O calendário da Igreja pode dizer tempo comum, mas o período entre Natal e Quaresma é tudo menos comum. Em muitas partes do mundo, cristãos celebram o carnaval 2023, que começa a cada ano em Epifania, o fim do Natal, e vai até o início da Quaresma à meia-noite no início da Quarta-feira de Cinzas.
É importante aprofundar este assunto, já que muitos católicos têm a dúvida, se curtir carnaval 2023 é pecado.
Origens do Carnaval
As raízes do carnaval datam para primórdios da Igreja. À medida que ganhava convertidos e crescia em influência, a Igreja cooptou algumas práticas pagãs em suas celebrações.
O carnaval, que se tornou a primeira festa da primavera do novo ano, pode ser uma delas.
A Igreja Católica quase licenciou o carnaval como um período de festa antes do jejum da Quaresma.
Ex-pagãos tinham algumas ideias malucas sobre celebração, e a Igreja disse, “Você pode manter algumas coisas, mas nós vamos canalizar isso para eventos cristãos”.
Carnaval, que significa “adeus à carne” em latim, se tornou uma época de festejar antes da Quaresma 2023, uma época de luto de aproximadamente 6 semanas, criada no Concílio de Nicéia em 325, que comemora os 40 dias que Jesus passou jejuando e sendo tentado pelo Satanás no deserto, antes de começar o ministério público Dele.
Tradicionalmente, durante a Quaresma, católicos deveriam jejuar e se abster de álcool ou comer carne ou quaisquer alimentos derivados de animais, incluindo leite, manteiga ou ovos.
MardiGras, ou ShroveTuesday, ou terça-feira gorda, ou terça-feira de carnaval, o último dia para se deliciar antes do jejum da Quaresma, se tornou o clímax do carnaval.
Terça-feira gorda é sempre 47 dias, no calendário, antes da Páscoa. E pode ser tão logo quanto 3 de fevereiro ou tão tarde quanto 9 de março, ou seja, a época de carnaval pode ser tão curta quanto 28 dias, ou tão longa quanto 63.
Porque a Quaresma é ligada com a Páscoa, a duração do Carnaval muda a cada ano, dependendo de quando os dias santos são determinados no calendário da Igreja.
Você pode curtir esses assuntos:
- Quaresma 2024, saiba como se preparar para vivencia-la
- Carnaval 2024, saiba como celebrar com muita espiritualidade e alegria
- 12 vantagens de se tornar dizimista em 2023
- Fazer bullying é pecado grave para os católicos, saiba o porque!
- Como ganhar e juntar dinheiro para ir a JMJ 2023 em Lisboa
- Melhores orações para conseguir emprego em 2023
- Ideologia de gênero significado, tipos, o que diz a Bíblia Sagrada…
- Procrastinar é um pecado grave, tem cura, como vencer a procrastinação
- Fofocar é mesmo pecado para Igreja Católica
- Usar o Tinder para encontrar namorado(a) é pecado
- Quando a vaidade vira pecado para Igreja Católica
- Ver pornografia é pecado para os jovens cristãos católicos
- Católico acredita em signos, é pecado ler horóscopo diário? Veja!
- Fazer tatuagem é pecado para igreja católica, o que diz a bíblia sagrada? Veja!
Tradições do Carnaval
Muitas das tradições do Carnaval, incluindo desfiles e bailes de máscaras, se desenvolveram na Itália medieval, então se espalharam pela Europa, e foram trazidas para hemisfério ocidental com colonização das Américas.
Hoje, as celebrações anuais maiores do carnaval são em Veneza, Itália, que a lenda diz ter começado em 1162; Rio de Janeiro, Brasil, que data para 1641; e Nova Orleans em 1730.
O maior equívoco sobre o carnaval é que se trata de evento apenas para adultos. Múltiplas gerações de famílias podem participar desta festa, desde que respeitando os valores cristãos e comportando-se com bom senso, para celebrar sem prejuízos.
O que o Papa Fala Sobre o Carnaval 2023?
Os papas como governantes temporais em seu estado, reconheceram a prática de carnaval em Roma por regular sua observância, corrigindo seus abusos e proporcionando entretenimento para as massas.
Paulo II, 1471, começou as famosas corridas de cavalo que deu o nome Corso para uma das ruas antigas de Roma.
Ele também introduziu os desfiles de carnaval para os quais a Cidade Santa era famosa. Nos últimos séculos, outras cidades também, desenvolveram suas características especiais da celebração de carnaval, como o carnaval famoso de Colônia, o desfile de gôndolas em Veneza, os bailes carnavalescos de Viena, os carros alegóricos e desfiles nas cidades da América do Sul, e mais.
A celebração mais conhecida do carnaval na América é a famosa MardiGras em New Orleans, que toma seu nome a partir do dia em que é anualmente realizada. As celebrações similares também acontecem nesse dia em outras cidades e vilas de Louisiana, Alabama e Flórida.
Não pode ser dito, talvez que os participantes nestas folias compensem seus excessos por algo como jejum antigo ou mesmo moderno e penitência durante o tempo da Quaresma, que começa no próximo dia, Quarta-Feira de Cinzas.
Uma descrição detalhada do carnaval, antiga e moderna, daria um volume. O que poderia facilmente ser um momento de alegria de boas intenções e sem danos, infelizmente se transformou por muitos em uma orgia terrível de comida, bebida e outros excessos.
As celebrações de carnaval das grandes cidades modernas não melhoraram o padrão da idade das trevas.
Em um carnaval do Rio de Janeiro, por exemplo, 17 pessoas morreram nas lutas de rua e outros acidentes, e 5 mil pessoas precisaram de tratamento médico por ferimentos recebidos.
Por anos autoridades cívicas e religiosas combateram essa tendência, geralmente com pouco efeito. Papa Pio V, 1590, impôs punições duras sobre infratores durante as temporadas de carnaval em Roma; ele chegou ao ponto de erguer postes de açoitamento em lugares visíveis como advertência.
Na cidade de Viena foi notado necessário, em 1654, emitir um decreto municipal com ameaça de prisão e multas pesadas para “comportamento lascivo e porte de armas” na época de carnaval.
Tais proibições tiveram que ser repetidas quase todo ano durante os séculos 17 e 18, até finalmente os bailes de máscaras serem totalmente suprimidos nas ruas da capital austríaca, e apenas permitidos como divertimento fechado em bailes carnavalescos, onde as pessoas dançavam ao som das valsas de Johann Strauss.
Para compensar os muitos escândalos cometidos na época do carnaval, o Papa Bento XIV, em 1748, instituiu a devoção especial por 3 dias anteriores à Quaresma, chamada de 40 Horas do Carnaval, que é realizada nas muitas igrejas na Europa e América, em locais onde as brincadeiras carnavalescas são de tradição geral e antiga.
Pular o Carnaval 2023 o que Pode e o que Não Pode?
Carnaval é pecado? De fato, o carnaval pode ser vivenciado de muitas formas. A sua origem não é no Brasil, como tantas pessoas imaginam, no entanto, na Grécia.
Tratava-se de festa da alegria pagã. O carnaval, para os brasileiros, é coisa séria. Com tantos falando que o normal ritmo da vida no Brasil apenas inicia depois do carnaval.
O que pode e não pode no Carnaval, afinal, para os católicos?
Pular carnaval 2023 é pecado? Depende.
Não é permitido para os católicos no carnaval 2023:
- Considerar que é época de vale tudo.
- Mergulhar profundo em prazer sem frear, em drogas, bebidas.
- Justificar exageros no comportamento por alegria, já que, qual é esta alegria que no fim da folia, termina?
- Perder o bom senso no comportamento e com o próximo, por exemplo, usando de violência e irresponsabilidade.
- Beber e dirigir.
- Ofender, brigar, agredir.
São apresentadas aqui algumas dicas para orientar o comportamento durante o carnaval.
O que é permitido, portanto, para o católico no Carnaval 2023:
- Celebrar o verdadeiro Carnaval, que é cheio de verdadeira alegria.
- Festejar dispensando prazer irresponsável, drogas, bebida, com foco em celebração da vida.
- Comemorar carnaval com respeito aos princípios cristãos, sem se perder em permissivos excessos tão propagados atualmente.
- Os que dispensam festividades públicas alegrarem-se então com familiares e amigos, valores necessários a serem resgatados.
- Participar do carnaval cheio de contentamento, diferente, promovido por Paróquias, Dioceses e Comunidades brasileiras. Esta festa, Deus deseja a todos os filhos Dele.
- No caso de festejar, fazer isso respeitando o próximo e valores católicos.
- Opção para o carnaval católico é aproveitar no campo, na praia, de maneira tranquila.
- Retiro espiritual é mais uma opção católica para o carnaval, em experiência profunda e transformadora de Deus.
- Desenvolver capacidade para autocrítica.
- Desenvolver bom senso.
- Ter consciência das dinâmicas emocionais de si.
- Ter senso de compaixão.
- Desenvolver conhecimento da doutrina católica.
Comportamento Cristão Católico do Jovem no Carnaval 2023 Importa
Por que o católico deve desenvolver bom senso no carnaval? Sirach/Eclesiástico, “Aqueles que amam o perigo perecerão nele”.
Evitar situações no carnaval onde a virtude moral será severamente testada. Evitar é muitas vezes a melhor parte do valor.
Sobre desenvolver consciência das dinâmicas emocionais pessoais, se por exemplo, ao dançar fica muito excitado, ou sentir que está perdendo controle, então provavelmente foi muito longe.
Em relação à compaixão para o católico no carnaval. Ter ciência do que pode estar acontecendo com os outros. Não deixar o outro no pecado.
É muito errado buscar deliberadamente induzir alguém para pecar ou despertar através das ações de alguém, palavras ou aparência.
A sociedade misógina patriarcal encoraja que homens tomem o papel de conquistador sexual e no caso das mulheres, ter o papel de sedutoras. Homens e mulheres sofrem como resultado.
Como cristãos, especialmente durante as festividades do carnaval são chamados a resistir às partes prejudiciais da cultura.
Quando se fala em ter conhecimento da doutrina católica no carnaval. O Catecismo da Igreja Católica é fonte maravilhosa de orientação moral aos fiéis. 2052 e 2550 cobrem os Dez Mandamentos e é aqui que se pode encontrar muito encorajamento para viver vida plena e equilibrada, não simplesmente regras dizendo o que não fazer.
Se alguém, por exemplo, sabe que o abuso de álcool é frequente na família, talvez deva evitar pessoas que bebam pesadamente.
Depois do Carnaval 2023 Inicia a Quaresma 2023 para os Católicos
Depois de passar os dias do carnaval começa a época da Quaresma com cinzas impostas nas cabeças dos católicos e a ouvir esse apelo feito por Cristo, “convertei-vos e crede no Evangelho!”.
Tais palavras apontam programa inteiro de vida, a preparar os fiéis à celebração da Páscoa.
Então, no jejum, na oração, em exercício de fraterna caridade, em penitência, os católicos caminham para encontrar Cristo pascal.
Em Quaresma, o católico se exercita em revisão da vida e em conversão em sua prática religiosa, assim não são somente manifestações exteriores e formais de religiosidade, para serem vistos pelos homens, no entanto, sendo expressão da vida que se direciona de forma sincera a Deus.
Na Quaresma, além disso, os católicos fazem Campanha da Fraternidade. Ela indica específica reflexão para pessoas se exercitarem em caridade.
Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!
Isso a gente recomenda:
- Compre os sacramentais católicos mais irados na loja oficial jovens católicos!
- E-book ensina como fundar e desenvolver um Grupo de Jovens Católicos Completo.