Yeshua significa o que?

Yeshua ❤️ significado, origem e onde está na bíblia

Banner dos Santos Terços Católicos

Católicos adoram o Único Deus, que é a Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo. Ele é Um Deus, em 3 Pessoas divinas, e o nome é Yahweh. A segunda Pessoa desta Trindade, o Filho, veio para Terra e assumiu humanidade. O nome Dele é Yeshua significado, ou seja, Yahweh Salva.

Em português, a pronúncia do nome Dele é Jesus. Ele é chamado de Cristo, que significa Messias ou Ungido. Os católicos são a Igreja Cristã original, que começou quando Jesus disse ao Apóstolo Pedro, “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”.

Cada Papa desde então tem sido parte de uma linha ininterrupta de sucessão desde Pedro, o primeiro Papa.

Na Bíblia Sagrada

Uma minoria das vozes cristãs ao longo dos séculos insistiu em destacar o judaísmo de Jesus. Já no Novo Testamento, as pessoas aprendem que alguns cristãos estavam retendo costumes e doutrinas judaicas em uma tentativa de criar uma religião híbrida.

Estas tentativas encontraram severas críticas apostólicas, por exemplo, Gálatas 5:2, Colossenses 2:16. Geralmente, como o cristianismo passou de uma religião de maioria judaica para maioria gentia, estas vozes foram constantemente silenciadas.

Porém, um ressurgimento do movimento judeu de Jesus levou a um número de pessoas a alegar conspirações eclesiásticas para “encobrir” o judaísmo de Jesus. Entre as alegações sensacionais está a “mudança” alegada do nome do Filho de Deus, de Yeshua para Jesus.

Yeshua significado para os Cristãos da Igreja Católica
Qual significado de Yeshua para os Cristãos da Igreja Católica

Antes de analisar a lógica e legitimidade por trás da questão do nome, é importante considerar 2 verdades incontestáveis. Primeiro, Jesus era um judeu. A Escritura é clara que a Nova Aliança não foi inaugurada até a morte de Cristo, Hebreus 9:16-17.

Assim, Jesus, ou Yeshua, viveu a vida toda Dele como um judeu sob a Lei de Moisés. O nome não tem a ver com o judaísmo Dele.

Segundo, o nome Dele em hebreu era de fato Yhoshua, ou mais provável em aramaico Yeshua.

Crescendo na região de Galileia, Jesus teria quase certamente falado aramaico, e Ele não teria ouvido o nome Dele como Jesus. De fato, as traduções siríacas do Novo Testamento soletram o nome Yeshua.

Banner Chaveiro da Medalha de São Miguel Arcanjo

O Novo Testamento, porém, não é escrito em aramaico ou em siríaco, mas em grego. E o nome Jesus é uma transliteração com base no latim, que é baseado no grego, que é por vez baseado no original aramaico.

Você pode Curtir isso:

Como Foi de Yeshua para Jesus?

Embora Jesus provavelmente cresceu na Galileia ouvindo o nome Dele como Yeshua, não é a causa que o mundo cristão mudou de Yeshua para Jesus. É porque Yeshua e Jesus não são nomes diferentes, mas pronúncias diferentes do mesmo nome.

Linguagens diferentes soam diferentemente. Os hebreus da era do Antigo Testamento ouviram o nome do rei persa como Assuero, enquanto os gregos ouviram como Xerxes. Se o nome for Pedro no Brasil, é Petros na Grécia, Pietro na Itália, Pierre na França, Peter nos Estados Unidos.

Cada uma destas línguas mudou o nome? Não. Estas línguas simplesmente pronunciam o mesmo nome de formas diferentes. E assim é com Jesus. O grego Iesous representa o aramaico Yeshua.

Mas e sobre o significado do nome? Aqueles que discutem a favor da superioridade do nome Yeshua insistem que a forma hebraica significa “salvação”, enquanto a forma grega não tem sentido.

Conclusão

Tecnicamente, se o Novo Testamento fosse escrito em hebreu ou aramaico, Yeshua teria sido a forma que autores usaram. Mas não era. Foi escrito em grego. Assim, os autores representaram o nome como era conhecido em grego.

O nome Jesus na realidade era bem estabelecido em transliteração grega como Iesous graças a Septuaginta, onde é encontrado mais de 250 vezes. Os autores do Novo Testamento não mudaram o nome de Yeshua para Jesus, nem a Igreja Católica primitiva.

Sempre que teóricos modernos insistem no nome Yeshua, estão lutando por uma posição que os próprios autores do Novo Testamento nunca assumiram. O nome de Jesus aparece mais de 900 vezes no Novo Testamento grego, cada única vez como Iesous. A grafia e pronúncia do nome de Jesus não é uma questão de conspiração, mas de cultura.

Oração de Yeshua

Deus, eu sei que sou um pecador e eu me arrependo pelos pecados que eu cometi. Eu sei que meus pecados me distanciam de Ti e eu sei que não posso me salvar. Apenas Teu Filho, Yeshua, pode me salvar e eliminar a distância entre nós. Eu acredito que Ele é Teu Filho, que morreu pelos meus pecados e ressuscitou dos mortos. Eu O recebo como meu Salvador e aceito Tua oferta de perdão e vida eterna. Obrigado, Pai. Em nome de Yeshua, eu rezo. Amém.

A salvação através de Yeshua é certa. Ele prometeu a ajuda de Deus para qualquer um que busca conhecer a verdade. Em João 7:17, Ele diz, “Se alguém quiser falar a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.”. Yeshua oferece a Si como um presente para qualquer um que confia Nele, João 20:24-31.

Isso a gente recomenda:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop-up Como formar um grupo jovem católico