Shalom, significado para os membros da Igreja Católica

Shalom ❤️ significado, origem, onde está na bíblia, oração

Medalhas de São Bento Originais

O que é shalom? Atos 14:24, “pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus”. Paulo é apedrejado durante a viagem missionária dele com Barnabé, uma forma brutal de rejeição após ser festejado como um deus em uma cidade anterior por curar um aleijado.

Paulo relata isso entre os muitos espancamentos e açoites, naufrágios e prisões que ele sofreu por pregar o Evangelho.

Atos recorda que após ser arrastado para fora da cidade e dado como morto, Paulo se levantou e voltou a entrar na cidade, uma demonstração de bravata que sem dúvida se tornou parte da sua reputação como um missionário destemido.

Paulo foi impulsionado pela força da conversão dele como um perseguidor da igreja e por sua profunda confiança de que, enquanto pregasse o Evangelho, Jesus daria a ele a força que precisava para completar seu chamado.

Ele teve o que Jesus prometeu para todos os discípulos, uma paz que o mundo não poderia dar. Esta segurança diante da perseguição era sem dúvida um fator na dramática expansão do cristianismo.

O martírio foi, nas palavras de Tertuliano, a semente da conversão, pois os pagãos testemunharam os discípulos se levantando diante de Roma pela fé deles mesmo no custo de suas vidas.

Significado de Shalom

Shalom é a palavra hebraica para o tipo de paz que Jesus oferece. E significava totalidade, completude, harmonia, e total bem-estar. Porque isso era o presente de Deus, não poderia ser retirado ou interrompido pela incerteza humana ou acaso. E era como a beatitude comparada com a felicidade. A bênção do fiel não é dependente das coisas indo bem ou qualquer acaso.

Mesmo em meio a provações e sofrimento, shalom fundamenta o fiel em uma relação com Deus. É como a “alegria perfeita” de São Francisco de Assis. Cada obstáculo ou frustração que ele encontrava era outra chance de confiar em Deus e agradecer.

Todos vivenciam alguma ansiedade como parte da vida diária, e poucos possuem autoconfiança que não pode ser abalada pelos altos e baixos das relações pessoais e perdas e desapontamentos que acompanham o ser humano.

Manter a paz em si muitas vezes depende de ser produtivo e ter aprovação dos outros. Porém, mesmo quando estas fontes de equilíbrio e autossatisfação faltem, shalom do Cristo ressuscitado é a calma profunda que vem de saber que os católicos são amados não importa o que. Se os fiéis não precisam temer a morte, a pior coisa que pode acontecer, então o que devem temer?

A fé pascal se torna uma forma de vida e um hábito de ser quando as pessoas permanecem na conversação íntima com Jesus, que é a oração. São Paulo aconselha a “rezar sempre”, para manter Jesus diante dos próprios olhos e a voz Dele nos corações dos católicos.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Romanos 8:39, “Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.”.

Shalom Na Bíblia

Comumente traduzido como “paz”, usado como saudação e despedida, shalom, tem significado rico em hebraico. “Paz” é uma tradução precisa do termo, mas shalom implica mais do que falta de conflito. Segundo Strong’sExhaustiveConcordance, shalom significa “completude, solidez, bem-estar, paz”.

É traduzido como “sucesso” e usado como parte de uma bênção inspirada em 1 Crônicas 12:18. Shalom é aplicável para uma paz externa entre 2 entidades, como indivíduos ou nações, e para um sentimento interno de paz no indivíduo. ESV e NRSV intitulam Isaías 54, “A Eterna Aliança de Paz”.

Em parte, Deus promete, Isaías 54:10-13, “Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem será removida a minha aliança de paz, diz o Senhor, que tem compaixão de você. Ó cidade aflita, açoitada por tempestades e não consolada, eu a edificarei com turquesas, edificarei seus alicerces com safiras. Farei de rubis os seus escudos, de carbúnculos as suas portas, e de pedras preciosas todos os seus muros. Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.”. Um dos nomes de Deus é Yahweh-Shalom, Juízes 6:24, ou o Senhor nossa Paz. Jesus é chamado de Príncipe da Paz, Isaías 9:6.

Você pode curtir isso:

Origem

Shalom verdadeiro vem apenas de Deus. Os fiéis não mais são inimigos de Deus, mas Ele fez paz com os mesmos através do sangue de Cristo. Ainda mais, em Deus os fiéis são feitos completos. 2 Coríntios 5:17, “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.”, 1 Tessalonicenses 5:23-24. “Tendo por certo isto mesmo, que aquele que vem em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”, Filipenses 1:6.

Conforme os fiéis esperam a conclusão final, podem confiar em Deus pelo próprio bem-estar. Jesus encorajou os discípulos Dele, João 16:33, “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.”.

O que É uma “Pessoa Shalom”?

O que é ser uma pessoa shalom, e qual motivo de algumas igrejas católicas cantarem shalom na Paz de Cristo, e também existirem comunidades católicas com tal nome, tantas empresas com este nome, é porque o sucesso da palavra shalom para o católico é enorme, e com significado maravilhoso para a fé católica.

Papa Francisco explicou que a noção bíblica de shalom significa “abundância, prosperidade, bem-estar”. Ele falou, “Quando em hebraico nós desejamos shalom, nós desejamos pela vida bela, cheia, e próspera, mas também segundo a verdade e justiça, que se cumprirão no Messias, príncipe da paz”.

O Papa falou que a paz não é “fruto das habilidades de alguém”, mas uma “manifestação da graça recebida de Cristo”. A meditação do Papa Francisco sobre a paz era parte de uma catequese semanal contínua sobre as Bem-Aventuranças.

Siga o Perfil Oficial do Site Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico