Temas Retiro Espiritual Católico para jovens

Retiro Espiritual Católico ❤️ Temas atuais para abordar em 2023

Banner dos Santos Terços Católicos

Um convite para um retiro espiritual católico acena para os jovens desgastados e cansados. Quem não precisa de renovação nos dias de hoje? As demandas da vida diária desafiam mesmo os buscadores espirituais mais disciplinados.

Isso ajuda a pausar e se afastar para um bom retiro. Até Jesus reservou tempo para um retiro. O Filho de Deus fez um hábito de se retirar para lugares desérticos; o começo do ministério público Dele, em momentos de luto, conforme grandes decisões se aproximavam. Ele buscava espaço para renovar o espírito Dele.

Na Igreja Católica é oferecida ampla gama de opções de retiro espiritual católicocom vários temas e formatos, é oportunidade para o jovem restaurar a própria alma.

Um passo importante ao planejar um retiro espiritual católico é escolher o tema. Temas podem ser revelados através de oração, discussão, livros e mais.

São apresentadas aqui as sugestões de temas atuais para abordar em um retiro espiritual católico para jovens.

Tema para Retiro Espiritual Católico para Jovens – A Eucaristia

Jesus Cristo está realmente presente na Eucaristia, e se sim, como isso muda a vida do católico? A vida do Beato Carlo Acutis, um adolescente que está em seu caminho para se tornar santo canonizado, responde estas questões por mostrar aos fiéis que não precisam ser muito velhos para reconhecer a beleza e importância máxima da Eucaristia.

Crisma

Na confirmação, Crisma, Cristo sela as pessoas com os dons do Espírito Santo, assim podem ser equipadas para espalhar o Evangelho como os Apóstolos em Pentecostes. Mas não é suficiente apenas receber estes dons. É necessário aceita-los e escolher usa-los.

Sofrimento

Provações são inevitáveis, mas diante delas, os católicos permitem Cristo ser parte delas? A esperança está em Jesus, que ressuscitou dos mortos; Ele venceu a morte.

Através das lentes da esperança e confiança, as pessoas exploram como Deus é um bom Pai que ajuda cada um a enfrentar qualquer provação.

Identidade em Cristo

O pecado separa os católicos do amor de Deus, distorcendo a compreensão deles da própria identidade como filhos amados Dele.

No batismo e pelo Espírito Santo habitando em si, o indivíduo é liberto da escravidão do pecado. Isso oferece então a liberdade para conhecer, amar e servir a Deus nesta vida e permanecer com Ele para sempre na próxima.

Tema para Retiro Espiritual Católico – Amizade Autêntica

A relação com as pessoas na própria vida é destinada a refletir a relação que tem com Deus e ficar mais próximo Dele. Porém, por causa da natureza humana caída, os fiéis vivenciam relacionamentos quebrados.

Através do sacrifício de Jesus na cruz, receberam a graça para perdoar, ajudando a entrar em amizades mais autênticas.

Felicidade Genuína

Deus criou as pessoas para viver a vida de felicidade, mas muitas vezes elas escolhem gratificação instantânea sobre alegria autêntica. Deus deu a cada um o livre arbítrio.

Com este livre arbítrio, podem escolher aceitar o amor de Deus, ou podem escolher rejeita-lo. O mundo sugere que podem ser felizes sem Deus.

Mas, é apenas por aceitar livremente a vontade de Deus para a vida que se pode encontrar alegria autêntica.

Homem e Mulher de Deus

O que significa ser homem e mulher de Deus? No contexto dos homens e mulheres, este tema explora masculinidade autêntica na resposta para exemplo de Cristo de dar a vida pelos outros, e feminilidade autêntica através de imitar Maria, a Mãe Santíssima.

Você pode curtir isso:

Advento e Quaresma

Sofrer é inevitável. Há 2 maneiras de sofrer: com Cristo ou sem Cristo. Advento e Quaresma são tempos específicos do ano, quando católicos trabalham para unir o sofrimento deles com o de Cristo, assim se pode vivenciar a luz e ressurreição Dele.

Jesus veio para o planeta e morreu na Cruz para trazer vida abundante a todos, e estes podem escolher participar desta vida, especialmente conforme se preparam para Natal e Páscoa.

Natal e Páscoa, temas para Retiro Espiritual Católico

Todos desejam felicidade, e é natural buscar por felicidade e realização. Nesta busca, eventualmente percebem que o mundo não satisfaz.
Jesus veio à Terra, morreu e ressuscitou dos mortos para oferecer felicidade e realização eterna para todos, e este presente é o que se celebra no Natal e Páscoa.

Deus e Herança Real (Efésios 1 e 2)

Cada católico é filho de Deus, o que isso realmente significa? Deus constantemente lembra que os fiéis são filhos Dele, e isso quer dizer que são herdeiros de Deus, príncipes e princesas.

O que significa ser realeza para o Reino de Deus na Terra?

Legado (Salmo 78, Gênesis 11-21 com História de Abraão)

Não é a primeira pessoa na Terra, e provavelmente não é a última. O que faz agora afeta o futuro sejam os anos da juventude de agora ou gerações para vir.

Entre para o grupo de whatsapp dos jovens católicos

Qual tipo de legado vai deixar para o futuro? Na realidade, qual é o legado, e o que tem a ver consigo?

Implacável na Busca por Deus (Isaías 40:31, Hebreus 12)

É fácil colocar uma pausa na relação com Deus. Todos fizeram isso. Deus deseja uma relação com cada fiel, para este ser capaz de busca-Lo, porque o amor por Ele é grande.

O que significa realmente buscar Deus, mesmo em meio aos acontecimentos da vida, caos, coração partido e momentos mais alegres? Como pode ficar implacável, desejando lutar pelo que Deus tem para si?

Sem Limites (Marcos 10:27, Efésios 3), temas para Retiro Espiritual Católico

Com Deus, todas as coisas são possíveis. O que isso quer dizer para si no mundo que vive? Parar de colocar limites no que pode fazer, não colocar Deus em uma caixa, porque Ele vai quebra-la! O que realmente significa ser sem limites?

O que Significa Ser Cristão, Vivendo como Cristo (Os Evangelhos)

O cristianismo parecer ser diferente dependendo da pessoa com quem fala, mas o que Jesus diz sobre isso? Como pode ser mais parecido com Cristo nas próprias ações, não apenas no que diz que vai fazer?

Quem Sou Eu? (1 Coríntios 12, Efésios 4:11-13, Mateus 28:16-20)

Esta é uma questão que todos perguntaram em algum momento de sua vida, e ainda, muitas pessoas recorrem às respostas erradas para ajuda-las a encontrar uma carreira ou algo útil que podem fazer com sua vida.

Deus criou o fiel para o Propósito Dele, mas o que este propósito tem a ver com o fiel? Ele o criou com vários dons para o Céu e Terra, mas o que eles têm a ver com o que deve fazer?

Tema para Retiro Espiritual Católico – Maiores Heróis de Deus (Histórias de Gideão, Davi e Moisés)

Quem são os heróis da Bíblia? As histórias dos maiores homens que já viveram incluem… um pastor? O homem mais fraco da tribo mais fraca que se escondeu dentro de um arbusto assim ninguém poderia encontra-lo?

Certo… Como Deus escolhe estas pessoas para liderar o povo Dele? O que sua relação e confiança em Deus têm a ver com isso? O que significa para os fiéis?

Como Mudar o Mundo / Aqui Eu Estou – Envia-Me (Isaías 6:8, Mateus 28:16-20)

O mundo pode ser mudado, uma pessoa de cada vez. E isso começa com o fiel. Como foi criado novo em Cristo, pode compartilhar a palavra e espalhar o Evangelho para o resto do mundo. Ser um transformador do mundo é real, e pode iniciar a tarefa, caso decida faze-la.

Ter um Amigo em Deus (João 15:15, Salmos de Davi)

Deus é mais do que o Senhor e Pai dos católicos. É o Amigo, Ajudante para os que chamam por Ele. Cada um tem uma relação com Ele, mas está O permitindo ser mais do que uma figura, à distância, na própria vida? Ficar íntimo de Deus, entende-Lo e o mistério ao redor Dele.

Olimpíadas

Anos quando as Olimpíadas eram realizadas são produtores de tema instantâneos. Falar sobre o que acontece com o corpo quando corre, o que é resistência (e o que é resistência espiritual?), e incorporar alguns revezamentos simples e corridas para levar para casa o tema. Versículo para usar: Atos 20:23-24.

Caixa De Ferramentas do Relacionamento, temas para Retiro Espiritual

Amizades podem mudar inesperadamente na juventude. Neste retiro, participantes são encorajados a identificar que o real inimigo é Satanás e que ele tenta desencorajar os jovens através de relações prejudiciais ou as ações egoístas das pessoas.

Oferecer ferramentas para determinar limites na amizade, assim como para como amar e perdoar quando os amigos machucam. Versículo para usar: Romanos 12:14-21.

Oceano do Amor de Deus, tema para Retiro Espiritual Católico

Ter um final de semana cheio de diversão conforme pula nas águas profundas do amor maravilhoso de Deus e descobrir o que o perdão Dele significa para si: a liberdade da condenação, liberdade do medo e confiança em Cristo. Versículo para usar: Romanos 8:1; Mateus 10:28; Deuteronômio 31:6.

Pés nas Ruas

Se o grupo jovem pudesse usar uma injeção de “sair daqui!” então considerar um retiro que incorpora servir as pessoas de maneiras reais.

Pode mesmo começar o retiro com uma experiência real de lavagem dos pés de Jesus, com cada jovem lavando os pés uns dos outros como seu primeiro ato de serviço.

É um retiro que pode incorporar outros ministérios na cidade que servem os necessitados. Versículo para usar: Joao 13:12-17; Hebreus 6:10.

Identidade Própria, tema para Retiro Espiritual Católico

Examinar a própria identidade em Cristo ajuda a cultivar um grande senso de si durante a juventude.

Pode escolher filmes apropriados sobre este tema para infundir alguma empolgação e ver como a confusão de identidade pode acontecer mesmo na vida espiritual. Versículo para usar: 2 Coríntios 5:17, Romanos 12:2.

Energizado para Servir

Trazer foco sobre a saúde na zona da fé e ensinar como Deus deseja que as pessoas cuidem de si, para que possam melhor cuidar dos outros. Pode incluir competições de “construção de força” simples, mas também incorporar exercícios de construção da fé. Versículo para usar: 1 Timóteo 4:8; 1 Coríntios 10:31; 1 Coríntios 6:19-20.

Siga o Jovens Católicos Oficial no Instagram Acessando Aqui!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pop Up do melhor material para catequese infantil da igreja católica