6 Sinais de Pessoas Tóxicas Dentro da Igreja Católica, Quais Frases de uma Pessoa Tóxica, Características, Como Agem Dentro e Fora da Igreja, por que Pessoas Tóxicas Fazem Tão Mal, por que Devemos Nos Afastar, Tipos de Pessoas Tóxicas, o que Diz a Bíblia Sagrada, Igreja Católica, Padres e o Papa Sobre as Pessoas Tóxicas e Como Lidar com Elas

Pessoas Tóxicas ❤️ Como lidar com pessoas tóxicas na igreja

Banner dos Santos Terços Católicos

O termo pessoas tóxicas é comum hoje em dia, quando se trata de relacionamentos. No caso de não conhecer o termo, as pessoas tóxicas são aquelas vistas como exaustivas ou desgastantes.

E elas espalham negatividade para aqueles que encontram e podem ser muito pessimistas, tristes ou carentes.

Sempre que encontrar uma pessoa tóxica, imediatamente se sente mal, cansado ou irritado. E a pessoa tóxica pode dizer palavras que rapidamente colocam o outro em péssimo humor.

E muitas vezes apontam coisas que fazem o outro se sentir para baixo.

6 Sinais de Pessoas Tóxicas Dentro da Igreja Católica

Apenas como há sinais de que está perto de alguém tóxico pelo motivo de como ele faz sentir, há sinais vistos nas pessoas tóxicas que destacam sua toxicidade. Os sinais mais comuns são apresentados na sequência.

1 – Inconsistência

Parte de ser humano é ter altos e baixos, bons momentos e os ruins. Mas uma pessoa tóxica quase nunca é consistente. O comportamento dela é errático.

E não cumprem suas promessas ou compromissos. Nunca sabe o que vão fazer na sequência. Tal inconsistência é muito difícil quando tenta estar ali para alguém. E podem ser eufóricos em um minuto, e descartando o outro no próximo minuto.

2 – Sempre Precisa de Atenção

É comum perceber que esta pessoa sempre precisa de algo. Seja ficar muito tempo no telefone, em mensagem de texto, ou aparecendo à porta, sempre precisa de apoio emocional.

E o tóxico provavelmente não está mostrando apoio algum de volta. Eles levam tudo que o outro tem sem dar muito de volta.

E tem um nível elevado de interesse próprio, uma necessidade de mostrar sua grandeza para receber afirmação. Isso pode ser associado com transtorno da personalidade narcisista.

3 – Há Sempre Drama

É notável a quantidade enorme de drama que parece seguir a pessoa tóxica, provavelmente não é uma coincidência. Os tóxicos prosperam em situações dramáticas.

E inflamam as emoções e criam conflito. E amam mexer a panela para ver o que acontece. As pessoas muitas vezes são tóxicas porque não estão interessadas em ser saudáveis e estáveis em relacionamentos.

Você pode curtir isso:

4 – Não Respeita os Limites do Outro

Outro sinal de uma pessoa tóxica é a ausência de limites. Se foi claro com alguém várias vezes sobre as próprias necessidades, e ele apenas não pode se conter, mas desrespeitar, então ele é alguém tóxico.

Chaveiro da Espada de São Miguel Arcanjo da loja Jovens Católicos

Os relacionamentos saudáveis são baseados em confiança e habilidade de respeitar limites. As pessoas tóxicas apenas não conseguem fazer isso.

5 – Manipula os Outros para o que Querem

Aqui é comum sentir que estão tirando vantagem, e que está sendo manipulado, as pessoas tóxicas amam manipular aqueles ao redor delas para obter o que querem.

Isto significa mentir, distorcer a verdade, exagerar, ou deixar de fora informação para que tomem uma ação ou tenha certa opinião delas. Farão o que for necessário, mesmo se isso significar machucar os outros.

6 – Abusam de Substâncias

Outro comportamento tóxico é abuso de substâncias, como drogas e álcool. Estes comportamentos se tornam tóxicos quando a pessoa está continuamente machucando outros, sem mencionar a si.

Frases Comuns de Pessoas Tóxicas

  • Você está sendo excessivamente emotivo.
  • Eu estava brincando. Por que você está exagerando?
  • Eu não disse isso.
  • Você está louco. Algo está errado com você.
  • Eu não posso fazer nada direito.
  • Pare de trazer o passado e supere.
  • Eu vou dormir.
  • Você está sendo possessivo. Por que você é tão pegajoso?
  • Você é a pessoa mais ansiosa que eu já namorei.
  • Você nunca confia em mim.

Como Lidar com Pessoas Tóxicas dentro da Igreja Católica?

Agora que os sinais são conhecidos, na maneira de sentir e como o tóxico age, ainda pode não saber o que fazer sobre isso. Aqui estão algumas estratégias:

  • Confrontar a pessoa tóxica – Tão logo perceber comportamentos tóxicos, confrontar esta pessoa. Chamar sobre quaisquer mentiras ou inconsistências. Dizer que não gosta de como ela se comporta. Isso mostra que está prestando atenção, e está dando uma oportunidade para ela se explicar ou se desculpar.
  • Definir limites mais rígidos – Se tiver que viver com uma pessoa tóxica, tentar definir limites mais rígidos. Por exemplo, se alguém está abusando de substâncias e isso causa prejudicar as pessoas, notificar que não vai mais vê-la a menos que fique sóbria. Deixar isso claro que não vai tolerar o comportamento excessivamente dramático, ou quando espalha rumores sobre os outros. Limitar o tempo que passa com a pessoa tóxica até que ela possa mudar.
  • Afastar-se destas pessoas tóxicas – Se as estratégias acima não funcionam, e causam ainda mais dor, abuso, ou desonestidade, é momento de deixar a pessoa tóxica ir embora. Por vezes, não há nada a fazer, mas se posicionar e seguir em frente.

O que Diz a Igreja Católica sobre esse tipo de pessoa?

Embora como cristãos, os fiéis são chamados a ser caridosos com os outros, há alguns relacionamentos que deve reconhecer que são claramente prejudiciais.

Certamente pode rezar por cura, mas pode precisar fazer isso com uma distância. Infelizmente, por vezes as relações menos saudáveis são as que fica mais ansioso para abandonar.

Na mensagem do Papa Francisco, ele disse, “o uso de mídia digital, especialmente mídia social, aumentou o número de problemas éticos sérios que chamam por julgamento sábio e discernimento por parte dos comunicadores e todos os preocupados com autenticidade e qualidade das relações humanas”.

O Papa acrescentou, “Por vezes e em alguns lugares, os sites de mídia se tornaram locais de toxicidade, discurso de ódio e fakenews”. Ele encorajou os comunicadores católicos a perseverar em esforços para contrariar isso, “prestar atenção particular para necessidade de ajudar as pessoas, especialmente os jovens, a desenvolver senso crítico, aprendendo a distinguir a verdade da falsidade, certo do errado, bem do mal e apreciar a importância de trabalhar por justiça, concórdia social e pelo respeito pela nossa casa comum”.

Evitar as armadilhas do inferno pessoal dos outros? Santo Inácio de Loyola explica, pelo termo Exercícios Espirituais é destinado para cada método de exame de consciência, de meditação, de contemplação, de oração mental e vocal, e de outras atividades espirituais.

“Por apenas fazer uma caminhada, viajar a pé, e correr são exercícios corporais, assim nós chamamos de Exercícios Espirituais toda forma de preparar e dispor a alma para se livrar de todos apegos desordenados, e depois de removidos, de buscar e encontrar a vontade de Deus na disposição da nossa vida para salvação da nossa alma”.

Siga o Perfil Oficial do Jovens Católicos no Instagram Acessando Aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo do Jovens Católicos no Whatsapp