerdote fala na missa, palavras de Consagração, o milagre da Eucaristia acontece, portanto, o que era vinho e pão, sob essa aparência agora, Corpo e Sangue de Jesus Cristo.

Na realidade, em Santíssimo Sacramento então estão “contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo; está presente nela de modo sacramental, isto é, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho”, CIC 1374.

Hóstia Consagrada na Igreja Católica

Apenas na Igreja Católica o pão sagrado se torna Sagrada Eucaristia e é oferecido aos fiéis. As hóstias consagradas que sobraram são guardadas no tabernáculo e podem ser consideradas como Jesus próprio.

Cada Eucaristia é uma celebração da imortalidade e comunhão com Cristo, Ele oferece a si como alimento aos homens e para Igreja.

Tomás de Aquino escreveu no Sacramento Altaris que em cada Eucaristia alguns milagres foram realizados: o pão é o verdadeiro Corpo de Cristo, igual ao nascido e ao corpo espiritual de Cristo ressuscitado; toda substância do pão foi transformada em Cristo, assim o pão como tal não mais existe; a substância do pão é transformada em Corpo de Cristo, mas as incoerências permanecem, as qualidades do pão, que, porém, não duplica ou diminui, permanece o mesmo e intacto, mesmo quando consumido pelo fiel; o pão como Corpo de Cristo é presente simultaneamente em todos os lugares que a Eucaristia é celebrada.

Pode Mastigar Hóstia Consagrada na Hora da Comunhão?

Muitos já ouviram que não é para mastigar como chiclete a Eucaristia, ou considerar equívoca a mastigação da Eucaristia, no lugar de deixar a mesma dissolver na boca, sendo uma dúvida comum entre as pessoas.

É importante esclarecer isso, pode-se notar no Evangelho, ao passo que Jesus a Eucaristia institui.

Mateus 26,26, “Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é o meu corpo’”.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

Jesus desejou ser pão produzido do trigo plantado, então colhido, e triturado, e tornado pão, que é consumido, assim mastigado e engolido.

O pão eucarístico, antigamente, era produzido pelos fiéis, levado de casa e então oferecido por fiéis, em missa, no ofertório. Tal pão se caracterizava fermentado com formato de rosca, como uma coroa sendo trançado.

A partir do século IX apenas, que a Igreja pelo Ocidente (rito latino), iniciou introdução do uso dos pães ázimos em rito eucarístico.

Não existia a pequena hóstia branca em inicial milênio da cristandade. Era repartido o pão à distribuição para fiéis. Apenas a partir do século XXII é que a produção iniciou de hóstia pequena e fina, como é conhecida atualmente.

O teólogo da Arquidiocese de Regina, Brett David Salked, nos Estados Unidos, comenta que “a ideia de que Cristo pode sofrer o que quer que aconteça com a hóstia é bastante difundida em alguns círculos católicos, demonstrada mais famosa por anedotas sobre crianças sendo instruídas a não morder a hóstia por medo de que Cristo fosse ferido por seus dentes”.

Portanto, como está ressuscitado Jesus na glória Dele, Cristo não pode ser mais machucado de modo algum.

Você pode curtir isso:

Posição da Igreja Católica

Igreja Católica não possui posição acerca de o católico mastigar ou não mastigar a Eucaristia. Padre Carlinhos Melo, ao participar na Rádio Aparecida, orienta os católicos acerca do hábito de comer ou não a hóstia, da Arquidiocese de Aparecida, “Essa ‘proibição’ em morder a hóstia é algo antigo. A gente sim, ao receber a Eucaristia, pode mastigar a hóstia! Estamos nos alimentando do Corpo e do Sangue de Cristo, nesse momento de oração e silêncio, porque Jesus está presente de forma especial em nossa vida”.

O que os fiéis devem garantir, mastigando ou não a Sagrada Hóstia Consagrada, é que a engulam, porque a Sagrada Eucaristia se caracteriza alimento espiritual, e então para receber o mesmo, comê-lo é exigido.

Se fosse desejado que a hóstia dissolvesse inteiramente na boca, de forma que já não mantivesse aparências de pão, os católicos não iriam receber a Sagrada Comunhão, as graças que tal sacramento concede também.

A Igreja exige é que fiéis recebam reverentemente a comunhão. Isto quer dizer se curvar antes de receber e falar, “Amém”, respondendo para “Corpo de Cristo” falado por ministro da eucaristia ou padre. Estar também no estado de graça. Já que a Eucaristia não é bebida e comida comuns, no entanto, é o próprio Jesus!

Siga o Perfil no Instagram do Jovens Católicos Oficial Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp